Apresentação dos AH-2 da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1900
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 790 vezes
Contato:

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1111 Mensagem por arcanjo » Qua Dez 10, 2014 11:39 pm

Esquadrão Poti capacita pilotos de AH-2 Sabre

http://resenhamilitar.blogspot.com.br/2 ... -ah-2.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1900
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 790 vezes
Contato:

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1112 Mensagem por arcanjo » Sáb Fev 15, 2020 1:35 pm

Exclusivo – Os Mi-35 da FAB podem estar a Caminho de Benghazi
Publicação francesa Intelligence Online dá nota que os helicópteros AH-2 (Mi-35) podem estar sendo vendidos para a Líbia em uma operação triangular com os Emirados Árabes Unidos

http://d30p9ca83oqyng.cloudfront.net/defesanet/site/upload/news_image/2020/02/46424_resize_620_380_true_false_null.jpg
Helicópteros Ah-2 Sabre emformação na Base de Porto Velho (ALA6) Foto Cecomsaer

Redação DefesaNet

Segundo a publicação francesa Intelligence Online, em informe datado, de 12FEV2020, está em negociação uma operação triangular para que as forças do General Khalifa Haftar (Libyan National Army), recebam um número não especificado dos helicópteros russos Mi-35 (AH-2 Sabre), operados pela Força Aérea Brasileira.

http://d30p9ca83oqyng.cloudfront.net/defesanet/site/upload/media/1581781708_mi-35m_ah-2_sabre_fab.jpg
10 helicóteros de ataque AH-2 Sabre (MI-35) do Esquadrão Poti (2º/8º GAV), em 2015

A nota fala nos mais antigos, provavelmente pode ser os seis primeiros Mi-35, que vieram dos estoques da Federação Russa. As aeronaves foram recebidas para equilibrar a balança comercial entre os dois países, amplamente favorável ao Brasil pela exportação de commodities agrícolas. Foram recebidos em linhas gerais dois lotes de 6 helicópteros cada e são operados pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV), baseado em Porto Velho, Rondônia, pela nova denominação ALA6.

http://d30p9ca83oqyng.cloudfront.net/defesanet/site/upload/media/1581782646_1.jpg

A operação seria conduzida pela Corporação russa Rosoboronexport e financiada de forma generosa pelos Emirados Árabes.

O general rebelde tem adquirido grande lote de material militar na sua luta contra o rival Governo de Trípoli. Recentemente foi adquirida uma frota de drones chineses CH-4 da Força Aérea da Jordânia.

A negociação pode ser de interesse da FAB em se ver livre do Mi-35 que sofrem com um apoio logístico deficiente por parte da Rússia. E um custo operacional muito alto. Para os líbios e russos o interesse é que a parte de manutenimento da FAB é excelente o que possibilitaria coloca-los em capacidade operacional em curto espaço de tempo.

Porém, mesmo com uma disponibilidade operacional baixa, devido a crônica falta de peças, eles são os únicos helicópteros de ataque do Inventário Militar do Brasil.

Além da complexidade da concretização do negócio, visto as relações internacionais e comerciais envolvidas (Observar que os motores dos Mi-35 da FAB são produzidos pela Motor Simch da Ucrânia). A perda de uma plataforma como o Mi-35 (mesmo com a incerteza da disponibilidade), pode bloquear a negociação.

O governo brasileiro formalizou, em 13FEV2020, com a publicação no Diário Oficial, Acordo de Parceria Estratégica com os Emirados Árabes Unidos (ver BR-EAU - Brasil e Emirados Árabes Unidos firmam acordo de parceria estratégica Link).

Este acordo prevê em vários artigos a possibilidade legal de abrigar uma negociação como esta anunciada pela publicação francesa.

A alternativa de os helicópteros Mi-35, que forem repassados para o LNA serem substituídos na FAB, por mais modernos, financiados pelos Emirados / Rússia é incerto nas atuais condições geopolíticas em especial da América Latina.

Nota DefesaNet

Na FAB os AH-2 Sabre realizam missões inéditas, graças a sua grande velocidade conseguem relizar interceptações de aeronave a baixa altura.

http://www.defesanet.com.br/br_arabia/n ... -Benghazi/

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1113 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 15, 2020 5:06 pm

Bom, isso de indisponibilidade e apoio pós venda ruim não é corroborado pelo pessoal do Esquadrão, que é só elogios para o helo da OM. Então, o autor deve estar falando de opinião ou de "ouvir dizer".
Por outro lado é inequivoco que o alto cmdo da FAB sempre torceu o nariz para os Mi-35. E como ventilou-se certa vez na mídia impressa, há interesse em adquirir os Pave Hawk para o 2o/10o Gav. O problema é: com que dinheiro?
Enfim, se não houver discordância política e diplomática na questão, podem até vender os 12 que a FAB não vai reclamar.
Só não sei onde eles iriam comprar os PV, dado que as quantidades na USAF são bem poucas, e ainda estão em serviço à espera da nova geração do Black Hawk C SAR.
Quem sabe no ano que vem.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1114 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 15, 2020 5:47 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Fev 15, 2020 5:06 pm Bom, isso de indisponibilidade e apoio pós venda ruim não é corroborado pelo pessoal do Esquadrão, que é só elogios para o helo da OM. Então, o autor deve estar falando de opinião ou de "ouvir dizer".
Por outro lado é inequivoco que o alto cmdo da FAB sempre torceu o nariz para os Mi-35. E como ventilou-se certa vez na mídia impressa, há interesse em adquirir os Pave Hawk para o 2o/10o Gav. O problema é: com que dinheiro?
Enfim, se não houver discordância política e diplomática na questão, podem até vender os 12 que a FAB não vai reclamar.
Só não sei onde eles iriam comprar os PV, dado que as quantidades na USAF são bem poucas, e ainda estão em serviço à espera da nova geração do Black Hawk C SAR.
Quem sabe no ano que vem.

abs
Levando em conta que o PaveHawk não é mais do que uma versão super anabolizada do BlackHawk, do qual as três Forças possuem exemplares e querem mais, não vejo problemas em encomendar um lote equivalente aos Hinds e que seria muito mais útil PARA A FAB (HH-60) e mesmo PARA O EB (MH-60) do que o atual de Mi-35.

Imagem
HH-60G C-SAR

Imagem
MH-60G SpecOps

Agora o outro lado: como conheço pessoalmente o Düring, sei muito bem que, se pudesse, ele mandaria pro escambau até os IGLA! O hôme ficava uma fera :mrgreen: a cada vez que a gente falava em Pantsir (na época em que era considerado para a AAAe) de maneira favorável, assim, pode muito bem (eu apostaria nisso) ser apenas um wishful thinking lá dele, e não seria o primeiro.

Por fim, o que me intriga mais é o Brasil vender helicóptero de Ataque para um TERRORISTA que, entre outras "façanhas", paralisou completamente a produção de petróleo da Líbia! E como ficaria a manutenção, já que a Rússia está em prol de um cessar-fogo? Sei não, acho que ficam por aqui...

Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1115 Mensagem por Dieneces » Sáb Fev 15, 2020 6:16 pm

Caro Túlio, a notícia é de uma publicação francesa . O Düring somente reverberou. Sobre chamar o Marecha Haftar de terrorista, é o mesmo que chamar o Bin Laden de estadista; O militar líbio conta com o apoio do parlamento líbio, do Egito, dos Emirados Árabes, da Rússia, da Grécia, da França, e enfrenta um governo associado à Irmandade Muçulmana e bancado pelo ditador turco Erdogan.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1116 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 15, 2020 6:23 pm

Agora sim, pode vir o meteoro: O DIENECES VIROU COMUNAZZZ!!! :shock: :shock: :shock: :shock:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1117 Mensagem por gabriel219 » Sáb Fev 15, 2020 8:25 pm

Também acho equivocado chamar o Hafta de terrorista, porém que ideia é essa da FAB?

Uma coisa não entendo: se os AH-2 estão com problemas de peças, como conseguem fazer 8 ficarem operacionais, realizando operações o tempo todo?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1118 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 15, 2020 9:32 pm

Se essa história for mesmo verdade, a coisa deve estar bem acima da FAB em termos de negoociações.
E como disse, se a grana passar por ela, é Black Hawk na cabeça.
Como são os árabes que teoricamente vão pagar, preço não será um problema.
Quanto a arrumar a versão que a FAB quer, vamos ver. O Pave Hawk não é exatamente igual ao modelo básico, tem muitas modificações.
De qualquer forma, hoje a Avex quer 12 novos helis, a FAB pelo menos 8, e a MB quer mais 6, ao menos, dos Sea Hawk.
Duvido que mesmo vendendo todos os Hids haja recursos para todos. É só fazer as contas. Essas 26 undes passam fácil de US 1 bi.
Vão ter que esperar as proximas eleições presidênciais.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1119 Mensagem por Dieneces » Dom Fev 16, 2020 3:29 pm

Túlio, o Marechal Haftar é apoiado pelos Emirados árabes Unidos, pelo governo militar do Egito, pelo governo de direita grego, pelo xeique saudita. Não tem neguinho comunista ali não. Por outro lado o seu inimigo GNA tem a irmandade muçulmana ao lado, que é igual ou pior que comunismo. Fora o Erdogan e seu mercenários. Por incrível que pareça, nessa guerra a Rússia empresta um tímido apoio ao Haftar e os EUA praticamente caíram fora do cenário. Deixaram na mão da França, da Alemanha e da Itália, que para variar só fazem cagadas.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1120 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 16, 2020 4:56 pm

Essas aeronaves tinham que serem repassadas para o EB, mesmo que por goela abaixo.

Se houver compensação financeira para aquisição de Pavehawk/Arpía DAP até iria, mas vender por vender e vir um punhado de BH normal é burrice, na minha opinião.

Mi-35M é um baita heli de ataque e estaríamos jogando fora a única arma que consegue penetrar um T-72B1, com Kontakt-1.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1121 Mensagem por Túlio » Dom Fev 16, 2020 7:49 pm

Dieneces escreveu: Dom Fev 16, 2020 3:29 pm Túlio, o Marechal Haftar é apoiado pelos Emirados árabes Unidos, pelo governo militar do Egito, pelo governo de direita grego, pelo xeique saudita. Não tem neguinho comunista ali não. Por outro lado o seu inimigo GNA tem a irmandade muçulmana ao lado, que é igual ou pior que comunismo. Fora o Erdogan e seu mercenários. Por incrível que pareça, nessa guerra a Rússia empresta um tímido apoio ao Haftar e os EUA praticamente caíram fora do cenário. Deixaram na mão da França, da Alemanha e da Itália, que para variar só fazem cagadas.

Tá, eu agora nem posso mais me divertir, tá sodas isso, POWS!!! :evil: :evil: :evil: :evil:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1122 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 16, 2020 9:26 pm

A notícia já foi desmentida pela FAB.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1123 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 16, 2020 10:47 pm

Amém que foi. Se eles não gostam do AH-2 - ou mesmo que gostem - que mandem pro EB - mesmo que esse não queira. Na FAB é um mero interceptador, embora o Esquadrão Poti treina para utilizá-lo como ataque.

Os AH-2 deveriam continuar baseados ao Norte, mesmo eles indo para o EB.

Não descartaria leasing de A-129D, caso estejam disponíveis.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1949
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1124 Mensagem por gusmano » Seg Fev 17, 2020 10:44 am

Eu acho que o Sabre mete medo "real", e isso é inadmissível para a FAB.

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Apresentação dos AH-2 da FAB

#1125 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 17, 2020 11:32 am

Aparentemente a FAB entendeu o valor dos Mi-35, mesmo com todos os atropelos, e não utilizando ele na sua missão primária.

Por outro lado, ele oferece um plus a mais que helos de ataque puro não dispõe como transporte de tropas especiais e C SAR, entre outros.

Enfim, o EB anda falando em BH armados, porque não abre mão dos helos de ataque, que por aqui só depois de 2030, mas não quer nem ouvir falar nos Hind.

Honestamente, se querem algo com capacidade de ataque secundária na região norye até comprar helos de verdade, não tem nada melhor qie o Mi-17.

O problema é que não sendo OTAN e Stanag não serve.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder