AVIBRAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: AVIBRAS

#2581 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 09, 2020 3:34 am

Site Tcheco.

"2015 – Delivery of the first Heavy Wheeled Recovery and Technical Support Vehicles (KWZT-2) based on TATRA T815-7 8×8 chassis to the Kingdom of Saudi Arabia."

https://wp.psszczesniak.pl/en/kalendarium/

A fonte das duas primeiras fotos. É um site polonês, e fala também da versão de recuperação/socorro para a Arábia Saudita.

http://polska-zbrojna.pl/home/articlesh ... audyjskiej#

Aparentemente trata-se de um negócio que não tem nada a ver com a Avibrás. Mas pelo que deu para entender na máteria, uma empresa polonesa vendeu 2 protótipos do veículo de recuperação/socorro sobre o chassi Tatra para atender aos requisitos sauditas, sendo um deles uma cabine blindada. Talvez aí esteja a resposta para o fato de que a imagem da cabine da Avibras esteja aparecendo, pois os sauditas utilizam os Astros II e uma das missões deste veículo seria justamente atender à frota de lançadores brasileiros dos sauditas.

abs




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Re: AVIBRAS

#2582 Mensagem por Túlio » Seg Mar 09, 2020 11:33 am

FCarvalho escreveu: Seg Mar 09, 2020 3:34 am Site Tcheco.

"2015 – Delivery of the first Heavy Wheeled Recovery and Technical Support Vehicles (KWZT-2) based on TATRA T815-7 8×8 chassis to the Kingdom of Saudi Arabia."

https://wp.psszczesniak.pl/en/kalendarium/

A fonte das duas primeiras fotos. É um site polonês, e fala também da versão de recuperação/socorro para a Arábia Saudita.

http://polska-zbrojna.pl/home/articlesh ... audyjskiej#

Aparentemente trata-se de um negócio que não tem nada a ver com a Avibrás. Mas pelo que deu para entender na máteria, uma empresa polonesa vendeu 2 protótipos do veículo de recuperação/socorro sobre o chassi Tatra para atender aos requisitos sauditas, sendo um deles uma cabine blindada. Talvez aí esteja a resposta para o fato de que a imagem da cabine da Avibras esteja aparecendo, pois os sauditas utilizam os Astros II e uma das missões deste veículo seria justamente atender à frota de lançadores brasileiros dos sauditas.

abs

FATO, ó grande MYTHBUSTER! Googlei para o Inglês e ficou bem claro. a partir daí, passo à tradução livre, nada de Google agora:

Rebocadores Poloneses para a Arábia Saudita

30 de outubro de 2015 :roll: :roll: :roll: :roll:


Este pode vir a ser um dos maiores sucessos de exportação da indústria bélica Polonesa. A empresa SZ Veículos Especiais fornecerá rebocadores blindados à Arábia Saudita, a serem usados para evacuar veículos avariados acima de 32 toneladas do campo de batalha. Por enquanto serão construídas duas unidades e se elas passarem nos testes daquele exército do Oriente Médio, então será assinado um contrato que pode alcançar centenas de unidades.

A empresa é uma das líderes em viaturas especializadas no país. Em 2007 recebeu recursos (50%) do Ministério da Ciência e Educação Superior para desenvolver um protótipo para evacuação e resgate técnico (veículo-oficina) sobre rodas que foi chamado KWZT, apelidado Mamute, para preencher as necessidades das FFAA Polonesas. Em linhas gerais, pretende-se que a VTR seja usada para rebocar rapidamente transportes danificados do campo de batalha; no caso de ser necessário efetuar reparos no local, o veículo é equipado com um guindaste capaz de erguer até doze toneladas.

O protótipo do Mamute, pesando 37 toneladas, foi construído em 2009. A empresa o mostrou pela primeira vez em público na maior feira de armamentos do mundo, a Eurosatory 2010, em Paris. O interesse pelo veículo foi enorme, especialmente entre os Países da região do Golfo Pérsico, de acordo com o CEO da companhia. Eis a razão pela qual o Rebocador foi novamente exibido, desta vez na IDEX dos Emirados, e lá o primeiro interessado apareceu.

Representantes das FFAA da Arábia Saudita buscavam um rebocador blindado para suas forças terrestres, pois não tinham uma VTR deste tipo em serviço, segundo o CEO. No entanto, eles procuravam uma VTR um pouco diferente do Mamute, eles queriam uma VTR mais leve, capaz de lidar com veículos de peso superior a 32 toneladas no terreno difícil, arenoso da região, explicou.

Representantes do Oriente Médio observaram o Mamute várias outras vezes em feiras internacionais, ao mesmo tempo em que testavam outras soluções possíveis. Finalmente, com ano passado acabando (ATENÇÃO: 2014!!!) o Mamute chegou aos campos de teste do deserto. Mesmo não tendo preenchido plenamente os ROB Sauditas, se saiu tão bem que na primavera deste ano (ATENÇÃO: 2015!!!) os Saud decidiram assinar um contrato para duas VTRs reprojetadas para atender a 100% dos seus ROB/RTB.

O trabalho no agora chamado KWZT-2 (a VTR não possui/possuía nome próprio - EM 2015!!!) começou em agosto (DE 2015!!!). O protótipo foi apresentado em setembro (DE 2015!!!) na feira de armas de Kielce. Naquele momento, entretanto, os representantes da empresa se referiam ao veículo como voltado para a Arábia Saudita, sem mencionar que já havia um contrato assinado. Como admitem hoje (CINCO ANOS ATRÁS), eles queriam antes completar os testes de fábrica, que eram a primeira fase do contrato e que foram concluídos há (UNS CINCO ANOS E) poucos dias atrás.

Agora a VTR será (FOI?) equipada por um subcontratado estrangeiro (AÍ SIM, PODE/PODERIA SER A AVIBRAS, QUE NÃO É CITADA EM MOMENTO ALGUM) com uma cabine blindada de quatro portas para cinco pessoas, capaz de resistir a disparos, estilhaços de artilharia e detonação de IEDs no nível I da Norma STANAG 4569.

Em janeiro (DE 2016!!!) a VTR completa deverá (DEVERIA? FOI?) ser entregue ao Exército Saudita para provas e testes. Se eles forem (FORAM? NÃO FORAM?) bem sucedidos, a companhia Polonesa pode receber (RECEBEU???) uma encomenda para fornecer centenas de KWZT-2 para o Exército Saudita. Embora nem os Sauditas nem a empresa revelem os termos do contrato para o lote de testes, presume-se que o contrato para produção seriada valerá (VALEU? VALERIA? VALE?) centenas de milhões de dólares.

Espera-se que o KMZT-2 pese em torno de 26 tons, sendo cerca de sete tons mais leve que seu antecessor, construído para cumprir com o desejado pelo Exército Polonês. Mesmo com a VTR sendo propelida pelo motor TATRA¹ de "apenas" 300 kW, a razão de potência é de 12 HP/ton. O Rebocador deverá ser (DEVERIA? É?) usado para evacuar veículos pesando mais de 32 tons do campo de batalha, incluindo lançadores de foguetes² e APCs.

1 - ÚNICA menção direta à TATRA no texto todo.
2 - ÚNICA menção, e INDIRETA, à AVIBRÁS, que sequer é citada. O termo usado mais acima, foreign subcontractor, poderia ser referente a qualquer empresa, não necessariamente a AVIBRAS.

NOTA - Respondo pessoalmente pela precisão da tradução a partir do Inglês, bem como todos os negritos no texto são de minha responsabilidade.

Finalizando: @toncat, não és obrigado a por o avatar, se necessário eu mesmo faço isso, a partir do dia 23, como já informado. Agora, te abstenhas de fazer CLICKBAIT pra ganhar "joinha" (os que ganhaste com essa baboseira foram deletados). Não haverá novo aviso, somos todos responsáveis por qualquer DESINFORMAÇÃO aqui.




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Re: AVIBRAS

#2583 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 09, 2020 1:35 pm

Bom, essa história toda é bem ilustrativa, e pode ser, ou não, a explicação para a aparição do tal modelo socorro/recuperação do Tatra/Avibrás postado aqui tempos atrás pelo Elígio. E que não por acaso, nunca mais foi visto e nem se ouviu falar. A empresa é expert nisto.

Como falei no tópico da VBTP Guarani, no site da SGEX do exército existem muitos ROB/RTLI lançados para a artilharia de campanha desde 2018, e entre eles, há vários que designam uma viatura que praticamente pode ser identificada como sendo o conjunto chassi Tatra/Avibrás T-815-7 sobre o qual repousa o atual Astros 2020.

Pelo que lá está descrito, é possível depreender que aquele conjunto foi eleito pelo como sendo a base comum para quase tudo em termos de viaturas pesadas para a artilharia, e também, para outras armas, a depender do modelo e emprego do mesmo.

Assim, me parece plausível pensar que a Avibrás tenha se aproveitado, ou ao menos tentou, em algum momento, do projeto da empresa polonesa para arbitrar uma solução de viatura socorro/recuperação para o EB. Mas pelo que se sabe até o momento, a coisa não rolou. Mas a ideia pegou, já que o exército está comprando o mesmo tipo de viatura dos estoques americanos. Acho que é uma explicação para as imagens do caminhão do Astros com o sistema polonês que vimos.

Agora, se o modelo tivesse vingado na Arábia Saudita, provavelmente ele há tempos estaria fazendo parte do catálogo da empresa e hoje, e quiçá de outros exércitos árabes que usam o Astros; pelo tempo decorrido, até o EB quem sabe já tivesse alguns consigo, nem que fosse para "manter e/ou formar doutrina".

Enfim, como não houve nem uma coisa e nem outra, bem, vamos ter que esperar para saber se esta versão vingará um dia no EB. Até o momento não existe nenhum requisito para ela, mas como estamos comprando usados para a inf mec, é provável que no curto/médio prazo vejamos algo assim. O exército como sempre vai primeiro testar, colocar as ideias em dia, ver o que acontece, e depois decidir o que fazer.

Não coloquei a lista de ROB sobre a artilharia de campanha no tópico porque é muita coisa. Mas quem quiser, é só acessar o site do SGEX que está tudo lá.

abs




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Re: AVIBRAS

#2584 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 09, 2020 9:52 pm

Em tempo, uma correção. O EB emitiu dois ROB para uma viatura de socorro/recuperação para a artilharia, cobrindo as OM blda e mecanizada.

PORTARIA Nº 218-EME, DE 25 DE JULHO DE 2019

Aprova os Requisitos Operacionais das Viaturas Especiais de Socorro para o Sistema de Artilharia de Campanha (EB20-RO-04.044), 1ª Edição, 2019.

Há de se esperar que em sendo baseada na plataforma Tatra/Avibrás, o mesmo também possa vir a ser utilizado nas bdas cav e inf mec, em seus batalhões logísticos.

Como disse anteriormente, a família do chassi Tatra/Avibrás tende a crescer, e muito, nos próximos anos se atendidos todos os ROB emitidos para viaturas até aqui.

abs




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Re: AVIBRAS

#2585 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 10, 2020 6:57 pm

Esse é o modelo de recuperação/socorro oferecido pela Tatra, com o mesmo chassi T815-7. Os implementos são da empresa polonesa indicada no post acima. O modelo que aparece no site da empresa é apenas um dos vários que os poloneses oferecem, já que podem ser customizados.

http://tatradefenceindustrial.com/wp-content/uploads/2017/01/15_tatra_7z0r9t_vyprostovak.jpg

http://tatradefenceindustrial.com/tatra ... y-vehicle/

Aqui um vídeo da viatura em ação.



Todos os implementos que são passíveis de uso no chassis acima podem ser adaptados para uso nos caminhões que fazem parte do sistema Astros 2020, e consequentemente, podem também ser adaptados a outras OM em diferentes empregos e/ou atividades.

abs




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Re: AVIBRAS

#2586 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 14, 2020 2:44 am

CENTRO DE INSTRUÇÃO DE ARTILHARIA DE MÍSSEIS E FOGUETES

ANÁLISE DAS PLATAFORMAS DAS VIATURAS AV-UCF NAS VERSÕES MK6 E MK3, NO TOCANTE AS LIMITAÇÕES NAS POSIÇÕES DE TIRO E ESPERA

Autor: 1º Ten Art Rafael Rocha de Oliveira

https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... IVEIRA.pdf




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Re: AVIBRAS

#2587 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 14, 2020 2:53 am

CENTRO DE INSTRUÇÃO DE ARTILHARIA DE FOGUETES –FORMOSA/GO

PLANO DE CARREGAMENTO E EMBARQUE DE UMA BATERIA DE MÍSSEIS E FOGUETES DE UM GRUPO DE MÍSSEIS E FOGUETES

https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... _FILHO.pdf

Este trabalho é de 2015, e serve para comparação com o que hoje está a disposição nos dois GMLF em Formosa, e qual/quais as perspectivas materiais e organizacionais possíveis que devem ser ajudar a modernizar a artilharia de campanha do EB no que diz respeito aquelas OM.

Em tempo, hoje, já estão disponíveis viaturas com o mesmo padrão das lançadoras/remuniciadoras praticamente para todo o grupo. Ainda falta definir a questão da bia busca de alvos, o uso de VANT e veículos de observação avançada.

abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Mar 14, 2020 3:02 am, em um total de 1 vez.
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Re: AVIBRAS

#2588 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 14, 2020 3:01 am

CENTRO DE INSTRUÇÃO DE ARTILHARIA DE MÍSSEIS E FOGUETES

A BATERIA DE MÍSSEIS E FOGUETES NA REALIZAÇÃO DE FOGOS DE CONTRABATERIA DE ARTILHARIA

Autor: Cap Art Jorge Pinheiro de Mello Filho

https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... _MELLO.pdf




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Re: AVIBRAS

#2589 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 21, 2020 2:48 pm





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Re: AVIBRAS

#2590 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 05, 2020 9:20 pm

A ASCENSÃO E QUEDA, E OS DESAFIOS AO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS DE DEFESA AVIBRAS E ENGESA

https://www.defesa.gov.br/arquivos/ensi ... engesa.pdf




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Re: AVIBRAS

#2591 Mensagem por EDSON » Qua Abr 08, 2020 9:47 am

Capturados pelos Houthis.

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Re: AVIBRAS

#2592 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 08, 2020 10:50 am

Para conseguirem ter pego esse tipo de armamento, é porque os sauditas ou catares são muito burros ou completamente irresponsáveis e ineptos em termos de guerra moderna.
Eu não sei quem é mais ridículo nessa guerra.
Daqui a pouco aparece fotos dos veículos também.

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Re: AVIBRAS

#2593 Mensagem por J.Ricardo » Qua Abr 08, 2020 11:43 am

Por isso os EUA não saem de lá, se forem deixados por conta própria, o Irã com sua força aérea de museu domina a Arábia Saudita.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: AVIBRAS

#2594 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 08, 2020 12:23 pm

São tão ruins que o Irã nem precisa disparar um único tiro contra eles. Basta fazer o que já vem fazendo que os sauditas se borram todos e ainda fazem por si mesmos o resto do serviço.
Imagina se não tivessem a grana que tem.

abs




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Re: AVIBRAS

#2595 Mensagem por Túlio » Qua Abr 08, 2020 1:45 pm

Os pods me parecem vazios, podem ter sido apenas descartados e depois "capturados". DUVIDO que se tivessem capturado mísseis não teriam mostrado, propaganda é a alma do negócio...




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