Avião de combate russo Sukhoi Su-57 recebe um nome de código da OTAN

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Avião de combate russo Sukhoi Su-57 recebe um nome de código da OTAN

#1 Mensagem por jambockrs » Seg Nov 04, 2019 4:56 pm

Meus prezados
Avião de combate russo Sukhoi Su-57 recebe um nome de código da OTAN
Imagem
Créditos: Dmitry Zherdin Via Wikipedia
O mais recente jato de caça furtivo russo Sukhoi Su-57 de quinta geração, recebeu o nome oficial de relatório da OTAN esta semana: "FELON".
Os nomes dos relatórios da OTAN fornecem um apelido conveniente e reconhecível em inglês para a comunicação de tipos de aeronaves russas. Os nomes são atribuídos a equipamentos, incluindo sistemas de armas, navios, veículos terrestres e aeronaves por membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Esses nomes de código ou nomes de relatórios são usados na comunicação por rádio e no uso comum entre os ocidentais, incluindo entusiastas. Existe um sistema para nomes de relatórios da OTAN. Se a primeira letra do nome de um relatório é um "F", ou "FOXTROT", conforme pronunciado no alfabeto fonético militar, isso designa a aeronave como um lutador. Por exemplo, o MiG-25 é o "FOXBAT", o Su-27 é o "FLANKER" e o MiG-29 é o "FULCRUM".
Sufixos são frequentemente adicionados aos nomes de relatórios da OTAN para indicar uma variante significativamente diferente da aeronave original. Por exemplo, o novo Su-35, uma versão totalmente atualizada do Su-27 original, é chamado de "FLANKER-E". Você provavelmente se lembra das referências de "Hunt For Red October" de Tom Clancy à patrulha marítima russa de longo alcance e bombardeiro estratégico, o "BEAR-FOXTROT" ou "BEAR-F" para o Tupolev Tu-95.
Oficialmente, na definição da OTAN da seção 1.1 de "Nomes dos relatórios da OTAN para aeronaves e mísseis": “Os nomes de relatórios para aeronaves são selecionados pelo ASIC (Conselho de Interoperabilidade Aéreo e Espacial; renomeado em 2005 pelo ASCC, Comitê de Coordenação da Normalização do Ar - os estados membros são Austrália, Canadá, Nova Zelândia, EUA e Reino Unido), mas nomes de mísseis (e outros sistemas como radares etc.) são criados por outras organizações. No entanto, todos os nomes de relatórios acabam sendo encaminhados para a Otan em uma única lista. ” A especificação para nomes de relatórios continua a definir que: "Aeronaves de asa fixa são designadas relatando nomes começando com letras de código que designam a missão da aeronave. Os aviões acionados por hélice são designados por palavras silábicas simples (por exemplo, "Urso") e jatos por palavras polissilábicas (por exemplo, "Backfire"). Helicópteros e mísseis guiados são designados de maneira semelhante, mas o comprimento de uma palavra não está definido. ”
Fonte: Fighter Jets World 4 nov 2019
Trad./adapt. jambockrs




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Responder