Mas essa sua resposta aqui, praticamente contradiz quase tudo que escrevestes na anterior.FCarvalho escreveu: ↑Qua Set 23, 2020 12:25 pmCaças de 5a G realmente operacionais existem apenas o F-22 e F-35, e este último com cada vez mais problemas. E não são a maioria.J.Ricardo escreveu: ↑Qua Set 23, 2020 11:50 am Se formos seguir seu raciocínio o Gripen também não é uma boa compra, pois já exitem 5G operacionais no mundo (EUA, Rússia e China), existem dois consórcio europeus já trabalhando em 6g (inclusive com a participação sueca), americanos já com protótipo de 6g voando...
O J-20 chinês é um incógnita, enquanto o Su-57 ainda está em fase de pré-produção, não tendo passado ainda dos protótipos.
Se tornarão operacionais de verdade apenas apenas na próxima década. E ambos ainda estão em desenvolvimento neste momento.
A imensa maioria dos países - inclusive as grandes potencias militares - seguem operando e equipado com caças de 4,5a G, ou ainda com 3a G e 4a G de segunda mão.
Na Europa, Rafale e Typhoon ainda dominarão os céus por duas década ao menos antes de qualquer projeto de 5a ou 5a G começar a tomar-lhes o lugar.
Neste aspecto, caças como o Su-35/30, MIG-35, J-10, FC-1, e outros, também continuam sendo a base da frota e de venda de seus respectivos países, junto com F-16, F-18, F-15 e JAS-39 Gripen.
Assim sendo, o nosso F-39E é sim um caça equivalente ao que há de melhor no mundo por aí. E não deve nada a ninguém, Nem mesmo aos de 5a G, cujo único aspecto diferencial concreto é a capacidade steathl, com o caça sueco possuindo capacidades de apor e utilizar todos os sistemas de C4ISR que estes, principalmente no que diz respeito a operar em um ambiente NCW, fato que ainda estamos a dever e oferecer a ele no país.
Para o passo seguinte, que é a 5a ou 6a G, se fôssemos um país sério, e que levasse Defesa a sério, já deveríamos estar a esta altura envidando o planejamento para participar de algum programa de desenvolvimento destes caças como os suecos, ao invés de estarmos tentando segurar as pontas para introduzir, somente agora, um caça de 4,5a G na força aérea.
Enfim, do ponto de vista do que existe hoje e que domina a cena do combate aéreo, o Gripen E foi a melhor escolha que fizemos. Ele não é apenas uma compra de prateleira. Compramos um pacote tecnológico e não um simples avião. A ideia segue sendo dar ao país a capacidade no futuro de obter as condições para além de operar, identificar, planejar, definir, desenvolver e adquirir um caça sob seu critério, como fazem as grandes potências.
Se vamos conseguir atingir este objetivo na íntegra, só o tempo dirá.
abs
Na época do IIIE, o Viggen e o Mig-23 mal haviam atingido o IOC..o Mirage F1 recém estava começando a ser entregue, não esqueça que ser entregue não signifca estar operacional.
O F-4E estava pro IIIE na época, assim como F-15E (e derivados) estão pro Gripen E/F hj, projetos mais antigos, mas superiores por serem aeronaves de categorias diferentes. E ainda temos os "5gs".
Acho complicado classificar por gerações apenas, devemos ter em mente o tipo de vetor tbm.
Acho que na categoria dele, (caças multifuncionais leves 4,5/4,5+) o Gripen promete sim, ser o que haverá de melhor no mundo, comparado com F-16, J-10, Mig-35 etc...é inclusive um adversário duro para outros maiores, como Rafale, Eurofighter, Flanker, F-15, Super Hornet etc..., nisso EU CONCORDO PLENAMENTE com você.
Só não concordo com relação a não colocação do Mirage IIIE a sua época, principalmente quando você cita o P-40 lá na segunda Guerra, que já estavam completmanete obsoletos quando chegaram.