OPERAÇÕES ESPECIAIS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1411 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 21, 2020 7:50 pm

CKrauslo, o que são ODA?

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1412 Mensagem por Ckrauslo » Dom Jun 21, 2020 8:30 pm

Boinas verdes.
ODA significa Destacamento operacional Alfa.
Operational Detachment Alfa, Special Forces.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39166
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2778 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1413 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Jun 22, 2020 8:42 am

Ckrauslo escreveu: Dom Jun 21, 2020 8:30 pm Boinas verdes.
ODA significa Destacamento operacional Alfa.
Operational Detachment Alfa, Special Forces.
Estas competições são interessantes e no seio da Operações Especiais Portuguesas têm andado a apostar muito nisto porque aprende-se mais das nossas próprias fraquezas do que nos exercícios internacionais. Eles têm enviado equipas tanto da FOEsp como do DAE à Jordânia e começaram também a fazer uma competição do género cá em Portugal.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1414 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 22, 2020 12:06 pm

Está aí uma boa ideia de algo muito interessante para replicarmos aqui.
Salvo engano, as FE das polícias tem um encontro anual, ou bianual, não sei, e que eles conseguem reunir grande parte das tropas dos estados, e até mesmo pessoal das PC.
Treinar, treinar e treinar deveria ser um dos focos principais pelo menos das forças de pronto emprego. Mas até isso está difícil.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1415 Mensagem por Ckrauslo » Seg Jun 22, 2020 1:14 pm

Tem vários encontros assim no país todo.
Tem competições de Snipers, que participam policiais civis, militares e militares das FA.
Teve um acreano só BOPE que ganhou uma competição, não lembro onde foi, mas foi pelo Norte.
Tiveram alguns militares das FA no meio dos policiais também.
Era uma competição de Snipers.
Outros tipos tbm devem ocorrer até dentro dos Estados, entre as instituições estaduais.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39166
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2778 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1416 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 26, 2020 5:24 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1417 Mensagem por Henrique Brito » Sex Jun 26, 2020 11:22 am

Tem o famoso Commandos Forces organizado pelo Exército dos Estados Unidos, onde unidades de comandos de quase todos os exércitos das Américas participam, por EUA participam os Rangers, pelo Brasil o 1° BAC, Canada tambem participa, Espanha, mesmo não sendo da America, tambem participou em algumas edições, também participam sempre Argentina, Chile, Peru, Mexico, entre outros. Acho que só Venezuela e Cuba não participam por não serem aliados dos EUA

Já tiveram umas 15 competições, e só 5 campeões, Colômbia com 10 títulos, mostrando que tem as melhores unidades comandos das Américas, e El Salvador com 2 títulos, Equador, Brasil e Honduras tem um título cada um fechando essa elite.

Me surpreende que EUA, Canadá e Espanha nunca terem conseguido ganhar nenhum título, apesar de terem chegado perto.

E também tem o Cambrian Patrol na Inglaterra, que o 1° BAC já ganhou uma medalha de prata.

E também já li que a Cia Prec também participa de competições assim com precs da OTAN




Editado pela última vez por Henrique Brito em Sex Jun 26, 2020 12:06 pm, em um total de 1 vez.
"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1418 Mensagem por Henrique Brito » Sex Jun 26, 2020 11:35 am

Tem também a Competição Internacional de Patrulhas (na selva) organizada pelo Exército brasileiro, onde participaram a maior parte dos países latinoamericanos, inclusive todos os da região amazônica, alguns convidados da OTAN como Canadá e Alemanha, e alguns convidados do Sudeste Asiático, que é repleto de selva tropical

Houveram duas edições, uma delas vencida pelo 1° Batalhão de Infantaria de Selva (aeromóvel), e a outra vendida por forças especiais chinesas




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1419 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 26, 2020 12:59 pm

A bgda pqdt participa de quantas competições e/ou exercícios no exterior? Não vejo muito isso na mídia.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1420 Mensagem por Henrique Brito » Sex Jun 26, 2020 1:10 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jun 26, 2020 12:59 pm A bgda pqdt participa de quantas competições e/ou exercícios no exterior? Não vejo muito isso na mídia.

abs
Competições, que eu saiba só os precs.

A Brigada Paraquedista faz é muitos exercícios de adestramento com tropas paraquedistas sul-americanas, e inclusive alguns cursos como o de Precursores são procurados por nações amigas.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1421 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 26, 2020 1:22 pm

Henrique Brito escreveu: Sex Jun 26, 2020 1:10 pm
FCarvalho escreveu: Sex Jun 26, 2020 12:59 pm A bgda pqdt participa de quantas competições e/ou exercícios no exterior? Não vejo muito isso na mídia.
abs
Competições, que eu saiba só os precs.
A Brigada Paraquedista faz é muitos exercícios de adestramento com tropas paraquedistas sul-americanas, e inclusive alguns cursos como o de Precursores são procurados por nações amigas.
Desde que eu acompanho a bgda pqdt é muito raro ver os btl inf serem vistos participando de exercícios ou competições no exterior.
Aqui mesmo no DB, o nosso amigo tuga Cabela de Martelo, pqdt de carteirinha :mrgreen:, já mostrou dezenas de exercícios e atividades de formação/instrução deste tipo de tropa na Europa e USA, mas é basicamente raro você encontrar nossa tropa neles.
Eu creio que deveria haver ao menos a tentativa de organizar tanto competições como exercícios com todos os países vizinhos, aqui e lá fora durante o ano, e em outros países amigos.
Por exemplo, a Rússia tem a maior força paraquedista do mundo. Alguém conhece algum pqdt brazuca que tenha feito pelo menos um intercâmbio com eles? Eu nunca vi. China e Índia a mesma coisa. Na Europa por exemplo existem vários exercícios durante o ano. Mesmo não sendo convidados, poderíamos fazer uma forcinha para sermos, nem que fosse de penetra junto aos compadres portugueses.
Aliás, Portugal é a nossa entrada natural para a Europa. Devíamos estar colados neles o ano inteiro em tudo que se refere a exercícios, formações/instruções e competições por lá. Manda gente daqui e trás gente de lá.
Não sei como está a questão do treinamento da bgda pqdt, mas se comparado com o que vejo por aqui no DB e em outras fontes, dá para notar que ainda precisamos melhorar e muito.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1422 Mensagem por Henrique Brito » Sex Jun 26, 2020 2:21 pm

Olha, todo ano, a Brigada Paraquedista faz pelo menos um exercício com paraquedistas argentinos, eu mesmo já participei de um há mais de 10 anos atrás.

É muito comum também exercícios no Brasil com uruguaios, chilenos, peruanos, colombianos, bolivianos, franceses, com americanos e canandeses tambem, embora bem mais raros, e acho que nenhum tao grande quanto o próximo Culminating que vai ser a nivel divisão.

Ou seja, receber pqds de nações amigas pra adestramento a Brigada Paraquedista faz bastante, e visitar Argentina e Uruguai também, o que não é muito comum é ir pra outros países além destes, com exceção dos precs que fazem exercícios em vários países, um dos últimos foi o Loneparatroper na Espanha, e depois participaram de uma competição de precs, se não me engano nos EUA

Eu tambem acho que deveriamos estar metidos em tudo o que é adestramento da OTAN, até ser membro pleno.

Agora, competições, acho que não são comuns entre tropas regulares, só as de operações especiais mesmo.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1423 Mensagem por Ckrauslo » Sex Jun 26, 2020 2:24 pm

Quando tu saiu, os pqdt ja estavam com os Ciras verde ou ainda com os IBA?




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1424 Mensagem por Henrique Brito » Sex Jun 26, 2020 2:28 pm

IBA, sou pqd de 2004.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1425 Mensagem por Henrique Brito » Sex Jun 26, 2020 2:33 pm

Eu acho que Brasil, Portugal, e talvez Angola, deveriam ter uma força lusófona de manutenção de paz, para operarem juntos em missões de paz da ONU, ou por contra própria contra guerrilhas internas em países de língua portuguesa.

O máximo que fazemos é o Exercício Felino, se não me engano esse é o nome, entre exércitos de países lusofonos, parece que as primeiras edições eram grandes exercícios, mas nós últimos anos a coisa ficou pequena e meio abandonada.

Portugal e Brasil deveriam fortalecer coisas assim.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Responder