FCarvalho escreveu: ↑Qui Mai 07, 2020 10:53 am
Manter o padrão atual por pura "tradicionalisse" é a atual face dos Generais que aprovam essas coisas.
Esta não é a face atual, é a mesma face de sempre de uma instituição sempre e tão mais preocupada em ser a polícia do país do que uma unidade de combate verdadeiramente.
Este é um dos problemas de um exército sem maiores preocupações com guerra de verdade.
abs
Uma vez, em Março de 2019, durante uma palestra num Hotel em Recife, havia um TC e conversávamos sobre a Venezuela, até que o mesmo me interpelou e falou "mas a Venezuela possui 12 baterias de S-300. A partir daí, passei a questiona-lo, pois até onde eu saiba, a Venezuela só possui 3 baterias de S-300VM, alocados no 239º Grupo de Mísseis de Defesa Antiaérea. Na verdade, informações oficiais citam
duas baterias entregues, enquanto as extra-oficiais dizem que uma terceira bateria foi entregue.
Citei as fontes que eu tinha, que eu estudava a Venezuela há anos, nome e todas as unidades que compõe o CODAI e onde estão posicionados os radares JYL-11/1B e ele disse "calma ai, meu garoto, essa informação que tenho é do CIE". O mais interessante é que o único local onde há essa "informação" das 12 baterias é no Wikipédia!
Não há qualquer outro site, desde os confiáveis até os propagandísticos e caça-cliques, nenhum fala em 12 baterias. Aliás nem a própria formação do CODAI sugere isso, já que se tivessem 12 baterias, 9 delas estariam estocadas, pois não há NENHUMA unidade disponível para operar os sistemas.
Primeiro de tudo, DUVIDO que essa informação tenha vindo do CIE, a Inteligência Militar Brasileira é muito boa, já conheci muitos ex-integrantes, tiveram treinamento no exterior. O mais provável que tenha sido é que falou os números e quando questionado, quis dar argumento de autoridade dizendo aquilo, mais para não reconhecer que MUITO PROVAVELMENTE está errado.
Esse é o maior problema dos Generais Brasileiros da velha-guarda, ego enorme, soberba e pouco conhecimento do mundo real.
Já há esperança nos Oficiais mais novos. Já tive oportunidade de conversar com vários deles e a maioria compartilha o pensamento de muitos aqui do fórum, principalmente contra as tradicionalisses do Generalato.