O futuro da AAAe no Brasil
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3262 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- FCarvalho
- Sênior
Re: O futuro da AAAe no Brasil
Exercito Brasileiro desenvolve radar único para proteger país contra ataques aéreos.
https://www.defesaaereanaval.com.br/exe ... ues-aereos
abs
https://www.defesaaereanaval.com.br/exe ... ues-aereos
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
Essa viatura 8x8 daria uma bela bateria de artilharia costeira, podendo disparar mísseis supersônicos da classe do BraHmos.
- FCarvalho
- Sênior
Também pensei nisso.gabriel219 escreveu: ↑Seg Out 14, 2019 9:23 pm Essa viatura 8x8 daria uma bela bateria de artilharia costeira, podendo disparar mísseis supersônicos da classe do BraHmos.
Na ilustração parecem ser 8 foguetes SS-60/80 nos containers. Quem sabe podem ser até os planejados SS-150.
Se fossem mísseis, imagina o trabalho que isso iria dar no litoral se a artilharia de costa ainda existisse no exército.
E aqui abro um parêntese bem grande: porque raios um país com quase 9 mil kms de litoral abre mão de sua artilharia de costa?
Imagino que FAB e EB, e quiçá a MB estejam pensando junto com a Avibras e demais empresas com expertise no campo missilístico em como aproveitar a base do Astros para AAe.
Pelas dimensões do chassi utilizado, e até onde ele pode chegar, desde 6x6 até 10x10, é fácil vislumbrar as possibilidades que ele oferece em termos de vetores, alcances e carga bélica.
Espero que o tal do projeto de AAe que dizem o MD estaria à frente realmente renda frutos para todas as ffaa's.
Já chega dessa papagaiada de ficar um de birra com o outro por causa de querer mandar mais que todo mundo.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Fazendo um pouco mais de exercício de leseira baré, o chassi básico do Astros, segundo as medidas que encontrei, tirando o container normal dele, é possível colocar ali atrás quase toda a linha de sistemas de defesa AAe russa, tais como: TOR; Pantyr SM e BUK M3, além do S-350. E com um pouco mais de imaginação, a Tatra possui bases de chassis que podem servir também para equipar com a base do Astros mesmo os S-300/400.
As versões de apoio também seriam todas adaptáveis, mesmo podendo ser dispensadas, já que teremos aqui os sistemas C4ISR necessários ao comando e controle das baterias e grupos AAe.
Só imaginando um pouquinho...
abs
As versões de apoio também seriam todas adaptáveis, mesmo podendo ser dispensadas, já que teremos aqui os sistemas C4ISR necessários ao comando e controle das baterias e grupos AAe.
Só imaginando um pouquinho...
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Pensando aqui com os meus botões, me parece lógico quanto financeiramente viável, se pensar em produzir mísseis de longo alcance para os caminhões do Astros levando-se em consideração as dimensões, peso e volume dos maiores foguetes utilizados pelo sistema, no caso os SS-60/80 e futuramente os SS-150.gabriel219 escreveu: ↑Seg Out 14, 2019 9:23 pm Essa viatura 8x8 daria uma bela bateria de artilharia costeira, podendo disparar mísseis supersônicos da classe do BraHmos.
Isto possibilitaria o melhor aproveitamento dos containers hoje existentes e daria maior capacidade de fogo ao manter a atual capacidade de lançamento que estes possuem em relação aos citos foguetes acima.
om
Uma bateria AAe equipada com veículos com a mesma quantidade de mísseis como as das figuras acima nos daria um salto exponencialmente produtivo e uma amplitude de capacidade para o sistema como um todo que poucos países possuem hoje. Um único Astros AAe podendo lançar 8 mísseis de longo alcance, da classe do S-300, na faixa entre 200 e 300 kms é algo que, presumo, pode ser conseguido alinhando as tecnologias que já temos e as que hora são desenvolvidas para o MTC e outros programas das demais forças.
Na verdade, tomando como base os SS-60/80, basear neles em termos de medidas um míssil AAe de longo alcance não me parece algo de todo difícil de conseguir.
O contrário disso é ter de modificar ou o container ou o míssil em si a fim de adaptar um e outro ao veículo base. Não me parece uma ideia muito produtiva, a nãos quer estejamos falando de mísseis bem menores de pequeno e médio porte.
Como o pessoal da FAB andou falando em defesa AAe de longo alcance, há de se pensar em qual a melhor forma de, ou adaptar o que temos com as menores modificações possíveis, ou partir para outra plataforma, o que também demandaria um custo quase com certeza bem maior.
abs.
Carpe Diem
- GIL
- Sênior
- Agradeceu: 97 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
Imaginar até que dá.
Off topic
Contar uma viagem minha pra vc ver como eu tenho imaginação, outro dia imaginei que era multimilionario com 150 bilhoes de dolares e que entrava de cabeça na compra de empresas militares pelo Brasil e pelo mundo.
Comprava parte significativa da EDS, da Avibras, da Polaris pra capitalizar las e evitar que terminara em maos extrenas num futuro, la fazia uma proposta de associação com a SAAB e senão quissesem faria uma OPA hostil, e iria pelo mundo buscando empresas tecnologicas de defesa em apuros e cientistas dessas areas com vontade de ter vida de rei no Brasil. (buscaria tambem ter uma empresa privada de segurança, não sei se a Aquila se enquadra nesse tema)
Uma vez tivesse montado um grande conglomerado de defesa.
Eu financiava (governo aceitava) sem juros toda a criaçao da segunda frota brasileira que teria produtos da empresa resultante da uniao da EMB e SAAB
Barcos patrulha, patrulheira oceanica, fragatas, submarinos e torpedos tudo encima da tecnologia sueca, mais já sendo nessa hora um produto made in Brasil
e fabricado totalmente aqui.
Meta seria ter 10 submarinos diesel na segunda frota.
Financiava tambem o segundo centenar de Gripens pra gente chegar em 200/250 unidades.
Financiava toda nossa defesa anti aerea com algo feito ao completo no BR, ja fosse nacional, feito em parceria ou baixo licença.
Deixaria o projeto do PROSUB nas maos do governo, só ajudaria no projeto do submarino nuclear se fosse necessario.
Mais atacaria mais forte nos segmentos de Vants, drones, defesa cibernetica, missil,foquetes e area nuclear.
Como contrapartida do governo, sendo eu um multimillionario, grande empresario e grande empregador da area de defesa e segurança e tendo grande poder de pressão (igual compraria a globo que esta ficando fudida kkk), eu faria pressao para eles ocuparem de uma forma definitiva a Amazonia.
Tenho sonho de que parte dos recrutas vindos do resto do Brasil fizessem o serviço militar nessa região.
Como eu disse antes, tremenda viagem, logo voltei pra realidade da minha pobreza e da mediocridade do Brasil.
Editado pela última vez por GIL em Dom Out 20, 2019 8:32 pm, em um total de 1 vez.
- FCarvalho
- Sênior
- GIL
- Sênior
- Agradeceu: 97 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
Tu é patriota, sem problema pra encontrar um local no coração dessa familia de defesa verde amarela kkk
Por certo FCarvalho, lembrei agora de uma bomba termobarica brasileira que era chamada de Trocano, tu sabe o que foi daquele projeto?
Por certo FCarvalho, lembrei agora de uma bomba termobarica brasileira que era chamada de Trocano, tu sabe o que foi daquele projeto?
- FCarvalho
- Sênior
Olá GIl.
A bomba em si jamais foi fabricada em linha, mas o conhecimento para a sua produção ficou guardado a sete chaves no DCTA.
Caso seja necessário, temos como fabricar. Conquanto, o advento do KC-390 irá demandar, entendo, novos testes e avaliações devido ao desempenho diferenciado deste novo vetor de lançamento.
A FAB basicamente trata do assunto com o máximo de sigilo possível. Mas é um projeto já terminado e que atingiu os objetivos planejados.
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Artilharia Antiaérea FAB treina defesa antiaérea em exercício conjunto com Marinha e Exército
https://www.defesaaereanaval.com.br/art ... olssyRQJJA
Nada contra tais tipos de exercícios, dado que são importantes para colher subsídios sobre a atual situação e o que precisa ser melhorado na doutrina e demonstrar na prática as fragilidades do sistema como um todo, indicando as necessidades a serem dirimidas.
Mas o tempo passa e nada de mudanças concretas na AAe brasileira...
abs
https://www.defesaaereanaval.com.br/art ... olssyRQJJA
Nada contra tais tipos de exercícios, dado que são importantes para colher subsídios sobre a atual situação e o que precisa ser melhorado na doutrina e demonstrar na prática as fragilidades do sistema como um todo, indicando as necessidades a serem dirimidas.
Mas o tempo passa e nada de mudanças concretas na AAe brasileira...
abs
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
SAM RBS 98 é testado pelo Exército Sueco em Vidsel (Míssil Iris-T)
Por Roberto Caiafa - nov 18, 2019
http://tecnodefesa.com.br/sam-rbs-98-e- ... rlYNMH5DG8
Por Roberto Caiafa - nov 18, 2019
http://tecnodefesa.com.br/sam-rbs-98-e- ... rlYNMH5DG8
Carpe Diem