cabeça de martelo escreveu: Seg Nov 04, 2019 7:58 am
Mudança de oleo do motor, filtro de oleo, correia de distribuição, bomba de água, motor de arranque, etc.
Nada disso há num carro destes.
Acaso tens um Ford Modelo T ou algo assim? Porque tive diversos carros de diferentes marcas e sempre tive que trocar óleo e filtro, um que outro a correia, de um só a bomba mas de NENHUMo motor de arranque (chamamos aqui de "burrinho"); além disso recordo de ter tido que trocar limpador de parabrisa, duas vezes (Fiat e Renault) incluindo o mecanismo (EVs não têm isso?), mecanismo de abertura dos vidros (EVs não têm isso?), pneus e peças dos freios, incluindo fluido (EVs não têm isso?), algum retrovisor e/ou maçaneta defeituosa (EVs não têm isso?) e, a cada 2/3 anos, a bateria, e esta eu sei que EV tem. Só que a minha custa menos de EUR 80:
Quanto custa a do EV? Ei, parece que não é só uma...
PS.: com EUR 8k a gente compra um Uno Flex zero km no Brasil; e quando fores pagar mais 8k para trocar outra vez as baterias, já se pagou a diferença em suaves prestações mensais. E se continua a ter o carro andando, basta botar álcool e/ou gasolina.
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Ainda sobre a polémica do preço de substituição da bateria do Leaf.
Como já por vezes disse por aqui, tenho um Leaf MK1, de 2012, comprado em 2014, com quase 130.000kms feitos por mim em 5 anos e meio.
Entrando com o custo de aquisição, energia, manutenções e seguro, tomando o valor atual de zero euros, teria tido um gasto com ele mensal de 318€ e cerca de 18,50€/100km. Tendo em conta aos carros anteriores que tive a diesel, anda na média (tive uns com custo superior e outros inferior).
Se o vendesse por 2.500€, para um VE que faz 80/90km por carga seria praticamente oferecido, teria tido um custo mensal de 283€ e cerca de 16,50€/100km (valor mais baixo que qualquer carro anterior que tive).
Admitamos que pretendia substituir ao fim dos 6 anos a bateria de tracção, ou seja, daqui a 6 meses.
Se o custo fosse aquele astronómico de 30.000€ e, admitindo que faria mais 6 anos os mesmos kms, teria tido um custo mensal de 376€ e cerca de 22€/100km (valor ligeiramente acima de qualquer carro anterior que tive) para os 12 anos de posse e um valor de venda de 2.500€.
Contudo, se for o atual de 9.000€, teria tido um custo mensal de 230€ e cerca de 13,50€/100km (valor bastante abaixo de qualquer carro anterior que tive) para os 12 anos de posse e um valor de venda de 2.500€.
Se o valor de venda fosse zero euros, ou seja o carro nada valer, seria de 393€/mês e 23€/100kms para o custo da bateria de 30.000€ ou de 248€/mês e 14,50€/100km para o custo atual de 9.000€.
Em resumo:
- se o valor de substituição da bateria fosse os 30.000€, o carro ter-me-ia ficado um pouco mais caro que qualquer carro que tive anteriormente
- com o valor de substituição da bateria de 9.000€, o carro ter-me-á ficado o carro mais barato em relação a qualquer um que tive anteriormente.
Sou possuidor de um VE desde 2014 (faz hoje precisamente 5 anos!), um Leaf MK1 com quase 150.000km e baterias originais que me permitem fazer o percurso casa-emprego-casa com uma única carga (~80km).
Despachei o outro carro que tinha, um CI de 2013 e troquei há um ano (abril 2018) pelo novo Leaf40.
Nos praticamente 4 anos em que tive um ICE e o VE, o VE era sempre o carro que pensava em primeiro lugar.
O ICE era usado pela minha esposa casa-emprego nos dias de trabalho, e o VE, andava praticamente todos os dias.
Só nas férias íamos de ICE já que, tendo uma autonomia a rondar os 100/120kms, obrigaria a várias paragens nos PCRs, coisa que só há poucos anos apareceram na A2.
Fui no verão passado uns dias a Monte Gordo (~330km trajeto casa/monte gordo) com o Leaf40 onde apenas estive de carregar num PCR (AS de Aljsutrel) cerca de 20min. Foi o tempo de sair, estar na fila da bomba para comprar um gelado, ir ao WC e voltar ao carro.
Também já fui passar uns dias à Serra da Estrela (~300km trajeto casa/alojamento) onde aproveitei para carregar enquanto almoçava em Coimbra. Resumindo, apesar da autonomia do meu Leaf40 ser abaixo de 300km, basta uns 20 a 30mins num PCR para percorrer metade de Portugal.
Para mim é mais que suficiente.
Assim haja uma rede funcional e respeito pelos lugares de carregamento quer possuidores de ICEs como de VEs.
A respeito do preço da energia aumentar, tudo isso é uma incógnita, contudo, e por enquanto, eu posso produzir a minha energia através de fontes renováveis e carregar o meu carro sem dar nenhuma justificação a ninguém. Se eu produzir biodiesel, e se quiser usa-lo de forma legal, tenho de pagar impostos!
Aqui em minha cidade e em várias que já visitei, esta um movimento muito forte na utilização de energia solar para abastecer as residências, e não digo para aquecer água, mas para gerar energia mesmo, o custo inicial não é muito barato, mas dependendo do consumo, em praticamente 5 anos o investimento "se paga".
Isso esta deixando as distribuidora de energia revoltadas, ao ponto de pressionarem a ANEEL para tributarem esse tipo de geração de energia, coisa que o Bolsonaro já se manifestou contra.
J.Ricardo escreveu: Ter Nov 05, 2019 9:37 am
Aqui em minha cidade e em várias que já visitei, esta um movimento muito forte na utilização de energia solar para abastecer as residências, e não digo para aquecer água, mas para gerar energia mesmo, o custo inicial não é muito barato, mas dependendo do consumo, em praticamente 5 anos o investimento "se paga".
Isso esta deixando as distribuidora de energia revoltadas, ao ponto de pressionarem a ANEEL para tributarem esse tipo de geração de energia, coisa que o Bolsonaro já se manifestou contra.
Painéis Fotovoltaicos podem ser uma solução interessante para diminuir as despesas com electricidade, mas tem que se encarar como um investimento a médio prazo. Poucos painéis é uma péssima solução porque uma pessoa só vai recuperar o investimento feito passados muitos anos.
cabeça de martelo escreveu: Ter Nov 05, 2019 11:19 am
Painéis Fotovoltaicos podem ser uma solução interessante para diminuir as despesas com electricidade, mas tem que se encarar como um investimento a médio prazo. Poucos painéis é uma péssima solução porque uma pessoa só vai recuperar o investimento feito passados muitos anos.
é que você não conhece o preço da nossa energia...
Uma casa com 04 aparelhos de ar condicionado, geladeira, TVs, em poucos anos você amortiza o valor do investimento.