TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É por essas palhaçadas que eu sou totalmente a favor da industrialização autóctone.
Fica "mais em conta" comprar de quem já domina e industrializa a arma! É "reinventar a roda"! O "mais em conta" tenho minhas dúvidas, mas a vergonha de quem projeta sua defesa em cima de armamento estrangeiro e, na hora "H", se vê impedido de adquiri-lo, não tem tamanho e nem preço! Pior ainda é comprar e não podermos utilizá-lo em um arranca-rabo porque o fabricante é amigo carnal do nosso inimigo! Chupa que é de uva!
Fica "mais em conta" comprar de quem já domina e industrializa a arma! É "reinventar a roda"! O "mais em conta" tenho minhas dúvidas, mas a vergonha de quem projeta sua defesa em cima de armamento estrangeiro e, na hora "H", se vê impedido de adquiri-lo, não tem tamanho e nem preço! Pior ainda é comprar e não podermos utilizá-lo em um arranca-rabo porque o fabricante é amigo carnal do nosso inimigo! Chupa que é de uva!
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2387 vezes
Ainda não entendi a discussão: aonde que negaram a venda do Meteor ao Brasil?
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5728 vezes
- Agradeceram: 3265 vezes
Quero crer que a FAB tenha "pego pesado" em termos de transferência de tecnologia nessa área, uma das mais importantes em um caça para que ele seja realmente eficiente e não apenas efetivo.
Talvez, apesar de não haver por agora empresas que possam absorver esse tipo de tecnologia no Brasil, há de se ter alguém ainda que no longo prazo. É um trabalho de formiguinha.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Oportunidade e oferta é que não nos faltou. Faltou mesmo foi outra coisa.faterra escreveu: ↑Qui Dez 10, 2020 5:51 pm É por essas palhaçadas que eu sou totalmente a favor da industrialização autóctone.
abs
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
O vice-presidente da Boeing (Bob Gower) na época da competição elucidou o caminho que a FAB buscava em termos de ToT, diferenciando da concorrência indiana (MMRCA).FCarvalho escreveu: ↑Qui Dez 10, 2020 8:33 pmQuero crer que a FAB tenha "pego pesado" em termos de transferência de tecnologia nessa área, uma das mais importantes em um caça para que ele seja realmente eficiente e não apenas efetivo.
Talvez, apesar de não haver por agora empresas que possam absorver esse tipo de tecnologia no Brasil, há de se ter alguém ainda que no longo prazo. É um trabalho de formiguinha.
Resumidamente, enquanto a Índia buscava o know-how para produção local, o Brasil queria saber o know-why:
Certamente, quando houver a negociação de um novo lote, a FAB juntamente com a Indústria vai demandar mais transferência de tecnologia.
Editado pela última vez por knigh7 em Qui Dez 10, 2020 10:27 pm, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
Antes da decisão do Brasil pelo Gripen (dezembro 2013), a SAAB planejava a versão F com um comprimento menor.
Como exemplo, segue a edição do 3ª trimestre de 2012 da revista da SAAB, a Spirit (em sueco)
em destaque:
A FAB quer carga de desenvolvimento do projeto. Determinou que a versão F fosse mais alongada. Seria até mais simples um comprimento menor, entretanto teria um desempenho mais restrito (alcance).
Como exemplo, segue a edição do 3ª trimestre de 2012 da revista da SAAB, a Spirit (em sueco)
em destaque:
A FAB quer carga de desenvolvimento do projeto. Determinou que a versão F fosse mais alongada. Seria até mais simples um comprimento menor, entretanto teria um desempenho mais restrito (alcance).
- knigh7
- Sênior
Para uma concorrência de apenas 36 caças, acredito que conseguimos o melhor possível.FCarvalho escreveu: ↑Qui Dez 10, 2020 8:34 pmOportunidade e oferta é que não nos faltou. Faltou mesmo foi outra coisa.faterra escreveu: ↑Qui Dez 10, 2020 5:51 pm É por essas palhaçadas que eu sou totalmente a favor da industrialização autóctone.
abs
- FCarvalho
- Sênior
Falo dos mísseis BVR que poderíamos desenvolver aqui. Começamos com o A-Darter, mas ficou por aí, e sem previsão de que o programa evolua para além de, talvez, um lote inicial.
abs
abs
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
Saab entrega a primeira aeroestrutura para o Gripen no Brasil
11 de dezembro de 2020
...
Uma das beneficiárias do Programa Gripen Brasileiro, a Saab Aeronáutica Montagens é a responsável pela fabricação de 72 cones de cauda, sendo que destes, 36 serão utilizados no Gripen E/F adquiridos pela Força Aérea Brasileira.
Além deste segmento, a fábrica também será responsável pelos freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para o Gripen E (monoposto) e para o Gripen F (biposto).
...
https://www.aereo.jor.br/2020/12/11/saa ... no-brasil/
11 de dezembro de 2020
...
Uma das beneficiárias do Programa Gripen Brasileiro, a Saab Aeronáutica Montagens é a responsável pela fabricação de 72 cones de cauda, sendo que destes, 36 serão utilizados no Gripen E/F adquiridos pela Força Aérea Brasileira.
Além deste segmento, a fábrica também será responsável pelos freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para o Gripen E (monoposto) e para o Gripen F (biposto).
...
https://www.aereo.jor.br/2020/12/11/saa ... no-brasil/
Editado pela última vez por knigh7 em Sex Dez 11, 2020 1:31 pm, em um total de 1 vez.
- faterra
- Sênior
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
A concorrência foi aberta e aprovada para a totalidade de caças necessárias (108 caças? Isso é uma miséria para o tamanho da encrenca). Com essa cotização de 36 caças na 1ª entrega, e sabe-se lá quantos na 2ª, e já estamos antevendo a possível finalização da encomenda.
Países com muito menos recursos que o Brasil têm uma defesa muito mais crível em todos os níveis.
Quem disse que "Deus é brasileiro" está mentindo descaradamente! Nós somos um País de irresponsáveis.
Países com muito menos recursos que o Brasil têm uma defesa muito mais crível em todos os níveis.
Quem disse que "Deus é brasileiro" está mentindo descaradamente! Nós somos um País de irresponsáveis.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- knigh7
- Sênior
No Seminário de Defesa no mês passado, o Comandante da FAB disse que ainda não havia uma definição da quantidade de caças de um segundo lote. Se nem a FAB ainda definiu, não estou entendendo o sentido da reclamação.
É o mesmo caso da encomenda do Meteor. Aonde está o problema?
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
knigh7 escreveu: ↑Sex Dez 11, 2020 1:41 pm No Seminário de Defesa no mês passado, o Comandante da FAB disse que ainda não havia uma definição da quantidade de caças de um segundo lote. Se nem a FAB ainda definiu, não estou entendendo o sentido da reclamação.
Acho que é só mimimi mesmo, o ÚNICO contrato assinado para caças foi por 36 unidades, isso de 108 a 120 é só ESPECULAÇÃO e disse-me-disse. Sobre os Meteor melhor nem comentar, tá em uns quatro tópicos aqui, e este é um deles.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1184 vezes
- Agradeceram: 718 vezes
Bem que podia dar a louca no Bolsonaro e ele já assinar um segundo lote de 72 unidades...knigh7 escreveu: ↑Sex Dez 11, 2020 1:41 pm No Seminário de Defesa no mês passado, o Comandante da FAB disse que ainda não havia uma definição da quantidade de caças de um segundo lote. Se nem a FAB ainda definiu, não estou entendendo o sentido da reclamação.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
FIGHTERCOM escreveu: ↑Sex Dez 11, 2020 7:27 pmBem que podia dar a louca no Bolsonaro e ele já assinar um segundo lote de 72 unidades...knigh7 escreveu: ↑Sex Dez 11, 2020 1:41 pm No Seminário de Defesa no mês passado, o Comandante da FAB disse que ainda não havia uma definição da quantidade de caças de um segundo lote. Se nem a FAB ainda definiu, não estou entendendo o sentido da reclamação.
Abraços,
Wesley
...e com ainda mais transferências de tecnologia, claro. Ali pelo 300º já teríamos condições de desenvolver um 5G sozinhos.
(((Claro, já se estaria ali pelo 6G, bobear 7G )))
(((Claro, já se estaria ali pelo 6G, bobear 7G )))
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”