Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 297 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Mensagem
por Pablo Maica » Qui Fev 25, 2021 12:33 pm
italo clay escreveu: ↑Qui Fev 25, 2021 9:44 am
gusmano escreveu: ↑Qua Fev 24, 2021 9:39 am
Concordo, por isso me referia a AvEx.. os sherpas não são para suprir uma demanda bem especifica do EB, que a FAB não da conta?
A MB deveria ter cancelado esse trem assim que aposentou o NAe, a não ser que o custo de rescindir os contratos (compra/manutenção/treinamento etc)fosse ainda mais alto...ai nesse caso, deveria passar essa bomba para frente.
abs
concordo, baita compra sem sentido. outra coisa que a MB deveria ter não ter feito foi a modernização dos A-4. devia ter vendido para uma ATAC da vida. e pra manter os pilotos bastava alocar um em cada esquadrão de caça da FAB
Eu até acho que a MB deve manter um núcleo de aviação, pois o treinamento com a FAB, fora o básico na AFA, provavelmente fique aquém do que seja necessário para um aviador naval, e a FAB criar novos estágios em seus cursos avançados para atender a uma pequena quantidade de aviadores da MB não seria o ideal.
Logo a MB poderia ter adquirido alguns treinadores avançados, com uma capacidade de ataque leve, para manter uma capacidade mínima de treinamento e aperfeiçoamento de ataque e combate aéreo, a um custo de hora de voo e manutenção baixos, e necessitando de uma infra estrutura básica. Ficar torrando dinheiro em aeronaves da década de 60 cuja manutenção deve ser uma viagem no tempo, e achar peças uma verdadeira descoberta arqueológica, é burrice completa, tal qual manter a aviação de patrulha na FAB.
Um abraço e t+
-
JavaLindo66
- Intermediário
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 114 vezes
Mensagem
por JavaLindo66 » Qui Fev 25, 2021 1:07 pm
Pablo Maica escreveu: ↑Qui Fev 25, 2021 12:33 pm
Eu até acho que a MB deve manter um núcleo de aviação, pois o treinamento com a FAB, fora o básico na AFA, provavelmente fique aquém do que seja necessário para um aviador naval, e a FAB criar novos estágios em seus cursos avançados para atender a uma pequena quantidade de aviadores da MB não seria o ideal.
Logo a MB poderia ter adquirido alguns treinadores avançados, com uma capacidade de ataque leve, para manter uma capacidade mínima de treinamento e aperfeiçoamento de ataque e combate aéreo, a um custo de hora de voo e manutenção baixos, e necessitando de uma infra estrutura básica. Ficar torrando dinheiro em aeronaves da década de 60 cuja manutenção deve ser uma viagem no tempo, e achar peças uma verdadeira descoberta arqueológica, é burrice completa, tal qual manter a aviação de patrulha na FAB.
Um abraço e t+
Acho que o problema todo é que a FAB vai chiar alto caso a aeronave não seja embarcada. Por sorte vi essa notícia recentemente:
(...) Dabundo also revealed that Boeing was in talks with the US Navy about a
T-7 trainer version that could possibly replace the service’s T-45 Goshawk jet trainer. The navy is in search for a new trainer aircraft and has already issued a request for information seeking off the shelf solutions that could be fielded by 2028 and be
capable of supporting aircraft carrier training.
(Fonte)
Ai das duas, uma: ou a MB pega uns Goshawk usados só pra manter doutrina, ou pode partir pros T-7 navais junto com a USN.
Ps.: Se algum moderador quiser mover meu comentário, fique a vontade. Tá meio OFF-TOPIC mesmo.
-
Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 796 vezes
Mensagem
por Viktor Reznov » Seg Mar 08, 2021 6:30 pm
Será que é mais barato de adquirir e operar em custo por unidade, do que os Mi-35 que a FAB opera?
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
-
Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6314 vezes
- Agradeceram: 6663 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Túlio » Seg Mar 08, 2021 7:29 pm
Viktor Reznov escreveu: ↑Seg Mar 08, 2021 6:30 pm
Será que é mais barato de adquirir e operar em custo por unidade, do que os Mi-35 que a FAB opera?
Nem sei se precisa tanto, um Esquilo com Msl AT já faz o serviço por uma fração do custo:
(((Eu via fotos assim na T&D e S&D lá nos anos 80, com HOT e Milan, até MMSS já tinham)))
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
gogogas
- Sênior
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 224 vezes
Mensagem
por gogogas » Seg Mar 08, 2021 7:31 pm
Pelo que ouvir falar dos Sabre da FAB, deram uma baita dor de cabeça para ter seu uso , começando que o sistema russo é totalmente diferente do sistema OTAN que é o padrão da FAB , além da manutenção , dependendo do escalão , tem que mandar pra fabricante , além de outros problemas que não sabemos ...
Gogogas !
-
Aim For The Top
- Avançado
- Agradeceu: 72 vezes
- Agradeceram: 367 vezes
Mensagem
por Aim For The Top » Sáb Mar 13, 2021 9:16 pm
O exercito irá receber da xmobots um drone categoria 2 Nauru 1000, eu não encontrei nenhuma imagem do mesmo, somente do nauru 500:
-
JavaLindo66
- Intermediário
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 114 vezes
Mensagem
por JavaLindo66 » Sáb Mar 13, 2021 9:49 pm
Fui procurar essa empresa e também não achei esse Nauru 1000. Mas achei um outro produto com um nome similar (pelo menos em numeração), o 'Apoena 1000'.
Talvez seja esse? Achei essas fotos nesses slides de 2013 da própria empresa:
-
FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Mensagem
por FCarvalho » Dom Mar 14, 2021 1:20 pm
Fico feliz de saber que há empresas brasileiras projetando novos meios na área de VANT.
Na minha opinião estamos ainda muito aquém do necessário e desejável no uso e doutrina deste tipo de recursos na seara militar. Precisamos avançar mais rápido, do contrário vamos estar sempre um pé atrás em um setor que já se mostrou inquestionável para o resultado de qualquer conflito.
No caso da entrevista, nenhuma novidade a não ser os próprios VANT sob a tutela da Avex.
A Avex completa 35 anos de recriação sem novidades e sem perspectivas de crescimento e modernização nos próximos anos ainda que tenha sido elevada a categoria de projeto estratégico do EB.
Carpe Diem
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1185 vezes
- Agradeceram: 719 vezes
Mensagem
por FIGHTERCOM » Seg Mar 15, 2021 2:26 pm
Helicóptero de ataque só em 2030?! Jesuis... Tá igual a MB com um possível NAe. Melhor investir nos Vants (não que uma coisa substitua a outra, mas se não tem $$$, melhor focar naquilo que tem potencial para ser promissor).
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Mensagem
por Matheus » Seg Mar 15, 2021 3:15 pm
Lá em 2030 adquirem o S. Cobra, fecham um contrato pra modernizar 18 unidades, após 5 anos, reduzem para 12. e quando entregam todos, apenas 8 estão operacionais, usando foguetes e Tow.
FIGHTERCOM escreveu: ↑Seg Mar 15, 2021 2:26 pm
Helicóptero de ataque só em 2030?! Jesuis... Tá igual a MB com um possível NAe. Melhor investir nos Vants (não que uma coisa substitua a outra, mas se não tem $$$, melhor focar naquilo que tem potencial para ser promissor).
Abraços,
Wesley
-
FCarvalho
- Sênior
Mensagem
por FCarvalho » Seg Mar 15, 2021 9:53 pm
FIGHTERCOM escreveu: ↑Seg Mar 15, 2021 2:26 pm
Abraços,
Wesley
Ainda que o EB esteja restrito a VANT de cat 0 a 3, mesmo assim se olharmos a demanda que isto geraria na força, e o atraso em que estamos neste aspecto, esses 10 anos que faltam vai ser pouco tempo para o tamanho dos espaços vazios a serem preenchidos em todas as áreas, inclusive a Avex. E não deve haver recursos suficientes, como de praxe, para atender todas essa demanda.
Com alguma sorte talvez esses helos de ataque cheguem em 2030. E mesmo se forem usados, o que acredito cada vez mais, já podemos nos dar por satisfeitos.
Carpe Diem
-
FCarvalho
- Sênior
Mensagem
por FCarvalho » Qua Mar 17, 2021 7:12 pm
Penso que a coisa é simples. Continua o cada um por si e Deus por nós todos.
Assim como em outras áreas, cada força continua olhando para o seu umbigo e seus próprios projetos indiferente as ações do MD de tentar gestar de forma comum os interesses de todas. Na prática a BID trabalha de acordo com as demandas individuais das forças, e portanto, sem uma coordenação de esforços, recursos e meios a fim de atingir objetivos comuns em função do MD.
O EB estar limitado a VANT cat 3 é apenas mais um exemplo de como as intempéries institucionais e suas diferenças )e consequências) ainda dão o tom da Defesa no país.
VANT são objeto de desejo de todas as armas, quadros e serviços de qualquer exército hoje em dia. Se VANT cat 0 a 3 podem dar conta de todas elas é uma pergunta que o EB vai ter que responder pelo jeito da pior forma possível.
Carpe Diem