Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16126 Mensagem por dalton romao » Dom Mai 24, 2020 5:50 pm

Valeu




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 557
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 222 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16127 Mensagem por Alfa BR » Qua Jun 03, 2020 8:50 pm

gabriel219 escreveu: Dom Out 07, 2018 4:56 pm Bom, eu tinha prometido nunca mais comentar aqui, mas o Marechal tem razão.

O IA2 usa um sistema de embolo, pistão e ferrolho bem mais avançados que o AK-47 e o M4, que ainda utiliza o ferrolho antigo de 5 ressaltos. Todo o conjunto do IA2, depois do recall e os problemas que tiveram no lote piloto, foram uma tentativa de copiar os HK 416 que o BAC já possuíam.

Resumindo, o sistema do IA2 hoje é uma cópia
- considerando embolo, pistão, mola e ferrolho - barateada e menos capaz do HK 416, mas ainda sim eficiente. O funcionamento é praticamente o mesmo, com o embolo se mantendo e apenas movendo o pistão.

Sobre alavanca de manejo ambidestra, foi aventada a hipótese de adicionar uma alavanca diretamente no transportador do ferrolho, saíndo pela janela de ejeção, igual o SG 552, AK e entre outros, além de trocar o posicionamento do botão para liberar o ferrolho, que fica abaixo do retém do carregador.

O problema da Taurus é falta de vergonha na cara, o T4 é a pior cópia do M4 que já tive o desprazer de ouvir falar. Há 2 monstros desses aqui em PE, foram testados por 2 dias no BOPE daqui e preferiram o SIG sem testarem o SIG de tão ruim que é. O ferrolho de um deles se quer abre após o último disparo, tornando aquele botão do retém inútil.
Comentário antigo mas...

Embolo e pistão não são a mesma coisa?

O ferrolho da família AR (M4, M16, HK-416...etc.) não tem 7 ressaltos?

O IA2 não possui botão para liberar o ferrolho.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16128 Mensagem por dalton romao » Qua Jun 03, 2020 10:56 pm

Êmbolo e pistão são a mesma coisa e os M4 são 7 os ressaltos. 5, se não me engano nos AKs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#16129 Mensagem por Túlio » Qui Jun 04, 2020 3:00 pm

Foto bem legal do PARAFAL modernizado (notar a nova parte superior da caixa da culatra com Picatinny e mira ótica).

Fuente: página oficial do EB no Twitter (@exercitooficial)


Imagem


PS.: não reconheci a mira, me parece uma ACOG com algum tipo do que me parece ser um colimador laser anexado. CRAQUES nisso como o @gabriel219, @Ckrauslo e @Viktor Reznov poderiam esclarecer melhor. Também não entendi a função daquele cordão preso aos Fz, seria para evitar que, se caíssem na água, se perdessem?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16130 Mensagem por dalton romao » Qui Jun 04, 2020 3:17 pm

Me parece, Túlio, que esses são os antigos onde só acrescentaram o trilho e a mira ótica. Os "modernizados" tiveram o cano trocado por um mais curto e a coronha de alumínio, que é essa da foto, substituída por outra de polímero




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#16131 Mensagem por Túlio » Qui Jun 04, 2020 3:25 pm

dalton romao escreveu: Qui Jun 04, 2020 3:17 pm Me parece, Túlio, que esses são os antigos onde só acrescentaram o trilho e a mira ótica. Os "modernizados" tiveram o cano trocado por um mais curto e a coronha de alumínio, que é essa da foto, substituída por outra de polímero
Que eu recorde, cupincha, o ponto principal era a troca da peça que citei, o resto era secundário.

RAZÃO: pode botar todo o resto mas nada disso ajuda na hora de usar mira ótica; lembrar que nas Malvinas os brits experimentaram uma chamada TRILUX e perdia o "zero" em meia dúzia de disparos por causa dos movimentos de torção na parte superior da caixa.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37558
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16132 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 04, 2020 4:22 pm

o cordão verde de varal de roupa ali é para não perder o FAL caso ele caia na água mesmo.
quem já andou nessas voadoras sabe como é divertido pegar uns banzeiros nelas. :mrgreen: 8-]

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13794
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16133 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 04, 2020 5:45 pm

Alfa BR escreveu: Qua Jun 03, 2020 8:50 pm
gabriel219 escreveu: Dom Out 07, 2018 4:56 pm Bom, eu tinha prometido nunca mais comentar aqui, mas o Marechal tem razão.

O IA2 usa um sistema de embolo, pistão e ferrolho bem mais avançados que o AK-47 e o M4, que ainda utiliza o ferrolho antigo de 5 ressaltos. Todo o conjunto do IA2, depois do recall e os problemas que tiveram no lote piloto, foram uma tentativa de copiar os HK 416 que o BAC já possuíam.

Resumindo, o sistema do IA2 hoje é uma cópia
- considerando embolo, pistão, mola e ferrolho - barateada e menos capaz do HK 416, mas ainda sim eficiente. O funcionamento é praticamente o mesmo, com o embolo se mantendo e apenas movendo o pistão.

Sobre alavanca de manejo ambidestra, foi aventada a hipótese de adicionar uma alavanca diretamente no transportador do ferrolho, saíndo pela janela de ejeção, igual o SG 552, AK e entre outros, além de trocar o posicionamento do botão para liberar o ferrolho, que fica abaixo do retém do carregador.

O problema da Taurus é falta de vergonha na cara, o T4 é a pior cópia do M4 que já tive o desprazer de ouvir falar. Há 2 monstros desses aqui em PE, foram testados por 2 dias no BOPE daqui e preferiram o SIG sem testarem o SIG de tão ruim que é. O ferrolho de um deles se quer abre após o último disparo, tornando aquele botão do retém inútil.
Comentário antigo mas...

Embolo e pistão não são a mesma coisa?

O ferrolho da família AR (M4, M16, HK-416...etc.) não tem 7 ressaltos?

O IA2 não possui botão para liberar o ferrolho.
Na verdade tive uma confusão, quis dizer sistemas de gases e pistão.

Sobre a Família AR, bem, fui específico a UM fuzil dessa família.

O IA2 possui sim botão para liberar o ferrolho, fica logo após o guarda-mato:
Imagem

Eu já empunhei uma versão carabina do mesmo, com ferrolho aberto e fiz a liberação do ferrolho justamente neste botão, que tem um posicionamento horrível, na minha opinião.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16134 Mensagem por Ckrauslo » Qui Jun 04, 2020 5:53 pm

Interessante eu não sabia disso.
Mas de fato a posição do mesmo é uma merda e pode ser mais difícil de pegar em combate.
@Túlio Acho que é um Aimpoint Comp M4 ou um similar de outra marca, infelizmente pelo celular eu não tenho como linkar uma imagem.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 557
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 222 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16135 Mensagem por Alfa BR » Qui Jun 04, 2020 8:00 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jun 04, 2020 5:45 pm
Alfa BR escreveu: Qua Jun 03, 2020 8:50 pm

Comentário antigo mas...

Embolo e pistão não são a mesma coisa?

O ferrolho da família AR (M4, M16, HK-416...etc.) não tem 7 ressaltos?

O IA2 não possui botão para liberar o ferrolho.
Na verdade tive uma confusão, quis dizer sistemas de gases e pistão.

Sobre a Família AR, bem, fui específico a UM fuzil dessa família.

O IA2 possui sim botão para liberar o ferrolho, fica logo após o guarda-mato:
Imagem

Eu já empunhei uma versão carabina do mesmo, com ferrolho aberto e fiz a liberação do ferrolho justamente neste botão, que tem um posicionamento horrível, na minha opinião.
O ferrolho do M4 possui 7 ressaltos.

Isso foi pensado como um botão para liberar o ferrolho?

No caso do FAL há sim um botão (ou tecla) para liberar o ferrolho.

Imagem




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16136 Mensagem por Ckrauslo » Qui Jun 04, 2020 8:06 pm

Se esse botão libera o ferrolho, acho que um armeiro consegue fazer uma tecla para ser colocado na lateral que ao ser pressionada ativa esse botão.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 557
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 222 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16137 Mensagem por Alfa BR » Qui Jun 04, 2020 8:18 pm

Vi no manual do IA2 da IMBEL que o retém do ferrolho funciona da mesma forma que no FAL: quando o ultimo disparo é efetuado o transportador do carregador atua no retém do ferrolho,
levantando-o. Este, por sua vez, "prende" o conjunto do ferrolho na posição à retaguarda, mantendo a arma aberta.

Página 13: https://www.imbel.gov.br/phocadownload/ ... 56-IA2.pdf

A lógica diz que o botão para liberação do ferrolho deveria ser pressionado para baixo, puxando o retém do ferrolho para baixo deixando a mola impulsora empurrar o conjunto do ferrolho para frente, trancando a arma.

Como isso ocorre nesse botão?

Imagem




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 557
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 222 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16138 Mensagem por Alfa BR » Qui Jun 04, 2020 9:00 pm

Nesse vídeo indica que não existe botão de liberação do ferrolho sendo necessário dar o golpe na alavanca de manejo (aos 3:20).





Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 557
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 222 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16139 Mensagem por Alfa BR » Qui Jun 04, 2020 9:16 pm

Acho que esse vídeo encerra a questão (a partir dos 6:44):





Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16140 Mensagem por Ckrauslo » Qui Jun 04, 2020 9:34 pm

Essa arma desesperadamente precisa de algo prasoltar o ferrolho




Kept you waiting, huh?
Responder