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Corpo de Fuzileiros Navais
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
Mais uma imagem ilustrativa dos referenciais que o CFN segue em seu ProAdsumus
Vai ficar bem difícil falar em homogeinidade material com as demais forças.
Vai ficar bem difícil falar em homogeinidade material com as demais forças.
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- Duka
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
Pois é, acho deprimente essa falta de padronização, principalmente quando tem opções nacionais (no caso dos veículos por exemplo).
Achei que tinham aprendido algo com a crise do COVID...
Pra mim está bastante claro que vale mais a pena ter algo nacional/nacionalizado relativamente inferior do que top de linha importado.
Se um dia que o bicho pegar de verdade, quem vai segurar as pontas vai ser nossa BID. O EB está certissimo em ir por essa linha.
Achei que tinham aprendido algo com a crise do COVID...
Pra mim está bastante claro que vale mais a pena ter algo nacional/nacionalizado relativamente inferior do que top de linha importado.
Se um dia que o bicho pegar de verdade, quem vai segurar as pontas vai ser nossa BID. O EB está certissimo em ir por essa linha.
Abraços
- Vinícius Almeida
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
Parece que o eterno sonho de consumo do CFN continua sendo ser o USMC quando crescer.
Se tem alguma coisa errada ou destoando neste processo é a incapacidade do MD determinar de fato as ações das ffaa's no que compete a aquisição e seleção de material.
E esta é uma cultura que não mudará tão cedo enquanto houver um militar a frente do ministério.
Se tem alguma coisa errada ou destoando neste processo é a incapacidade do MD determinar de fato as ações das ffaa's no que compete a aquisição e seleção de material.
E esta é uma cultura que não mudará tão cedo enquanto houver um militar a frente do ministério.
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- gogogas
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
Bom , a minha opinião é a seguinte :
O ministério da defesa deveria fazer a sua parte e se impor aos comandantes das 3 forças .....
Mas acontece que os recursos são sempre escassos , onde as 3 forças se viram como pode , mesmo que a BID e a padronização ( como o MD pede ) não seja algo praticável , devemos levar em conta outros fatores para escolha de tais materiais.
Sempre que o CFN pode , eles fazem a compra de materiais de nossa indústria como o Astros recentemente e uma versão do IA2 para o CFN entre outros ......
Mas por outro lado , o CFN é uma tropa pequena , da pra equipar com o que tem de melhor no mercado e atender boa parte da tropa , além da questão do financeiro ....os JLTV foi comprado via FMS , qual país no mundo tem condições vantajosas de compra , financiamento , e adquirir produtos de qualidade ?! Só os americanos .... além disso , os Unimog sempre estão presente no CFN e tem se mostrado um excelente caminhão .....
Por mas que tenhamos opiniões a respeito das tropas em adquirir equipamentos da BID , as forças sempre tem suas diferenças e propostas diferentes de seu uso ....
O ministério da defesa deveria fazer a sua parte e se impor aos comandantes das 3 forças .....
Mas acontece que os recursos são sempre escassos , onde as 3 forças se viram como pode , mesmo que a BID e a padronização ( como o MD pede ) não seja algo praticável , devemos levar em conta outros fatores para escolha de tais materiais.
Sempre que o CFN pode , eles fazem a compra de materiais de nossa indústria como o Astros recentemente e uma versão do IA2 para o CFN entre outros ......
Mas por outro lado , o CFN é uma tropa pequena , da pra equipar com o que tem de melhor no mercado e atender boa parte da tropa , além da questão do financeiro ....os JLTV foi comprado via FMS , qual país no mundo tem condições vantajosas de compra , financiamento , e adquirir produtos de qualidade ?! Só os americanos .... além disso , os Unimog sempre estão presente no CFN e tem se mostrado um excelente caminhão .....
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Gogogas !
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
A questão de fundo é: a END/PND/LDB são realmente documento norteadores, também, para a orientação dos processos de seleção e aquisição das ffaa's, ou não passam de carta de boas intenções, neste aspecto, sempre que interessar aos comandos militares?
Fica a sensação de que tais documentos tão ferrenhamente defendidos em público não passam de letra morta quando cada força resolve defender seus interesses particulares.
Temos um problema crônico que é o MD não conseguir gerenciar os projetos de modernização das forças de forma unificada, e ao mesmo temo, critérios que deveriam ser comuns em questões também comuns a todos, são decididos e encaminhados à revelia do MD, ou mesmo sem que este tenha qualquer ingerência sobre os processos demandados. É simplesmente como se o ministro da defesa fosse um personagem de ficção, estando ali apenas para completar tabela.
A modernização das forças tem um de seus principais desafios justamente fazer com que elas conversam mais e divirjam menos entre si, principalmente no aspecto do planejamento estratégico. Algo bem complicado na nossa realidade, já que cada uma está mais do que mal acostumada a fazer o que bem entende e as outras que sigam atrás. Isso é notório.
É fato que o EB começou um processo seletivo para a VBMT LR há anos atrás, e levou muito tempo para chegar a uma decisão, e quase tanto para fechar um contrato de compra. Mas em nenhum momento este projeto parece ter tido a consulta das demais forças sobre suas necessidades e critérios sobre o tal veículo. O MD sequer conseguiu, ou quis, ou pôde, ou se deu o trabalho de constituir requisitos comuns a um tipo de bldo que sabidamente era de interesse de pelo menos duas das três forças desde o começo do projeto. Resultado: é o que vemos aí. JLTV para o CFN, Iveco LMV para o Exército e sabe-se lá mais o quê para a inf da FAB mais para frente.
O EMCFA tem uma estrutura montada dentro do MD e é o responsável por organizar e planejar as demandas das forças a nível superior. Mas na prática, esse órgão pouco ou nada faz, ou consegue fazer, em termos de locupletar de forma concreta o engendramento material das forças. Exemplos simples e recente é mais essa novela da AAe.
Daqui a pouco o CFN vai querer escolher um CC e uma peça de artilharia. Também vai envidar mísseis ATGM e Manpad. Tudo isso e mais um pouco o EB tem interesse e está em processo de planejamento. Mas indiferente a tudo isso, o CFN irá comprar seus próprios sistemas, e não há nada que o MD possa fazer, aparentemente, que mude esse tipo de procedimento. Ou seja, é como se o CFN/MB não devessem satisfações a ninguém quanto à aquisição de material para si, fazendo isso de forma independente e avessa a toda a legislação vigente em Defesa. E não é só a MB que faz isso. Todas as 3 forças tem esse tipo de comportamento. E o MD pouco ou nada pode fazer para mudar tal quadro, dada as não poucas resistências contra qualquer tipo de intervenção do ministério nos negócios particulares de cada uma.
Quase todo o ProAdsumus cabe dentro dos projetos do EB em termos de referencias materiais e tecnológicas. Mas é fato que um trabalho conjunto de planejamento e direção no sentido de homogeinizar soluções não é uma práxis dos comandos das forças e tudo indica que continuará sendo assim até que haja um MD que realmente queira exercer o seu papel de fato e de direito. Apesar de todas as contrariedades do pessoal militar.
Mas não vejo como isso possa acontecer em prazo visível. Temos um general de exército na gestão do MD. E ele com certeza não irá comprar briga com ninguém a fim de colocar a END/PND na prática, desmitificando assim o status quo.
Quem sabe se um dia tivermos um civil a frente do MD que realmente entenda, e goste, do tema Defesa as coisas comecem a mudar. Seria bom para todos nós.
Fica a sensação de que tais documentos tão ferrenhamente defendidos em público não passam de letra morta quando cada força resolve defender seus interesses particulares.
Temos um problema crônico que é o MD não conseguir gerenciar os projetos de modernização das forças de forma unificada, e ao mesmo temo, critérios que deveriam ser comuns em questões também comuns a todos, são decididos e encaminhados à revelia do MD, ou mesmo sem que este tenha qualquer ingerência sobre os processos demandados. É simplesmente como se o ministro da defesa fosse um personagem de ficção, estando ali apenas para completar tabela.
A modernização das forças tem um de seus principais desafios justamente fazer com que elas conversam mais e divirjam menos entre si, principalmente no aspecto do planejamento estratégico. Algo bem complicado na nossa realidade, já que cada uma está mais do que mal acostumada a fazer o que bem entende e as outras que sigam atrás. Isso é notório.
É fato que o EB começou um processo seletivo para a VBMT LR há anos atrás, e levou muito tempo para chegar a uma decisão, e quase tanto para fechar um contrato de compra. Mas em nenhum momento este projeto parece ter tido a consulta das demais forças sobre suas necessidades e critérios sobre o tal veículo. O MD sequer conseguiu, ou quis, ou pôde, ou se deu o trabalho de constituir requisitos comuns a um tipo de bldo que sabidamente era de interesse de pelo menos duas das três forças desde o começo do projeto. Resultado: é o que vemos aí. JLTV para o CFN, Iveco LMV para o Exército e sabe-se lá mais o quê para a inf da FAB mais para frente.
O EMCFA tem uma estrutura montada dentro do MD e é o responsável por organizar e planejar as demandas das forças a nível superior. Mas na prática, esse órgão pouco ou nada faz, ou consegue fazer, em termos de locupletar de forma concreta o engendramento material das forças. Exemplos simples e recente é mais essa novela da AAe.
Daqui a pouco o CFN vai querer escolher um CC e uma peça de artilharia. Também vai envidar mísseis ATGM e Manpad. Tudo isso e mais um pouco o EB tem interesse e está em processo de planejamento. Mas indiferente a tudo isso, o CFN irá comprar seus próprios sistemas, e não há nada que o MD possa fazer, aparentemente, que mude esse tipo de procedimento. Ou seja, é como se o CFN/MB não devessem satisfações a ninguém quanto à aquisição de material para si, fazendo isso de forma independente e avessa a toda a legislação vigente em Defesa. E não é só a MB que faz isso. Todas as 3 forças tem esse tipo de comportamento. E o MD pouco ou nada pode fazer para mudar tal quadro, dada as não poucas resistências contra qualquer tipo de intervenção do ministério nos negócios particulares de cada uma.
Quase todo o ProAdsumus cabe dentro dos projetos do EB em termos de referencias materiais e tecnológicas. Mas é fato que um trabalho conjunto de planejamento e direção no sentido de homogeinizar soluções não é uma práxis dos comandos das forças e tudo indica que continuará sendo assim até que haja um MD que realmente queira exercer o seu papel de fato e de direito. Apesar de todas as contrariedades do pessoal militar.
Mas não vejo como isso possa acontecer em prazo visível. Temos um general de exército na gestão do MD. E ele com certeza não irá comprar briga com ninguém a fim de colocar a END/PND na prática, desmitificando assim o status quo.
Quem sabe se um dia tivermos um civil a frente do MD que realmente entenda, e goste, do tema Defesa as coisas comecem a mudar. Seria bom para todos nós.
Carpe Diem
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
Começou como uma ideia de demonstração do poder civil sobre os militares. Evolui para uma antepara entre o poder político e os militares, e hoje não passa de um órgão burocrático a serviço dos interesses dos militares.
Nada mais longe do que deveria ser um Ministério da Defesa. Pelo menos nos países em que ele existe há mais tempo. Mas temos muitas questões mal resolvidas entre políticos e militares que não cabe a este ministério apor soluções.
Conquanto, do jeito que está é que não pode ficar. Há de se encontrar um meio termo entre um ministro testa de ferro da politicagem local e os interesses militares, e um ministro tipo sindicalista de farda em favor da classe trabalhadora militar.
Uma figura inócua e indiferente é o que menos precisamos em Brasília à frente do MD.
Nada mais longe do que deveria ser um Ministério da Defesa. Pelo menos nos países em que ele existe há mais tempo. Mas temos muitas questões mal resolvidas entre políticos e militares que não cabe a este ministério apor soluções.
Conquanto, do jeito que está é que não pode ficar. Há de se encontrar um meio termo entre um ministro testa de ferro da politicagem local e os interesses militares, e um ministro tipo sindicalista de farda em favor da classe trabalhadora militar.
Uma figura inócua e indiferente é o que menos precisamos em Brasília à frente do MD.
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
Não apareceu mais nenhuma foto daquelas camuflagens de airsoft do CFN?
Um abraço e t+
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- gabriel219
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
Aquela camuflagem kkkkk.Pablo Maica escreveu: ↑Sex Dez 25, 2020 7:55 pm Não apareceu mais nenhuma foto daquelas camuflagens de airsoft do CFN?
Um abraço e t+
Quero que alguém me convença que tons de cinza claro e areia, misturado com um verde musgo esquisito é efetivo em restingas, praias e mangue, além de locais ribeirinhos. Querem ser um "mini-USMC", como o BOPE já usa o MARPAT, ficaria feio demais usar, então providenciaram algo bem parecido, só que PIOR!
O coturno consegue ser mais efetivo que isso ai:
Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Dez 25, 2020 8:51 pm, em um total de 1 vez.
- Pablo Maica
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Re: Corpo de Fuzileiros Navais
Alguém no CFN andou vendo muito vídeo da batalha de Marawi.
Um abraço e t+
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