Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2116 Mensagem por P44 » Qua Dez 11, 2019 7:08 am

Se o F-35 fôr como o LPD, bem podemos esperar sentados




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2117 Mensagem por tgcastilho » Dom Dez 15, 2019 4:05 pm

P44 escreveu: Qua Dez 11, 2019 7:08 am Se o F-35 fôr como o LPD, bem podemos esperar sentados
HEREGE! DEVES VOTAR PPD PARA NÃO TE ACREDITARES! :mrgreen:




"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2118 Mensagem por P44 » Qui Dez 19, 2019 7:25 am

Do Charlie lá no FD
O Parlamento romeno aprovou a compra de mais 5 F-16 MLU à Força Aérea Portuguesa.

http://www.passarodeferro.com/2019/12/p ... TITfAK_SR0


Ficaremos assim com 28 aparelhos, sendo 25 monolugares e 3 bilugares e não 4 como por lapso diz no texto do PF.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2119 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 19, 2019 10:22 pm

Acho isso meio que chover no molhado, ou até mesmo uma certa pretensão de minha parte, mas, o F-35 é avião demais para a FAP.
Dito isto, o Gripen em dez anos no máximo irá se tornar um dos caças mais numerosos da Europa, só perdendo provavelmente para o Typhoon e talvez para o próprio F-35.
Se todas as vendas possíveis nas quais hoje a SAAB trabalha no continente derem certo, inclusive países do leste europeu, presumo que continuar ignorando ou fazendo vista grossa para ele, talvez como se esteja fazendo agora, não traga melhores resultados para a FAP, e nem o caça stealht da LM.
Pelo mesmo preço cito, talvez seja possível conseguir uma maior quantidade de caças e um custo x benefício melhor para a vossa força aérea, além das tot e off set que eventualmente possam vir junto.
Não esquecer que a OGMA continua sendo uma empresa do grupo Embraer. E isso pode fazer bastante diferença na hora de conseguir um bom negócio para o país. Além disso, os empreendimentos brasileiros em Portugal ao que sei estão em crescente vertiginosa nos últimos anos, e aumentar tais investimentos não seria de todo má ideia, principalmente se a FAB e Flygnetp confirmarem os lotes subsequentes hora pretendidos.
Pensando em termos de mercado de defesa, o que nós poderíamos adicionar as vossas necessidades? Que tipo de tecnologias e/ou produtos e serviços aqui dispostos seriam de interesse agora e no futuro a médio e longo prazo? O que as empresas de defesa e a indústria em geral portuguesa poderiam contribuir conosco em termos de programas e projetos além do que já é feito hoje em dia?
Algumas coisas para nós pensarmos aqui.
A FAP irá dispor de 28 caças que cedo ou tarde terão de encontrar um substituto. Eventualmente 24 unidades do Gripen E/F adicionados a transferência de tecnologia e off set não conseguiriam cobrir senão tudo, mas a maior parte das necessidades de defesa aérea e colaboração para a OTAN tão bem quanto, ou até melhor que os problemáticos F-35? Inclusive em termos de custos?

abs




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2120 Mensagem por ARTAM » Sex Dez 20, 2019 7:52 am

O próximo caça da FAP vai ser norte americano e LM.
A SAAB não entra na contas, nem entrará, porquê? Por várias razões, mas as principais são:

1º A FAP quer um caça de 5º gen, a passar de um caça de gen 4.0 para um de 4.5, seria sempre para o F16V, aproveitava todo o "know how" de 20 anos que tem, quer da FAP quer das próprias OGMA, para além de poder aproveitar toda a logística existente.
2º Quanto à escolha ser americana, além de que historicamente os caças da FAP foram, na sua esmagadora maioria, americanos, existem vantagens de aquisição ligadas à Base das Lages, que não podem ser quantificadas.
3º Todos os parceiros de Portugal no Consórcio do F16 (Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca) optaram pelo F35, esta parceria é muito importante para a FAP, permitindo divisão de custos de desenvolvimento, intercâmbio de pilotos e experiências (a FAP teve pilotos a voar F16 belgas em missões de combate no Afeganistão).

Quanto a quantidades, quando é que virão, se serão block 3F ou 4, só se irá saber ao longo dos próximos anos, mas certamente, e a ver pelas aquisições dos parceiros, o F35 não irá ser adquirido num rácio de 1/1 em relação ao F16, porque, para além de ser mais caro de operar (não tanto de comprar) o F35 tem um potencial multiplicador de força superior ao F16.

O Gripen é um excelente avião, mas parte em desvantagem, pelas razões já mencionadas, e porque o F35 a bem ou a mal, já é hoje em dia o "caça NATO do futuro mais próximo", tanto o FCAS como Tempest, não passam de conceitos, e o Gripen(E/F) apenas agora começou a "esticar as asas".

Serão de esperar mais interessados no F35 num futuro não muito distante, a Espanha para substituir os seus Harrier, o Canadá, e a Grécia para os seus F16, no seio da NATO, o Gripen nunca irá ser um avião numeroso, para isso precisaria de uma venda para um grande operador, e estes irão ter F35/Typhoon nos próximos 20 anos.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2121 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 20, 2019 8:51 am

4,4 milhões de euros para modernização dos Falcon 50

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Aeronaves de "transporte especial" têm modernização prevista desde que em 2018 se "reviu" o contrato inicial de modernização da frota C-130.
Com a autorização em 2017 do início do processo de negociação para a aquisição, que se veio a concretizar, de cinco aeronaves KC-390 que vêm substituir os C-130 Hércules, optou-se por cancelar o projecto inicial que previa a modernização destes últimos. Nesse sentido, em 2018, foi decidido que os fundos, que chegavam aos 29 milhões de euros, seriam destinados a garantir a sustentação e modernização superficial dos Hércules, assim como a substituição dos aviónicos da frota de três Marcel-Dassault Falcon 50, operados pela Esquadra 504 - "Linces".

No passado dia 28 de Outubro, a empresa AEROMEC, do grupo português OMNI, anunciou ter sido escolhida para a realização dos trabalhos, orçamentados em 4,4 milhões de euros e centrados fundamentalmente nos equipamentos de navegação e comunicação dos Falcon, de forma a os actualizar e a garantir a sua conformidade com as normas europeias.

O cockpit será modernizado com equipamento da Universal Avionics da israelita Elbit Systems, com a substituição de grande parte dos aviónicos, incluindo quatro painéis avançados multi-funções LCD EFI-1040. Receberá ainda um sistema de gestão de voo UNS-1Fw para navegação por GPS e SBAS, compatível com os sistemas da Europa (EGNOS), EUA (WAAS) e Japão (MSAS), assim como um sistema de gestão de comunicações Unilink UL-801, unidade de comunicações por satélite Iridium, e outras modificações menores como gravador de voz.

O Falcon 50, concebido e produzido pela fábrica francesa Marcel-Dassault, é um tri-reactor que, pelas suas características e qualidades, oferece flexibilidade de emprego, segurança em todas as suas circunstâncias e excelentes performances em cruzeiro. A utilização de três motores na sua concepção permite-lhe efectuar trajectos com sobrevoo de zonas de ambiente hostil (oceanos ou desertos), podendo percorrer distâncias de cerca de 5500 km sem necessitar de escalas técnicas para reabastecimento.

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Os Falcon não são necessariamente dos modelos de aviões mais obsoletos. De acordo com a Força Aérea, a nível de equipamentos e instrumentos, conta com alguns sistemas minimamente modernos, os aviónicos têm várias valências, nomeadamente a capacidade de agregar uma série de informações num só monitor, que lhe conferem a possibilidade de efectuar aproximações a pistas em condições mínimas de visibilidade. De forma a aumentar a segurança em voo, foram feitas recentemente algumas modernizações consideradas vitais no âmbito da aviação do século XXI. Assim, procedeu-se à instalação de diversos sistemas, tais como: TCAS (Traffic Collision Avoidance System), EGPWS (Enhanced Ground Proximity Warning System), CVR (Cockpit Voice Recorder), FDR (Flight Data Recorder) e Transponder com Modo S.

A missão de transporte especial exercida pelos "Linces", inclui não só as deslocações de Altas Figuras do Estado, tanto nacionais como estrangeiras, como também missões de recolhas de órgãos para transplante e ainda evacuações médicas de longa distância", sendo a recolha de órgãos a operação realizada mais frequentemente.

https://www.portugaldefensenews.com/l/a ... falcon-50/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2122 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 20, 2019 8:53 am

Há duas opções para a FAP, os F-16 V ou o F-35, qualquer outra opção é pura ficção cientifica.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2123 Mensagem por P44 » Sex Dez 20, 2019 10:20 am

cabeça de martelo escreveu: Sex Dez 20, 2019 8:53 am Há duas opções para a FAP, os F-16 V ou o F-35, qualquer outra opção é pura ficção cientifica.
Isto.

Nem vale a pena andar a especular.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2124 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 20, 2019 11:30 am

Há um megadrone israelita a vigiar o mar europeu e os pilotos são portugueses

A Agência Marítima Europeia juntou Israel e Portugal num projeto inédito de cooperação para vigiar o Mediterrâneo. Portugueses foram treinados pelos israelitas para pilotar o gigante Hermes 900

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ito pilotos portugueses estão já a trabalhar em Tympaki, na ilha grega de Creta, no Centro de Controlo Terrestre onde é feita a vigilância de uma zona do mar Mediterrâneo, que é uma das principais rotas de refugiados em direção à Europa. Contratados pela Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), estão em missão a pedido da Frontex (Agência Europeia de Guarda de Fronteiras). Foram treinados para pilotar um dos maiores drones do mundo - o Hermes 900 (o maior é o norte-americano Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk) - fabricado pela Elbit, um gigante israelita da indústria de defesa.

Como se fosse um jogo de PlayStation, é com um joy stick e teclados que os portugueses fazem o Hermes 900 levantar voo, aterrar e sobrevoar o mar grego, enquanto observam os ecrãs com as imagens de satélite. É a primeira vez que aquele mega drone é pilotado por portugueses, recrutados por um consórcio nacional de aeronáutica, o CEIIA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento). Fazem parte de um projeto da EMSA, que disponibiliza drones aos estados membros que o pretendam para operações de vigilância marítima - controlo das pescas e da poluição do mar, tráfico de droga e imigração ilegal -, bem como para operações de busca e salvamento.

O primeiro teste a esta inédita aliança luso-israelita teve lugar na Islândia, durante os últimos seis meses, já depois de os portugueses, com idades entre os 25 e os 45 anos, terem recebido formação na sede da Elbit, em Telavive. As autoridades islandesas pediram à EMSA que este drone apoiasse a guarda costeira na vigilância do mar gelado da sua zona económica exclusiva, principalmente na monitorização de pesca ilegal.

Nesta missão, os portugueses ainda estiveram acompanhados por pilotos israelitas, mas agora na Grécia estão por sua conta. "É uma experiência única na vida e um grande privilégio fazer parte desta equipa excecional. É um projeto de grande potencial, com resultados surpreendentes", sublinha João, de 25 anos, residente em Lisboa (os nomes dos pilotos são fictícios, a pedido da CEIIA, por razões de segurança). Nunca antes tinha pilotado e interrompeu o curso de Engenharia Mecânica para viajar para Israel. Rafael, 37 anos, de Lagos, já tinha experiência de pilotagem de helicópteros e assinala que estar ao comando deste drone "é igualmente gratificante", tratando-se de uma missão que, "não tendo, naturalmente, o risco pessoal associado", necessita de todo "o rigor e exigência que são uma constante no mundo da aeronáutica".

O DN contactou a Elbit para comentar este projeto, mas não recebeu resposta. Da parte da empresa portuguesa, fonte oficial sublinha a "grande satisfação de poder participar nesta operação com a Elbit, a maior empresa de defesa de Israel, com grande prestígio e capacidade tecnológica". A CEIIA destaca que a cooperação estabelecida com Portugal, com a operação dos drones a ficar sob responsabilidade de um país estrangeiro, "é única no mundo". "Criou-se um ambiente de grande confiança", assinala a empresa.

Além dos pilotos, cujos perfis a CEIIA procurou que fossem "variados, com mais e menos experiência, mais novos e mais velhos", foram também recrutados em Portugal seis mecânicos - ou seja, no total, a operação do Hermes 900 envolve 14 portugueses.

Com estes drones, explica o porta-voz da EMSA, "os Estados membros dispõem de vigilância marítima que não poderia ser alcançada com os meios clássicos (terrestres, satélites e aeronaves tripuladas). Os RPAS (remotely piloted aircraft systems) oferecem a capacidade única de fornecer dados de alta resolução a uma grande distância e têm a capacidade de permanecer imobilizados no ar em situações no mar, "como num caso de busca e salvamento".

O Hermes 900, acrescenta a EMSA, "tem a grande vantagem de ter uma autonomia de 12 a 14 horas, muito maior do que alguns aparelhos tripulados, como helicópteros e aviões, que normalmente têm uma resistência menor (quatro a seis horas), devido à necessidade de mudança de tripulação e de abastecimento de combustível".

A CEIIA e a Elbit ganharam este concurso - no valor de 56 milhões de euros - em 2018 e a sua missão na Islândia teve início em abril deste ano. O contrato é por dois anos, mas prolongável por mais dois. Com esta aliança, a empresa portuguesa ganhou pilotos com formação de alto nível para poder concorrer a outros concursos internacionais. "Foi construída uma capacidade de base", salienta a CEIIA.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/14-dez- ... 16644.html




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2125 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 20, 2019 12:53 pm

TÉCNICA INOVADORA "EDDY CURRENT ARRAY" FOI JÁ APLICADA NA INSPEÇÃO DOS F-16

Militares da equipa móvel de Ensaios Não Destrutivos da Direção de Engenharia e Programas, técnicos da Base Aérea N.º 5 e da Base Aérea N.º 11 receberam, a 10 de Dezembro, formação teórica e prática na técnica Eddy Current Array.

Esta formação, ministrada pela escola Aerospace Inspection Training (Reino Unido), permitiu a aquisição de novas competências em Ensaios Não Destrutivos.

A nova técnica foi já aplicada imediato numa inspeção da aeronave F-16, possuindo ainda potencial para ser aplicada noutras frotas num futuro próximo.

https://www.emfa.pt/noticia-2805-tecnic ... ao-dos-f16




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2126 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 03, 2020 9:08 am

Força Aérea transportou em 2019 mais de 650 doentes e salvou 26 vidas no mar


A Força Aérea transportou, em 2019, “mais de 650 doentes” e salvou “26 vidas em alto mar”, anunciou hoje o ramo militar num balanço, informando que os F-16 realizaram “mais de 518 horas de voo de vigilância”.

Em comunicado, o ramo das Forças Armadas dá conta de que “em 2019, foram transportados mais de 650 doentes e salvas 26 vidas em alto mar”, contabilizando 876 horas de voo para o transporte urgente de doentes.

Neste âmbito, foram efetuadas 498 missões e transportados 611 doentes nas aeronaves C-295M, EH-101 e Falcon 50. Destas, 272 missões foram realizadas nos Açores, com o transporte de 320 doentes, e 181 na Madeira, equivalendo a 244 doentes transportados.

Para transporte de órgãos, a Força Aérea Portuguesa efetuou 32 missões ao longo do ano que agora cessa, num total de 65 horas de voo das aeronaves Falcon 50 e C-295M.

A Força Aérea dá conta também de que os caça F-16 registaram “mais de 518 horas de voo de vigilância do espaço aéreo, em missões reais e de treino”, o equivalente a 140 missões realizadas a partir da Base Aérea n.º 5, em Monte Real, distrito de Leiria.

Foram resgatadas a partir de navios 44 pessoas em 39 missões (134 horas de voo) e, em 78 missões de busca e salvamento, foram realizados 26 salvamentos.

“No total, a Força Aérea Portuguesa realizou 787 missões de soberania e interesse público”, assinala o comunicado.

Este ramo das Forças Armadas especifica que “da Base Aérea nº 6, no Montijo, da Base Aérea nº 4, nas Lajes, e do Aeródromo de Manobra nº 3, no Porto Santo, as tripulações das aeronaves EH-101, C-295M e C-130H descolaram para realizar 498 transportes médicos urgentes entre ilhas e/ou das ilhas para o continente, apoiando 611 doentes, 39 resgates em navios, transportando 44 pessoas, e 78 missões de busca e salvamento”.

Já “do Aeródromo de Trânsito nº 1, em Figo Maduro, as aeronaves Falcon 50 foram empenhadas em 32 missões de transporte de órgãos (também efetuadas pela aeronave C-295M) e em outras missões, como o transporte médico urgente de doentes”.

“Da Base Aérea n.º 11, em Beja, as aeronaves P-3C CUP+ estiveram dedicadas a missões de vigilância marítima e busca e salvamento, e destacado no Aeródromo de Manobra nº 1, em Ovar, o Alouette III de alerta a missões de busca e salvamento”, explica a Força Aérea.

Na mesma nota, a Força Aérea assinala ainda que “mantém um complexo dispositivo de alerta em Portugal continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, durante todo o ano, sete dias por semana e 24 horas por dia”.


https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/f ... das-no-mar




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2127 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 04, 2020 2:59 pm

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2128 Mensagem por JavaLindo66 » Sáb Jan 04, 2020 3:05 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Jan 04, 2020 2:59 pm Imagem
Caramba, muito massa esse gráfico.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2129 Mensagem por hotm » Dom Jan 12, 2020 2:50 pm

JavaLindo66 escreveu: Sáb Jan 04, 2020 3:05 pm
cabeça de martelo escreveu: Sáb Jan 04, 2020 2:59 pm Imagem
Caramba, muito massa esse gráfico.
https://en.wikipedia.org/wiki/General_A ... Q-9_Reaper

quando compramos um destes ??
vendo esse grafico uns Reaper faziam falta para colmatar a venda de F-16 e ate pilotos ?




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2130 Mensagem por P44 » Dom Jan 12, 2020 3:18 pm

Fala com o centeno, ele é que distribui as moedas




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