Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16186 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 19, 2020 11:30 pm

Mas volto a repetir: é MUITO estranho que essas coisas ai do vídeo ocorram na PMSP e na PMERJ, mas não ocorra no COE, EB e nem quando o CFN testou. No CFN foram mais de mil tiros com o mesmo fuzil, segundo alguns Fuzileiros e nada quanto a confiabilidade foi questionado, apenas aparatos externos.

É no mínimo inusitado.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16187 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 19, 2020 11:32 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jun 19, 2020 6:22 pm Você já falou com algum fuzileiro? Pois o Fuzileiro participante aqui do fórum disse que o fuzil foi aprovado lá com ressalvas, que se restringiram a componentes externos, como coronha, sistema de mira, alavanca ambidestra...
Falei não. Mas acompanho o que se diz e pensa no meio. E até agora, o IA-2 não está nos planos do CFN. Aprovado com ou sem ressalvas.

Aliás, me permito dizer que o IA-2 só entra no CFN via MD enfiando goela abaixo da instituição. Porque a Marinha está interessada em comprar.

No que dependesse só dos fuzileiros, é mais M-16 e acabou a história aí.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16188 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 19, 2020 11:42 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jun 19, 2020 11:32 pm
gabriel219 escreveu: Sex Jun 19, 2020 6:22 pm Você já falou com algum fuzileiro? Pois o Fuzileiro participante aqui do fórum disse que o fuzil foi aprovado lá com ressalvas, que se restringiram a componentes externos, como coronha, sistema de mira, alavanca ambidestra...
Falei não. Mas acompanho o que se diz e pensa no meio. E até agora, o IA-2 não está nos planos do CFN. Aprovado com ou sem ressalvas.

Aliás, me permito dizer que o IA-2 só entra no CFN via MD enfiando goela abaixo da instituição. Porque a Marinha está interessada em comprar.

No que dependesse só dos fuzileiros, é mais M-16 e acabou a história aí.

abs
Claro, o fato do CFN ter solicitado a Imbel modificações e enviado inclusive requisitos para uma versão para eles, inclusive a cor do fuzil (cinza), é um mero detalhe.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16189 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 19, 2020 11:50 pm

É um detalhe que não significa que o fuzil será adotado, ou não. Esse trabalho do IA-2 nas demais forças está sendo feito pelo MD que está tentando mediar a questão, já que o EB não se dignou fazer isso durante o desenvolvimento do mesmo.

Enfim, apenas falei do que percebo e vejo por aí.

Eu não tenho nada contra o IA-2, por mim viraria o fuzil padrão de todas as 3 forças, desde que isso não signifique que se tenha de abrir mão dos próprios requisitos para poder acomodar soluções que nunca foram pensadas para si.

E o CFN como tropa profissional preza muito isso. Até hoje a aquisição do Guarani só ficou no papel. E ninguém fala mais nele quando se discute a substituição no futuro dos Piranha III.

Por que será?

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16190 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 19, 2020 11:59 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jun 19, 2020 11:50 pm É um detalhe que não significa que o fuzil será adotado, ou não. Esse trabalho do IA-2 nas demais forças está sendo feito pelo MD que está tentando mediar a questão, já que o EB não se dignou fazer isso durante o desenvolvimento do mesmo.

Enfim, apenas falei do que percebo e vejo por aí.

Eu não tenho nada contra o IA-2, por mim viraria o fuzil padrão de todas as 3 forças, desde que isso não signifique que se tenha de abrir mão dos próprios requisitos para poder acomodar soluções que nunca foram pensadas para si.

E o CFN como tropa profissional preza muito isso. Até hoje a aquisição do Guarani só ficou no papel. E ninguém fala mais nele quando se discute a substituição no futuro dos Piranha III.

Por que será?

abs
Em que momento eu disse que o CFN VAI ADOTAR o IA2? Disse que o CFN está considerando, você não pode vir falando do que não não se tem certeza, como "nunca vai adotar". Se pediu requisitos, é porque tem interesse, simples assim!

O que você percebe é uma coisa, fatos são outras e o fato é que o CFN aprovou o fuzil com ressalvas, emitiu uma lista de requisitos e enviou a Imbel para uma possível dotação. Se enviou, é porque tem sim o interesse, se não faria igual a FAB, que submeteu um fuzil ainda do lote piloto a um teste que sequer o seu Sig 551 passaria nele.

E outra, quem no CFN fala em substituir o Piranha IIIC?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16191 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 20, 2020 12:18 am

gabriel219 escreveu: Sex Jun 19, 2020 11:59 pm Em que momento eu disse que o CFN VAI ADOTAR o IA2? Disse que o CFN está considerando, você não pode vir falando do que não não se tem certeza, como "nunca vai adotar". Se pediu requisitos, é porque tem interesse, simples assim!
O que você percebe é uma coisa, fatos são outras e o fato é que o CFN aprovou o fuzil com ressalvas, emitiu uma lista de requisitos e enviou a Imbel para uma possível dotação. Se enviou, é porque tem sim o interesse, se não faria igual a FAB, que submeteu um fuzil ainda do lote piloto a um teste que sequer o seu Sig 551 passaria nele.
E outra, quem no CFN fala em substituir o Piranha IIIC?
Eu não disse que vai adotar, e nem que não vai adotar. Relatei apenas que não existe uma decisão oficial dentro do CFN neste momento.

Se a Imbel conseguir oferecer todas as mudanças que foram solicitadas, e comprovar que elas atendem integralmente aos requisitos dos fuzileiros, por mim ótimo. Será um bom fuzil e mais uma opção até mesmo para o próprio EB e FAB, e quiçá para exportação.

Quanto ao Piranha III isso são apenas conjecturas internas, nada oficial. Conversa de caserna. Ainda vai levar muito tempo para começar a falar em substituição concretamente diante da atual situação. Apesar do Guarani ter sido apontado como objeto de aquisição em algumas apresentações feitas alguns anos atrás, isso não se transformou em ato concreto em função de diversos fatores. Penso eu aqui com os meus botões, que um deles se deve ao fato do veículo ainda apresentar falhas e não conformidades que devem ser resolvidas pela IVECO e EB. O que são essas falhas e não conformidades, ninguém sabe, ninguém diz. Segredo de Estado dentro do exército e da fabricante.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16192 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 20, 2020 2:25 am

FCarvalho escreveu: Sáb Jun 20, 2020 12:18 am
gabriel219 escreveu: Sex Jun 19, 2020 11:59 pm Em que momento eu disse que o CFN VAI ADOTAR o IA2? Disse que o CFN está considerando, você não pode vir falando do que não não se tem certeza, como "nunca vai adotar". Se pediu requisitos, é porque tem interesse, simples assim!
O que você percebe é uma coisa, fatos são outras e o fato é que o CFN aprovou o fuzil com ressalvas, emitiu uma lista de requisitos e enviou a Imbel para uma possível dotação. Se enviou, é porque tem sim o interesse, se não faria igual a FAB, que submeteu um fuzil ainda do lote piloto a um teste que sequer o seu Sig 551 passaria nele.
E outra, quem no CFN fala em substituir o Piranha IIIC?
Eu não disse que vai adotar, e nem que não vai adotar. Relatei apenas que não existe uma decisão oficial dentro do CFN neste momento.
Ue:
FCarvalho escreveu: Ter Jun 16, 2020 10:21 pm E sim, se alguém perguntar se CFN ou FAB querem saber do IA-2, o pessoal até desconversa.
abs
Quanto ao Piranha IIIC, quero saber sobre coisas oficiais. Se for por conversa de caserna, o EB tem intenção em comprar Leopard 2A7V+, FAB em F-35A e Marinha em um NAe de 50 mil tons.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16193 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 20, 2020 3:50 am

Minha opinião - em conjunto com o que o CFN havia pedido - sobre as modificações no IA2:

:arrow: Coronha ajustável. Sugestões: Magpul UBR, MOE, Krytec, CBC Military 3.0 ou a atual da Imbel, porém mais robusta;

:arrow: Cano expandido para 14", passo 1:7 e novo flash hider. Sugestões: Surefire WARCOMP, que pode ser copiado pela própria Imbel;

:arrow: Alavanca de manejo rebatível, adição de alavanca solidária ao ferrolho (com cobertura anti-lama/poeira como do Galil ACE) e modificação do retém do ferrolho, podendo ser acionado dentro do guarda-mato. Sugestão: Tatical Link, porém totalmente interno na arma.

:arrow: Aperfeiçoamento do sistema interno, feito pela Sig Sauer;

:arrow: Troca do guarda-mão por um feito de liga de alumínio, assim removendo o uso da luva isoladora, permitindo a adoção do padrão M-LOK. Sugestões: alumínio 6061;

:arrow: Mudança no regulador de gases, para três posições: A - Lançamento de Granada de Bocal, B - Disparo com Supressor e C - Convencional; e

:arrow: Troca do sistema de mira. Sugestão: Magpul MBUS Pro.

Usando dados disponíveis na internet sobre o custo, iria elevar entre R$ 1,000-1,500, considerando que irão substituir peças existentes, com o fuzil indo pra R$ 7 mil ou R$ 7,5 mil, porém elevando seu patamar, podendo inclusive ser exportado.

Também modificar para que seja possível a fabricação no calibre .300Blackout e 7.62 x 39 mm, expandindo as possibilidades, inclusive para países da AL e Africanos.

Ainda seria mais pouco barato que fuzis concorrentes, opção para países de segunda e terceira linha.




Avatar do usuário
sgtcoelho
Júnior
Júnior
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 8:36 pm
Agradeceram: 35 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16194 Mensagem por sgtcoelho » Sáb Jun 20, 2020 7:47 pm

Senhores o IA2 mostrado no vídeo pelo PMRJ tem as mesmas "características" que os nossos aqui na PMPR. E não adianta dizer que são de um "lote inicial", temos armas de 2015 e armas que foram adquiridas em 2019, são idênticas!
Por que então o EB não reclama, como foi questionado por um colega ?
Vai saber, talvez porque não adiantaria mesmo! Ou é o IA2 ou é o "vassourão" e nesse caso, pelo menos o IA2 é mais leve de carregar.
Além de PM sou CAC e adquiri recentemente um T4 da Taurus e digo com toda certeza, o IA2 perde de longe em acabamento e ergonomia e o T4 ainda tem o passo de raiamento de 1/7 ideal para as OTMs que usamos para trabalhar, por exemplo.
Acho difícil as PMs optarem novamente por aquisições de IA2 agora que tem o T4 no mercado nacional a disposição.




Avatar do usuário
sgtcoelho
Júnior
Júnior
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 8:36 pm
Agradeceram: 35 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16195 Mensagem por sgtcoelho » Sáb Jun 20, 2020 8:30 pm

Só mais uma observação, o nosso COE aqui na PMPR, que é uma Cia do BOPE, tem em sua dotação vários IA2 e alguns Colt AR15.
Tenho alguns amigos que trabalham lá e eles dizem que o pessoal das equipes táticas quase saem no soco para ver quem se arma com os Colts.
Os Colts, cerca de meia dúzia, são armas bastante antigas já e os IA2 foram adquiridas mais recentemente.
Aqui na PMPR, em 2017 foi editada uma portaria do Comando Geral "padronizando" os IA2 para uso na tropa geral e ROTAMS e determinando que plataformas AR, caso fossem conseguidas pelas demais Unidades da Corporação, via doação de Consegs ou via repasse judiacial, oriundas de apreensão, deveriam ser destinadas ao COE.
Por aí já dá para ter uma noção.




Editado pela última vez por sgtcoelho em Dom Jun 21, 2020 9:34 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 545
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16196 Mensagem por Alfa BR » Sáb Jun 20, 2020 8:56 pm

Uma coisa que me chamou a atenção foi a forma como a placa de guarda mão é afixada. Como será que se comportaria após vários disparos de um lança-granadas "under barrel"?

Imagem




Avatar do usuário
sgtcoelho
Júnior
Júnior
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 8:36 pm
Agradeceram: 35 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16197 Mensagem por sgtcoelho » Sáb Jun 20, 2020 9:31 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jun 19, 2020 11:30 pm Mas volto a repetir: é MUITO estranho que essas coisas ai do vídeo ocorram na PMSP e na PMERJ, mas não ocorra no COE, EB e nem quando o CFN testou. No CFN foram mais de mil tiros com o mesmo fuzil, segundo alguns Fuzileiros e nada quanto a confiabilidade foi questionado, apenas aparatos externos.

É no mínimo inusitado.
Será que não é pelo fato de serem elas, PMSP E PMRJ, as duas instituições que verdadeiramente empregam esse armamento em situações reais?!
Quem tá com o couro em risco na linha de tiro grita mais alto, e acaba percebendo as defeciencias mais rápido!
Só de olhar a arma do vídeo vc já percebe que não é uma arma que fica guardada no paiol e só sai de lá no dia de desfile.
Arrisco a dizer que tem muito militar do EB que ainda nem sabe da existência do IA2!




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16198 Mensagem por gabriel219 » Dom Jun 21, 2020 2:35 pm

sgtcoelho escreveu: Sáb Jun 20, 2020 9:31 pm
gabriel219 escreveu: Sex Jun 19, 2020 11:30 pm Mas volto a repetir: é MUITO estranho que essas coisas ai do vídeo ocorram na PMSP e na PMERJ, mas não ocorra no COE, EB e nem quando o CFN testou. No CFN foram mais de mil tiros com o mesmo fuzil, segundo alguns Fuzileiros e nada quanto a confiabilidade foi questionado, apenas aparatos externos.

É no mínimo inusitado.
Será que não é pelo fato de serem elas, PMSP E PMRJ, as duas instituições que verdadeiramente empregam esse armamento em situações reais?!
Quem tá com o couro em risco na linha de tiro grita mais alto, e acaba percebendo as defeciencias mais rápido!
Só de olhar a arma do vídeo vc já percebe que não é uma arma que fica guardada no paiol e só sai de lá no dia de desfile.
Arrisco a dizer que tem muito militar do EB que ainda nem sabe da existência do IA2!
Então você está dizendo que a forma de testagem do IA2 da PMSP - aliás está no manual que não é recomendado utilizar munição .223 desde 2014 e aparentemente se quer leram o manual - e da PMERJ é melhor do que o CFN?

Cara, nem citando o Exército eu estou, até pela questão da imparcialidade, estou focando mais no CFN. Foram mais de mil tiros com a mesma arma e não apresentou metade do que é relatado, então qual seria o problema? Seria um lote com problemas? Seria negligência na manutenção, que é de pleno conhecimento público entre as polícias?

É impossível que a mesma arma tenha resultados diferentes. Se for usar somente por uso diário, então o Scar é um lixo? Pois o Navy Seal utilizou bem mais que os PARAs Portugas e os Portugueses estão gostando bastante da arma. Já vi todo tipo de arma, inclusive nova, falhar em PM's a fora, até Sig na PMPE.
sgtcoelho escreveu: Sáb Jun 20, 2020 7:47 pm Senhores o IA2 mostrado no vídeo pelo PMRJ tem as mesmas "características" que os nossos aqui na PMPR. E não adianta dizer que são de um "lote inicial", temos armas de 2015 e armas que foram adquiridas em 2019, são idênticas!
Por que então o EB não reclama, como foi questionado por um colega ?
Vai saber, talvez porque não adiantaria mesmo! Ou é o IA2 ou é o "vassourão" e nesse caso, pelo menos o IA2 é mais leve de carregar.
Além de PM sou CAC e adquiri recentemente um T4 da Taurus e digo com toda certeza, o IA2 perde de longe em acabamento e ergonomia e o T4 ainda tem o passo de raiamento de 1/7 ideal para as OTMs que usamos para trabalhar, por exemplo.
Acho difícil as PMs optarem novamente por aquisições de IA2 agora que tem o T4 no mercado nacional a disposição.
Talvez devesse prestar melhor atenção, pois falei Corpo de Fuzileiros Navais e é nisso que estou falando:
gabriel219 escreveu: Sex Jun 19, 2020 6:17 pmSabe o que é mais interessante? Esse tipo de coisa não ocorreu com os Fuzileiros Navais.

Curioso, não?
Não se trata de questão sobre defender o IA2 do jeito que está, listei minhas críticas e sugestões de mudanças, mas quero saber o que há de diferente no Fuzil apresentado ao CFN e no Fuzil que está com vocês.

Aliás, aparentemente nem vocês devem saber muito sobre o fuzil, já que existe a opção de cano 1:7 pro IA2 desde 2016, quando foram enviados ao CFN, inclusive um com cano de 21".




Editado pela última vez por gabriel219 em Dom Jun 21, 2020 2:47 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16199 Mensagem por Ckrauslo » Dom Jun 21, 2020 9:41 pm

Gabriel, nesse ponto tenho que concordar com @@sgtcoelho .
Ele tem experiência com esse fuzil e fala daquilo que ele experimentou e vivenciou diariamente em sua profissão.
Ele não considera a ergonomia boa, ele mencionou que para o uso das OTM o raiamento do T4 é melhor.
Quanto a o que tu disse aqui:

(É impossível que a mesma arma tenha resultados diferentes. Se for usar somente por uso diário, então o Scar é um lixo? Pois o Navy Seal utilizou bem mais que os PARAs Portugas e os Portugueses estão gostando bastante da arma).

Sim é bem possível que uma arma tenha resultados diferentes dependendo de quem usa.
Teste dá uma boa ideia mas não vai refletir a realidade do uso no dia a dia por um período extenso.
Um exemplo disso é como os testes com o M16 foram promissores mas a arma foi um fiasco enorme durante o Vietnã.
Os Seals estão usando o Scar juntamente com o pessoal do SOCOM e JSOC desde que o SCAR saiu.
Eles têm bem mais tempo e experiência com a arma para perceber problemas que elas tem em relação ao seu funcionamento.
Pode ser que a FN tenha pegado isso e feito alterações nas novas armas que saem da fábrica? Muito provável que sim.

Eles têm razões muito boas para não gostar tanto assim das armas, e quanto a manutenção as armas das FE americanas são muito bem manutenidas.
Quanto às Forças policiais não cuidarem bem dos seus armamentos, no Brasil infelizmente é uma realidade, mas também vai do indivíduo, que pode dar uma limpada na mesma antes de sair para o serviço.
Tenho muitos amigos no BOPE do Acre que fazem isso.
Creio eu que não tenham diferenças entre os fuzis, testados pelo CFN, dos usados no Exército e pelas PM Brasil afora.
A diferença está nos testes realizados e aquilo que é esperado pelas instituições, cada uma tem padrões diferentes.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
sgtcoelho
Júnior
Júnior
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 8:36 pm
Agradeceram: 35 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16200 Mensagem por sgtcoelho » Dom Jun 21, 2020 10:18 pm

Rapaziada vou resumir o que todos as pessoas que conheço e que já trabalharam com alguma arma da família do FAL pessam sobre elas.
FAL 7,62, MD 97 e IA2 te servem enquanto vc não tenha outra arma disponível!
Não conheço a realidade do CFN mas aposto um olho que não trocam suas M16 pelos IA2, podem até a chegar a usar um dia, mas vai ser igual a nós da PM, ou seja, na hipótese de a instituição não ter grana e ou vontade de fazer uma licitação internacional e aí o comando dizer: "olha vai ter que ser isso aqui mesmo"!
FAB idem!
IA2 com cano de passo de raiamento 1/7 se existe deve estar guardado num banco da Suiça!
Deve ser igual o IA2 que um colega falou que libera o ferrolho precionando o botão do retém, só tem na imaginação dele! Arma exclusiva.
Ou a arma era defeituosa, para variar.
Para as PMs só é vendida duas versões do IA2, ou é a carabina preta ou o fuzil verde, passo de raiamento é o mesmo, 1/10, pois é pensado para atirar a munições que o EB tem em seu inventário! Mas aí o erro é das PMs em adquirir munição imprópria, concordo!
Manutenção, pelo menos aqui na minha unidade é feita uma vez por semana, isso quando não é utilizada, pois a regra é: atirou, limpou!
Uso de munição .223, só se foi particular do PM, as instituições nem conseguem autorização do EB para comprar esse calibre. E vamos combinar né, só aqui no Brasil e em armas nacionais a munição .223 da pane ou "explode" arma de calibre 556! Se fosse o contrário tudo bem...
Tenho certeza, que o EB vai continuar a ser o único nas FFAA a usar o IA2, mesmo por que conscrito não tá nem aí para que arma usa, só quer saber de tirar o tempo e sair fora! E nisso incluo qqr sd. de qqr unidade do EB, seja paraquedista, seja de caatinga, de montanha, de selva....
Ninguém no EB tá preocupado com arma, afinal não tem suas vidas em risco e quem é do efetivo profissional, os "lobinhos" por exemplo, tá mais preocupado em prestar concurso e dar no pé.
Acho um tremendo desrespeito ao contribuinte gastar nossos impostos numa arma dessas (IA2) só para estreludo falar que é "tecnologia nacional".
Antes o EB tivesse feito como outros fazem por aí, comprado uns 100 mil fuzis da família AR ou AK e sido feliz pela eternidade!
Mas é o que eu acho.




Editado pela última vez por sgtcoelho em Seg Jun 22, 2020 4:04 pm, em um total de 1 vez.
Responder