Mundo Árabe em Ebulição

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11821 Mensagem por Túlio » Ter Jan 07, 2020 10:51 pm

Wardog escreveu: Ter Jan 07, 2020 10:35 pm Se atacar Israel vai tomar proporções trágicas esse conflito...
Não sei, o Iron Dome segura centenas de mísseis todos os anos, pode ficar trágico é pro Líbano, Palestina e, se bobear, Síria.
Wardog escreveu: Ter Jan 07, 2020 10:35 pm Se for desescalar tem que ser agora e partir dos EUA, sob o argumento de que não houve americanos feridos no ataque, não sei se o Trump tem cabeça pra fazer isso.
A meu ver não tem mais como parar, nenhum dos dois (Trump e Khumenei) pode se dar ao luxo de demonstrar fraqueza a este ponto, é afrouxar e cair. Ambos pagaram pra ver o blefe do outro e - surpresa! - não era blefe. Agora segue escalando até virar guerra de verdade e o Irã voltar meio século em sua História (se não usar WMDs).




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11822 Mensagem por Wardog » Ter Jan 07, 2020 11:38 pm

Túlio escreveu: Ter Jan 07, 2020 10:51 pm
Wardog escreveu: Ter Jan 07, 2020 10:35 pm Se atacar Israel vai tomar proporções trágicas esse conflito...
Não sei, o Iron Dome segura centenas de mísseis todos os anos, pode ficar trágico é pro Líbano, Palestina e, se bobear, Síria.
Wardog escreveu: Ter Jan 07, 2020 10:35 pm Se for desescalar tem que ser agora e partir dos EUA, sob o argumento de que não houve americanos feridos no ataque, não sei se o Trump tem cabeça pra fazer isso.
A meu ver não tem mais como parar, nenhum dos dois (Trump e Khumenei) pode se dar ao luxo de demonstrar fraqueza a este ponto, é afrouxar e cair. Ambos pagaram pra ver o blefe do outro e - surpresa! - não era blefe. Agora segue escalando até virar guerra de verdade e o Irã voltar meio século em sua História (se não usar WMDs).
Caro, eu achei essa "resposta"do Iran muito bem balanceada.

Lançaram meia dúzia de mísseis diretamente do território Iraniano, dando mais uma justificação doméstica para sua população através do showzinho que fizeram na midia. Ou seja, deram o que o povo ansiava e acalmaram os ânimos dentro do país.

De outra forma, fizeram um strike bem superficial que aparentemente não causou nenhuma baixa de Americanos, e retornaram a bola pro Trump dentro de uma situação em que haverá pressão sobre os EUA para não revidar e evitar uma escalada no conflito.

No final, Trump vai ter que medir o que será MENOS impopular para ele, em especial visando a reeleição e o processo de impeachment que corre agora no Senado (muito improvável):

1 - Responder e escalar o conflito.

2 - Não responder e deixar por isso mesmo.

De verdade, não consigo cravar agora o que o Trump irá decidir, acho que muito vai depender do sentimento interno do povo americano, ele vai com o que for mais popular para ele, mas a situação ficou um pouco confusa com essa resposta.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11823 Mensagem por Túlio » Qua Jan 08, 2020 12:07 am

Wardog escreveu: Ter Jan 07, 2020 11:38 pm

Caro, eu achei essa "resposta"do Iran muito bem balanceada.

Lançaram meia dúzia de mísseis diretamente do território Iraniano, dando mais uma justificação doméstica para sua população através do showzinho que fizeram na midia. Ou seja, deram o que o povo ansiava e acalmaram os ânimos dentro do país.

De outra forma, fizeram um strike bem superficial que aparentemente não causou nenhuma baixa de Americanos, e retornaram a bola pro Trump dentro de uma situação em que haverá pressão sobre os EUA para não revidar e evitar uma escalada no conflito.

No final, Trump vai ter que medir o que será MENOS impopular para ele, em especial visando a reeleição e o processo de impeachment que corre agora no Senado (muito improvável):

1 - Responder e escalar o conflito.

2 - Não responder e deixar por isso mesmo.

De verdade, não consigo cravar agora o que o Trump irá decidir, acho que muito vai depender do sentimento interno do povo americano, ele vai com o que for mais popular para ele, mas a situação ficou um pouco confusa com essa resposta.
A rigor, não tenho muito como discordar, fundamentaste legal. Insisto apenas em que quem recuar agora se ferra em casa. Tchau reeleição pro Trump, pois um recuo só agradaria aos seus detratores, e estes não votam nele de jeito nenhum; já seus apoiadores mais hardliners, os Great Farmers lá dele (um bando de Rednecks e Hill Billys) & quetales até não queriam confusão mas, se começou, tem que ir até o fim e vencer. Se recuar até o Sleepy Joe ganha dele no fim do ano.

Sobre a inteligência da ação do Irã, concordo também, estão emergindo informes de que, ao invés de IRBMs e cruisers de última geração, usaram provavelmente obsoletos Grads (e mesmo assim atravessaram as defesas). Se Trump recuar agora, só perde a eleição; se responder, melhor esquecer isso de ir escalando e lançar logo um full-strike implacável e devastador, de modo a aleijar a capacidade Iraniana de usar suas melhores armas.

Mas agora o jogo virou, quem tem que mover uma pedra é o Trump. Vamos ver qual será (e SE será).

Arrisco que, se ele baixar a bola e enfiar a viola no saco, Israel assume, pois será o próximo alvo.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11824 Mensagem por prp » Qua Jan 08, 2020 12:18 am

Parece que o Trump peidou farofa.
De agora.
‘So far, so good!’ Trump tweets of US military might, set to address Americans on Wednesday over Iranian strike https://t.co/TegURwKnln

Tá parecendo que armaram pro Trump cair. Porque não faz sentido.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11825 Mensagem por P44 » Qua Jan 08, 2020 5:02 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11826 Mensagem por P44 » Qua Jan 08, 2020 5:06 am

denilson escreveu: Ter Jan 07, 2020 10:15 pm Minha dúvida é se nesse caso, a guerra é da Otan?
Era só o que faltava, irmos para a guerra por causa do maluco cor de laranja

Fez a merda, desenrasque-se




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11827 Mensagem por Wardog » Qua Jan 08, 2020 5:23 am

P44 escreveu: Qua Jan 08, 2020 5:06 am
denilson escreveu: Ter Jan 07, 2020 10:15 pm Minha dúvida é se nesse caso, a guerra é da Otan?
Era só o que faltava, irmos para a guerra por causa do maluco cor de laranja

Fez a merda, desenrasque-se
Não sei não... Os Ministros da Defesa do UK e Alemanha já se manifestaram condenando o ataque.

Achava que os USA não iriam retaliar mas depois desse discurso já não acho tão certo.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11828 Mensagem por P44 » Qua Jan 08, 2020 8:02 am

Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11829 Mensagem por P44 » Qua Jan 08, 2020 8:56 am

Sem dar nas vistas, o Putin vai controlando aquilo tudo



Sem espalhafato como certos palhaços




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2475
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11830 Mensagem por zela » Qua Jan 08, 2020 9:55 am

Nao acho que haverá uma retaliação pesada pelo Trump, e nem acho que ficará impopular se não revidar. Matou um general inimigo e ficou por isso msm, ou seja, tá na vantagem. Acompanhando New York Times, Washington Post, Fox News, CNN etc. é quase unanimidade o apelo pro Trump não escalar. Sinal disso é que até agora não caiu míssil na cabeça do aiatolá. E não foram bobos nem nada: fizeram uma demonstração sem sequer ferir algum americano, pois sabiam que de modo contrário iriam ter muitos problemas.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11831 Mensagem por P44 » Qua Jan 08, 2020 10:30 am

zela escreveu: Qua Jan 08, 2020 9:55 am Nao acho que haverá uma retaliação pesada pelo Trump, e nem acho que ficará impopular se não revidar. Matou um general inimigo e ficou por isso msm, ou seja, tá na vantagem. Acompanhando New York Times, Washington Post, Fox News, CNN etc. é quase unanimidade o apelo pro Trump não escalar. Sinal disso é que até agora não caiu míssil na cabeça do aiatolá. E não foram bobos nem nada: fizeram uma demonstração sem sequer ferir algum americano, pois sabiam que de modo contrário iriam ter muitos problemas.
Até leva a pensar se não estará tudo "combinado" para o Irão "salvar a face" :roll:

Pelo que tenho lido a opinião pública americana não está interessada em mais uma guerra...se o Trump não puser travões, AÍ SIM, é capaz de comprometer a reeleição!!!

E os aliados da NATO já se puseram todos à margem, portanto esqueçam "coligações internacionais"


EUA e Irão: UE apela ao fim da "espiral de violência" e oferece-se para promover diálogo
MadreMedia / Lusa
8 jan 2020 09:19


A presidente da Comissão Europeia defendeu hoje que o uso de armas deve dar lugar ao diálogo no Médio Oriente e argumentou que “a União Europeia tem muito para oferecer”, já que “a sua voz é ouvida na região”.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/e ... er-dialogo




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11832 Mensagem por P44 » Qua Jan 08, 2020 10:42 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11833 Mensagem por P44 » Qua Jan 08, 2020 10:42 am

(The Raw Story - EUA) ‘No War With Iran’ marches set for Thursday across US
https://www.rawstory.com/2020/01/no-war ... across-us/




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11834 Mensagem por P44 » Qua Jan 08, 2020 11:31 am

Túlio escreveu: Ter Jan 07, 2020 2:58 pm
P44 escreveu: Ter Jan 07, 2020 2:55 pm Entretanto o Putin foi hoje a Damasco

E o António Costa, foi aonde? Teerã é pro outro lado... :lol: :lol: :lol: :lol:

https://www.facebook.com/38173017222161 ... 5/?app=fbl




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#11835 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Jan 08, 2020 3:40 pm

O pronunciamento do Trump deixou claro que, por parte dos Estados Unidos, as hostilidades encerrariam por aí mesmo. Levando em consideração a informação oficial do governo americano de que as ondas de ataque de mísseis balísticos de curto alcance “Qiam” não causaram nenhuma baixa americana, já é o suficiente para o Trump poder “baixar a guarda” e findar esse perigoso jogo de atrito.

Trump está jogando para o público interno. Neste ano há eleições presidenciais nos EUA e ele quer reeleição com sua imagem atrelada à ideia que o povo americano (paranoico, por natureza) é mais seguro com ele na Casa Branca,do que com um possível presidente democrata. Trump mais criticou a administração Obama do que o regime dos Aiatolás. A cara de galhofa do Donald contrastava com a de seriedade dos generais do US Army logo ao fundo com seus novos (e belos) uniformes retrô do tipo “Army Green Unifom” (que, a princípio, confundi com o "Service Green Uniform" dos Marines).

Imagem

Acho que equivoca-se quem acha que o Irã tem uma capacidade militar desprezível. Evidentemente que estão anos-luz atrás do poderio americano (britânico, russo, chinês e francês). Entretanto eles demonstraram que podem causar estragos:

Imagem
Imagens de Al Asad tiradas na manhã de 8 de janeiro de 2020, mostrando pelo menos quatro áreas de impacto primário.


Essa imagem contrasta com algumas notícias (inclusive daqui do Brasil), indicando que as autoridades americanas pensavam que o Irã deliberadamente tinha como alvos determinadas áreas com o objetivo de evitar baixas. Mesmo que os iranianos tivessem a intenção de causar danos limitados sem perdas de vidas, o simples fato deles terem disparo mísseis balísticos em direção às bases americanas em território iraquiano, ainda apresentaria riscos inerentes que o regime de Teerã estava claramente disposto a aceitar.

O governo dos EUA também confirmou agora que não abateu nenhum míssil. Pelo que tudo indica, ao menos os americanos não possuiam nenhuma defesa ostensiva de mísseis balísticos no Iraque. Isso não deixa de ser curioso, no entanto, dado vários eventos ocorridos nos últimos seis meses indicando que o Irã ou/e seus grupos terroristas/insurgentes apadrinhados podem colocar mísseis em posição de atacar os interesses dos EUA no Oriente Médio ou seus aliados e parceiros.




Responder