TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1917
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 815 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82741 Mensagem por arcanjo » Ter Ago 27, 2019 12:32 pm

Imagens aéreas: voo do primeiro Gripen E brasileiro

https://www.facebook.com/saabdobrasil/v ... 104621194/

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37523
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82742 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 27, 2019 12:40 pm

Será uma verdadeira heresia a FAB não adotar essa camuflagem mostrada neste avião.
Simplesmente fantástica, linda, primorosa!

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82743 Mensagem por Justin Case » Ter Ago 27, 2019 7:09 pm

FCarvalho escreveu: Ter Ago 27, 2019 12:40 pm Será uma verdadeira heresia a FAB não adotar essa camuflagem mostrada neste avião.
Simplesmente fantástica, linda, primorosa!

Abs
Verdade. Muito bonita.

Mas, infelizmente, camuflagem não tem que ser bonita. Tem que mimetizar com o ambiente operacional típico da operação.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37523
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82744 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 28, 2019 1:35 pm

Justin Case escreveu: Ter Ago 27, 2019 7:09 pm
FCarvalho escreveu: Ter Ago 27, 2019 12:40 pm Será uma verdadeira heresia a FAB não adotar essa camuflagem mostrada neste avião.
Simplesmente fantástica, linda, primorosa!
Abs
Verdade. Muito bonita.
Mas, infelizmente, camuflagem não tem que ser bonita. Tem que mimetizar com o ambiente operacional típico da operação.
Abraços,
Justin
Verdade, concordo. Mas a meu ver ela consegue fazer isso muito bem, apesar de não haver muitos vídeos, ainda, do mesmo em voo.
Mas isso essa é uma dúvida que será tirada com o tempo.
E pelo pouco que vi, ela me pareceu bem interessante para defesa aérea, que é a principal missão do GDA.
Pode ser que variações sejam adotadas.
Só espero que não usem neles o padrão atual, que além de feio pra caramba, não ajuda em nada na seara ar-ar. Pelo contrário até.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37523
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82745 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 28, 2019 1:45 pm

Apenas a título de comparação, as várias "roupas" com que o Gripen E brasileiro já vestiu.

http://scd.br.rfi.fr/sites/brasil.filesrfi/imagecache/rfi_large_600_338/sites/images.rfi.fr/files/aef_image/saab_gripen_ng.pnghttp://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Gripen-NG-FAB_saab-960x640.jpg
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRK-_UEZmUII-BIbrHxWialhDZm82_CylhTmX9gZ6FN09DJ2XXdhttps://i.ytimg.com/vi/0-5CmGs52gk/maxresdefault.jpg

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37523
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82746 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 28, 2019 1:51 pm

Aqui o Gripen M ostentando o atual padrão de camuflagem do VF-1.
Não posso negar que dos vários que já vi, este é um dos mais bonitos.

Imagem

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82747 Mensagem por Túlio » Qua Ago 28, 2019 4:55 pm

Eu gosto mais daquele Digicam da maquete; de qualquer modo, para um caça que supostamente será difícil como o inferno de encarar, precisamente pelo baixo RCS e baixa assinatura infravermelha, combinados com sensores e EW de última geração e AAMs BVR idem, não sei o quanto uma pequena fração de % mimética deste ou daquele tipo de camuflagem realmente iria fazer alguma diferença. Claro, é o Justin que falou, assim, expresso apenas minha curiosidade a respeito, eis que o PRO é ele, não eu.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37523
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82748 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 28, 2019 11:39 pm

Em tempos de combate ar-ar na padrão BVR como regra, ao menos para as ffaa's mais desenvolvidas, parece que falar de camuflagem de caças soa um tanto que fora da realidade.
Mas pode ser que tenha lá sua razão de ser.
Os israelitas usam o padrão areia e marrom em todos os modelos há décadas. Ai chega o F-35 e muda tudo...

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82749 Mensagem por Justin Case » Qui Ago 29, 2019 8:23 am

FCarvalho escreveu: Qua Ago 28, 2019 11:39 pm Em tempos de combate ar-ar na padrão BVR como regra, ao menos para as ffaa's mais desenvolvidas, parece que falar de camuflagem de caças soa um tanto que fora da realidade.
Mas pode ser que tenha lá sua razão de ser.
Os israelitas usam o padrão areia e marrom em todos os modelos há décadas. Ai chega o F-35 e muda tudo...

Abs
Concordo, FCarvalho. A probabilidade de haver dogfight diminuiu bastante nos últimos tempos, como também aumentou a capacidade eletrônica de designar alvos no "look down". No entanto, a importância de a pintura ser bonita continua inalterada.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82750 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Ago 29, 2019 11:05 am

Para mim a pintura sempre foi por beleza. Mas nos meus parcos e humildes conhecimentos eu penso que se fosse para camuflar alguma coisa tinha que ser como o F-5, camuflando com o ambiente terrestre em tom verde oliva. Considerando que o Gripen pode operar de estradas comuns isso vem a calhar em eventual conflito para evitar que a aeronave seja identificada enquanto em terra.

Eu nem sabia que existia camuflagem no ar :roll: :lol:




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82751 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Ago 29, 2019 12:01 pm

FCarvalho escreveu: Qua Ago 28, 2019 11:39 pm Em tempos de combate ar-ar na padrão BVR como regra
Regra para aeronaves de 4ª geração, na guerra do golfo os F-117 bombardearam alvos dentro do alcance visual, acho provável que os F-35 ainda tenham missões assim.

Mas, vamos supor que a pintura fosse um vermelho com grande contraste com o céu, a quantas dezenas de quilômetros sensores de imagem modernos a localizariam? Já pensou que se, os sensores de imagem não conseguem detectar aeronaves antes dos sensores infravermelho e radares é justamente pelas aeronaves estarem camufladas?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37523
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82752 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 29, 2019 10:32 pm

Justin Case escreveu: Qui Ago 29, 2019 8:23 am Concordo, FCarvalho. A probabilidade de haver dogfight diminuiu bastante nos últimos tempos, como também aumentou a capacidade eletrônica de designar alvos no "look down". No entanto, a importância de a pintura ser bonita continua inalterada.
Abraço,
Justin
Bom meu caro Justin, se formos falar na "buniteza" da pintura na lataria, a que aparece nas asas do primeiro F-39 da FAB ganha de lavada de todas as outras que eu já vi por aí. :mrgreen:
Se o formos por aí, a nossa frota será invencível. E muitíssimo melhor que aquele cinza chumbo dos F-22/35 americanos. 8-]

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37523
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82753 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 29, 2019 10:40 pm

Marechal-do-ar escreveu: Qui Ago 29, 2019 12:01 pm
FCarvalho escreveu: Qua Ago 28, 2019 11:39 pm Em tempos de combate ar-ar na padrão BVR como regra
Regra para aeronaves de 4ª geração, na guerra do golfo os F-117 bombardearam alvos dentro do alcance visual, acho provável que os F-35 ainda tenham missões assim.
Mas, vamos supor que a pintura fosse um vermelho com grande contraste com o céu, a quantas dezenas de quilômetros sensores de imagem modernos a localizariam? Já pensou que se, os sensores de imagem não conseguem detectar aeronaves antes dos sensores infravermelho e radares é justamente pelas aeronaves estarem camufladas?
Olá Marechal.

Pois então, já pensei nisso sim. A questão da camuflagem continua sendo tão importante hoje quanto a capacidade de esquivar-se de ser percebido no céu por diversos tipos de sensores.
Neste aspecto creio estamos bem com o Gripen E, que pelo tamanho e design é bem furtivo a olho nu, e creio, também difícil de identificar mesmo por meios eletro-ópticos.
A camuflagem entra como um plus a mais para tentar mimetizar o caça com o ambiente em que se encontra.
No nosso caso, a principal missão dos F-39 vai sempre ser defesa aérea. E isso significa que a priori eles constantemente irão operar acima dos 15 mil pés.
Nesta altitude, difícil para os olhos eletrônicos, pior ainda para os humanos.
Penso que se a escolha for na direção do que vimos, então estamos no caminho certo.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82754 Mensagem por GIL » Seg Set 02, 2019 3:11 am





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37523
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82755 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 03, 2019 6:20 pm

Apesar de poder ser a zebra do século, o Gripen E ainda tem uma chance - muito pequena é verdade - para vencer na Suíça.
Pelo menos do ponto de vista da força aérea deles. Já os políticos eu não sei.

abs.




Carpe Diem
Responder