OPERAÇÕES ESPECIAIS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FilipeREP
Avançado
Avançado
Mensagens: 438
Registrado em: Qua Nov 13, 2019 2:50 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1246 Mensagem por FilipeREP » Sáb Dez 07, 2019 4:43 pm

Imagem

Commando de l'Air "Manoir" embarcado em um helicóptero na Argélia, março de 1959.

O comando à esquerda carrega uma MP40 alemã. Na direita, vemos um MAS 49 equipado com a luneta APX 806, e no centro vemos um MAT-49 no colo do comando (só essa monocelha deve ter umas 10 mortes confirmadas).

Imagem

Sniper do CPA 30 na Argélia.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38245
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2654 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1247 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Dez 07, 2019 7:02 pm

Já agora, já vi militares portugueses a fazerem curso em muito país, mas na Colômbia foi a primeira vez. Salvo erro está unidade são os Comandos lá do sítio, certo?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FilipeREP
Avançado
Avançado
Mensagens: 438
Registrado em: Qua Nov 13, 2019 2:50 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1248 Mensagem por FilipeREP » Sáb Dez 07, 2019 10:13 pm

Sayeret Duvdevan - Krav Magá

Imagem

Agora que havíamos ganhado o luxo de ter 6 horas de sono, as outras 18 eram empregadas no aperfeiçoamento do trabalho com os M-16 em ambiente urbano, nas viagenas de ônibus todos os dias para seguir com o exercício de navegação em pares. Enquanto viajávamos, não tínhamos permissão para dormir, divagar nem relaxar. Em cada viagem, os instrutores intituíam o que chamavam de "treinamento de agressividade", exigindo que cada homem lutasse com unhas e dentes por todo o espaço do ônibus, num exercício brutal criado para fazer com que superássemos o medo naturalmente humano de ser atingido. Já estávamos extremamente cansados depois de suportar longos dias nos campos e, no momento em que entrávamos no ônibus, Ilan ou um dos outros instrutores começava a gritar: "Quem quer que esteja no assento 20, quero que vá para o assento de número 3 - agora! Nenhum de vocês pode deixá-lo chegar lá!".

Eu parecia ter me tornado o "Rei do Ringue", [*King of the Ring - nome de um torneio anual de luta livre cujo campeão recebe o mesmo nome] mas sem nenhuma sensação de diversão. Uma verdadeira desordem, uma luta, levando pancadas na cabeça de 40 homens ao mesmo tempo. A viagem de retorno até a base era de duas horas e fazíamos treinamento de agressividade o tempo todo. E, que Deus nos perdoe, trapaceávamos e deixávamos um dos rapazes deslizar até o assento. Os instrutores imediatamente paravam o ônibus, mandavam todos para fora e nos faziam correr a toda velocidade por entre pedras e árvores.

Por mais estranho que pareça, havia um lado positivo. Depois de meses de confinamento, estresse e competitividade constante, é muito natural criar algumas rixas e ressentimentos. Meu próprio nível de frustração reprimida estava além do limite. Os exercícios diários de navegação eram particularmente difíceis para mim, dado o fato de o meu hebraico ainda ser fraco e termos de interpretar mapas muito detalhados com os nomes impressos em letra miúda. Então eu, na verdade, gostava do treinamento de agressividade. Ele me dava a chance de socar qualquer um que tivesse me provocado durante meses.

Não obstante, tratava-se de uma experiência primordial, por vezes assustadora. Durante algumas horas, todos dias, virávamos um bando de animais, parecidos com cães lutando por um pedaço de carne. Para evitar o risco de danos permanentes, não tínhamos permissão para acertar a face ou a cabeça uns dos outros, então acontecia um temporal de socos no estômago e nos rins, e homens caindo no chão a todo momento. Muitos dedos e costelas foram fraturados durante os dois meses naquele ônibus estúpido. Mas o que importa de fato é que fazer um homem lutar para conseguir passar por outros 30 ou 40 homens todos os dias durante dois meses o transforma psicologicamente de uma forma muito profunda. Isso ativa uma mistura de agressão que se torna impossível de ser desligada. Mais tarde, mesmo quando estava de licença, andava pelos tumultuados centros comerciais de Telavive e, quando um bando de adolescentes bloqueava meu caminho, eu começava a cotovelar e empurrar até que saíssem da minha frente, mas não pensava direito no que estava fazendo. É uma atitude mental que nunca me deixou, mesmo quando saí do exército. O treinamento de agressividade entra em seu circuito e o altera para sempre.

Para equilibrar a agressão selvagem do exercício do ônibus, começamos o treinamento básico de Krav Magá no ginásio, à noite, e cada aula durava cerca de três ou quatro horas. O Krav Magá, que pode ser basicamente traduzido como "luta de alto contato", é um sistema de autodefesa e arte marcial desenvolvido inicialmente em Israel, que recentemente se tornou popular entre forças militares e policiais de todo o mundo. Foi criado por Imi Lichtenfeld, natural de Budapeste, antigo lutador e boxeador que desenvolvera seu método em Bratislava, na década de 1930, para ajudar a proteger as comunidades judaicas contra ataques dos criminosos nazistas. Tendo chegado à Palestina em meio ao Mandato Britânico, Lichtenfeld começou a ensinar seu sistema de combate sem armas para o Haganá e, depois da Guerra de Independência, tornou-se instrutor-chefe de capacidade física e Krav Magá na Escola de Aptidão de Combate das FDI. Pouco conhecido fora de Israel, o legado de Lichtenfeld é um sistema de combate "do mundo real"; diferentemente das artes marciais tradicionais, como caratê, kung fu ou muay thai, não há uma variação esportiva da Krav Magá - cuja filosofia baseia-se em diversos princípios simples e eficientes:

Faça o maior estrago, o mais rápido possível.
Ataque imediatamente as partes vulneráveis de seu oponente -olhos, garganta, virilha, plexo solar.
Mude de defesa para ataque o mais rápido possível.
Transforme qualquer coisa à disposição em uma arma.
Esteja constantemente alerta para tudo o que acontece ao seu redor.


Sempre começávamos no chão, fazendo flexões com apoio na articulações dos dedos, para fortalecer nossos punhos, enquanto o instrutor de Krav nos falava:

"Toda vez que receberem uma lição de Krav, queremos 110%. Sem se defender. Quando mandarmos atacar, vocês não farão nada além de atacar. Quando passarmos uma técnica, vocês usarão apenas aquela técnica até que não sobre mais nada."

Era um processo de aprendizado cumulativo: todo dia acrescentávamos uma nova habilidade, quando já havíamos aprendido os princípios do chamado kravot - "os combativos". Começávamos com uma hora de exercícios nos sacos de pancada, não muito diferente do tradicional boxe ou do kick boxing. "Agora queremos um gancho de esquerda", o instrutor dizia. E tudo o que faríamos nos próximos momentos seria dar ganchos de esquerda. Então eles adicionavam um cruzado de direita, um golpe no queixo, um gancho de direita, algumas cotoveladas e joelhadas. Em seguida recebíamos ordens para executar um exercício demoníaco chamado shesh al shesh, em que corríamos a toda velocidade para trás e depois na direção do saco de pancada, tocar a parede, retornar aos sacos, 10 ou 12 vezes até ficarmos completamente exauridos.

E então, só para confundir ainda mais, eles lançavam uma variação do nosso treinamento de agressividade. Eles chamavam aquilo de Corredor da Morte.

"Todos vocês formem uma fita reta", gritava o instrutor de Krav. "A primeira pessoa da fila deve chegar até o final dela, mas vocês não podem deixar, entendido? Se alguém chegar ao final da linha, acreditem em mim, vocês todos se arrependerão."

Através de uma nuvem de chutes, socos e pontapés, o instrutor gritava seu encorajamento:

"Quando eu digo para não o deixar passar, é para não o deixar passar! Não quero que façam o melhor possível! Quero que não o deixem passar! Sem desculpas!"

Após uma de nossas mais cruéis sessões de Krav, um estranho apareceu na academia. Era sefardita, de cabelos escuros e cerca de 36 anos. Não tinha mais de 1,70 m de altura, cerca de 70 quilos, vestia um uniforme amarrotado e a barba por fazer. Particularmente, não me pareceu intimidador. O instrutor ordenou uma nova rodada do Corredor da Morte e, dentro de 30 segundos, usando nada além de sua força de vontade e seu baixo centro de gravidade, aquele pequeno rapaz nocauteou todos nós. Não havia como pará-lo; precisaríamos ter posto um guindaste na frente dele. Ele era mentalmente forte demais.

Depois de acabar conosco, prontamente saiu do ginásio sem mencionar uma única palavra. Estávamos sem palavras, sem fôlego, gemendo de dor.

"Quem era esse, porra?", eu disse.

O instrutor não nos disse. Mas, algumas semanas depois, descobri quem era o pequeno turrão. Era um coronel chamado Muki, o comandante da unidade.

- Aaron Cohen, Irmandade de Guerreiros: Por trás das linhas inimigas com um membro de elite das Forças Especiais de Defesa de Israel. Pg. 113-117.

Imagem




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38245
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2654 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1249 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 13, 2019 7:24 am

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Dusek
Júnior
Júnior
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Abr 12, 2017 7:10 pm
Agradeceram: 25 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1250 Mensagem por Dusek » Sáb Dez 14, 2019 7:25 pm





Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38245
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2654 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1251 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Dez 20, 2019 11:25 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1252 Mensagem por Ckrauslo » Qui Dez 26, 2019 4:32 pm

Uma página do Facebook que também tem Instagram.
Postou um story no IG, dizendo que militares venezuelanos de FE e mercenários russos do Wagner group. Teriam atravessado a fronteira Brasileira para caçar desertores e que os fantasmas do DOFESP teriam ensinado os russos a rezar o pai nosso em português.
Eu imagino que seja uma página de Op psicológicas tentando conseguir aumentar a aprovação do atual governo e fomentar o desprezo pela Venezuela.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13615
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2329 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1253 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 26, 2019 9:23 pm

Não duvido que tenha ocorrido, ainda mais os bêbados da Wagner. Mas seria interessante prender Venezuelanos e usarmos isso como guerra de informação.

Pode ser falso ou real, mas o que mais ocorre na fronteira é encontro nada agradável com militares de outros países fazendo besteira, principalmente na fronteira com Bolívia, Paraguai e agora Venezuela.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36733
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1254 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 27, 2019 11:55 am

Encontros e desencontros com militares de países vizinhos na fronteira são corriqueiros. Obviamente se eles são agradáveis ou não, o governo jamais admitirá, e o MD não fala no assunto. Não interessa tornar público as muitas escaramuças que acontecem durante o ano todo, seja com militares, guerrilhas, narcotráfico, terroristas e outros tipos que trafegam na verdadeira peneira que são os 17 mil kms de faixa fronteiriça que temos.

E é assim mesmo. Não tem jeito. Não dá para colocar um soldado a cada km para vigiar cada passagem, pista clandestina ou braço de rio e igarapé, e menos ainda as milhares de trilhas que servem de caminho para as populações na fronteira.

De bom o que se pode dizer neste momento é que a 3a FOpEsp em Manaus finalmente vai ser elevada a BtlOpsEsp. Esta era uma demanda de há muito do próprio cmdo daquela OM. Não sei qual será a estrutura desse novo Btl, se terá comandos e FE ou se somente FE, mas, enfim, a questão é que finalmente vamos dispor na região de uma tropa voltada para operações especiais em tamanho e qualidade necessários. Não vamos mais precisar esperar a cavalaria chegar, como sempre.

Da mesma forma, espero que esta iniciativa se desdobre para o centro oeste do país, onde os problemas fronteiriços são tão ou mais complexos quanto os da região norte. Aliás, aumentar os investimentos em nossas forças de operações especiais é um elemento estratégico que não vejo ser destacado em nenhum plano do EB, e nem das demais forças. E não me refiro apenas a quantidade, mas sobretudo na cada vez maior qualificação do pessoal.

O PARA-SAR hoje reconhecidamente é uma tropa aquém das necessidades da própria FAB, enquanto a MB através do Grumec e do Tonelero dispõe de uma capacidade um pouco melhor em termos quantitativos.

Enfim, não faltam exemplos lá fora de que investir cada vez mais neste tipo de tropas não é apenas um luxo, mas uma necessidade cada vez mais premente.

Só espero que nisto de aumentar o quantitativo de FE na região norte o pessoal se esqueça que eles precisam necessariamente de uma carona para estarem na hora e no lugar onde se precisa deles. Sem isso, vamos continuar enxugando gelo.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1255 Mensagem por Ckrauslo » Sex Dez 27, 2019 5:21 pm

Não duvido que eles façam essas coisas.
Mas duvido muito que o DOFESP iria ser mandado, quando tem a companhia de forças especiais ali perto.
E duvido muito que alguém de uma página na internet fosse conseguir acesso a informações sigilosas, vazar online e não sofrer nenhum tipo de consequências.
Ou seja, se é de fato algo que aconteceu, esse vazamento foi sancionado e faz parte de uma operação psicológica para o aumento de aprovação.
Exemplo de operações psicológicas de similar modus operantis.
Filmes como: Sniper americano, Act of valor e etc...
Situações com divulgação de informações:
Morte do Bin Laden e de outros líderes como o do estado islâmico.
Páginas na internet divulgaram muito antes de qualquer coisa oficial do governo.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Dusek
Júnior
Júnior
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Abr 12, 2017 7:10 pm
Agradeceram: 25 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1256 Mensagem por Dusek » Sex Dez 27, 2019 8:18 pm

Ckrauslo escreveu: Sex Dez 27, 2019 5:21 pm Não duvido que eles façam essas coisas.
Mas duvido muito que o DOFESP iria ser mandado, quando tem a companhia de forças especiais ali perto.
E duvido muito que alguém de uma página na internet fosse conseguir acesso a informações sigilosas, vazar online e não sofrer nenhum tipo de consequências.
Ou seja, se é de fato algo que aconteceu, esse vazamento foi sancionado e faz parte de uma operação psicológica para o aumento de aprovação.
Exemplo de operações psicológicas de similar modus operantis.
Filmes como: Sniper americano, Act of valor e etc...
Situações com divulgação de informações:
Morte do Bin Laden e de outros líderes como o do estado islâmico.
Páginas na internet divulgaram muito antes de qualquer coisa oficial do governo.
Paginas assim principalmente as de respeito são bem servidas de informantes e sempre são os primeiros a saberem
não duvido que as informaçoes sejam verdadeiras




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13615
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2329 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1257 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 27, 2019 9:09 pm

Há uma forte chance disso ter sido verdade, pois o MRE e o MD lançaram uma nota sobre terem prendido 5 Militares Venezuelanos em São Marcos.

Duvido que apenas 5 tenham atravessado a fronteira.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1258 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Dez 28, 2019 12:09 am

Pode passer um link para eu ver isso?




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1259 Mensagem por jeanscofield » Sáb Dez 28, 2019 1:07 pm

Ckrauslo escreveu: Sáb Dez 28, 2019 12:09 am Pode passer um link para eu ver isso?
Postei no tópico de geopolítica, mas você pode encontrar a informação aqui:




Imagem
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#1260 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Dez 28, 2019 1:39 pm

Dusek escreveu: Sex Dez 27, 2019 8:18 pm
Ckrauslo escreveu: Sex Dez 27, 2019 5:21 pm Não duvido que eles façam essas coisas.
Mas duvido muito que o DOFESP iria ser mandado, quando tem a companhia de forças especiais ali perto.
E duvido muito que alguém de uma página na internet fosse conseguir acesso a informações sigilosas, vazar online e não sofrer nenhum tipo de consequências.
Ou seja, se é de fato algo que aconteceu, esse vazamento foi sancionado e faz parte de uma operação psicológica para o aumento de aprovação.
Exemplo de operações psicológicas de similar modus operantis.
Filmes como: Sniper americano, Act of valor e etc...
Situações com divulgação de informações:
Morte do Bin Laden e de outros líderes como o do estado islâmico.
Páginas na internet divulgaram muito antes de qualquer coisa oficial do governo.
Paginas assim principalmente as de respeito são bem servidas de informantes e sempre são os primeiros a saberem
não duvido que as informaçoes sejam verdadeiras
Sim, como eu disse, pode sim ser verdade.
Mas se eles conseguissem informações que não deveriam ser vazadas, eles seriam presos.
Portanto se conclui que eles são bem servidos de informações por que servem um propósito maior.




Kept you waiting, huh?
Responder