A força aérea síria hoje basicamente só tem aeronaves de ataque, e os Mig-29 prometidos pelos russos nunca chegaram. Falaram em Su-30, que também nunca chegaram. Sobrou os Mig-23 e Su-22 para dar conta do recado. A defesa aérea praticamente está nas mãos dos russos, mas que tem feito pouco ou nada para arbitrar os voos de caças estrangeiros e drones no espaço aéreo sírio.EDSON escreveu: ↑Sáb Fev 29, 2020 1:09 pm Se os sistemas de defesa aérea não forem retirados do sul do país o Exército sírio não poderá suportar os ataques turcos por muito tempo e poderá perder mais terreno do que conquistou nas ultimas semanas. Eles terão que dividir a defesa aérea e abrir um pouco mais as costas para Israel que não vai precisar saturar o sistema já que um míssil certamente chegar ao alvo.
Putin cometeu um grande ero aqui confiando em Erdogan agora esta numa sinuca de bico pois o território turco não poderá ser atacado. Bem no futuro quem sabe agora os russos repassem muitas armas par o PKK.
Putin a quem acho um grande estadista errou ao permitir concessões demais a Erdogan que vai na cara dura tomar território sírio e assim como as colinas de Golan nunca mais sera devolvido. A Síria uma nação criada no tratado francês Sikes e Picot nunca mais terá a mesma forma.
Sou de opinião que o Assad tem muito medo neste momento de tirar qualquer uma de suas reservas de Damascos por simplesmente saber que ele não terá mais nada entre ele e os turcos, ou os terroristas, se forem perdidas em Idlib.
Russos e iranianos já deram mostras de que não querem escalar o conflito mais do que já foi neste momento. Então, mais ajuda está difícil de receber. Os sírios não tem para onde correr.
Talvez seja mais simples no curto prazo, como disse, tentar um cessar fogo, e assegurar as posições já conquistadas e depois ir reforçando o SAA aos poucos, já que a reposição de material perdido pode demorar meses. Ao contrário do pessoal perdido nestes últimos combates, que passam das centenas.
Nem os curdos querem saber do Assad neste momento.
Mas é bom o Erdogan dosar o ponto da resposta turca na região, pois qualquer movimento mais desmedido pode facilmente trazer os russos para dentro do conflito e gerar uma situação na qual todos perdem.
abs