Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5956 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 15, 2020 11:55 am

Em duas bases eles já vão ficar, Anápolis e Rio de Janeiro. O que se pode arguir no momento é se realmente as 28 unidades serão suficientes para todas as demandas da FAB e, demais forças.
Uma coisa é as 28 unidades atenderem plenamente o que a FAB precisa, outra é saber se EB e MB entendem que aquele número é suficiente, ou não, para atender, também, as suas necessidades. Afinal, o avião se presta a servir todas as três forças.
Na minha ignóbil opinião, acho que cedo ou tarde um segundo lote de KC-390 para a FAB será necessário. Via de regra em defesa nunca compramos o que é preciso, mas o que dá. Neste sentido, é possível supor que 28 aeronaves foi o que o governo à época admitiu empenhar do orçamento no projeto para ele sair do papel e justificar-se financeira, comercial e industrialmente. Fora isso teria ficado só apenas como mais uma boa ideia morta, das muitas que existem por aqui.
Agora, alongar o KC-390 eu acho que é questão de tempo, menos pela FAB, e sim em vista do mercado externo, onde o C-130J-30 tem estado sozinho desde que foi lançado, assim como sua versão anterior.
Em todo caso, vai demorar um pouco pois o avião da Embraer ainda está entrando em operação na FAB e em Portugal só a partir de 2023. Como as entregas vão até 2026/2027 é difícil acreditar que a empresa se envolva em alguma modificação mais radical do avião sem que para isso tenha um cliente seguro, e principalmente, que pague por isso. Duvido que seja a FAB.
De qualquer forma a diferença de tamanho entre o KC-390 e o C-130j-30 é apenas no compartimento de carga, com o avião da LM possuindo pouco mais de 3 metros além do avião brasileiro. Possui assim maior volume de carga. Não creio que esticar o KC-390 seja algo complicado em termos de engenharia. Para competir, e superar, aquela versão do Hércules bastaria aumentar talvez em 1,5 a 2 metros o cumprimento do compartimento de carga do KC que, no mínimo, se empata em volume com o C-130. Mas como a ideia é oferecer um avião igual, mas que seja substancialmente melhor, se aumentarmos os mesmos 3 metros do Hércules, temos então vetor praticamente superlativo em tudo e mais um pouco na Embraer.
E detalhe, a LM não tem nada que faça no Hércules que possa superar um KC-390 esticado.
Talvez, depois de 2026, quando o último KC for entregue à FAB esta possibilidade possa ser pensada em termos de um segundo lote. Seria muito bom termos aqui um mesmo avião com capacidades complementares.
E porque não dizer, a aviação naval um dia com certeza vai querer arrumar os seus. Mercado em casa para qualquer versão do avião da Embraer não vai faltar.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1316
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5957 Mensagem por Cassio » Sáb Ago 15, 2020 4:16 pm

Fazem muitos anos que a FAB opera com menos de 12 Hércules (operacionais), e as demandas tem sido atendidas (EB + Marinha). Ou ao menos não vejo questionamentos destas forças quanto a isso.
Acho que nos últimos anos com a disponibilidade dos C-130 se tornando crítica, as demandas postam ter ficado prejudicadas.
Mas com 28 KC390, quantidade que nunca tivemos antes, na vejo porque as demandas de EB + Marinha + outras demandas não possam ser atendidas.

O que eu soube é o contrário do que vc afirma. O número de 28 foi dimensionado para atender as demandas das forças armadas... Que a FAB sabe muito bem quais são

Mas espero que eu esteja errado e você certo, pois um segundo lote de KC para FAB seria ótimo para nós da Embraer.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5958 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 15, 2020 4:48 pm

A FAB chegou a ter e operar 22 C-130E/H até o começo dos anos 2000. Mas não foi por muito tempo.

Como disse no texto, eu suponho que 28 tenha sido o número aceitável que o governo se dispões a pagar quando do contrato de desenvolvimento do avião para atender a FAB, que por sua vez atende MB e EB.

Se eventualmente eu estiver correto quanto a isso, significa simplesmente que uma hora ou outra a FAB irá solicitar um segundo lote. Nada demais, e bom para a Embraer. Ou o que para mim será o caminho mais lógico, é a marinha comprar os seus para aviação naval - para a qual não faltam espaço e necessidade em diversas configurações e missões - liberando assim a frota da FAB para atender a ela e ao exército.

Eu tenho cá para mim que nenhum governo no Brasil jamais se dispôs a financiar de forma totalmente liberal nenhum empreendimento na área de defesa de acordo com suas reais necessidades. Pelo menos eu não conheço nenhum caso de programa/projeto assim. O que o governo costuma fazer via de regra é:

MD/FFA: preciso de Y valor para desenvolver/fazer esse trabalho.
GF - tá bom. te dou X . vai com Deus.
MD/FFAA - mas isto não dá para bancar o projeto todo. não dá para...
GF - e eu com isso. te vira. dá teu jeito. pega que o filho é teu. é isso ou nada.
MD/FFA - mas não dá para...
GF - tu ainda tá aí?


Bem, a não ser que por um milagres desses da vida as cosias tenham mudado e eu não vi, ou então o KC-390 foi uma jogada de muita, mas muita sorte mesmo.

De qualquer forma, me permito imaginar que ainda temos espaço para mais alguns aviões na FAB e quiçá na MB. Ao menos assim espero.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1316
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5959 Mensagem por Cassio » Sáb Ago 15, 2020 5:57 pm

Gostaria de pensar assim, mas não penso. Mas na minha opinião ficaremos nos 28, em todas as forças.




Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5960 Mensagem por osolamaalua » Dom Ago 16, 2020 11:29 am

Ola, contribuição. Nunca temos 100% da frota disponível, cada uma tem um tipo de disponibilidade. Já tivemos 23 C130 em dotação, mas dispo'niveis no maximo 10 contando os KC, hoje creio que temos uns 4 C130 com 1 Kc disponível, num esforço "hercúlio" creio que chegariamos de uns 7 a 8 no máximo. O KC390 creio que teremos umas reducao nesse contrato para algo em torno de 22 a 24 aeronaves (chute) pela falta de recursos. Quem acha que a Defesa melhorou com o governo atual, está um pouco enganado, só olhar os sites governamentais e ver que os níveis de recursos empenhados é o mais baixo dos últimos anos. Aeronaves de transporte sempre são úteis em todas as Forças Aéreas, e basta ver que elas que tem sido notícia nas Forças Aéreas do mundo todo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61263
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#5961 Mensagem por Túlio » Dom Ago 16, 2020 11:48 am

osolamaalua escreveu: Dom Ago 16, 2020 11:29 am Ola, contribuição. Nunca temos 100% da frota disponível, cada uma tem um tipo de disponibilidade. Já tivemos 23 C130 em dotação, mas dispo'niveis no maximo 10 contando os KC, hoje creio que temos uns 4 C130 com 1 Kc disponível, num esforço "hercúlio" creio que chegariamos de uns 7 a 8 no máximo. O KC390 creio que teremos umas reducao nesse contrato para algo em torno de 22 a 24 aeronaves (chute) pela falta de recursos. Quem acha que a Defesa melhorou com o governo atual, está um pouco enganado, só olhar os sites governamentais e ver que os níveis de recursos empenhados é o mais baixo dos últimos anos. Aeronaves de transporte sempre são úteis em todas as Forças Aéreas, e basta ver que elas que tem sido notícia nas Forças Aéreas do mundo todo.
DÚVIDA - A encomenda não foi "congelada" em 28 células no contrato? Se pode ser reduzida, isso também não pode afetar o Gripen, tipo de 28 + 8 cair para 20/22 + 8/6 ou até menos?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5962 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 18, 2020 1:30 am

Isso pode significar quebra de contrato. Por consguinte a imposição de multas pela repactuação e o desequilíbrio financeiro do mesmo.
Isso aconteceu algumas vezes no contrato do HX-BR por mudanças de prazo de entregas, atraso pagamentos e modificações no escopo do contrato para ajustes as restrições orçamentárias do MD.
Por enquanto a FAB está lutando com unhas e dentes para que o atraso do cronograma seja o maoir problema desses projetos. A luta se concentra no congresso porque no que depender da economia, ela já está perdida.

ans




Carpe Diem
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5963 Mensagem por osolamaalua » Qua Ago 19, 2020 10:06 pm

Existe na legislaçao, que a administração pública pode suprimir contratos por redução de recursos (ex: covid, queda de arrecadação), chama-se repactuação, se não me engano está na lei 8.666, aconteceu isso na modernização do A1.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5964 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 22, 2020 6:23 pm

NO PLOA 2021 o KC-390 e o Gripen E como de resto o orçamento do MD estão novamente protegidos de contingenciamentos.

Se continuar nesse ritmo, mesmo não aprovando os valiores originalmente solicitados, e necessários, já pode ser considerado uma vitoria. Quatro anos sem cortes na Defesa é de um ineditismo histórico.

Pelo menos até 2022 se está assegurando o andamento a contento dos principais projetos. Depois disso só Deus sabe.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5965 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 15, 2020 9:01 pm

Revendo os números da PLOA 2021, o KC-390 só teve duas das quatro unidades originalmente programadas para o ano que vem com verba garantida.
Resta ver se o cmdo da FAB consegue algo por fora no congresso para tentar incluir as outras duas unidades.
Se continuar neste ritmo vamos varar a próxima década recebendo estes aviões.
Isso se algum maluco sentado na cadeira do rei no planalto não resolver dizer cancelar o programa em nome de uma nova bolsa-esmola, combate à fome e/ou outras desgracenças que pululam neste país há mais de quinhentos anos.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5966 Mensagem por faterra » Qua Set 16, 2020 1:43 pm

Neste "país" nada é suficientemente ruim que não possa piorar!




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5967 Mensagem por faterra » Sex Set 18, 2020 4:18 pm

Em relação ao Gripen, não foi feito um financiamento da compra junto a uma instituição financeira, com parcelamento a perder de vista?
Se sim, o que aconteceu? Essa grana não vai para o(s) fabricante/montadora(s)?
Em relação ao KC-390 não sei se foi feito isso! Presumo que tenham feito o mesmo!
Esse(s) financiamento(s), quando feito(s), pode(m) ser utilizados para outra finalidade pelo tomador?




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37473
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3217 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5968 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 18, 2020 8:11 pm

Quem bancou o financiamento do KC-390 foi a FAB/GF. Assim, o financiamento depende essencialmente de quanto o governo resolva dispor para o projeto no orçamento da defesa.
E isso pode variar, muito, ano a ano. Ou mesmo ser simplesmente cancelado.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5969 Mensagem por Wolfgang » Sex Set 25, 2020 2:12 pm

Já foram feitos estudos ou testes para o pouso do KC na Antártida?




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5970 Mensagem por Guilherme » Sex Set 25, 2020 2:27 pm

Wolfgang escreveu: Sex Set 25, 2020 2:12 pm Já foram feitos estudos ou testes para o pouso do KC na Antártida?
"Porém, o KC-390 não deve assumir a missão antártica ainda. Diferentemente dos UH-13, que já serão retirados de operação, os C-130 Hércules devem permanecer em serviço pelo menos até 2023. Até lá, a Força Aérea Brasileira deverá evoluir operacionalmente seu uso do KC-390 e desenvolver a doutrina para uso no continente gelado."

https://www.edrotacultural.com.br/brasi ... antartica/




Responder