Relatório do Governo britânico sobre o cenário mundial de P&D+i sobre o grafeno:gabriel219 escreveu: ↑Sáb Jan 16, 2021 7:09 amProdução é a mesma coisa que pesquisa?Penguin escreveu: ↑Sex Jan 15, 2021 9:58 pm
Fonte: https://mundoconectado.com.br/artigos/v ... ternativas
------------------
Parece que o Brasil está um pouco atrasado no mercado de grafeno...
Summary Table Showing the Number of Graphene Producers by Country and Region
http://www.nanotech-now.com/columns/?article=1136
Estranho, pois eu trabalho com isso e estou em contato com pesquisadores do EUA, alguns da Ásia (Coréia do Sul) e Europa, o que eu vejo é totalmente diferente. Atualmente todos possuem um processo fabril bem mais caro e complexo do que o que estamos desenvolvendo.
A metodologia sendo desenvolvida aqui em parceria com Coréia do Sul e agora Japão é mais simples e mais barata, podendo ser replicada a nível industrial. O atual método de produção é apenas para estudos, comparável a pequenos reatores de fissão de Universidades, como o da USP.
https://assets.publishing.service.gov.u ... aphene.pdf
EUA lideram as pesquisas mundiais, seguido por China, Coreia do Sul, Japão e Europa no seu conjunto.
Esses países são os mesmos que mais investem em P&D+i na maioria dos campos de conhecimento. E no campo de materiais e nanotecnologia não é diferente.
Se o país se concentrar na pesquisa básica (geralmente feita nas Universidades) e não avançar na pesquisa aplicada, geralmente realizada em parceria com empresas ou nas empresas, o esforço não trará resultados econômicos e não haverá inovação e muito menos produção. Geralmente os países que controlam o desenvolvimento e a produção de produtos que são vendidos no mercado são os mesmos que lideram o processo de P&D+i.
No mais é importante que o país invista nessa área e em outras. A falta de competitividade de nossa indústria tem muito a ver com (sem entrar nas causas):
a) Carência em investimentos em P&D+i.
b) Insuficiência em pesquisa aplicada.
c) O mercado responde a incentivos. Aqui temos um problema.