Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2236 Mensagem por joaolx » Qui Nov 05, 2020 12:35 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Nov 05, 2020 12:31 pmA minha questão é mesmo com a falta de novas aquisições nos armamentos dos F-16. Por exemplo, já se falou que se ia adquirir os IRIS-T e para "breve" à uns 10 anos atrás! :evil:
Isso para mim simplesmente não tem explicação...Qual o grande impacto no orçamento da compra de pequenos lotes de armamento avançado e versões de treino para os mesmos? AIM-9X por exemplo?




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2237 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 05, 2020 1:08 pm

joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 12:35 pm
cabeça de martelo escreveu: Qui Nov 05, 2020 12:31 pmA minha questão é mesmo com a falta de novas aquisições nos armamentos dos F-16. Por exemplo, já se falou que se ia adquirir os IRIS-T e para "breve" à uns 10 anos atrás! :evil:
Isso para mim simplesmente não tem explicação...Qual o grande impacto no orçamento da compra de pequenos lotes de armamento avançado e versões de treino para os mesmos? AIM-9X por exemplo?
Mas isso é o que se tem feito para as bombas inteligentes, pequenos lotes em pequenos lotes.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2238 Mensagem por joaolx » Qui Nov 05, 2020 1:23 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Nov 05, 2020 1:08 pm
joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 12:35 pm

Isso para mim simplesmente não tem explicação...Qual o grande impacto no orçamento da compra de pequenos lotes de armamento avançado e versões de treino para os mesmos? AIM-9X por exemplo?
Mas isso é o que se tem feito para as bombas inteligentes, pequenos lotes em pequenos lotes.
Certo então porque não fizemos o mesmo com os AIM-9X ? Ou IRIS-T se formos por ai? Adquiriste capacetes JHMCS e tudo...Não se percebe...

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2239 Mensagem por Túlio » Qui Nov 05, 2020 1:34 pm

joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 12:35 pm
cabeça de martelo escreveu: Qui Nov 05, 2020 12:31 pmA minha questão é mesmo com a falta de novas aquisições nos armamentos dos F-16. Por exemplo, já se falou que se ia adquirir os IRIS-T e para "breve" à uns 10 anos atrás! :evil:
Isso para mim simplesmente não tem explicação...Qual o grande impacto no orçamento da compra de pequenos lotes de armamento avançado e versões de treino para os mesmos? AIM-9X por exemplo?
Tigrada, estão esquecendo do fundamental: Portugal não tem que se defender sozinho nem pode se dar ao luxo de ficar neutro em qualquer coisa que inclua a OTAN, pois nesta organização a cada componente é atribuído um papel dentro de suas possibilidades (de acordo com o que pensam em Washington, claro :mrgreen: ), ou seja, se a OTAN decidir que a FAP precisa de Viper C/D-70 e ASRAAM ou AIM-9X Block 2 ou AMRAAM D ou seja o que for para cumprir eficazmente as Missões que lhe são/serão atribuídas pelo grupo, algum jeito vão dar.

Um curioso "gesto de independência" de Portugal foi a aquisição do 390, que critiquei e sigo criticando: os Cargos "da OTAN" são o Hércules e o 400 da Airbus, sendo o 390 "diferente". No que a coisa engrossar e tiverem que operar como bloco num conflito real (pior ainda se de grandes proporções), tenho sérias dúvidas de que o avião Brasileiro trará mais vantagens do que desvantagens, a meu ver será o contrário.

Lembrem, sou Brasileiro mas tenho noção... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2240 Mensagem por joaolx » Qui Nov 05, 2020 1:44 pm

Túlio escreveu: Qui Nov 05, 2020 1:34 pm
joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 12:35 pm

Isso para mim simplesmente não tem explicação...Qual o grande impacto no orçamento da compra de pequenos lotes de armamento avançado e versões de treino para os mesmos? AIM-9X por exemplo?
Tigrada, estão esquecendo do fundamental: Portugal não tem que se defender sozinho nem pode se dar ao luxo de ficar neutro em qualquer coisa que inclua a OTAN, pois nesta organização a cada componente é atribuído um papel dentro de suas possibilidades (de acordo com o que pensam em Washington, claro :mrgreen: ), ou seja, se a OTAN decidir que a FAP precisa de Viper C/D-70 e ASRAAM ou AIM-9X Block 2 ou AMRAAM D ou seja o que for para cumprir eficazmente as Missões que lhe são/serão atribuídas pelo grupo, algum jeito vão dar.

Um curioso "gesto de independência" de Portugal foi a aquisição do 390, que critiquei e sigo criticando: os Cargos "da OTAN" são o Hércules e o 400 da Airbus, sendo o 390 "diferente". No que a coisa engrossar e tiverem que operar como bloco num conflito real (pior ainda se de grandes proporções), tenho sérias dúvidas de que o avião Brasileiro trará mais vantagens do que desvantagens, a meu ver será o contrário.

Lembrem, sou Brasileiro mas tenho noção... :lol: :lol: :lol: :lol:
Tudo certo Tulio certamente em caso de conflito seriam liberados os paióis da NATO, mas pergunto eu que não percebo nada disto...Não devia a FAP pelo menos adquirir os módulos de treino dos AIM-9X? Ou os do Li são assim tão semelhantes que dispensem a sua necessidade na sua doutrina de treino e em caso de conflito basta trocar uns pelos outros?

A NATO não manda assim tanto quanto pensas, antes fosse...Tens casos que influenciaram como no caso da opção pelo Corsair e tens outros que não...Ex: Submarinos

Quanto a problemas logisticos com o KC no caso de guerra total...Pois...São as mesmas reticencias que eu expressei acima com o Gripen...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2241 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 05, 2020 2:08 pm

O que há de tão diferente assim no KC-390 e no Gripen E que os fariam destoar dentro do esquema de defesa da OTAN, seja na Europa ou fora dela quando em operação na FAP?
Até onde posso saber, há mais insumos americanos e europeus neles do que nós conseguimos colocar penas de galinha no carnaval de Veneza.

abs




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2242 Mensagem por joaolx » Qui Nov 05, 2020 2:28 pm

FCarvalho escreveu: Qui Nov 05, 2020 2:08 pm O que há de tão diferente assim no KC-390 e no Gripen E que os fariam destoar dentro do esquema de defesa da OTAN, seja na Europa ou fora dela quando em operação na FAP?
Até onde posso saber, há mais insumos americanos e europeus neles do que nós conseguimos colocar penas de galinha no carnaval de Veneza.

abs
O risco de potenciais falhas criticas nas cadeias logísticas em caso de conflito generalizado serão muito maiores em ambos os modelos que referes que por exemplo nos C-130s ou no F-16s

Dou-te um pequeno exemplo em que isso aconteceu e em tempo de paz: Merlin...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2243 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 05, 2020 2:49 pm

joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 1:23 pm
cabeça de martelo escreveu: Qui Nov 05, 2020 1:08 pm

Mas isso é o que se tem feito para as bombas inteligentes, pequenos lotes em pequenos lotes.
Certo então porque não fizemos o mesmo com os AIM-9X ? Ou IRIS-T se formos por ai? Adquiriste capacetes JHMCS e tudo...Não se percebe...

Já não me atrevo a pedir JSOW
Porque a prioridade é modernizar a plataforma, no entanto com o que temos, já podemos realizar missões de Air Defense Figher All Weather e Fighter Bomber All Weather (ADX/FBX) no seio da OTAN.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2244 Mensagem por joaolx » Qui Nov 05, 2020 3:03 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Nov 05, 2020 2:49 pm
joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 1:23 pm

Certo então porque não fizemos o mesmo com os AIM-9X ? Ou IRIS-T se formos por ai? Adquiriste capacetes JHMCS e tudo...Não se percebe...

Já não me atrevo a pedir JSOW
Porque a prioridade é modernizar a plataforma, no entanto com o que temos, já podemos realizar missões de Air Defense Figher All Weather e Fighter Bomber All Weather (ADX/FBX) no seio da OTAN.
Modernizas a plataforma mas não integras o armamento nem qualificas os pilotos no seu emprego? Para mim não faz sentido...Falo comprar o equipamento para treino não de encher os paióis de live missiles




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2245 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 05, 2020 3:08 pm

joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 2:28 pm
FCarvalho escreveu: Qui Nov 05, 2020 2:08 pm O que há de tão diferente assim no KC-390 e no Gripen E que os fariam destoar dentro do esquema de defesa da OTAN, seja na Europa ou fora dela quando em operação na FAP?
Até onde posso saber, há mais insumos americanos e europeus neles do que nós conseguimos colocar penas de galinha no carnaval de Veneza.
abs
O risco de potenciais falhas criticas nas cadeias logísticas em caso de conflito generalizado serão muito maiores em ambos os modelos que referes que por exemplo nos C-130s ou no F-16s
Dou-te um pequeno exemplo em que isso aconteceu e em tempo de paz: Merlin...
Salvo melhor juízo, o Merlin é utilizado militarmente em poucos países, a saber Portugal, Itália, Grá-Bretânha, Dinamarca e Noruega, e no Japão como caça minas e na força policial/VVIP. Assim, as quantidades do mesmo se comparadas a outros modelos em uso na OTAN é bastante restrita. A logística fica cara e mais complexa de realizar.

Conquanto, o KC-390 parece caminhar célere a se tornar um vetor expressivo em termos quantitativos e de usuários, mesmo na Europa, onde se tem boas perspectivas quanto a isso. Talvez seja o caso de no médio e longo prazo atestar essa questão.

O Gripen E/F da mesma forma, visto que mesmo hoje já é uma plataforma empregada por dois paises da OTAN que até o momento não tem reclamos sobre a utilização dos mesmos, pelo contrário até. Afora a própria Suécia, que mesmo sem fazer parte oficialmente da OTAN, conta com esta para fazer-lhe sombra na defesa. E existem mais de 100 Gripen C/D por lá, além de outros 60 encomendados. Fala-se nas possibilidades da Finlândia vir a adotar o modelo E/F o que pode fazer com que o Gripen seja o segundo caça mais utilizado na Europa, atrás apenas do Typhoon, e superando o F-16, Rafale e Tornado. Se considerarmos as aquisições da FAB e outras exportações nas quais o caça compete, sendo vencedor, estamos falando de um modelo com mais de 300 undes espalhadas pelo mundo. Nada comparável ao F-16, obvio, mas seguramente dispensa quaisquer dúvidas sobre a sua capacidade operacional e logística de apoio.

Conquanto estou a falar de coisas que ainda não aconteceram. Se assim será, temos que esperara mais uns anos para ver.

Conquanto, pelo menos no que diz respeito ao KC-390 na Europa, as perspectivas de que Portugal seja apenas o primeiro de vários operadores do modelo são mais que palpáveis.

A ver

abs




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2246 Mensagem por Túlio » Qui Nov 05, 2020 3:10 pm

joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 3:03 pm
cabeça de martelo escreveu: Qui Nov 05, 2020 2:49 pm

Porque a prioridade é modernizar a plataforma, no entanto com o que temos, já podemos realizar missões de Air Defense Figher All Weather e Fighter Bomber All Weather (ADX/FBX) no seio da OTAN.
Modernizas a plataforma mas não integras o armamento nem qualificas os pilotos no seu emprego? Para mim não faz sentido...Falo comprar o equipamento para treino não de encher os paióis de live missiles
Já agora uma dúvida, e pergunto porque realmente não sei: os F-16 da FAP possuem glass cockpit compatível com o JHMCS (e o próprio)? Porque isso sim, me parece de importância crítica, muito mais do que este ou aquele míssil ou demais PGMs...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2247 Mensagem por joaolx » Qui Nov 05, 2020 3:15 pm

Túlio escreveu: Qui Nov 05, 2020 3:10 pm
joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 3:03 pm

Modernizas a plataforma mas não integras o armamento nem qualificas os pilotos no seu emprego? Para mim não faz sentido...Falo comprar o equipamento para treino não de encher os paióis de live missiles
Já agora uma dúvida, e pergunto porque realmente não sei: os F-16 da FAP possuem glass cockpit compatível com o JHMCS (e o próprio)? Porque isso sim, me parece de importância crítica, muito mais do que este ou aquele míssil ou demais PGMs...
Sim




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2248 Mensagem por Túlio » Qui Nov 05, 2020 3:24 pm

joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 3:15 pm
Túlio escreveu: Qui Nov 05, 2020 3:10 pm

Já agora uma dúvida, e pergunto porque realmente não sei: os F-16 da FAP possuem glass cockpit compatível com o JHMCS (e o próprio)? Porque isso sim, me parece de importância crítica, muito mais do que este ou aquele míssil ou demais PGMs...
Sim
Então, SMJ, estão muito bem encaminhados: com o que têm podem treinar para praticamente TUDO; se e quando for necessário, basta trazer os "ferros" e é plug and play (não sei até que ponto os vossos F-16 podem simular em voo o emprego das armas e se já são fitted for but not with)...




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2249 Mensagem por joaolx » Qui Nov 05, 2020 3:30 pm

FCarvalho escreveu: Qui Nov 05, 2020 3:08 pm
joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 2:28 pm
O risco de potenciais falhas criticas nas cadeias logísticas em caso de conflito generalizado serão muito maiores em ambos os modelos que referes que por exemplo nos C-130s ou no F-16s
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Salvo melhor juízo, o Merlin é utilizado militarmente em poucos países, a saber Portugal, Itália, Grá-Bretânha, Dinamarca e Noruega, e no Japão como caça minas e na força policial/VVIP. Assim, as quantidades do mesmo se comparadas a outros modelos em uso na OTAN é bastante restrita. A logística fica cara e mais complexa de realizar.

Conquanto, o KC-390 parece caminhar célere a se tornar um vetor expressivo em termos quantitativos e de usuários, mesmo na Europa, onde se tem boas perspectivas quanto a isso. Talvez seja o caso de no médio e longo prazo atestar essa questão.

O Gripen E/F da mesma forma, visto que mesmo hoje já é uma plataforma empregada por dois paises da OTAN que até o momento não tem reclamos sobre a utilização dos mesmos, pelo contrário até. Afora a própria Suécia, que mesmo sem fazer parte oficialmente da OTAN, conta com esta para fazer-lhe sombra na defesa. E existem mais de 100 Gripen C/D por lá, além de outros 60 encomendados. Fala-se nas possibilidades da Finlândia vir a adotar o modelo E/F o que pode fazer com que o Gripen seja o segundo caça mais utilizado na Europa, atrás apenas do Typhoon, e superando o F-16, Rafale e Tornado. Se considerarmos as aquisições da FAB e outras exportações nas quais o caça compete, sendo vencedor, estamos falando de um modelo com mais de 300 undes espalhadas pelo mundo. Nada comparável ao F-16, obvio, mas seguramente dispensa quaisquer dúvidas sobre a sua capacidade operacional e logística de apoio.

Conquanto estou a falar de coisas que ainda não aconteceram. Se assim será, temos que esperara mais uns anos para ver.

Conquanto, pelo menos no que diz respeito ao KC-390 na Europa, as perspectivas de que Portugal seja apenas o primeiro de vários operadores do modelo são mais que palpáveis.

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Estás a falar de Hungria e Rep Checa? São modelos C e são arrendados...14 em cada um dos casos se não me falha a memoria...Se irão para o E isso veremos...

Suécia não é NATO e Finlândia também não...Então aconselhas a NATO a padronizar com forças aéreas de Países neutros

Vá que chegues ás 300 unidades...Tudo países que não sabem o que é uma guerra há mais de 100 anos...Bela garantia




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2250 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 05, 2020 8:42 pm

Túlio escreveu: Qui Nov 05, 2020 3:10 pm
joaolx escreveu: Qui Nov 05, 2020 3:03 pm

Modernizas a plataforma mas não integras o armamento nem qualificas os pilotos no seu emprego? Para mim não faz sentido...Falo comprar o equipamento para treino não de encher os paióis de live missiles
Já agora uma dúvida, e pergunto porque realmente não sei: os F-16 da FAP possuem glass cockpit compatível com o JHMCS (e o próprio)? Porque isso sim, me parece de importância crítica, muito mais do que este ou aquele míssil ou demais PGMs...


Desde a tape M4.

O programa MLU:





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