Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Moderador: Conselho de Moderação
- Rurst
- Sênior
- Agradeceu: 150 vezes
- Agradeceram: 179 vezes
Re: Amazônia: Vulnerabilidade – Cobiça – Ameaça
Por Amazônia, multinacionais querem boicotar couro, soja e carne do Brasil
Noticia completa: https://economia.uol.com.br/noticias/re ... copiaecola
Norueguesa ameaça interromper compra de soja
"O tratamento da Amazônia é inaceitável. A Mowi vai ter de considerar encontrar outras fontes para abastecer seu material, a menos que a situação melhore", declarou Catarina Martins, diretora de Sustentabilidade da norueguesa, por meio de comunicado. "É importante que nós e todos que compram bens de consumo do Brasil deixem claro que a floresta precisa ser preservada."
Nestlé reavaliará fornecedores
"Estamos revisando nossa compra de subprodutos de carne e cacau da região [da Amazônia] para garantir que ela esteja alinhada com nosso Padrão de Fornecimento Responsável e vamos tomar ações corretivas quando necessário", declarou a empresa por meio de comunicado enviado ao UOL.
Finlândia quer banir carne brasileira
Dona da Kipling e Vans suspenderá compra de couro
O conglomerado americano VF Corp, dono de marcas como Timberland, Kipling e Vans, foi a primeira grande multinacional a anunciar restrições ao Brasil por causa da situação na Amazônia.
Na quinta-feira (29), o grupo americano confirmou a notícia à Folha de S.Paulo. "A VF Corporation e suas marcas decidiram não seguir abastecendo diretamente com couro e curtume do Brasil para nossos negócios internacionais até que haja a segurança que os materiais usados em nossos produtos não contribuam para o dano ambiental no país", afirmou, por meio de nota.
Noticia completa: https://economia.uol.com.br/noticias/re ... copiaecola
Norueguesa ameaça interromper compra de soja
"O tratamento da Amazônia é inaceitável. A Mowi vai ter de considerar encontrar outras fontes para abastecer seu material, a menos que a situação melhore", declarou Catarina Martins, diretora de Sustentabilidade da norueguesa, por meio de comunicado. "É importante que nós e todos que compram bens de consumo do Brasil deixem claro que a floresta precisa ser preservada."
Nestlé reavaliará fornecedores
"Estamos revisando nossa compra de subprodutos de carne e cacau da região [da Amazônia] para garantir que ela esteja alinhada com nosso Padrão de Fornecimento Responsável e vamos tomar ações corretivas quando necessário", declarou a empresa por meio de comunicado enviado ao UOL.
Finlândia quer banir carne brasileira
Dona da Kipling e Vans suspenderá compra de couro
O conglomerado americano VF Corp, dono de marcas como Timberland, Kipling e Vans, foi a primeira grande multinacional a anunciar restrições ao Brasil por causa da situação na Amazônia.
Na quinta-feira (29), o grupo americano confirmou a notícia à Folha de S.Paulo. "A VF Corporation e suas marcas decidiram não seguir abastecendo diretamente com couro e curtume do Brasil para nossos negócios internacionais até que haja a segurança que os materiais usados em nossos produtos não contribuam para o dano ambiental no país", afirmou, por meio de nota.
- GIL
- Sênior
- Agradeceu: 97 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
Quase todas empresas ou paises da URSE, ja vai sendo hora de deixar de comprar produtos franceses, ou produtos da Nestle e de outras empresas que jogam em contra do BR.
Soda e que não vejo o governo ou o povão se organizando pra algo assim.
As florestas tropicais africanas queimaram 5 vezes mais que as da Amazonia e isso não preocupa aos hipocritas da URSE.
Esta claro que cada dia fica mais claro que a guerra da esquerda contra qualquer um que venhe a deter o seu avanço é brutal.
Agora é a marxista ONU que vem interferir nesse tema, que inveja tenho de Israel que passa todas as resoluções da ONU pelos ovos.
Quando tinha 15 anos esperava que o Brasil chegara a ser um grande pais, 40 anos depois somente vejo um pais grande (que não demora muito vai ficar menos grande do que é)
Soda e que não vejo o governo ou o povão se organizando pra algo assim.
As florestas tropicais africanas queimaram 5 vezes mais que as da Amazonia e isso não preocupa aos hipocritas da URSE.
Esta claro que cada dia fica mais claro que a guerra da esquerda contra qualquer um que venhe a deter o seu avanço é brutal.
Agora é a marxista ONU que vem interferir nesse tema, que inveja tenho de Israel que passa todas as resoluções da ONU pelos ovos.
Quando tinha 15 anos esperava que o Brasil chegara a ser um grande pais, 40 anos depois somente vejo um pais grande (que não demora muito vai ficar menos grande do que é)
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Eu tenho por mim que se o Brasil não cedesse à imposição do TNP as coisas seriam mais complicadas. Posso estar falando besteira, mas eu acho o Brasil pode contornar isso facilmente. Basta a gente ter a tecnologia bem desenvolvida para mísseis de longo alcance e ter tecnologia nuclear de ponta. O primeiro ainda não temos, mas o segundo sim. No mais, em caso de necessidade monta-se uma bomba nuclear em semanas para teste e uma definitiva para botar no míssil em questão de meses.
Só de detonar o teste numa Serra do Cachimbo da vida faz qualquer inimigo recuar.
Aliás, tenho lido que muita gente encara o Brasil como sendo exatamente isso mesmo, uma potência nuclear em adormecida. Tanto que teve toda aquela celeuma em torno das ultracentrífugas de Aramar e do livro daquele engenheiro do exército descrevendo o funcionamento de uma bomba nuclear americana.
Só de detonar o teste numa Serra do Cachimbo da vida faz qualquer inimigo recuar.
Aliás, tenho lido que muita gente encara o Brasil como sendo exatamente isso mesmo, uma potência nuclear em adormecida. Tanto que teve toda aquela celeuma em torno das ultracentrífugas de Aramar e do livro daquele engenheiro do exército descrevendo o funcionamento de uma bomba nuclear americana.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2539 vezes
- Agradeceram: 1020 vezes
A verdade é que substituímos um grau de "soft power" que até estava funcionando por bravatas, bravatas ditas por Trump e por Putin são temerosas, bravatas ditas pelo Brasil só criam confusão, e o Bolsonaro não vai parar, e tirando os fãboys dele, ninguém mais esta achando graça nelas, ele esta atrapalhando o país e até prejudicando sua possível reeleição.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- Frederico Vitor
- Sênior
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 270 vezes
Acredito que as declarações do Macron não vão passar de retóricas.
Se ele quer mesmo a “internacionalização” da Amazônia, precisa dar o bom exemplo. Ou seja, deve começar pela Guiana Francesa.
Se ele quer mesmo a “internacionalização” da Amazônia, precisa dar o bom exemplo. Ou seja, deve começar pela Guiana Francesa.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Marcelo Ponciano escreveu: ↑Sex Ago 30, 2019 2:22 pm Eu tenho por mim que se o Brasil não cedesse à imposição do TNP as coisas seriam mais complicadas. Posso estar falando besteira, mas eu acho o Brasil pode contornar isso facilmente. Basta a gente ter a tecnologia bem desenvolvida para mísseis de longo alcance e ter tecnologia nuclear de ponta. O primeiro ainda não temos, mas o segundo sim. No mais, em caso de necessidade monta-se uma bomba nuclear em semanas para teste e uma definitiva para botar no míssil em questão de meses.
Perfeito, de acordo. Ademais, botei o vídeo como ilustração de que, a priori, discordo da ênfase do amigo @GIL dá a uma solução nuclear imediatista, pois penso mais ou menos que nem tu, é mais interessante termos a capacidade e a desenvolvermos em sigilo. Sobre isso creio que o Cmt @robinsonfarinazzo, ao mencionar programa paralelo, não considerou que os sintomas de que prossegue estão aí: além do que mencionaste, dois Presidentes após o FHC criaram condições externas favoráveis à constante e (quase) silenciosa evolução nuclear do Brasil, rumo a uma capacidade nuclear de deterrência APENAS QUANDO FOR NECESSÁRIA. Um foi o ex-Presidente Lula*, ao ressuscitar o moribundo Programa Nuclear da MB (eu lembro das declarações do próprio Comandante da Marinha de que já era, não tinha dinheiro, melhor fechar) enquanto pagava de miguxo do mundo inteiro e em especial da UE, que ficava sem moral para nos empurrar sua agenda neocolonialista; também deu sinal verde para o ASTROS 2020 e seu então AV-MT, cujo alcance e ogiva são piadas para quem conhece outros e faz uma comparação rápida, e ainda por cima o SNA. E o Físico Militar de Pernambuco, que curiosa "coincidência" ele ir ao MIT e voltar com todos os cálculos necessários para dar início à parte experimental de algo equivalente a uma das mais modernas ogivas nucleares dos EUA, não? A meu ver, pronto o vetor (míssil), quando (nem é mais SE) o caldo engrossar vamos ter uma bela "surpresa" para a cambada. O outro Presidente é o atual, que bota os EUA entre nós e os Europeus. Por certo seus assessores já lhe deixaram claro que o Trump não vai viver para sempre nem ser POTUS para sempre e que cedo ou tarde entra um Democrata eurofílico e tá armado o freje pro nosso lado. É onde, com a melhor desculpa do mundo (defesa territorial), o que é paralelo se torna não apenas principal mas VISÍVEL!
E aí não adianta mais boicote ou embargo, porque desde a extração do urânio em território Nacional até o seu refino ao grau necessário e construção de uma ogiva, tudo pode ser feito aqui mesmo, sem depender de estrangeiro algum. Se a pequena e paupérrima NK fez todo mundo sossegar só com ameaça, imagines um gigante como o Brasil...
* - Eu não estou tentando promover debate político: se tem gente que quer o couro do hôme e gente que o quer canonizado isso não é problema meu, apenas acredito que o Bem que é feito deve ser atribuído a quem o fez; se teve outros problemas, isso não é da minha alçada nem da do DB. Também creio que muito há por explicar sobre a prisão do Almirante OTHON, que me parece estar sendo usado como um exemplo para quem mais pretende chegar aonde ele ambicionava (se for acho que deu xabú). Sério, não se atinge determinados resultados com transparência, tipo abrindo licitação, é um ambiente sujo pra caramba e tem que jogar sujo também, POWS!
E aí não adianta mais boicote ou embargo, porque desde a extração do urânio em território Nacional até o seu refino ao grau necessário e construção de uma ogiva, tudo pode ser feito aqui mesmo, sem depender de estrangeiro algum. Se a pequena e paupérrima NK fez todo mundo sossegar só com ameaça, imagines um gigante como o Brasil...
* - Eu não estou tentando promover debate político: se tem gente que quer o couro do hôme e gente que o quer canonizado isso não é problema meu, apenas acredito que o Bem que é feito deve ser atribuído a quem o fez; se teve outros problemas, isso não é da minha alçada nem da do DB. Também creio que muito há por explicar sobre a prisão do Almirante OTHON, que me parece estar sendo usado como um exemplo para quem mais pretende chegar aonde ele ambicionava (se for acho que deu xabú). Sério, não se atinge determinados resultados com transparência, tipo abrindo licitação, é um ambiente sujo pra caramba e tem que jogar sujo também, POWS!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Marcelo Ponciano
- Sênior
Eu acredito que pouco ou nada do que o Almirante Othon é acusado realmente reverteu em benefício próprio. Para mim, usando uma expressão floreada do direito, é de clareza solar que os supostos recursos recebidos por ele foram empregados em algum programa nuclear paralelo. Detalhe que o cara podia jogar a merda toda no ventilador e está lá calado dentro da prisão, isso é demonstração inequívoca de patriotismo.Túlio escreveu: ↑Sex Ago 30, 2019 3:03 pm * - Eu não estou tentando promover debate político: se tem gente que quer o couro do hôme e gente que o quer canonizado isso não é problema meu, apenas acredito que o Bem que é feito deve ser atribuído a quem o fez; se teve outros problemas, isso não é da minha alçada nem da do DB. Também creio que muito há por explicar sobre a prisão do Almirante OTHON, que me parece estar sendo usado como um exemplo para quem mais pretende chegar aonde ele ambicionava (se for acho que deu xabú). Sério, não se atinge determinados resultados com transparência, tipo abrindo licitação, é um ambiente sujo pra caramba e tem que jogar sujo também, POWS! [/Justificar]
Vou nem falar do Lula, porque nesse caso sou absolutamente suspeito (
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
- Marcelo Ponciano
- Sênior
Apenas para demonstrar uma coisa que eu acho extremamente relevante:
https://en.wikipedia.org/wiki/Demon_core
Esse link aí relata história do "demon core", que era um núcleo de massa crítica que viria a ser uma bomba nucelar de testes. Por acidente, quase que esse núcleo entrou em fissão nuclear em laboratório duas vezes. Em um dos casos um dos cientistas deixou escorregar uma chave de fenda e fez com que duas partes de massas críticas se encostassem. Não sei qual seria a magnitude de uma acidente nuclear desses. Mas pelas leituras que fiz seria uma coisa extremamente grave, não sei se no nível de uma explosão nuclear. Isso me faz lembrar como os fundamentos de uma bomba atômica não são lá grandes coisas. Duas partes de massas críticas que se chocam mediante a força de um explosivo químico qualquer.
A dificuldade mesmo existe em conseguir urânio e produzir a massa crítica. Isso acredito que o Brasil é capaz de fazer com facilidade.
De onde eu tiro uma conclusão importante: ainda que não tenhamos tecnologia para atomizar e aniquilar um país inimigo, é perfeitamente possível montar uma "armadilha atômica" em território nacional e tornar a guerra dos caras absolutamente insustentável. Um verdadeiro "Pesadelo Vietnamita Nuclear".
Só isso por si só é capaz de afastar qualquer inimigo da nossa porta. E tantos os militares como as potências estrangeiras sabem disso.
https://en.wikipedia.org/wiki/Demon_core
Esse link aí relata história do "demon core", que era um núcleo de massa crítica que viria a ser uma bomba nucelar de testes. Por acidente, quase que esse núcleo entrou em fissão nuclear em laboratório duas vezes. Em um dos casos um dos cientistas deixou escorregar uma chave de fenda e fez com que duas partes de massas críticas se encostassem. Não sei qual seria a magnitude de uma acidente nuclear desses. Mas pelas leituras que fiz seria uma coisa extremamente grave, não sei se no nível de uma explosão nuclear. Isso me faz lembrar como os fundamentos de uma bomba atômica não são lá grandes coisas. Duas partes de massas críticas que se chocam mediante a força de um explosivo químico qualquer.
A dificuldade mesmo existe em conseguir urânio e produzir a massa crítica. Isso acredito que o Brasil é capaz de fazer com facilidade.
De onde eu tiro uma conclusão importante: ainda que não tenhamos tecnologia para atomizar e aniquilar um país inimigo, é perfeitamente possível montar uma "armadilha atômica" em território nacional e tornar a guerra dos caras absolutamente insustentável. Um verdadeiro "Pesadelo Vietnamita Nuclear".
Só isso por si só é capaz de afastar qualquer inimigo da nossa porta. E tantos os militares como as potências estrangeiras sabem disso.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Marcelo Ponciano escreveu: ↑Sex Ago 30, 2019 4:42 pm
Vou nem falar do Lula, porque nesse caso sou absolutamente suspeito (tenho até foto com o omi) e o tópico ia descambar para a política.
Verdade. Mas sobre Constituição: tem um artigo que diz que o nosso território é indivisível e inviolável e outro que diz que não podemos desenvolver armas nucleares, como fica se a ÚNICA maneira de cumprir com um dos dispositivos for violar o outro? Tipo, se quero manter a integridade territorial contra forças de tal magnitude que não seja possível com meios não nucleares tenho que violar um; se não o fizer, violo o outro. Para qual santo acendo a vela?
- Marcelo Ponciano
- Sênior
Vixi Maria, muita coisa pode ser feita.Túlio escreveu: ↑Sex Ago 30, 2019 5:10 pmMarcelo Ponciano escreveu: ↑Sex Ago 30, 2019 4:42 pm
Vou nem falar do Lula, porque nesse caso sou absolutamente suspeito (tenho até foto com o omi) e o tópico ia descambar para a política.Verdade. Mas sobre Constituição: tem um artigo que diz que o nosso território é indivisível e inviolável e outro que diz que não podemos desenvolver armas nucleares, como fica se a ÚNICA maneira de cumprir com um dos dispositivos for violar o outro? Tipo, se quero manter a integridade territorial contra forças de tal magnitude que não seja possível com meios não nucleares tenho que violar um; se não o fizer, violo o outro. Para qual santo acendo a vela?
A princípio, tem um conflito entre normas constitucionais originárias. Como as duas são normas originais, estão incluídas no texto da constituição não por emenda, mas vindas do primeiro texto, em caso de conflito o STF tem que fazer uma ponderação de interesses, verificar qual valor é mais importante e, pelo princípio da proporcionalidade e da razoabilidade, afastar (temporariamente) uma das normas para a outra prevalecer. No caso, o valor mais importante é a soberania e não tenho dúvidas que o se decidiria por ela.
Outra coisa que pode ser feita é uma interpretação reversa da proibição. No direito temos a possibilidade de interpretar as normas pelo contexto social em que foram feitas, pela sua finalidade, "advinhar" a intenção do legislador, dentre outras coisas. No caso acho perfeitamente defensável do ponto de vista jurídico a seguinte interpretação: o Brasil usará a energia nuclear para fins pacíficos desde que esteja em paz. Evidentemente que se estiver em guerra usará para fins militares. Pode-se, por interpretação finalística da norma, acrescentar depois do fins pacíficos um "desde que esteja em paz".
Também é possível fazer uma emenda à constituição e suprimir o texto que proíbe ou alterar ele para acrescentar o "desde que esteja em paz". Isso é possível desde que não seja considerada uma cláusula pétrea. Cláusulas pétreas não podem ser abolidas, mas podem ser modificadas:
Olhe que o texto fala em "tendente em abolir", ou seja, pode modificar. Ainda assim, veja que o rol é taxativo e nenhum caso se enquadra na proibição de uso militar da energia nuclear.Art. 60
§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
I - a forma federativa de Estado;
II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
III - a separação dos Poderes;
IV - os direitos e garantias individuais.
Enfim, quando se quer fazer o direito admite muita coisa.
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2539 vezes
- Agradeceram: 1020 vezes
https://www.forte.jor.br/2019/08/30/pla ... -reservas/
Eu realmente tenho medo disso, temo que descambe para o lado militar e a negligência secular nossa com defesa, vai cobrar um preço muito grande.O Planalto trata como perigo real e imediato a perda de soberania sobre terras demarcadas da Raposa Serra do Sol e de áreas ianomâmis na fronteira norte do País, ricas em ouro e nióbio. De acordo com um conselheiro de Jair Bolsonaro, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) abre brecha para que os índios pleiteiem a emancipação. Segundo esse auxiliar, muito próximo do presidente, os índios da região já têm território e língua própria. Se fizerem hino e bandeira, podem pedir reconhecimento como nação na ONU.
Não temais ímpias falanges,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- Sterrius
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
é preciso mais que hino, bandeira, língua própria e território pra declarar-se nação.
Fosse assim Europa ia ter quase 500 nações. Ou alguém aqui realmente acha que na frança só se fala francês? e na alemanha só se fala alemão?
Até o RS ia ter cidadezinha querendo independência, pq tem área que o alemão é bem delimitada e o território é bem mais estruturado e se quiça, população maior e melhor organizada.
Fora que os ianomamis são menos de 50mil pessoas (por volta de 20mil (2011 censo lado brasileiro), 35mil 2011 Brasil +venezuela maioria nômade). Em um território 100% isolado de qualquer conexão com o mar, infraestrutura e capacidade de auto-suficiência.
Esse papo de trata-los como conspiradores secessionistas atrapalha mais do que ajuda.
Ae depois eles não confiam no governo e os militares ficam se perguntando porque....
Yanomamis por sinal entre si falam 4 linguás diferentes. Não raramente discordam entre si sobre como desenvolver a região em beneficio deles.
Mas meu medo real é que são tão poucos que o perigo real é de em um dia de furia, fakenews e omissão/ajuda governamental fazerem a "limpa" ou "realoca-los" colocando o Brasil na lista +triste de atrocidades da humanidade.
Ae sim tu terá todas as desculpas pra intervirem no territorio. E Não poderemos dizer nada porque nós demos a brecha e mostramos nossa total irresponsabilidade para com nossos próprios cidadãos. (E eles são cidadãos brasileiros, possuem todos os direitos previstos na constituição nunca devemos esquecer disso).
Novamente. Ter soberania sobre o território não significa ter o direito de f* com o território ou comunidade local e ficar estirando o dedo pro resto do mundo.
Não só o vácuo. Mas caos e repressão deliberada e organizada de minorias também não é tolerado em qualquer lugar do mundo.
O Estado existe pra defender seus membros. Se o Estado passa a desconfiar deles, atacar seu modo de vida e trata-los como 2º classe. Que lealdade eles devem? O que eles ganham?
Brasil tem que aceitar que é um país multicultural e que a palavra significa mais do que cultura internacional. Que esse termo também inclui os povos indígenas e suas subculturas.
Ao invés de ter sonhos imperialistas do século XIX de "homogenizar" a nação como uma coisa só. (Do qual Bolsonaro é fan e ele mesmo já declarou em discursos indiretamente).
Por sinal alguns dos nossos piores episódios de discriminação da historia vieram dessa vertente. (A idéia de "embranquecer o Brasil". O veto a refugiados judeus na II guerra, e o bloqueio a imigração de "amarelos", tudo isso ocorreu em meros 35 anos entre 1910-1945).
E se querem que eu seja super sincero?
Território é um recurso superestimado hoje em dia.
E a própria Europa e EUA morrem de medo de abrir a caixa de pandora da secessão só porque população de local X quer.
Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Italia, Russia, Ukrania, Canada, México, Colombia, Venezuela, China, Russia são só algumas das nações que lembro de cabeça que possuem movimentos secessionistas que teriam pavores e pesadelos de algo assim dando certo. Com ou sem ajuda internacional!
Eu já fui essa pessoa que temia "ação internacional" em tribos indígenas e territórios demarcados.
Mas isso não sobrevive a uma analise mais profunda.
Se queres temer um movimento secessionista.
Olhem o SuL é Meus país
E movimento independência de SP ou o do Nordeste.
Esses ao menos são teoricamente possíveis (E com grupos organizados e com $$$$$ e alguns até com políticos eleitos) apesar de ser suicídio econômico e politico.
Fosse assim Europa ia ter quase 500 nações. Ou alguém aqui realmente acha que na frança só se fala francês? e na alemanha só se fala alemão?
Até o RS ia ter cidadezinha querendo independência, pq tem área que o alemão é bem delimitada e o território é bem mais estruturado e se quiça, população maior e melhor organizada.
Fora que os ianomamis são menos de 50mil pessoas (por volta de 20mil (2011 censo lado brasileiro), 35mil 2011 Brasil +venezuela maioria nômade). Em um território 100% isolado de qualquer conexão com o mar, infraestrutura e capacidade de auto-suficiência.
Esse papo de trata-los como conspiradores secessionistas atrapalha mais do que ajuda.
Ae depois eles não confiam no governo e os militares ficam se perguntando porque....
Yanomamis por sinal entre si falam 4 linguás diferentes. Não raramente discordam entre si sobre como desenvolver a região em beneficio deles.
Mas meu medo real é que são tão poucos que o perigo real é de em um dia de furia, fakenews e omissão/ajuda governamental fazerem a "limpa" ou "realoca-los" colocando o Brasil na lista +triste de atrocidades da humanidade.
Ae sim tu terá todas as desculpas pra intervirem no territorio. E Não poderemos dizer nada porque nós demos a brecha e mostramos nossa total irresponsabilidade para com nossos próprios cidadãos. (E eles são cidadãos brasileiros, possuem todos os direitos previstos na constituição nunca devemos esquecer disso).
Novamente. Ter soberania sobre o território não significa ter o direito de f* com o território ou comunidade local e ficar estirando o dedo pro resto do mundo.
Não só o vácuo. Mas caos e repressão deliberada e organizada de minorias também não é tolerado em qualquer lugar do mundo.
O Estado existe pra defender seus membros. Se o Estado passa a desconfiar deles, atacar seu modo de vida e trata-los como 2º classe. Que lealdade eles devem? O que eles ganham?
Brasil tem que aceitar que é um país multicultural e que a palavra significa mais do que cultura internacional. Que esse termo também inclui os povos indígenas e suas subculturas.
Ao invés de ter sonhos imperialistas do século XIX de "homogenizar" a nação como uma coisa só. (Do qual Bolsonaro é fan e ele mesmo já declarou em discursos indiretamente).
Por sinal alguns dos nossos piores episódios de discriminação da historia vieram dessa vertente. (A idéia de "embranquecer o Brasil". O veto a refugiados judeus na II guerra, e o bloqueio a imigração de "amarelos", tudo isso ocorreu em meros 35 anos entre 1910-1945).
E se querem que eu seja super sincero?
Território é um recurso superestimado hoje em dia.
E a própria Europa e EUA morrem de medo de abrir a caixa de pandora da secessão só porque população de local X quer.
Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Italia, Russia, Ukrania, Canada, México, Colombia, Venezuela, China, Russia são só algumas das nações que lembro de cabeça que possuem movimentos secessionistas que teriam pavores e pesadelos de algo assim dando certo. Com ou sem ajuda internacional!
Eu já fui essa pessoa que temia "ação internacional" em tribos indígenas e territórios demarcados.
Mas isso não sobrevive a uma analise mais profunda.
Se queres temer um movimento secessionista.
Olhem o SuL é Meus país
E movimento independência de SP ou o do Nordeste.
Esses ao menos são teoricamente possíveis (E com grupos organizados e com $$$$$ e alguns até com políticos eleitos) apesar de ser suicídio econômico e politico.
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Ao que parece, a autonomia do estado autônomo na Bolivia é mais limitada do que a autonomia do estado (UF) no Brasil...J.Ricardo escreveu: ↑Sex Ago 30, 2019 5:40 pm https://www.forte.jor.br/2019/08/30/pla ... -reservas/
Eu realmente tenho medo disso, temo que descambe para o lado militar e a negligência secular nossa com defesa, vai cobrar um preço muito grande.O Planalto trata como perigo real e imediato a perda de soberania sobre terras demarcadas da Raposa Serra do Sol e de áreas ianomâmis na fronteira norte do País, ricas em ouro e nióbio. De acordo com um conselheiro de Jair Bolsonaro, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) abre brecha para que os índios pleiteiem a emancipação. Segundo esse auxiliar, muito próximo do presidente, os índios da região já têm território e língua própria. Se fizerem hino e bandeira, podem pedir reconhecimento como nação na ONU.
O que o governo autônomo indígena Charagua Iyambae tem a oferecer para a consolidação do direito às diferenças?
https://portal-justificando.jusbrasil.c ... diferencas
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- GIL
- Sênior
- Agradeceu: 97 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
Uma coisa que aprendi desde muito cedo é que a Amazonia não é o pulmão do mundo. Essa função corresponde aos oceanos que geram 90% do mesmo.
A segunda coisa que aprendi e que todo o oxigenio que é gerado pela Amazonia, é consumido por ela mesma.
Dai que me parece surrealista que artistas e esportitas globais, presidentes de grandes nações sejam tão ignorantes sobre o tema, alguns seguramente mais que ignorantes são maldosos.
Toda essa histeria sobre a Amazonia foi causado graças ao mainstream da esquerda que em realidade representa a quase totalidade de jornais mais importantes do mundo.
Dai que quando encontro um artigo serio e realista em espanhol ou em ingles, que não seja bullshit dessa gente eu comparto nos grupos que eu tenho das redes sociais, fazendo o trabalho inglorio de formiguinha pra defender o que é nosso.
Me deparei ultimamente 3 artigos que eu gostei, em deles em ingles e dois em espanhol.
Ponho os mesmos em ordem de qualidade de cima pra baixo, o primeiro em ingles que aborda mais o tema em si mesmo, o segundo em espanhol que aborda o tema ideologico que vai embutido na fake news e o terceiro do mesmo autor do primeiro link, porém bem mais resumido que o primeiro e em espanhol.
Why Everything They Say About The Amazon, Including That It's The 'Lungs Of The World,' Is Wrong
https://www.forbes.com/sites/michaelshe ... ab96955bde
Cinco datos que no te contarán sobre los incendios del Amazonas en Brasil
https://www.libertaddigital.com/opinion ... sil-88617/
Dan Nepstad, el ecologista que tumba la histeria sobre el Amazonas: "Todo es pura basura"
https://www.libertaddigital.com/interna ... 276643867/
ADD video curioso que encontrei sobre a historia da região do Amapa em espanhol.
Não sei se a historia procede, somente conheçia a parte da arbitragem que tivemos na epoca pra definir essa fronteira com a França (e da pensada invasão nos 60 pelo Janio), o resto me era desconheçido
Considero urgente a criaçao da segunda frota na foz do Amazonas (base aero naval), ainda que seja como comentei antes inicialmente com navios patrulhas, patrulhas oceanicos, helicopteros, kc390, P3 orion, e defesa antiaerea e mais pra frente em melhores tempos, se iria agregando os buques de guerra de peso.
A segunda coisa que aprendi e que todo o oxigenio que é gerado pela Amazonia, é consumido por ela mesma.
Dai que me parece surrealista que artistas e esportitas globais, presidentes de grandes nações sejam tão ignorantes sobre o tema, alguns seguramente mais que ignorantes são maldosos.
Toda essa histeria sobre a Amazonia foi causado graças ao mainstream da esquerda que em realidade representa a quase totalidade de jornais mais importantes do mundo.
Dai que quando encontro um artigo serio e realista em espanhol ou em ingles, que não seja bullshit dessa gente eu comparto nos grupos que eu tenho das redes sociais, fazendo o trabalho inglorio de formiguinha pra defender o que é nosso.
Me deparei ultimamente 3 artigos que eu gostei, em deles em ingles e dois em espanhol.
Ponho os mesmos em ordem de qualidade de cima pra baixo, o primeiro em ingles que aborda mais o tema em si mesmo, o segundo em espanhol que aborda o tema ideologico que vai embutido na fake news e o terceiro do mesmo autor do primeiro link, porém bem mais resumido que o primeiro e em espanhol.
Why Everything They Say About The Amazon, Including That It's The 'Lungs Of The World,' Is Wrong
https://www.forbes.com/sites/michaelshe ... ab96955bde
Cinco datos que no te contarán sobre los incendios del Amazonas en Brasil
https://www.libertaddigital.com/opinion ... sil-88617/
Dan Nepstad, el ecologista que tumba la histeria sobre el Amazonas: "Todo es pura basura"
https://www.libertaddigital.com/interna ... 276643867/
ADD video curioso que encontrei sobre a historia da região do Amapa em espanhol.
Não sei se a historia procede, somente conheçia a parte da arbitragem que tivemos na epoca pra definir essa fronteira com a França (e da pensada invasão nos 60 pelo Janio), o resto me era desconheçido
Considero urgente a criaçao da segunda frota na foz do Amazonas (base aero naval), ainda que seja como comentei antes inicialmente com navios patrulhas, patrulhas oceanicos, helicopteros, kc390, P3 orion, e defesa antiaerea e mais pra frente em melhores tempos, se iria agregando os buques de guerra de peso.