Brigada de Infantaria Paraquedista

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5723 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: Brigada de Infantaria Paraquedista

#1051 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 24, 2020 5:27 pm

Eu honestamente não havia notado. Passou muito rápido da primeira vez que vi. Só agora que reparei porque tu falaste.
O que esse LG israelense tem que os outros não tem?

abs

Carpe Diem
Poti
Avançado
Avançado
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 128 vezes

#1052 Mensagem por Poti » Qui Set 24, 2020 6:02 pm

Henrique Brito escreveu: Qua Set 23, 2020 1:03 pm
Poti escreveu: Qua Set 23, 2020 12:40 pm

A ideia da culminating é que a unidade se prepare como se fosse para uma guerra.
A ideia é que unidades do exército americano que não irão para nenhuma guerra se adestrem como se fossem e passarão por uma guerra simulada onde erros e acertos serao avaliados.
Será que vai rolar um combate simulado com DSET entre os pqds brasileiros contra os americanos ou contra a quase invencível forop americana?

Ao que indica, acho que sim, pois essa companhia brasileira que vai pra Culminaiting está dia sim e no outro também participando de combates simulados contra a nossa forop.

Seria top.
Henrique, nossa companhia será integrada ao batalhão paraquedista americano do exercício. Ou seja, nossos paras não irão confrontar os paras americanos e sim a forop.

Henrique Brito
Avançado
Avançado
Agradeceu: 90 vezes
Agradeceram: 74 vezes

#1053 Mensagem por Henrique Brito » Qui Set 24, 2020 9:30 pm

Poti escreveu: Qui Set 24, 2020 6:02 pm

Será que vai rolar um combate simulado com DSET entre os pqds brasileiros contra os americanos ou contra a quase invencível forop americana?

Ao que indica, acho que sim, pois essa companhia brasileira que vai pra Culminaiting está dia sim e no outro também participando de combates simulados contra a nossa forop.

Seria top.
Henrique, nossa companhia será integrada ao batalhão paraquedista americano do exercício. Ou seja, nossos paras não irão confrontar os paras americanos e sim a forop.
Que dizem que essa forop americana é invencível.

"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2848 vezes

#1054 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 25, 2020 5:34 am

Faz hoje 51 anos a minha Instrutora de Curso de Paraquedismo. Podem dizer muita coisa, mas sendo filha de quem é, sendo Paraquedista da primeira geração a entrar depois do Ultramar e sendo a primeira (e até agora única) jmulher Instrutora de Paraquedimo Militar em Portugal, posso dizer que tenho muito orgulho que esta senhora tivesse sido minha Instrutora. A Sargento Ajudante Rosa vai ficar na história da Tropa Paraquedista Portuguesa, da mesma forma que o senhor seu pai ficou!

Imagem

Imagem

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1055 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 25, 2020 6:05 am

Tancos BRR 24 Setembro 2020
Cooperação Luso Alemã 2020

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O grande farfalha (aka Gunnie).

Imagem

Imagem

Os Falcões Negros

Imagem

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1056 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 25, 2020 6:06 am

Continuação:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte Serrano Rosa

Henrique Brito
Avançado
Avançado

#1057 Mensagem por Henrique Brito » Sex Set 25, 2020 11:45 am

Gostaria muito que Brasil e Portugal tivessem uma aliança militar, ou pelo menos um grande e intenso calendário de exercícios e adestramentos militares em conjunto.

"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Henrique Brito
Avançado
Avançado

#1058 Mensagem por Henrique Brito » Sex Set 25, 2020 11:52 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Set 25, 2020 6:06 am Continuação:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte Serrano Rosa

No Brasil, é de certa forma recente mulheres paraquedistas nas forças armadas, eu servi em 2004 e na época não tinha nenhuma, apenas candidatas que não tinha, conseguido concluir o curso do EB, pois na época tinham que fazer tudo igual aos homens. Só depois que aliviaram a barra pra elas é que conseguiram fazer o curso pqd.

Mas de certa forma, não acho errado terem aliviado pra elas, porque elas no EB ainda não podem ser formados nas Armas de Combate (infantaria, artilharia, cavalaria, engenharia de combate e comunicações), logo, não vão estar de frente em campo de batalha, a maioria das pqds mulheres são médicas, enfermeiras e de manutenção de material bélico ou de Intendência (logística).

Henrique Brito
Avançado
Avançado

#1059 Mensagem por Henrique Brito » Sex Set 25, 2020 11:55 am

Mulheres paraquedistas

Henrique Brito
Avançado
Avançado

#1060 Mensagem por Henrique Brito » Sex Set 25, 2020 12:02 pm

Poti escreveu: Qui Set 24, 2020 6:02 pm

Seria top.
Apesar dessa forop americana ser considerada imbatível até para as tropas de elite americanas como a Airborne, será um grande teste para sabermos em que nível de adestramento está nosso exército, já que estaremos enviando, em tese, nossos mais bem treinados soldados regulares para enfrentar os melhores soldados regulares da maior potência militar do mundo.

Quando voltarem, vou procurar saber com conhecidos da ativa como foi o desempenho deles, já que dificilmente isso será divulgado na impressa. Nem mesmo o desempenho contra nossa própria forop é falado na imprensa, imagine contra a forop de outro país.

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2385 vezes

#1061 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 25, 2020 8:18 pm

FCarvalho escreveu: Qui Set 24, 2020 5:27 pm Eu honestamente não havia notado. Passou muito rápido da primeira vez que vi. Só agora que reparei porque tu falaste.
O que esse LG israelense tem que os outros não tem?

abs
Nada demais, apesar de ser preparado para operar em trilhos mais curtos e tem um sistema de mira próprio red dot. É da IWI, onde há outros produtos deles que podem nos agradar, junto com a Milipol.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1062 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 26, 2020 7:54 am

Henrique Brito escreveu: Sex Set 25, 2020 11:45 am Gostaria muito que Brasil e Portugal tivessem uma aliança militar, ou pelo menos um grande e intenso calendário de exercícios e adestramentos militares em conjunto.
Temos, chama-se Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Infelizmente o Brasil nem está para aí, só participa ativamente quando os exercícios são aí e por norma usam para isso os exercícios já marcados das unidades em que se vai desenrolar os mesmos.

O último exercicio foi o Felino 2019:

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1063 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 26, 2020 9:53 am

Henrique Brito escreveu: Sex Set 25, 2020 11:52 am No Brasil, é de certa forma recente mulheres paraquedistas nas forças armadas, eu servi em 2004 e na época não tinha nenhuma, apenas candidatas que não tinha, conseguido concluir o curso do EB, pois na época tinham que fazer tudo igual aos homens. Só depois que aliviaram a barra pra elas é que conseguiram fazer o curso pqd.

Mas de certa forma, não acho errado terem aliviado pra elas, porque elas no EB ainda não podem ser formados nas Armas de Combate (infantaria, artilharia, cavalaria, engenharia de combate e comunicações), logo, não vão estar de frente em campo de batalha, a maioria das pqds mulheres são médicas, enfermeiras e de manutenção de material bélico ou de Intendência (logística).
Em Portugal a história é bastante diferente, as primeiras mulheres a entrarem para os Paraquedistas foi ainda nos anos 50, eram as Enfermeiras-Paraquedistas. Elas tinham uma recruta e Curso de Paraquedismo à parte e a sua função era como o nome diz, serem Enfermeiras Militares nos Paraquedistas.

Com o fim da Guerra do Ultramar (1961-1975), fecharam as entradas a novas Enfermeiras. Só já nos anos 90 é que voltou-se a ver mulheres a passar a porta de armas da BETP (atual Regimento de Paraquedistas) para iniciarem a recruta. Elas eram todas colocadas em Especialidades/Unidades de apoio. A geração da sargento Ajudante Rosa é a primeira a ser admitida nos Paras nos anos 90 e ela era da Companhia de Comunicações (atual Companhia de Transmissões), também foi das primeiras gerações de Sargentos formados no Exército e não na FAP, já que a transferência de um Ramo para o outro foi em 94.

Imagem

Sendo eu mais antigo que tu posso dizer-te que a minha incorporação depois da primeira semana ficou com 209 homens e 1 mulher que já estava na 2ª recruta. Depois no Curso de Paraquedismo para além dessa camarada, recebemos mais duas que eram do arremacho (tropa normal) e elas só tinham que fazer o Curso de Paraquedismo para ganhar a Boina Verde (o que nos deixava furiosos). Dessas duas uma partiu a perna num salto, a outra ganhou a Boina juntamente com essa nossa camarada. A sub-especialidade das três era secretariado! Na minha Companhia não tínhamos uma única mulher e nesse tempo na Brigada eram menos de 100 mulheres entre Boinas Verdes e tropa normal, ou seja, eram uma minoria.

Atualmente todos fazem a mesma formação, Recruta (12 semanas) e Formação Paraquedista (Curso de Combate de 9 semanas e Curso de Paraquedismo de 5 semanas) e prova final (2 semanas). Não há curso/unidade em que elas não entrem, só que verdade seja dita ainda nenhuma conseguiu sequer entrar para o Curso de Precursor/Auxiliar de Precursor.

Na Europa tens de tudo!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1064 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 26, 2020 10:49 am

A Rosa como eu a conheci:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

...

Henrique Brito
Avançado
Avançado

#1065 Mensagem por Henrique Brito » Sáb Set 26, 2020 12:19 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Set 26, 2020 9:53 am
Henrique Brito escreveu: Sex Set 25, 2020 11:52 am No Brasil, é de certa forma recente mulheres paraquedistas nas forças armadas, eu servi em 2004 e na época não tinha nenhuma, apenas candidatas que não tinha, conseguido concluir o curso do EB, pois na época tinham que fazer tudo igual aos homens. Só depois que aliviaram a barra pra elas é que conseguiram fazer o curso pqd.

Em Portugal a história é bastante diferente, as primeiras mulheres a entrarem para os Paraquedistas foi ainda nos anos 50, eram as Enfermeiras-Paraquedistas. Elas tinham uma recruta e Curso de Paraquedismo à parte e a sua função era como o nome diz, serem Enfermeiras Militares nos Paraquedistas.

Com o fim da Guerra do Ultramar (1961-1975), fecharam as entradas a novas Enfermeiras. Só já nos anos 90 é que voltou-se a ver mulheres a passar a porta de armas da BETP (atual Regimento de Paraquedistas) para iniciarem a recruta. Elas eram todas colocadas em Especialidades/Unidades de apoio. A geração da sargento Ajudante Rosa é a primeira a ser admitida nos Paras nos anos 90 e ela era da Companhia de Comunicações (atual Companhia de Transmissões), também foi das primeiras gerações de Sargentos formados no Exército e não na FAP, já que a transferência de um Ramo para o outro foi em 94.

Imagem

Sendo eu mais antigo que tu posso dizer-te que a minha incorporação depois da primeira semana ficou com 209 homens e 1 mulher que já estava na 2ª recruta. Depois no Curso de Paraquedismo para além dessa camarada, recebemos mais duas que eram do arremacho (tropa normal) e elas só tinham que fazer o Curso de Paraquedismo para ganhar a Boina Verde (o que nos deixava furiosos). Dessas duas uma partiu a perna num salto, a outra ganhou a Boina juntamente com essa nossa camarada. A sub-especialidade das três era secretariado! Na minha Companhia não tínhamos uma única mulher e nesse tempo na Brigada eram menos de 100 mulheres entre Boinas Verdes e tropa normal, ou seja, eram uma minoria.

Atualmente todos fazem a mesma formação, Recruta (12 semanas) e Formação Paraquedista (Curso de Combate de 9 semanas e Curso de Paraquedismo de 5 semanas) e prova final (2 semanas). Não há curso/unidade em que elas não entrem, só que verdade seja dita ainda nenhuma conseguiu sequer entrar para o Curso de Precursor/Auxiliar de Precursor.

Na Europa tens de tudo!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Aqui o pessoal fica puto por elas terem um curso bem mais leve e ganharem o mesmo valor do adicional de insalubridade que os homens. Que se não me engano é 20% do soldo

Responder