Saudades da VARIG

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Saudades da VARIG

#151 Mensagem por Bruno Falcão » Ter Jun 13, 2017 1:16 pm

Duas relíquias nessa foto.. Se reparar no fundo tem um 727 da Panam




Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Saudades da VARIG

#152 Mensagem por Bruno Falcão » Qui Ago 03, 2017 9:48 pm

Supremo mantém decisão que obrigou União a indenizar companhia Varig
Governo congelou tarifas entre 1985 e 1992 e STF já havia decidido, em 2014, pela indenização por entender que medidas para conter inflação prejudicaram a Varig. União e MPF recorreram.



Por Mariana Oliveira, TV Globo, Brasília
03/08/2017 18h29 Atualizado há 2 horas
O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quinta-feira (3) a decisão de 2014 que obrigou a União a indenizar a companhia aérea falida Varig pelo congelamento de tarifas durante o Plano Cruzado, entre outubro de 1985 e janeiro de 1992.

O STF já havia decidido pela indenização por entender que as medidas econômicas para conter a inflação prejudicaram a empresa, que foi à falência, causando prejuízos aos funcionários. Mas a União e o Ministério Público Federal recorreram.
Ao analisar os chamados embargos de declaração, recursos para esclarecer a decisão, a Corte decidiu manter o entendimento da decisão inicial.

Entenda

Ao decidir pela indenização, o STF manteve uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que estabeleceu que a Varig tinha direito a uma indenização de R$ 2,3 bilhões (em valores de 2002). O valor atualizado corrigido pode ultrapassar os R$ 6 bilhões.
O dinheiro deve ser usado para o pagamento de dívidas trabalhistas individuais e com o fundo de previdência Aerus, que reúne ex-funcionários e aposentados pela Varig. A falência foi decretada em 2010.
Quando o processo no Supremo transitar em julgado, ou seja, quando a decisão desta quinta for publicada e não houver novo recurso, a Justiça Federal de Brasília deverá fazer os cálculos sobre a quantia atualizada. Depois, a Vara de Falências do caso Varig vai definir quem tem prioridade para recebimento dos valores.

O caso na Justiça

O caso está na Justiça há mais de 20 anos. Em 1993, a Varig entrou com ação na Justiça do Distrito Federal para ser indenizada. Desde então, o processo passou pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e pelo STJ - ambos reconheceram o direito da Varig.
A Varig alegou ao Supremo que "a diminuição do seu patrimônio líquido seria decorrente da política de congelamento tarifário vigente, no país, de outubro de 1985 até janeiro de 1992, instituída pelo denominado Plano Cruzado, do que adviria a responsabilidade da União pelos danos que a comprometeram."
A Advocacia Geral da União defendeu no STF que a União não poderia ser condenada "por exercer legitimamente uma de suas funções típicas, de regular o serviço público em prol de toda coletividade, de toda sociedade".

A Procuradoria Geral da República concordou que "toda coletividade sofreu prejuízos" com o Plano Cruzado e que a Varig não deveria ser indenizada.

http://g1.globo.com/economia/noticia/st ... ifas.ghtml




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Saudades da VARIG

#153 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 29, 2017 1:53 am

"Que tempo bom, que não volta nunca mais..." :roll: :(

Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Saudades da VARIG

#154 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 13, 2019 12:24 am





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Saudades da VARIG

#155 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 16, 2020 2:03 pm

VARIG, 93 anos e uma caixa-preta esperando para ser aberta
Por Giordani - 16/05/2020

https://www.cavok.com.br/varig-93-anos- ... swkTMg4-pw




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder