TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82891 Mensagem por jambockrs » Qui Mar 26, 2020 8:58 am

Meus prezados
Produção do Gripen F em andamento
por Guilherme Wiltgen

Imagem

A Saab realizou o primeiro corte de metal para a versão do caça de dois lugares (biposto), o Gripen F, estabelecendo um marco importante no Programa.
O Gripen F está em desenvolvimento para a Força Aérea Brasileira (FAB) e compartilha do mesmo design e recursos avançados do Gripen E, mas com um assento, displays e controles para um segundo piloto. O Gripen F tem tanto um modo de treinamento para instruções de um único membro e um modo onde os dois membros da equipe dividem o trabalho com duas diferentes configurações do display.
A primeira peça foi fabricada recentemente nas instalações da Saab, em Linköping, Suécia, e será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave.
“Esse é um marco importante para o projeto Gripen, pois demonstra que a fase de desenvolvimento está acontecendo adequadamente. Isso sinaliza o início da produção da aeronave de dois lugares, o Gripen F, muito aguardado pela Força Aérea Brasileira”, diz o Coronel Renato Leite, integrante da Força Aérea Brasileira e chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle da Saab (GAC-Saab).
O Programa Gripen F acontece em conjunto entre a Saab e as empresas parceiras brasileiras Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech. Atualmente, cerca de 400 engenheiros estão trabalhando no desenvolvimento do Gripen F, principalmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), localizado na planta fabril da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A fabricação ocorrerá na Suécia e no Brasil.
“Este foi um trabalho de equipe onde tivemos muitas pessoas dedicadas, tanto na Suécia como no Brasil, construindo o caminho para este importante marco da nova versão do Gripen. Estes marcos são momentos especiais devido a sua raridade e faz com que estejamos realizados”, diz Jonas Hjelm, head da Saab Aeronautics.
O Brasil encomendou 28 caças monoposto (um assento) Gripen E, que serão entregues no Brasil a partir de 2021, e 8 caças Gripen F, com entregas acontecendo a partir de 2023.
O Gripen F também está sendo oferecido pela Saab para o governo da Finlândia para o programa de substituição de caças.
Foto e fonte: Saab via site Defesa Aérea & Naval 26 mar 2020




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82892 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 26, 2020 11:21 am

Tenho essa curiosidade: o Gripen F terá as mesmas dimensões do modelo E e será apenas acrescido o espaço do assento, ou haverá alguma modificação relevante do desing e estrutura do mesmo a fim de acomodar outro assento?

Nos modelos anteriores as dimensões praticamente são as mesmas.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82893 Mensagem por Cassio » Qui Mar 26, 2020 12:57 pm

Dependendo de como foi o projeto da aeronave original, desenvolver uma versão dos assentos pode exigir muitas alterações estruturais e de instalação de sistemas, sem mudar as dimensões gerais da aeronave.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82894 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 26, 2020 1:23 pm

Pois é Cassio. O modelo E em si mesmo já é alguma coisa maior que os C/D, então, me parece que não é o caso de simplesmente colocar um assento atrás no avião e está tudo bem.
E como a versão F não será utilizada somente para conversão operacional, mais um motivo para questionar as dimensões da mesma.
Os suecos optaram por ficar com os Gripen D, enquanto a FAB quis um modelo novo a partir do Gripen E. Se a FAB considerou que os D não eram suficiente para fazer o que ela queria em termos de desempenho, performace e capacidades, deve ter algo aí que justifique o investimento em um avião que se pode dizer é quase outro.
Acho que algumas coisas deverão ser bastante alteradas para se conseguir obter os resultados desejados.
Uma coisa que me vem à mente, por exemplo, e que será uma questão a se resolver é a da capacidade de levar combustível, já que o modelo E segundo a SAAB teve um ganho de cerca de 40% em relação ao anterior. Com um assento a mais ocupando espaço no Gripen F, como equalizar isso? Vai se aceitar as perdas naturais ou vamos mexer no avião de modo a manter exatamente as mesmas características do Gripen E? Se sim, manter as dimensões atuais fica mais difícil.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82895 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 27, 2020 11:41 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82896 Mensagem por arcanjo » Qui Abr 02, 2020 11:56 am

Brasileiros realizam primeiro ensaio em voo no Gripen
Os engenheiros de teste brasileiros estão no meio do programa de transferência de tecnologia no departamento de Ensaios em Voo da Saab Aeronautics, na Suécia. Recentemente eles conduziram o primeiro ensaio em voo no Gripen E, em um voo com quase duas horas de duração.

https://1.bp.blogspot.com/-dAaFmoqSJgY/XoXtpn8VniI/AAAAAAAAE64/srCQLzH_mB4MLumzUYijXWuWoDXLLPtRACLcBGAsYHQ/s1600/91983155_2613999755591209_8054479984120561664_o.jpg

Em outubro de 2019, os engenheiros da Embraer estiveram em Linköping, base do departamento de Ensaios em Voo da Saab Aeronautics, para trabalhar em sistemas táticos do Gripen E. Com os estudos teóricos e com a experiência do treinamento prático, os engenheiros agora já progrediram para o teste prático de voo.

O voo que ocorreu no mês passado, com o primeiro Gripen E Brasileiro (designado 6001 pela Saab), foi o chamado voo de verificação geral (ou shake down, como é conhecido em inglês), destinado a testar o Head Up Display (HUD), o novo altímetro de radar e as funções de edição em todos os níveis.

"O time brasileiro deu um grande passo na direção correta desse teste conjunto. Nós testamos muitas funções novas, que beneficiam tanto o programa brasileiro como o sueco, mas o teste mesmo foi liderado pela primeira vez pelos engenheiros de teste brasileiros", disse Mikael Olsson, Head do departamento de Ensaio em Voo.

"Estamos muito felizes em ter realizado a primeira sessão de voo no Gripen E. Num primeiro momento, foi estressante monitorar todos os dados online do ensaio em voo, pois tem muitas coisas para acompanhar ao mesmo tempo. Mas agora estou aliviado e sentindo muita satisfação, visto que a execução foi como planejamos", disse Denner Cunha, Engenheiro de ensaios em voo da Embraer, que fez parte do time que conduziu o voo.
Mais ensaios em voo estão à espera dos engenheiros brasileiros, tanto nas aeronaves como em simuladores, buscando tornar esses engenheiros independentes de acordo com os procedimentos da Saab. A partir do meio do ano, o programa de transferência de tecnologia deles será concluído e eles voltarão para o Brasil.

"Nós esperamos que no final deste ano, os engenheiros brasileiros estejam prontos para conduzir os ensaios em voo de sistemas táticos no Centro de Ensaios em Voos do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), no Brasil. Entraremos em uma fase emocionante, então agora devemos estabelecer as bases para permitir que eles construam boas relações e network com a Saab. Estes são fatores essenciais que garantirão o sucesso da continuidade do trabalho conjunto", sinalizou Anna Arildsson, Gerente de Sistemas Táticos no Departamento de Ensaio de Voo.

"Você não consegue aprender tudo somente lendo manuais e processos – você precisa trabalhar e colocar 'a mão na massa' na operação. Isto foi algo que conseguimos realizar durante nosso primeiro ensaio em voo", acrescentou Denner.

Sobre o Programa

O Programa Gripen Brasileiro inclui um grande e efetivo programa de transferência de tecnologia. Até 2025, mais de 350 engenheiros brasileiros e técnicos de empresas parceiras, vão participar de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping (Suécia). Até agora, cerca de 200 engenheiros já foram treinados na Suécia. Eles já voltaram ao Brasil e a maioria está trabalhando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto.

FONTE: Saab do Brasil

https://defesabrasilnews.blogspot.com/2 ... io-em.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82897 Mensagem por Carcará » Sex Abr 03, 2020 6:07 pm

Carcará escreveu: Ter Mai 10, 2016 7:20 pm Boa noite senhores,

Após um longo e tenebroso inverno......

Ainda existe alguém das antiiiigaaasss aqui no fórum? **

Sds,

"Carcará" Mascarenhas
Meus caros, boa noite!

Incrível a longevidade desse Fórum.

Um grande abraço para todos.

Sds,

"Carcará" Mascarenhas




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82898 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 03, 2020 9:08 pm

Quem é vivo sempre aparece. Bem vindo de volta. :mrgreen:
E vê se não some. 8-]

Adsumus.

[009]

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82899 Mensagem por arcanjo » Qui Mai 14, 2020 2:13 pm

IAE/FAB e KRYPTUS assinam contrato do IFF para o F-39 Gripen E/F

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... to-do.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82900 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 14, 2020 5:04 pm

Uma notícia mais do que auspiciosa. E dessas que não raro passam desapercebidas em sua importância.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82901 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 21, 2020 1:26 pm

GRIPEN BRASIL: A importância do Gripen para a Força Aérea Brasileira
Por Diego Alves -21/05/2020 -

https://www.cavok.com.br/gripen-brasil- ... EzrQnM4v_M




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82902 Mensagem por Mapinguari » Qui Mai 28, 2020 2:00 pm

FCarvalho escreveu: Dom Set 15, 2019 1:54 pm
Mapinguari escreveu: Dom Set 15, 2019 3:22 am
Bom dia a todos.
Eu acredito em um segundo lote, com mais unidades (talvez 48-50), mas não em 3 lotes de 36. Como você mencionou, considerando o valor do financiamento de SEK 39,9 bilhões, que hoje, equivalem a cerca de US$ 4,1 bilhões, isso daria US$ 117 milhões por caça, naquela conta de padaria que inclui tudo de que consta o contrato (incluindo ToT), dividido pelo número de aeronaves. Considerando somente as aeronaves, o valor de cada Gripen E/F deve estar na faixa de US$ 85-90 milhões. Se a Suécia adquirir mais 60 aeronaves e outros países também virem a adquirir mais unidades do caça, o preço de cada Gripen E?f de um segundo lote de 50 aviões pode ser até igual ou pouco inferior ao que pagamos pelo primeiro lote. Então, um segundo lote maior faz sentido.
E a FAB form muito inteligente com a questão da linha de produção no Brasil, pois fica mais "palatável" convencer ao poder político que um novo lote é importante não apenas para melhor a capacidade de defesa do Brasil, substituindo os F-5M e A-1 restantes, mas também para manter a linha e empregos de alto nível criados com a produção do caça no Brasil.
Acredito que, com cerca de 86 Gripen E/F, a FAB estará muito bem servida em termos de aviões de combate para as próximas duas décadas, até um MLU da frota, garantindo mais 20 anos na dianteira tecnológica na AL.
Olá Mapinguari,

lendo entrevistas de oficiais da FAB na Revista Força Aérea, o que se pode depreender é que existem duas possibilidades: uma é solicitar o segundo lote ao final da entrega do primeiro, ou seja, por volta de 2024/2025. A segunda é, em dependendo do acerto das exportações do caça, e tendo em vista a proteção do processo produtivo na Embraer, que isso seja adiantado já em 2021/2022.
horas, a SAAB divulgou este ano que a força aérea sueca e o MD deles estariam trabalhando com o planejamento de aquisição de mais 60 unidades do Gripen E. O dado deve ser confirmado, ou não, no ano que vem em virtude do programa de defesa quadrienal deles.
Independente de exportações, a SAAB mais de uma vez já deu informes de que está negociando um segundo lote com a FAB, por mais que esta última negue qualquer coisa neste sentido. E na verdade faz bem em não fazê-lo, posto que sequer recebemos o caça e muito menos começamos a pagar os que iremos receber do primeiro lote. Então, como diz o cito popular, o segredo é a alma do negócio.
A se confirmar o segundo lote sueco, que acredito deva ser já no ano que vem, é provável que a FAB possa engajar-se também em um pedido conjunto com os suecos, agora com uma quantidade maior do caças, visto que os preços e custos seriam muito mais favoráveis. Assim, e levando em conta que a oferta financeira sueca possa ser tão boa ou melhor que a primeira, nada diz que estes caças não possam ser encomendados no curto prazo. Aliás, diante da realidade de descalabro econômico e orçamentária do GF e de gestões futuras, seria uma atitude de bom senso encomendar no menor prazo possível a maior quantidade possível, também, de F-39 E/F, a fim de se cobrir, em tese, as três bases aéreas que hora se pensa dispor no alto comando da FAB. Para tanto e fazê-lo de modo a igualar em capacidade e condições estas bases, pelo menos 72 caças a mais deveriam ser encomendados. Isso possibilitaria 36 unidades em cada base e completar as 108 previstas.
Se os suecos encomendarem as 60 unidades adicionais, somadas a eventuais 72 brasileiras, seriam 132 caças, o que daria para manter a linha de produção aqui e lá aberta até 2030, pelo menos. Sem contar que tal quantidade encomendada em conjunto poderia facilmente colocar abaixo, literalmente, o preço do caça. E como a comunalidade de sistemas tem sido cada vez maior entre os dois modelos, isso ajudaria muito em tal perspectiva.
E tudo isso sem gastar necessariamente mais do que o fizemos na primeira vez.
Outra hipótese é manter 24 caças em cada base, o que soma 72 caças no total. Não creio que seja uma quantidade suficiente para nossas necessidades, mas diante do fato de que defesa nunca foi e nem chegará a ser um assunto sério no Brasil, com certeza é melhor do que nada. Seria o caso de adquirir apenas mais 36 unidades.
Conquanto creio que a FAB deva tentar aproveitar as oportunidades que lhe apareçam à porta, posto que não é todo dia que a sorte resolve bater nela.
Uma provável encomenda conjunta poderia render para a Embraer e para a BID muitos negócios em relação aos suecos. Até as demais forças poderiam ganhar com isso.
É só saber negociar.

abs
Olá FCarvalho!
Também acredito que a FAB precisa se mobilizar visando a aquisição do segundo lote o quanto antes. Mas não há mais, na FAB, essa negativa de um segundo lote. Ao contrário, o comandante da Aeronáutica, brig. Bermudez, tendo o Ministro da Defesa ao seu lado, admitiu que o segundo lote virá, na solenidade de apresentação do primeiro Gripen E da FAB, em setembro de 2019. Claro que existe a pandemia do Coronavirus e as coisas se complicaram. Mas, a se confirmar a compra do segundo lote de 60 pela Suécia, e de 88 pelo Canadá, onde as coisas mudaram e o Gripen E parece estar sendo visto com muito potencial, o cenário da aquisição de um segundo lote pela FAB fica muito favorável. E acredito que, por efeito da economia de escala proporcionado por mais 60 para a Suécia, mais possíveis 88 para o Canadá e, quem sabe, 64 para a Finlândia, somados ao fato de que os valores envolvidos na transferência de tecnologia e outros itens que "incharam" o valor do contrato do primeiro lote não serem mais necessários num segundo lote, isso permitirá a contratação de mais unidades no segundo lote (48 unidade, por exemplo) por um valor igual ao do 1º lote (39 bilhões de coroas suecas). Deixaria a FAB com 84 Gripen E/F, número suficiente para equipar todas as atuais unidades de caça da FAB e ainda deixar uma reserva para atrito operacional.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82903 Mensagem por Mapinguari » Qui Mai 28, 2020 2:13 pm

FCarvalho escreveu: Qui Fev 20, 2020 8:27 pm Live do Canal Aviação Militar sobre o Gripen E do Cel Av Sergio Blaso e participação do meu conterrâneo Alexandre Fontoura da Revista Segurança e Defesa.
Muita informação para quem quer se informar bem.
abs
[018]

[009]




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82904 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 28, 2020 10:31 pm

Mapinguari escreveu: Qui Mai 28, 2020 2:00 pm Olá FCarvalho!
Também acredito que a FAB precisa se mobilizar visando a aquisição do segundo lote o quanto antes. Mas não há mais, na FAB, essa negativa de um segundo lote. Ao contrário, o comandante da Aeronáutica, brig. Bermudez, tendo o Ministro da Defesa ao seu lado, admitiu que o segundo lote virá, na solenidade de apresentação do primeiro Gripen E da FAB, em setembro de 2019. Claro que existe a pandemia do Coronavirus e as coisas se complicaram. Mas, a se confirmar a compra do segundo lote de 60 pela Suécia, e de 88 pelo Canadá, onde as coisas mudaram e o Gripen E parece estar sendo visto com muito potencial, o cenário da aquisição de um segundo lote pela FAB fica muito favorável. E acredito que, por efeito da economia de escala proporcionado por mais 60 para a Suécia, mais possíveis 88 para o Canadá e, quem sabe, 64 para a Finlândia, somados ao fato de que os valores envolvidos na transferência de tecnologia e outros itens que "incharam" o valor do contrato do primeiro lote não serem mais necessários num segundo lote, isso permitirá a contratação de mais unidades no segundo lote (48 unidade, por exemplo) por um valor igual ao do 1º lote (39 bilhões de coroas suecas). Deixaria a FAB com 84 Gripen E/F, número suficiente para equipar todas as atuais unidades de caça da FAB e ainda deixar uma reserva para atrito operacional.
Olá Mapinguari.

Uma informação muito boa e que provoca em nós a esperança de que não fiquemos a ver navios neste programa. Ou somente no primeiro lote.
Além do Canadá e Finlândia, penso que a Colombia aparece também como uma boa chance de emplacarmos o Gripen E/F agora conta com a participação da Embraer, adicionada na proposta pelos suecos dia desses, vamos dizer assim.
Um eventual segundo lote para a FAB pode ser um ponto muito bem vindo a favor da decisão da FAC pelo caça. São apenas 15 unidades, por enquanto, mas que para o mercado sul-americano é uma grande vitória.
Ainda parece que os suecos estão correndo por fora na Suíça, mas ali já é uma situação mais complicada, por mais que eu acredite que os militares da força aérea suíça estejam torcendo - e sejam a favor - pelo Gripen E. Seriam 30 a 40 unidades a mais na conta.
O resultado de Canadá e Finlândia, salvo engano, saem até 2022. O processo suíço se resolve ano que vem mais tardar, até a última vez que vi li sobre. Os colombianos salvo engano ano que vem também resolvem quem leva o certame, embora a situação com a pandemia deva atrasar qualquer plano de aquisição.
Eu torço para que até 2022 tenhamos alguma indicação concreta para este segundo lote. Se a SAAB levar em um desses processos que seja, já garante para nós uma diminuição de custos óbvia, e melhora, e muito, as nossas condições para negociar um segundo lote.
Agora, os suecos tomaram a decisão de também vão manter os Gripen C/D até 2040. Se isso compromete a compra dos outros 60 Gripen E, que até podem ter alguns F no meio, é algo que se tem de acompanhar de perto. Os modelos biplace serão utilizados tanto para conversão como operacional ao longo desse tempo.
Acho que o caça sueco tem ótimas chances em todos estes certames. Embora seja superlativo em relação aos demais concorrentes, ganhar já é bem outra coisa. Resta-nos torcer para que ele vença. A vitória dele será a nossa.
E se o caça sueco vencer tudo - vai que... 8-] - a possibilidade de a FAB conseguir arrumar mais caças do que os 108 pretendidos inicialmente, acho que até a MB pode se arriscar no futuro com ele.
A ver.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82905 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 31, 2020 1:48 pm

Segurança dos jatos Gripen F-39 E/F motiva contrato do Instituto de Aeronáutica e Espaço do Brasil com a Kryptus
Projeto permitirá que o Brasil avance no desenvolvimento do primeiro aviônico de IFF com tecnologia 100% nacional
Luiz Padilha por LUIZ PADILHA 29/05/2020

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... R17zlUP8L0




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder