Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Vou repetir a questão - até porque há muitos interessados na resposta deste lado do Atlântico: alguma previsão para as certificações, em especial aterragem em pistas não-preparadas e AAR de helicópteros?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Sobre revo com Helos, ainda não foi noticiado nada de público. E nem há informações quanto a este aspecto de parte da Embraer.
O que a empresa continua a afirmar é que a FOC deve ser obtida este ano, ou no máximo em 2021.
Isso significa na teoria que estas duas capacidades devem ser obtidas este ano ou ano que vem.
Este ano devem ser entregues mais 3 aviões segundo o cronograma. Com a entrada em operação deles as certificações que ainda faltam devem ser mais facilmente obtidas tendo em vista a ampliação das tripulações formadas e habilitadas e também a um maior número de aeronaves disponíveis para cobrir a operacionalidade do 1o GTT e as necessidades de certificação da aeronave.
Por enquanto com apenas dois aviões entregues as coisas estão devagar. Ambas estão sendo utilizadas mais na formação/qualificação das tripulações e do esquadrão do que propriamente em operações reais na FAB.
A ver se este ano recebemos mais aviões. Isto irá facilitar a vida de todo mundo.
abs
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- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Segundo a FAB, tal como consta na matéria, os testes com helicópteros começarão este ano.
https://www.aereo.jor.br/2019/11/25/kc- ... to-em-voo/
abs
https://www.aereo.jor.br/2019/11/25/kc- ... to-em-voo/
abs
Carpe Diem
- Julio Cesar
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Re: Sobre o KC-390
Meu caro FCarvalho, boa tarde e grato pela atenção do seu comentário.FCarvalho escreveu: ↑Ter Mar 24, 2020 2:43 pmEspero ter ajudado.Julio Cesar escreveu: ↑Ter Mar 24, 2020 2:08 pm Perguntas de leigo curioso:
- Anapólis não está mais perto?
A autonomia de voo dos C-130 permitem que eles façam essas escalas técnicas em Porto Velho, e a parada provavelmente se deve a questões diplomáticas e/ou técnicas/saúde para o melhor cumprimento da missão;
- KC390 não seria mais rápido?
Estes aviões ainda estão em fase de introdução no 1o GTT, e de formação das tripulações; não estão completamente operacionais; os C-130 dão conta do recado sem maiores problemas;
- Seria, talvez, uma boa propagando para o KC390.
Mesma questão acima. Propaganda é bom, mas a segurança dos tripulantes, passageiros e da própria aeronave vem em primeiro lugar;
Será que não compraram os bancos por medida de economia? A piada é sem graça mas não resisti.
Estão com todos os equipamentos. Só estão limitados enquanto não atingirem o FOC.
Falando sério, utilizar o KC390 por todos os aspectos não seria mais interessante?
Ele aos poucos será utilizado nas missões da FAB, mas com apenas duas aeronaves em operação, os Hércules continuam sendo o pau para toda obra; o quadro acima ilustra o cronograma atual. é esperar que ele não seja modificado apesar dos pesares;
Ou ele ainda não está disponível para esse tipo de operação? Poderia ser por causa da altitude do aeroporto?
Expectativa de disponibilidade total após o FOC, que deve declarado entre este ano e 2021.
Julio Cesar
abs
Volto a repetir que sou apenas um leigo curioso mas não consigo concordar com algumas explicações que você gentilmente colocou.
O primeiro KC390, FAB 2853, chegou em Anapólis no dia 04/09/2019 ou seja a mais de 6 meses.
O segundo KC390, FAB 2854, chegou em 13/12/2019 ou seja a pouco mais de 3 meses.
Como eles chegaram conduzidos por uma tripulação da FAB estou deduzindo que os pilotos devem ter sido treinados e devidamente instruídos na EDS para cumprirem tal missão.
Se em 6 meses eles não estão em condições de voar de Anapólis até Cuzco e retornar, me perdõe mas eu não considero isto aceitável.
Se estou errado por favor me corrija.
Então quanto tempo ele levarão para terem condições de cruzar o Atlântico? Quando terão condições de pousar na Antártida?
No final de 2017 a aeronave recebeu a IOC (Initial Operational Capability).
Então para que serve esta IOC? Eu imagino que transporte de pessoal é uma coisa relativamente simples para o KC390, ou não?
A Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability – FOC) entendo eu que contemplaria os operações mais complexas como reabastecimento áereo com transferência de combustível, pouso em pistas semi preparadas e o pouso na Antártida entre outras.
Afinal de contas o que tem de difícil voar de Anapólis para Cuzco e retornar?
Por um favor algum colega forista e piloto teria a paciência de me explicar? Agradeço antecipadamente.
Essa distância é possível de ser coberta voando apenas dentro do Brasil.
Quanto a existirem apenas duas aeronaves disponíveis, eu tenho acompanhado os voos de treinamento e ambas as aeronaves ficam longos períodos sem serem utilizadas mas não tenho como saber o porquê. Também não considero motivo para não usar o KC390.
Carvalho, me desculpe a insistência mas estou achando muito U$ gasto, muito tempo, muita tecnologia, muita briga e discussão para quase no fim da novela saber não dá para ir ali na esquina como o nosso aviãozão top de linha, maravilha das galáxias?
Fiquei encucado com essa.
Grande abraço
Julio Cesar
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Olá Júlio,Julio Cesar escreveu: ↑Ter Mar 24, 2020 5:13 pm Meu caro FCarvalho, boa tarde e grato pela atenção do seu comentário.
Volto a repetir que sou apenas um leigo curioso mas não consigo concordar com algumas explicações que você gentilmente colocou.
O primeiro KC390, FAB 2853, chegou em Anapólis no dia 04/09/2019 ou seja a mais de 6 meses.
O segundo KC390, FAB 2854, chegou em 13/12/2019 ou seja a pouco mais de 3 meses.
Como eles chegaram conduzidos por uma tripulação da FAB estou deduzindo que os pilotos devem ter sido treinados e devidamente instruídos na EDS para cumprirem tal missão.
Se em 6 meses eles não estão em condições de voar de Anapólis até Cuzco e retornar, me perdõe mas eu não considero isto aceitável.
Se estou errado por favor me corrija.
Então quanto tempo ele levarão para terem condições de cruzar o Atlântico? Quando terão condições de pousar na Antártida?
No final de 2017 a aeronave recebeu a IOC (Initial Operational Capability).
Então para que serve esta IOC? Eu imagino que transporte de pessoal é uma coisa relativamente simples para o KC390, ou não?
A Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability – FOC) entendo eu que contemplaria os operações mais complexas como reabastecimento áereo com transferência de combustível, pouso em pistas semi preparadas e o pouso na Antártida entre outras.
Afinal de contas o que tem de difícil voar de Anapólis para Cuzco e retornar?
Por um favor algum colega forista e piloto teria a paciência de me explicar? Agradeço antecipadamente.
Essa distância é possível de ser coberta voando apenas dentro do Brasil.
Quanto a existirem apenas duas aeronaves disponíveis, eu tenho acompanhado os voos de treinamento e ambas as aeronaves ficam longos períodos sem serem utilizadas mas não tenho como saber o porquê. Também não considero motivo para não usar o KC390.
Carvalho, me desculpe a insistência mas estou achando muito U$ gasto, muito tempo, muita tecnologia, muita briga e discussão para quase no fim da novela saber não dá para ir ali na esquina como o nosso aviãozão top de linha, maravilha das galáxias?
Fiquei encucado com essa.
Grande abraço
Julio Cesar
do ponto de vista técnico-operacional só a FAB para responder com mais propriedade o fato dos dois únicos KC-390 voarem tão pouco.
uma opção seria questionar eles diretamente via cecomsaer e ver o que eles respondem. também compartilho da sua dúvida.
o KC-390 tem autonomia para fazer Brasília-Cuzco-Brasília sem maiores problemas. Ou mesmo ir de Brasília até Cuzco e de lá voltar para São Paulo.
Segundo notícias existem cerca de 250 brasileiros naquela localidade peruana. Isto vai exigir bem mais de um voo dos C-130, E neste aspecto, levá-los até Porto Velho e de lá distribuir o pessoal por empresas aéreas é mais fácil.
Lembrando que o KC-390 tem capacidade para 80 pax, enquanto os C-130 transportam cerca de 88 pax em configuração padrão. Mas, mais de uma vez já fizeram voos com bem mais que isso.
Vamos aguardar para saber mais notícias.
abs
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- Cassio
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Re: Sobre o KC-390
Julio Cesar... Introduzir um novo modelo não é assim tão simples. Mas o KC390 e suas tripulações tem plena capacidade de ir a Cuzco, inclusive já foi testado em operação em diversas condições. Já atravessou o atlântico mais de uma vez. Esteve na África, Europa, oriente médio, EUA... Participou da RIAT, Farmborough, Lê Bourget...
Já transferiu combustível em contato molhado...
Então teria capacidade. Mas a FAB optou por não os enviar. As tripulações ainda estão em treinamento. As cortinas sendo estabelecidas e procedimentos sendo escritos.
Então meu caro... Acredite mais nos nossos valorosos militares, eles são muito competentes.
Já transferiu combustível em contato molhado...
Então teria capacidade. Mas a FAB optou por não os enviar. As tripulações ainda estão em treinamento. As cortinas sendo estabelecidas e procedimentos sendo escritos.
Então meu caro... Acredite mais nos nossos valorosos militares, eles são muito competentes.
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Re: Sobre o KC-390
Cassio escreveu: ↑Ter Mar 24, 2020 7:21 pm Julio Cesar... Introduzir um novo modelo não é assim tão simples. Mas o KC390 e suas tripulações tem plena capacidade de ir a Cuzco, inclusive já foi testado em operação em diversas condições. Já atravessou o atlântico mais de uma vez. Esteve na África, Europa, oriente médio, EUA... Participou da RIAT, Farmborough, Lê Bourget...
Já transferiu combustível em contato molhado...
Então teria capacidade. Mas a FAB optou por não os enviar. As tripulações ainda estão em treinamento. As cortinas sendo estabelecidas e procedimentos sendo escritos.
Então meu caro... Acredite mais nos nossos valorosos militares, eles são muito competentes.
Cássio, muito bom dia.
Grato por ter comentado sobre o meu post.
Obrigado também ao FCarvalho
Eu não critiquei os militares nem duvido da competência deles mas sim comentei que se eles não tivessem capacidade de conduzir o KC390 até Cuzco e voltar estaria tudo errado.
Não tenho conhecimento e/ou capacidade para julgar ninguém, nem quero, apenas sou um leigo curioso e admirador da aviação militar.
Muito menos tenho condições de discutir uma decisão sobre um assunto que pouco conheço.
Apenas pedi uma explicação lógica e se ela se resume apenas a saber que foi uma decisão da FAB tenho que me contentar.
Da explicação do FCarvalho eu entendi que não teriam condições porque a aeronave é nova e só há duas disponíveis.
Imagino que existam mais admiradores que acompanham o tema e estão com a mesma dúvida.
Vou seguir o conselho do FCarvalho e perguntar diretamente a FAB.
Votos de uma excelente quarta feira a todos
Julio Cesar.
Obs.: dois C130 está se dirigindo para o Peru neste exato momento segundo o www.fightradar24.com
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Bom dia.
Estou acompanhando os deslocamentos do FAB2854 KC390 nesta semana e até comentei com um amigo que está parecendo um Uber aéreo.
Está efetuando deslocamentos seguidos entre Anapólis, GYN, GIG, GRU e ontem Manaus.
Me parece que está sendo um bom teste para o KC390 e uma grande oportunidade de mostrar as suas qualidades.
29 Mar 2020 Manaus (MAO) — (ZEUS07) — — 9:34 AM — Scheduled
28 Mar 2020 — Manaus (MAO) (ZEUS07) 3:05 — 12:29 PM — Landed 11:34 AM
27 Mar 2020 Sao Paulo (GRU) — (ZEUS06) — — 9:07 PM — Unknown
27 Mar 2020 — Sao Paulo (GRU) (ZEUS06) 1:21 — 9:04 PM — Landed 7:25 PM
27 Mar 2020 — — (ZEUS03) — — 5:26 PM — Unknown
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26 Mar 2020 Rio de Janeiro (GIG) — (ZEUS07) — — 11:08 AM — Unknown
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25 Mar 2020 — Sao Paulo (GRU) (ZEUS12) 1:24 — 1:13 PM — Landed 11:37 AM
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23 Mar 2020 — Rio de Janeiro (GIG) (ZEUS05) 1:21 — 6:33 PM — Landed 4:54 PM
23 Mar 2020 Sao Paulo (GRU) Goiania (GYN) (ZEUS04) 1:19 — 12:10 PM — Landed 1:29 PM
23 Mar 2020 — Sao Paulo (GRU) (ZEUS04) 1:21 — 11:25 AM — Landed 9:46 AM
Fonte: https://www.flightradar24.com/
Estou acompanhando os deslocamentos do FAB2854 KC390 nesta semana e até comentei com um amigo que está parecendo um Uber aéreo.
Está efetuando deslocamentos seguidos entre Anapólis, GYN, GIG, GRU e ontem Manaus.
Me parece que está sendo um bom teste para o KC390 e uma grande oportunidade de mostrar as suas qualidades.
29 Mar 2020 Manaus (MAO) — (ZEUS07) — — 9:34 AM — Scheduled
28 Mar 2020 — Manaus (MAO) (ZEUS07) 3:05 — 12:29 PM — Landed 11:34 AM
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23 Mar 2020 — Rio de Janeiro (GIG) (ZEUS05) 1:21 — 6:33 PM — Landed 4:54 PM
23 Mar 2020 Sao Paulo (GRU) Goiania (GYN) (ZEUS04) 1:19 — 12:10 PM — Landed 1:29 PM
23 Mar 2020 — Sao Paulo (GRU) (ZEUS04) 1:21 — 11:25 AM — Landed 9:46 AM
Fonte: https://www.flightradar24.com/
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Re: Sobre o KC-390
Uma tentativa de explicação:
Anapólis - Base
GYN - Cmdo Operações Especiais EB
GIG - Brigada Paraquedista
GRU - 12a Bgda Inf Lv
MAO - 1o BIS Amv
abs
Anapólis - Base
GYN - Cmdo Operações Especiais EB
GIG - Brigada Paraquedista
GRU - 12a Bgda Inf Lv
MAO - 1o BIS Amv
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Re: Sobre o KC-390
Uma volta de C-2, eles fazem sorteio para civis darem uma voltinha em eventos.
Por dentro.
Escada cockpit, acima da escada antes do cockpit fica a cozinha e local para dormir. esquerda e direita da escada banheiros um de cada lado, direita fundo da escada armários, direita loadmaster.
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
São 2 pilotos e um para cuidar do compartimento de carga é a mesma configuração do A400.
Eu acho que este mock-up do A-400 deve ser antigo pois no vídeo acima tem 2 banheiros no lado direito da escada, pelo que da entender foi retirada a divisa do dormitório para ampliar o tamanho da cabine.
Mas a cabine do C-2 pode transportar mais 5 pessoas se for necessário, seria 2 cadeiras rebatíveis com encosto igual a da foto acima padrão que eles encomendaram para todas as unidades, 1 poltrona fixa e mais 2 bancos sem encosto.
O A-400 tem atrás dos pilotos, 2 bancos rebativeis sem encosto um de cada lado, uma poltrona no meio e um banco que serve como cama para duas pessoas sentarem sem encosto.
- Cassio
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Re: Sobre o KC-390
Muito bacanas as imagens mas não existe um tópico para o C-2? Caso não, poderia ser criado.