Xian Y-20

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#61 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 06, 2017 11:46 am

Há quem não concorde, mas eu ate´hoje continuo entendendo um avião como o Y-20 deveria fazer parte obrigatória da frota de transporte da FAB.
Entrou em serviço ano passado e já está mostrando a que veio.
O porque da FAB sequer ter ido olhar ele, já é outro assunto.



Vai entender. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#62 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 25, 2017 7:55 pm

Notícias sobre o Y-20.

Ao que parece disponível para exportação somente a partir de 2020, com as novas turbinas WS-20 chinesas.

Xian Y-20 (Kunpeng) Long-Range Strategic Airlifter Transport Aircraft
Updated: 6/13/2017; Authored By Staff Writer; Content ©www.MilitaryFactory.com
https://www.militaryfactory.com/aircraf ... ft_id=1046


Production of China’s New Airlifter Confirmed
by Chen Chuanren
- March 14, 2017, 5:13 AM
https://www.ainonline.com/aviation-news ... -confirmed

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#63 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 30, 2018 8:32 pm

Mais Y-20 para a PLAF. E o modelo vai se firmando aos poucos na frota chinesa.

http://www.janes.com/article/76988/at-l ... af-service

Enquanto isso abaixo da linha do equador... :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Xian Y-20

#64 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Fev 01, 2018 2:15 am

FCarvalho escreveu:Há quem não concorde, mas eu ate´hoje continuo entendendo um avião como o Y-20 deveria fazer parte obrigatória da frota de transporte da FAB.
Entrou em serviço ano passado e já está mostrando a que veio.
O porque da FAB sequer ter ido olhar ele, já é outro assunto.



Vai entender. :roll:

abs.
Meu caro, isto é tão fácil de entender...
É chinês, e os motores são russos. Ganhará novos motores, chineses...
Para a FAB, qualidade é tudo. É necessário o selo de qualidade onde se lê "Made In USA"... Se não for assim, não presta.
8-]




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#65 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2018 12:48 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
FCarvalho escreveu:Há quem não concorde, mas eu ate´hoje continuo entendendo um avião como o Y-20 deveria fazer parte obrigatória da frota de transporte da FAB.
Entrou em serviço ano passado e já está mostrando a que veio.
O porque da FAB sequer ter ido olhar ele, já é outro assunto.
Vai entender. :roll:
abs.
Meu caro, isto é tão fácil de entender...
É chinês, e os motores são russos. Ganhará novos motores, chineses...
Para a FAB, qualidade é tudo. É necessário o selo de qualidade onde se lê "Made In USA"... Se não for assim, não presta.
8-]
Então sem problemas. :mrgreen:
Nos meus "estudos" sobre as características técnidas e de desenvolvimento do Xian Y-20, praticamente quase tudo nele pode ser ocidentalizado. Das turbinas aos sistemas de bordo. Seria praticamente um KC-390 xing ling. :twisted:
Tudo o que tem no cargo da Embraer pode ser adaptado a ele sem maiores percalços.
Mas claro, isso teria um custo. Uma aeronave que hoje talvez saia para a PLAF por menos de US 100 milhões, para nós poderia custar bem mais que isso se colocado o selo "made in USA" que as ffaa's brasileiras tanto apreciam.
A bem da verdade, se for para comprar meia duzia, ou pouco mais que isso, penso que nem valha a pena a brincadeira.
Mas por outro lado, não deixaria de ser algo interesse em termos de opcionais para a sua comercialização por este lado do mundo, que também anda na mesma fila que a FAB há quase 80 anos.
Os chineses não veriam muito problema nisso. E haveria, como há, países interessados neste tipo de aeronave, tendo em vista suas características e os preços praticados pelos chinas.
Enfim, sonhar ainda não está nos custando a sua declaração no IRPF. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#66 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 28, 2018 4:54 pm

Uma notícia que pode/poderia nos interessar. Já que o KC-X2 nunca foi resolvido a contento. Seria como matar dois coelhos com uma só cajadada.

China desenvolve versão de reabastecimento do avião de transporte Y-20
http://www.cavok.com.br/blog/china-dese ... orte-y-20/

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#67 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 23, 2019 11:07 pm

Xian Y-20 Heavy Military Transport Aircraft

https://thaimilitaryandasianregion.files.wordpress.com/2016/02/ntcs-fxxhmcp4388692.jpg

https://thaimilitaryandasianregion.word ... -aircraft/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#68 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 23, 2019 1:00 pm

Uma notícia antiga, porém uma novidade para mim que acompanho o programa de perto. Infelizmente notícias como estas não podem ser confirmadas devido a pouca disponibilidade de informações tanto de parte da mídia chinesa como das mídias ocidentais. É bem complicado acompanhar os projetos chineses.

Imagem

Zhuhai Airshow: China propôs versão civil do Y-20
Por Vinicius Marques - 08/11/2016

https://www.cavok.com.br/blog/zhuhai-ch ... l-do-y-20/

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#69 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 01, 2020 4:41 pm

Uma pequena mostra das capacidades do Xian Y-20 em termos de tipos de carga que podem ser levadas.

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Xian Y-20

#70 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jan 02, 2020 11:53 am

FCarvalho escreveu: Ter Jan 30, 2018 8:32 pm Mais Y-20 para a PLAF. E o modelo vai se firmando aos poucos na frota chinesa.

http://www.janes.com/article/76988/at-l ... af-service

Enquanto isso abaixo da linha do equador... :roll:

abs.
Hoje em dia tá mais fácil, é só falar que ele transporta X de água para apagar incêndios na Amazônia que a opinião pública compra a ideia. :lol:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#71 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 02, 2020 12:18 pm

Os chineses, além de se dizer que a PLAF irá precisar em torno de mil unidades do Y-20, o que acho um baita exagero, estão trabalhando na plataforma do avião para oferecer múltiplas versões dele para os mais diversos usos. Neste sentido, nada impede que no futuro uma versão dedicada contra incêndios (ou um kit) venha a ser homologada. Até AWACS e REVO tá rolando no meio.

Para nós aqui, penso ser um tipo de vetor indispensável para agregar valor ao sistema de transporte logístico, dado que os dois esquadrões do 2o GT são responsáveis diretamente pela questão logística macro na FAB, tanto interna como externa.

Considerando que dificilmente a FAB abrirá mão de um 767 ou A330 para equipar o 2o/2o GT, nada impede que o 1o/2o GT possa ser equipado com os Y-20 no lugar que hoje é ocupado pelos C-99 (ERJ-145) a quase vinte anos. Com um único destes aviões pode-se fazer o trabalho de 2 ou 3 KC-390. Cerca de 12 aeronaves seria o mínimo para deixar o esquadrão em condições de atender todas as demandas - cada vez maiores - de transporte logístico da FAB ao longo do ano, considerando uma disponibilidade de 70% a 80%, o que é muito alto para este tipo de aeronave.

E sendo um pouco mais ousado, se um segundo lote de 12 aeronaves fosse adquiria para equipar o 1o/1o GT. ganharíamos em todos os sentidos, pois os KC-390 que seriam destacados para ele poderiam ser realocados para o 1o/7o Gav e o 1/o/15o Gav, respectivamente em Manaus e Campo Grande. Ganharíamos maior e melhor capilaridade na aviação de transporte, além do mais que óbvio ganho de capacidade logística nestas regiões e sua integração com as demais bases da FAB.

Para quem pensa que os turbohélices C-295 bastam e que são ótimos vetores para dar conta de todas as necessidades aqui na minha região, provavelmente nunca teve a experiência de voar por aqui.

Só para registrar, de Manaus à Brasília são 2:45 min de voo. Com bom tempo. Agora façam as contas para as mesmas situações saindo de SGC, TBT, BV ou ainda de Cruzeiro do Sul para qualquer outro lugar do país....

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Xian Y-20

#72 Mensagem por Cassio » Qui Jan 02, 2020 10:45 pm

Transporte logístico na FAB tem nome... KC390.

Se precisarem de um avião maior (o que duvido), não passariam de duas ou três unidades e já estaria mais do que suficiente.

E, mesmo assim, teremos de analisar as outras aeronaves que poderiam estar disponíveis no mercado na época.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#73 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 02, 2020 11:20 pm

Cassio escreveu: Qui Jan 02, 2020 10:45 pm Transporte logístico na FAB tem nome... KC390.
Se precisarem de um avião maior (o que duvido), não passariam de duas ou três unidades e já estaria mais do que suficiente.
E, mesmo assim, teremos de analisar as outras aeronaves que poderiam estar disponíveis no mercado na época.
Transporte logístico tático queres dizer.
Uma coisa é o trabalho feito pelos KC-390, outra é o que uma aeronave da categoria do Y-20 ou semelhante poderia fazer.
Não se trata de opor um tipo ao outro, pois são complementares. Isto existe em todas as forças aéreas mais avançadas do planeta há anos e não é novidade. A não ser para nós.
Então, hoje a FAB tenta conseguir a duras penas substituir as 4 aeronaves KC-137 desde 2013 e nada. Nem 767 alugado a força aérea conseguiu mais do que uma única unidade neste meio período. E o que existe aí acaba o contrato no meio deste ano, sem poder renovar o contrato.
Até onde sei, ninguém se interessou, de novo, em prover 767 para a FAB no processo seletivo lançado pela CAWB nos USA ano passado. Além disso, o KC-X foi "extinto" pelo comando da FAB. E aí?
hoje na categoria do Y-20 só existe o IL-76 ainda em produção. O Kawasaki C-2 fica abaixo e o C-17 deixou de ser produzido há alguns anos. A linha está fechada e a Boeing não iria reabri-la para montar míseras 2 ou 3 unidades. C-17 aqui só usado e ainda assim puxando muito o saco da USAF. Mas não creio que haja unidades disponíveis tão cedo. É o cavalo de batalha deles.
De projetos novos somente os russos tem algo a oferecer a partir da próxima década na mesma categoria.
Então, sobra na verdade o Y-20, o novo projeto russo no lugar do Il-76 ou, com muuuita sorte e babação de ovo, uns C-17 de segunda mão.
Enfim, não compramos KC-767, não conseguimos alugar 767, não compramos e nem alugamos A330, não fazemos nada para arrumar uma aeronave estratégica para complementar os KC-390.
Bom, do meu ponto de vista, a necessidade existe e está posta. Mas se nem avião usado alugado conseguimos, não quero nem ver o que seria tentar comprar um lift militar pesado de verdade.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Xian Y-20

#74 Mensagem por Cassio » Qui Jan 02, 2020 11:54 pm

Então... Precisamos de um avião deste tamanho para que? Se um 767 dava conta, então que compremos um só invés de alugar. Muito mais barato de manter e de se fazer manutenção.
De preferência uma aeronave capaz de REVO também, que pudesse fazer duas funções. Se for pouco, comprem 2. Esquadrão de 12 Y20 e +12 depois não faz sentido algum. Dos da realidade e não precisamos disso.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Xian Y-20

#75 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 03, 2020 12:33 pm

Cassio escreveu: Qui Jan 02, 2020 11:54 pm Então... Precisamos de um avião deste tamanho para que? Se um 767 dava conta, então que compremos um só invés de alugar. Muito mais barato de manter e de se fazer manutenção.
De preferência uma aeronave capaz de REVO também, que pudesse fazer duas funções. Se for pouco, comprem 2. Esquadrão de 12 Y20 e +12 depois não faz sentido algum. Dos da realidade e não precisamos disso.
Olá Cássio.

O único 767 que temos está sobrecarregado e não fica o tempo todo disponível.
Seria, na verdade é, necessário ao menos 4 unidades no Corsário a fim de ter sempre duas disponíveis.
As missões deste esquadrão são essencialmente de transporte estratégico, além de Revo. Dentro e fora do pais. A introdução do Gripen E nas quantidades planejadas talvez requeira uma revisão deste número. O uso dos aviões como apoio nas viagens internacionais da presidência também. Isto era comum na época dos 707. E não é diferente agora.
O mesmo acontece com o Condor, a exceção do Revo.
Falando de realidade real, este último esquadrão precisa de aeronave da categoria do Y-20 por força das missões primárias que lhes são obrigatórias.
Mas quantos aviões?
Supondo que a capacidade de transporte de pessoal seja de duas Cia Inf Lv, cerca de 280 homens, 4 aviões dão conta de levar um btl inf lv completo e seus equipamentos de apoio. Então, pelo menos 6 a 8 unidades são necessários para manter sempre 4 disponíveis em caso de necessidade e ainda prover outras demandas da própria FAB.
Os outros 3 esquadrões que operam C-130 ainda estou na curiosidade de saber qual será a divisão dos KC390 entre eles.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder