Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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hotm
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Re: Sobre o KC-390

#5701 Mensagem por hotm » Dom Fev 16, 2020 5:28 am

jambockrs escreveu: Sáb Fev 15, 2020 10:51 am
cabeça de martelo escreveu: Sáb Fev 15, 2020 8:25 am

:?

Juro que não percebo... a EMBRAER não é uma empresa Portuguesa, este projecto nem sequer está a ser gerido por Portugal...
Portugal fabrica algumas peças para o C-390 através da OGMA, que é uma subsidiária da Embraer. Assim, smj, a OGMA poderia subcontratar fábricas indianas para a fabricação.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
esta noticia é para politico ver, e Portugal nao quer perder empregos

Tudo na India demora seculos a concertizar. Masssssssssssssssss se a India se juntar ao programa era uma optima noticia (mas não percam muito tempo com isto :roll: )

"Juro que não percebo... a EMBRAER não é uma empresa Portuguesa, este projecto nem sequer está a ser gerido por Portugal..."

leio muito esta frase aqui no forum claro que o KC-390 não é um projecto portugues mas fizemos aquilo que prometemos que foi compra-lo
ajudar na I&D deste e ainda o ajuda mos a vender.

Depois os politicos fazem aquilo que sao bons a fazer tentam ver o lado deles e dos interesses deles neste caso, é produzido em Portugal logo um porduto portugues :lol:




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Re: Sobre o KC-390

#5702 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 18, 2020 8:21 am

Portugal e Índia reforçam laços empresariais no domínio da Defesa

Portugal e a Índia reforçam as relações de cooperação no domínio das indústrias de Defesa com a assinatura de três acordos de cooperação entre empresas dos dois países.

O grupo português CEiiA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel) e a empresa indiana HAL estabelecem uma parceria para o desenvolvimento de novos projetos ligados à tecnologia aeronáutica e espacial, aproveitando a experiência e a competência adquiridas pelo grupo de Matosinhos neste domínio, nomeadamente através da participação no projeto de engenharia das aeronaves KC-390.

Também a empresa portuguesa UAVISION e a indiana VEDA Defense Systems firmam um acordo com enfoque na transferência de tecnologia, produção e coprodução de sistemas aéreos não tripulados, ao abrigo do qual será ainda criado um centro de treino para este tipo de aparelhos na Índia, com know-how português.

Por último, é ainda assinado um protocolo entre os Estaleiros Navais de Peniche e o GOA Shipyard para a construção de lanchas rápidas em Portugal e na Índia, com recurso a tecnologia da empresa portuguesa, nomeadamente polímeros nos cascos das embarcações. A transferência de tecnologia e coprodução destes equipamentos permitirá explorar oportunidades de negócio em mercados de interesse comum, como o continente africano.

A assinatura destes acordos, na Índia, é acompanhada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, por ocasião da visita de Estado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/com ... -da-defesa




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Sobre o KC-390

#5703 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 18, 2020 11:12 am

Todo os envolvidos estão a fazer o dever de casa. E assim vamos avançando e tornado cada vez mais fiável e concreto este projeto.

Acordos Brasil e Índia de cá, acordos Portugal e India por lá.

Estamos no caminho certo.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5704 Mensagem por JavaLindo66 » Ter Fev 25, 2020 5:41 pm

Artigo: http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... ra-a-OTAN/

Ministro Defesa João Cravinho - Portugal pode ajudar na venda do KC-390 para a OTAN
Ministro da Defesa de Portugal João Gomes Cravinho diz que país está disposto a fazer a ponte entre a EMBRAER e países da OTAN

Luciana Dyniewicz
O Estado de S.Paulo | 25 de fevereiro de 2020


Após ser o primeiro país a comprar o cargueiro militar KC-390 Millenium, o maior avião já produzido pela Embraer, em um contrato de € 827 milhões, Portugal deve fazer uma espécie de meio de campo para a venda da aeronave para os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). “Estamos disponíveis para contar a nossa experiência (com o KC-390) para parceiros da OTAN”, disse o ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho, que esteve no Brasil na semana passada.

Com a medida, umas das intenções do país é beneficiar a indústria local. O governo de Portugal é sócio da Embraer na OGMA, de manutenção de aeronaves, com 35% de fatia. A seguir, os principais trechos da entrevista.

O governo português comprou cinco KC-390 Millenium. Hoje o país tem quatro Hércules C-130, que estão com 40 anos de uso. Os cinco C-390 são suficientes para renovar a frota da Força Aérea Portuguesa?

Sim. Nesses assuntos, temos de encontrar um equilíbrio entre o que é nosso desejo e o que é razoável. Portugal está fazendo o maior investimento em defesa desde a volta da democracia. A lei de programação militar de 2019, que prevê a compra de equipamentos em 12 anos, nos dá cerca de € 4,5 bilhões. O KC-390 representa € 827 milhões.

Portugal vem se recuperando, desde 2014, de uma crise profunda. Qual era a situação dos equipamentos militares após a crise?

Houve alguma degradação na medida em que foi necessário reduzir o investimento na área militar, como em outras áreas. Estamos com a economia crescendo há cinco anos e desemprego baixo. Há também um contexto internacional que nos impele a fazer investimentos em defesa. Uma volatilidade internacional e um alto nível de insegurança: Portugal está próximo do Oriente Médio, também temos militares no Afeganistão e em vários países africanos. Olhando para o contexto geoestratégico e para a natureza dos nossos equipamentos, estávamos em uma fase em que precisávamos fazer este investimento.

Em visita à fábrica da EMBRAER, o sr. falou da necessidade de Portugal de treinar pilotos militares. Isso pode significar também uma necessidade de adquirir Super Tucanos (aviões da Embraer usados em treinamentos)?

Estudamos isso. Vamos montar uma escola de pilotos internacional com parceiros privados e com a Força Aérea Portuguesa. Portanto, serão os parceiros privados que decidirão o investimento. O Super Tucano é conhecido pelas suas qualidades como avião de formação e estamos a olhar para ele.

Quantos aviões de treinamento vocês precisariam?

Há uma necessidade sentida por vários países europeus. Individualmente, um país como Portugal, Bélgica, Dinamarca ou Holanda não tem escala para fazer uma escola de formação de pilotos para sua força aérea. Nossa ideia é nos unirmos e evitar que pilotos tenham de atravessar o Atlântico e fazer a formação nos EUA. Esse projeto está adiantado e seria baseado em Beja, uma cidade no sul de Portugal onde o céu é azul 300 dias por ano, o que é muito importante para a formação, e o espaço aéreo é descongestionado.

Portugal se beneficia da venda do KC-390 porque produz peças usadas na fabricação do avião. O país pode promover o modelo entre os países da União Europeia e da OTAN?

O KC-390 é uma história de sucesso e de parceria luso-brasileira. Ele foi desenvolvido pela Embraer, mas com uma contribuição significativa da engenharia portuguesa e de produção em dois locais de Portugal. Seremos também o centro para qualquer venda para países da OTAN. Portanto, qualquer venda para países terceiros vai beneficiar o país. Primeiro porque as peças serão fabricadas em Portugal e a engenharia portuguesa continuará ativa. E quando as vendas forem para países da OTAN, as configurações específicas da OTAN serão feitas em Portugal.

O país trabalhará na venda desses aviões para países da OTAN?

Sim. Não temos isso formalizado, mas é natural. Estamos disponíveis par contar a nossa experiência (com o C-390) para parceiros da OTAN. Contar qual tem sido a experiência da nossa força aérea no trabalho com a EMBRAER. Fazemos isso com gosto e interesse próprio, porque a EMBRAER também tem uma bandeirinha portuguesa no KC-390.

Sendo Portugal parceiro da EMBRAER, como o governo viu a venda de 80% da divisão comercial da empresa para a BOEING?

Estamos falando com a BOEING agora pela primeira vez. Para nós, é uma oportunidade nova e interessante. Digamos que Portugal não estava no radar da Boeing. A BOEING não tem plantas na Europa. E, de repente a BOEING passa a ser dona de 80% de duas fábricas em Évora. Isso para nós é uma oportunidade interessante.

O Estado português é dono de 35% da OGMA, empresa de manutenção de aeronaves em que a Embraer tem 65% de participação. O governo português anterior falava da possibilidade de a companhia também fabricar aeronaves. Esse projeto pode ser retomado?

Há um consenso que a OGMA pode e deve aumentar significativamente seu trabalho e seu faturamento. Hoje a OGMA fatura algo como € 200 milhões (R$ 945 milhões) por ano. Estamos satisfeitos porque todos os anos dá lucro, mas pode e deve ser uma empresa bem maior. Não é esse o momento de desvendar novidades, mas acredito que em 2020 a OGMA vai dar um salto grande.

Como ela poderia incrementar esse faturamento?

Com novas linhas de trabalho.

Em 2010, se falava de a OTAN ter um braço no Atlântico Sul. À época, o então ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, se posicionou contra. Houve alguma retomada nesse assunto?

Não há nenhuma conversa para o Atlântico Sul. Há conversas sobre projeção para a região do Mediterrâneo e sobre nossa preocupação comum em relação ao que acontece na margem sul do Mediterrâneo.

E o projeto para defesa do Atlântico?

Isso é um dos elementos da minha conversa com o ministro da Defesa (Fernando Azevedo e Silva). Estamos a desenvolver, e não tem nada a ver com sua pergunta anterior, um centro que provavelmente será chamado Centro Atlântico, para promover uma plataforma de cooperação entre as marinhas do Atlântico. Sobretudo tendo em vista alguma vulnerabilidade que se tem manifestado nos últimos anos.

Até recentemente, a pirataria no Atlântico era uma proporção pequena da pirataria internacional. Mas, em 2019, mais de 60% da pirataria mundial foi no Golfo da Guiné. Muito do comércio dos nossos países passa pelo Golfo da Guiné e portanto há uma preocupação comum em criar condições para que haja estabilidade e controle sobre essa parte do Atlântico. O Brasil pode dar uma contribuição muito interessante nesse aspecto. Estamos a falar de um centro que é multinacional, não é vinculado à OTAN, embora possa receber inputs da OTAN, da União Europeia e da União Africana.

Qual seria a participação do Brasil?

Estamos a falar de partilha de conhecimento situacional, isto é, partilha de informação.
Alguem tem ideia de quais paises da OTAN estão voando seus C-130 já no osso (tirando Portugal)?

Agora essa parte que eu sublinhei é interessante. Lendo o tom das palavras do Ministro, acho que se jogarmos as cartas certas (promessa de emprego, maior participação da OGMA, etc.) poderíamos até planejar um novo treinador juntos.




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Re: Sobre o KC-390

#5705 Mensagem por arcanjo » Ter Fev 25, 2020 7:42 pm

JavaLindo66 escreveu: Ter Fev 25, 2020 5:41 pm Alguem tem ideia de quais paises da OTAN estão voando seus C-130 já no osso (tirando Portugal)?
Boa pergunta!

Atualmente, os 28 membros da Otan são: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Turquia.

Quem poderia estar interessado no C-390 Millennium? [005]

Façam suas apostas.

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#5706 Mensagem por LM » Ter Fev 25, 2020 8:07 pm

Já agora - como está a progressão das várias certificações militares, em especial uso pistas semi-preparadas?




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Re: Sobre o KC-390

#5707 Mensagem por JavaLindo66 » Ter Fev 25, 2020 11:23 pm

arcanjo escreveu: Ter Fev 25, 2020 7:42 pm
Boa pergunta!

Atualmente, os 28 membros da Otan são: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Turquia.

Quem poderia estar interessado no C-390 Millennium? [005]

Façam suas apostas.

abs.

arcanjo
Bem, procurando bastante, esses são os C-130 (ou semelhantes) que as FFAA da OTAN possuem nesse momento. Qualquer erro é só falar que atualizo.

_______________

Albânia:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo.

Alemanha:
-> 42 C-160. Provavelmente substituídos pelos A400M, pois fazem parte do programa.
-> 6 C-130J. Compra recente, irão dividir com os franceses numa base na França.

Bélgica:
-> 9 C-130H. Em uso desde 1972. Todos a venda, sendo substituídos por 7 A400M, pois fazem parte do programa.

Bulgária:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo (o mais próximo são 5 An-26 comprados em 1984, onde restam 2).

Canadá:
-> 8 C-130H. Em uso desde 1960~.
-> 17 C-130J. Em uso desde 2010.

Croácia:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo.

Dinamarca:
-> 4 C-130J. Em uso desde 1975.

Espanha:
-> 10 C-130H. Em uso desde 1973. Provavelmente substituídos pelos A400M, pois fazem parte do programa.

Estados Unidos:
-> 192 C-130H.
-> 132 C-130J.

Estônia:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo.

Eslováquia:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave to tipo (o mais próximo são 2 C-27J comprados em 2008).

Eslovênia:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo.

França:
-> 14 C-130H. Em uso desde em 1972.
-> 2 C-130J. Em uso desde em 2008.
-> 15 C-160. Em uso desde 1968. Provavelmente substituídos pelos A400M, pois fazem parte do programa.

Grécia:
-> 9 C-130B/H. Em uso desde 1975.

Holanda:
-> 4 C-130H. Em uso desde 1998.

Hungria:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo (o mais próximo é 1 An-26 comprado em 1984).

Islândia:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo (não tem Força Aérea).

Itália:
-> 20 C-130J. Em uso desde 1970~.

Letônia:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo.

Lituânia:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo (o mais próximo são 3 C-27J comprados em 2006).

Luxemburgo:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo (o mais próximo é 1 A400M comprado em 2003, dividindo-o com a Bélgica).

Noruega:
-> 4 C-130J. Em uso desde 1969.

Polônia:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo (o mais próximo são 16 C295 comprados em 2001).

Portugal:
-> Já compraram 5 KC-390.

Reino Unido:
-> 14 C-130J. Em uso desde 1966. Provavelmente substituídos pelos A400M, pois fazem parte do programa, embora a RAF tenha mencionado que alguns ainda serão mantidos até 2030.

República Tcheca:
-> País não possui nenhum C-130 ou aeronave do tipo (o mais próximo são 4 C295 comprados em 2010 e +2 em 2017). Já expressaram o interesse em 2 KC-390.

Romênia:
-> 3 C-130H. Em uso desde 1996~.

Turquia:
-> 16 C-130B/E. Em uso desde 1990~.

Fontes:




Editado pela última vez por JavaLindo66 em Qua Fev 26, 2020 12:16 am, em um total de 2 vezes.
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Re: Sobre o KC-390

#5708 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 25, 2020 11:28 pm

arcanjo escreveu: Ter Fev 25, 2020 7:42 pm
JavaLindo66 escreveu: Ter Fev 25, 2020 5:41 pm Alguem tem ideia de quais paises da OTAN estão voando seus C-130 já no osso (tirando Portugal)?
Boa pergunta!
Atualmente, os 28 membros da Otan são: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Turquia.
Quem poderia estar interessado no C-390 Millennium? [005]
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Destes países, pelo que se fez em termos de promoção governamental e o lançamento do KC-390 além das parcerias de Portugal:

Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega, pelos vários contatos que eles com Portugal por causa do F-16;

Polônia e Hungria tivemos conversas ano passado com a visita do presidente. Negócios podem sair, visto que os respectivos governos possuem o mesmo discurso e identificação ideológica.

Croácia, Eslováquia, Rep Checa, e Eslovênia são candidatos naturais pois não contam com o C-130, e os que possuem, são modelos muito antigos. São casos parecidos com Portugal, onde as contas não batem com as necessidades, mas se a Boeing fizer o papel dela na JV, as chances são muito grandes.

Os três estados bálticos, assim como Islândia e Luxemburgo, esquece, não tem capacidade de auto defesa, e dependem essencialmente da OTAN e do que esta lhes aprouver.

Grécia e Turquia são negócios a parte. A primeira depende de quanto estamos dispostos a financiar qualquer venda para eles, enquanto a segunda pelo menos no curto e médio prazo será um mercado improvável, dada atual situação. De qualquer forma, vender para os turcos vai depender se o tio Sam deixar, e isso provavelmente não vai acontecer enquanto o Erdogan estiver por lá.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5709 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 25, 2020 11:30 pm

LM escreveu: Ter Fev 25, 2020 8:07 pm Já agora - como está a progressão das várias certificações militares, em especial uso pistas semi-preparadas?
A Embraer não disponibilizou até agora nenhuma informação pública quanto a certificação militar do KC-390. O por que eles não respondem e também não comentam nada. Só dizem que a certificação vai se dar até o final deste ano.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5710 Mensagem por Diupa » Qui Fev 27, 2020 9:14 pm

Bicho bonito...





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Re: Sobre o KC-390

#5711 Mensagem por Cassio » Sex Fev 28, 2020 7:13 am

Legal saber que o cargo handling system , que é bem complexo, foi desenvolvido pela Embraer.




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Re: Sobre o KC-390

#5712 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 28, 2020 10:34 am

Fiz aqui umas contas de padaria, e considerando apenas os países da lista acima que possuem versões antigas do C-130 (B, E ou H), há uma demanda hipotética para +-34 aeronaves, considerando uma substituição no 1/1.

No que tange países que não possuem o Hércules ou equivalentes, mas que tem alguma condição financeira de suportar a operação de um KC-390 temos: Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Hungria e Rep Checa.

Como são países muito parecidos em termos de capacidade econômica com a Rep Checa, que é partícipe do grupo de investimento da Embraer, podemos supor um mínimo de 2 aeronaves para cada um, tomando como referência o compromisso theco no programa. Isso demanda teoricamente + 12 aeronaves.

A Polônia hoje possui no acervo de sua força aérea 5 C-130B cedidos pelos USA, embora os C-295 sejam o verdadeiro cavalo de batalha deles em matéria de transporte. Existem estudos para a substituição destas aeronaves. O KC-390 é uma das opções. Em tese, seriam outras 5 aeronaves para a Embraer negociar.

A Albânia não possui condições econômicas para comprar nem Hércules e muito menos KC-390. Embora faça parte da OTAN o país é basicamente dependente do apoio daquela organização para sua defesa, assim como os países do báltico.

A Suécia, que não participa diretamente da OTAN, possui hoje em seu acervo 6 C-130H que pelo que foi divulgado até agora, tem previsão se serem substituídos a partir de 2025. Seriam então mais 6 aeronaves.

A Ucránia também não faz parte da OTAN mas é candidata ao KC-390 visto o país estar tentando se integrar à Europa ocidental via UE e OTAN. Há a possibilidade de negócios por lá, mas neste aspecto, a Boeing seria o fiel da balança.

Somando o que temos acima, é possível vislumbrar um mercado potencial para +- 57 aeronaves da Embraer.

Caso a JV com a Boeing funcione no caso do KC-390, as possibilidades são realmente grandes, junto com Portugal.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5713 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 19, 2020 11:40 am

Com esse pandemia de vírus contaminando todas as economias do planeta, é bom ficar de olho para verificar até quando vão seus efeitos. Por enquanto, aqui o MD teve seu orçamento protegido. Mas isto era antes do Covid-19. Agora já não se sabe.

É possível manter o mesmo nível de investimento este ano mas provavelmente nos anos seguintes teremos uma reversão do quadro geral.

https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2019/09/KC390-2-1024x576.jpg

O último KC-390 está agendado para entrega em 2026, e a aposentadoria dos Hércules está marcada para 2024. Conquanto, nada agora nos permite dizer que esta data não seja postergada por muito mais tempo. Na pior das hipóteses, podemos varar 2030 ainda recebendo aviões.

A ver.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5714 Mensagem por Julio Cesar » Ter Mar 24, 2020 2:08 pm

Boa tarde.

FONTE: https://www.defesa.gov.br/noticias/6726 ... -da-defesa

Duas aeronaves C-130 (Hércules) da Força Aérea Brasileira decolaram, nesta terça-feira (24) de manhã, do Rio de Janeiro e de Belém, rumo a Cuzco (Peru), a fim de resgatar brasileiros que se encontram isolados naquela cidade.

A operação, determinada pelo Presidente da República Jair Bolsonaro, é uma ação coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores.

O primeiro C-130 da FAB, que decolou do Rio de Janeiro, faz escala em Porto Velho antes de pousar em Cuzco.
Já o segundo C-130 da FAB decolou, nesta terça-feira, de Belém para Porto Velho. Na quarta-feira (25) de manhã, irá para Cuzco.

Perguntas de leigo curioso:

- Anapólis não está mais perto?
- KC390 não seria mais rápido
- Seria, talvez, uma boa propagando para o KC390.

Será que não compraram os bancos por medida de economia?
A piada é sem graça mas não resisti.

Falando sério, utilizar o KC390 por todos os aspectos não seria mais interessante?

Ou ele ainda não está disponível para esse tipo de operação?
Poderia ser por causa da altitude do aeroporto?

Julio Cesar




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Re: Sobre o KC-390

#5715 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 24, 2020 2:43 pm

Julio Cesar escreveu: Ter Mar 24, 2020 2:08 pm Perguntas de leigo curioso:

- Anapólis não está mais perto?
A autonomia de voo dos C-130 permitem que eles façam essas escalas técnicas em Porto Velho, e a parada provavelmente se deve a questões diplomáticas e/ou técnicas/saúde para o melhor cumprimento da missão;

- KC390 não seria mais rápido?
Estes aviões ainda estão em fase de introdução no 1o GTT, e de formação das tripulações; não estão completamente operacionais; os C-130 dão conta do recado sem maiores problemas;

- Seria, talvez, uma boa propagando para o KC390.
Mesma questão acima. Propaganda é bom, mas a segurança dos tripulantes, passageiros e da própria aeronave vem em primeiro lugar;

Será que não compraram os bancos por medida de economia? A piada é sem graça mas não resisti.
Estão com todos os equipamentos. Só estão limitados enquanto não atingirem o FOC.

Falando sério, utilizar o KC390 por todos os aspectos não seria mais interessante?
Ele aos poucos será utilizado nas missões da FAB, mas com apenas duas aeronaves em operação, os Hércules continuam sendo o pau para toda obra; o quadro acima ilustra o cronograma atual. é esperar que ele não seja modificado apesar dos pesares;

Ou ele ainda não está disponível para esse tipo de operação? Poderia ser por causa da altitude do aeroporto?
Expectativa de disponibilidade total após o FOC, que deve declarado entre este ano e 2021.

Julio Cesar
Espero ter ajudado.

abs




Carpe Diem
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