Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
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De KC-390 para C-390 Millennium: O que mudou?
por Guilherme Wiltgen
Recentemente, a Embraer anunciou uma mudança na denominação do KC-390. O que poucos sabem é que sua nova alcunha, C-390 Millenium, foi escolhida para enfatizar a letra C da sigla de batismo da aeronave a partir de determinado Serial Number (número de série, em português). E o que esse “C” quer dizer? Conheça o significado do alfabeto todo quando se trata de dar nome aos aviões.
A nova aeronave multimissão da Embraer foi rebatizada.
De KC-390, tornou-se C-390 Millenium, contudo mantendo suas características tanto para o uso civil (certificado ANAC) quanto para o uso militar (certificado DCTA/IFI).
O cargueiro continua com força, robustez e velocidade inigualáveis, e segue destemido em situações adversas como evacuações aeromédicas, missões humanitárias e combate a incêndios, entre outras missões importantes como transporte de tropas, veículos, helicópteros, cargas, etc…
A única mudança, de fato, foi ter perdido a letra “K” de seu nome. Mas por quê? Bom, cada letra das siglas que batizam as aeronaves têm um significado, e a Embraer acredita que o outrora KC-390 deveria ser mais valorizado pelo que a letra “C” representa. Nesse caso, reitra-se o “K” (do inglês tanker) que indica avião de reabastecimento aéreo, e enfatiza-se o “C”, de cargo (ou avião cargueiro).
E assim é com todos os aviões, como se a indústria aeronáutica tivesse seu próprio alfabeto.
Veja a seguir outras siglas e abreviaturas, algumas delas utilizadas para batizar famílias de aeronaves, acompanhadas de suas definições:
EMB: Embraer.
ERJ: Embraer Regional Jetliners ou jatos regionais da Embraer, em tradução livre.
E-Jets: Embraer Jets ou jatos da Embraer, em tradução livre.
E2: Embraer Segunda Geração.
VTOL: Vertical Takeoff and Landing ou decolagem e pouso na vertical, em tradução livre.
Abaixo um pequeno glossário com algumas letras utilizadas em designação de aeronaves de uso militar, acompanhadas de suas definições:
A: Attack ou ataque, em português.
B: Bomber ou bombardeiro, em português.
C: Cargo/transport ou cargueiro, em português.
D: Drone control ou controlador de drone, em português.
E: Special electronics ou eletrônica especial, em português.
F: Fighter ou caça, em português.
K: Tanker ou tanque, em português.
H: Helicopter ou helicóptero, em português.
L: Cold weather operations ou operações em climas frios, em português.
M: Missile capability ou capacidade de míssil, em português.
O: Observation ou observação, em português.
P: Patrol ou patrulha, em português.
R: Reconnaissance ou reconhecimento, em português.
S: Anti-submarine ou antissubmarino, em português.
T: Trainer ou treinamento, em português.
U: Utility ou utilitário, em português.
X: Research ou pesquisa, em português.
V: Staff transport ou transporte para funcionários, em português.
W: Weather reconnaissance ou reconhecimento do clima, em português.
Fonte: Embraer via site Defesa Aérea & Naval 18 jan 2020
De KC-390 para C-390 Millennium: O que mudou?
por Guilherme Wiltgen
Recentemente, a Embraer anunciou uma mudança na denominação do KC-390. O que poucos sabem é que sua nova alcunha, C-390 Millenium, foi escolhida para enfatizar a letra C da sigla de batismo da aeronave a partir de determinado Serial Number (número de série, em português). E o que esse “C” quer dizer? Conheça o significado do alfabeto todo quando se trata de dar nome aos aviões.
A nova aeronave multimissão da Embraer foi rebatizada.
De KC-390, tornou-se C-390 Millenium, contudo mantendo suas características tanto para o uso civil (certificado ANAC) quanto para o uso militar (certificado DCTA/IFI).
O cargueiro continua com força, robustez e velocidade inigualáveis, e segue destemido em situações adversas como evacuações aeromédicas, missões humanitárias e combate a incêndios, entre outras missões importantes como transporte de tropas, veículos, helicópteros, cargas, etc…
A única mudança, de fato, foi ter perdido a letra “K” de seu nome. Mas por quê? Bom, cada letra das siglas que batizam as aeronaves têm um significado, e a Embraer acredita que o outrora KC-390 deveria ser mais valorizado pelo que a letra “C” representa. Nesse caso, reitra-se o “K” (do inglês tanker) que indica avião de reabastecimento aéreo, e enfatiza-se o “C”, de cargo (ou avião cargueiro).
E assim é com todos os aviões, como se a indústria aeronáutica tivesse seu próprio alfabeto.
Veja a seguir outras siglas e abreviaturas, algumas delas utilizadas para batizar famílias de aeronaves, acompanhadas de suas definições:
EMB: Embraer.
ERJ: Embraer Regional Jetliners ou jatos regionais da Embraer, em tradução livre.
E-Jets: Embraer Jets ou jatos da Embraer, em tradução livre.
E2: Embraer Segunda Geração.
VTOL: Vertical Takeoff and Landing ou decolagem e pouso na vertical, em tradução livre.
Abaixo um pequeno glossário com algumas letras utilizadas em designação de aeronaves de uso militar, acompanhadas de suas definições:
A: Attack ou ataque, em português.
B: Bomber ou bombardeiro, em português.
C: Cargo/transport ou cargueiro, em português.
D: Drone control ou controlador de drone, em português.
E: Special electronics ou eletrônica especial, em português.
F: Fighter ou caça, em português.
K: Tanker ou tanque, em português.
H: Helicopter ou helicóptero, em português.
L: Cold weather operations ou operações em climas frios, em português.
M: Missile capability ou capacidade de míssil, em português.
O: Observation ou observação, em português.
P: Patrol ou patrulha, em português.
R: Reconnaissance ou reconhecimento, em português.
S: Anti-submarine ou antissubmarino, em português.
T: Trainer ou treinamento, em português.
U: Utility ou utilitário, em português.
X: Research ou pesquisa, em português.
V: Staff transport ou transporte para funcionários, em português.
W: Weather reconnaissance ou reconhecimento do clima, em português.
Fonte: Embraer via site Defesa Aérea & Naval 18 jan 2020
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Re: Sobre o KC-390
Despacho n.º 955/2020 - Diário da República n.º 16/2020, Série II de 2020-01-23 128400669
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Programa KC-390 - autorização de aquisição do sistema de rádios NA/ARC-210(V) RT-1990A(C)
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/128 ... =128400648
Despacho n.º 956/2020 - Diário da República n.º 16/2020, Série II de 2020-01-23 128400670
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Programa KC-390 - autorização de aquisição de terminais MIDS JTRS
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/128 ... =128400648
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Re: Sobre o KC-390
PRIMEIRO KC-390 DA FAP EM CONSTRUÇÃO NA OGMA [M2086 – 04/2020]
http://www.passarodeferro.com/2020/01/p ... a.html?m=1
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Triste sina ter nascido português
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Re: Sobre o KC-390
Meus prezados
OGMA inicia fabricação das primeiras peças do KC-390 destinados a Força Aérea Portuguesa
As primeiras partes das cinco aeronaves KC-390 Millennium, que foram adquiridas pela Força Aérea de Portugal (FAP) irão começar a ser montadas em solo português. A Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA) anunciou nesta quinta-feira (23), que finalizou a produção do primeiro painel que vai integrar a fuselagem desta aeronave de transporte multimissão.
O Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, durante visita às instalações da empresa, na região Alverca do Ribatejo, confirmou que a OGMA dará inicio a produção do KC-390.
No âmbito do programa KC-390, a OGMA tem a seu cargo a fabricação da fuselagem central, montagem dos sponsons direito e esquerdo (conjunto que compõem a carenagem do compartimento do trem de pouso) bem como os lemes do profundor. Estas peças são fabricadas em material compósito e ligas metálicas.
Nas instalações da OGMA em Alverca, são produzidos os 10 painéis que constituem a fuselagem central do avião, as carenagens do trem de aterragem (sponsons) bem como os painéis em compósito que formam o seu revestimento.
O transporte destes componentes exige uma operação de logística e de transporte excecional, com os componentes estruturais de maior envergadura a serem transportados até ao Porto de Lisboa, seguido por via marítima rumo ao Brasil, tendo como destino a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte multimissão desenvolvida pela Embraer, e preparada para responder as mais variadas missões, tais como busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, combate a incêndios, reabastecimento em voo e evacuação médica, e para aterrissagens inclusive em pistas semi-preparadas.
Este é um dos projetos mais ambiciosos da Embraer e tem Portugal como maior parceiro internacional. O envolvimento da OGMA no Embraer KC-390 iniciou-se ainda na fase de planeamento e concessão da aeronave, numa relação de parceria e de proximidade com a Embraer.
A empresa portuguesa participou na fase inicial do Desenvolvimento do Produto (Joint Definition Phase) e no desenvolvimento e gestão de uma cadeia de fornecimento sustentada, competitiva e flexível, preferencialmente nacional.
No início de 2017 a OGMA iniciou a entrega dos componentes destinados à primeira aeronave de série de um conjunto de 28 destinadas à Força Aérea Brasileira (FAB).
Fonte: Portal DEFESA TV via CECOMSAER 24 jan 2020
OGMA inicia fabricação das primeiras peças do KC-390 destinados a Força Aérea Portuguesa
As primeiras partes das cinco aeronaves KC-390 Millennium, que foram adquiridas pela Força Aérea de Portugal (FAP) irão começar a ser montadas em solo português. A Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA) anunciou nesta quinta-feira (23), que finalizou a produção do primeiro painel que vai integrar a fuselagem desta aeronave de transporte multimissão.
O Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, durante visita às instalações da empresa, na região Alverca do Ribatejo, confirmou que a OGMA dará inicio a produção do KC-390.
No âmbito do programa KC-390, a OGMA tem a seu cargo a fabricação da fuselagem central, montagem dos sponsons direito e esquerdo (conjunto que compõem a carenagem do compartimento do trem de pouso) bem como os lemes do profundor. Estas peças são fabricadas em material compósito e ligas metálicas.
Nas instalações da OGMA em Alverca, são produzidos os 10 painéis que constituem a fuselagem central do avião, as carenagens do trem de aterragem (sponsons) bem como os painéis em compósito que formam o seu revestimento.
O transporte destes componentes exige uma operação de logística e de transporte excecional, com os componentes estruturais de maior envergadura a serem transportados até ao Porto de Lisboa, seguido por via marítima rumo ao Brasil, tendo como destino a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte multimissão desenvolvida pela Embraer, e preparada para responder as mais variadas missões, tais como busca e salvamento, transporte e lançamento de cargas e tropas, combate a incêndios, reabastecimento em voo e evacuação médica, e para aterrissagens inclusive em pistas semi-preparadas.
Este é um dos projetos mais ambiciosos da Embraer e tem Portugal como maior parceiro internacional. O envolvimento da OGMA no Embraer KC-390 iniciou-se ainda na fase de planeamento e concessão da aeronave, numa relação de parceria e de proximidade com a Embraer.
A empresa portuguesa participou na fase inicial do Desenvolvimento do Produto (Joint Definition Phase) e no desenvolvimento e gestão de uma cadeia de fornecimento sustentada, competitiva e flexível, preferencialmente nacional.
No início de 2017 a OGMA iniciou a entrega dos componentes destinados à primeira aeronave de série de um conjunto de 28 destinadas à Força Aérea Brasileira (FAB).
Fonte: Portal DEFESA TV via CECOMSAER 24 jan 2020
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Re: Sobre o KC-390
É preciso ir atirando areia para os olhoscabeça de martelo escreveu: ↑Sex Jan 24, 2020 8:33 am O título... mãe do céu!
Até parece que vão ser montados em Portugal...
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Re: Sobre o KC-390
Para além de ajudar (e muito) na venda a Portugal do aparelho a decisão de fabricar estes elementos na OGMA tem alguma lógica a nível de engenharia ou de gestão...?jambockrs escreveu: ↑Sex Jan 24, 2020 10:21 am Meus prezados
OGMA inicia fabricação das primeiras peças do KC-390 destinados a Força Aérea Portuguesa
(...)
No âmbito do programa KC-390, a OGMA tem a seu cargo a fabricação da fuselagem central, montagem dos sponsons direito e esquerdo (conjunto que compõem a carenagem do compartimento do trem de pouso) bem como os lemes do profundor. Estas peças são fabricadas em material compósito e ligas metálicas.
Nas instalações da OGMA em Alverca, são produzidos os 10 painéis que constituem a fuselagem central do avião, as carenagens do trem de aterragem (sponsons) bem como os painéis em compósito que formam o seu revestimento.
O transporte destes componentes exige uma operação de logística e de transporte excecional, com os componentes estruturais de maior envergadura a serem transportados até ao Porto de Lisboa, seguido por via marítima rumo ao Brasil, tendo como destino a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
(...)
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Re: Sobre o KC-390
Esses elementos foram desenhados em Portugal por Engenheiros Portugueses e serão fabricados em empresas/fábricas da EMBRAER em território nacional (OGMA e fábricas em Évora).
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Re: Sobre o KC-390
Falando em KC 390 feito em partes pela OGMA, o que FAB e FAP pensam a despeito de um eventual C-390 a la C-130-30J?
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Re: Sobre o KC-390
Boa noite.
Notícia de algumas horas atrás.
https://eco.sapo.pt/2020/02/14/marcelo- ... es-kc-390/
https://www.dn.pt/poder/marcelo-anuncia ... 22022.html
https://www.mundolusiada.com.br/economi ... de-kc-390/
Votos de um excelente final de semana para todos.
Julio Cesar.
Notícia de algumas horas atrás.
https://eco.sapo.pt/2020/02/14/marcelo- ... es-kc-390/
https://www.dn.pt/poder/marcelo-anuncia ... 22022.html
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Re: Sobre o KC-390
Se a Índia comprar algumas unidades, vou ficar feliz pra caramba.
Talvez influencie até alguns outros países na área.
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Re: Sobre o KC-390
Sem querer exagerar, mas, a India vale por uma Europa inteira em termos mercadológicos para o KC-390, caso se junte ao projeto como investidor de risco, como Brasil e Portugal.
Em termos quantitativos, acredito que a demanda indiana pode fazer com que os custos gerais da aeronave comecem a baixar, de forma a atrair clientes com menor capacidade financeira como Chile, Colômbia e Rep Checa, além da África do Sul.
Vai ser a melhor notícia do ano para a indústria aeronáutica nacional, caso se confirme.
abs
Em termos quantitativos, acredito que a demanda indiana pode fazer com que os custos gerais da aeronave comecem a baixar, de forma a atrair clientes com menor capacidade financeira como Chile, Colômbia e Rep Checa, além da África do Sul.
Vai ser a melhor notícia do ano para a indústria aeronáutica nacional, caso se confirme.
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Re: Sobre o KC-390
Julio Cesar escreveu: ↑Sex Fev 14, 2020 6:31 pm Boa noite.
Notícia de algumas horas atrás.
https://eco.sapo.pt/2020/02/14/marcelo- ... es-kc-390/
https://www.dn.pt/poder/marcelo-anuncia ... 22022.html
https://www.mundolusiada.com.br/economi ... de-kc-390/
Votos de um excelente final de semana para todos.
Julio Cesar.
Juro que não percebo... a EMBRAER não é uma empresa Portuguesa, este projecto nem sequer está a ser gerido por Portugal...
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Re: Sobre o KC-390
Portugal fabrica algumas peças para o C-390 através da OGMA, que é uma subsidiária da Embraer. Assim, smj, a OGMA poderia subcontratar fábricas indianas para a fabricação.cabeça de martelo escreveu: ↑Sáb Fev 15, 2020 8:25 amJulio Cesar escreveu: ↑Sex Fev 14, 2020 6:31 pm Boa noite.
Notícia de algumas horas atrás.
https://eco.sapo.pt/2020/02/14/marcelo- ... es-kc-390/
https://www.dn.pt/poder/marcelo-anuncia ... 22022.html
https://www.mundolusiada.com.br/economi ... de-kc-390/
Votos de um excelente final de semana para todos.
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Juro que não percebo... a EMBRAER não é uma empresa Portuguesa, este projecto nem sequer está a ser gerido por Portugal...
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Re: Sobre o KC-390
A índia tem a versão deles do "buy american act".
Se resolverem produzir, é porque vão comprar. E eles não costumam comprar pouco.
Adenais, como já disse aqui, Portugal é a nossa porta de entrada para a UE.
Se vale para nós, vale para os indianos também.
abs
Se resolverem produzir, é porque vão comprar. E eles não costumam comprar pouco.
Adenais, como já disse aqui, Portugal é a nossa porta de entrada para a UE.
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