TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Imagens aéreas: voo do primeiro Gripen E brasileiro
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Será uma verdadeira heresia a FAB não adotar essa camuflagem mostrada neste avião.
Simplesmente fantástica, linda, primorosa!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Verdade. Muito bonita.
Mas, infelizmente, camuflagem não tem que ser bonita. Tem que mimetizar com o ambiente operacional típico da operação.
Abraços,
Justin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Verdade, concordo. Mas a meu ver ela consegue fazer isso muito bem, apesar de não haver muitos vídeos, ainda, do mesmo em voo.Justin Case escreveu: ↑Ter Ago 27, 2019 7:09 pmVerdade. Muito bonita.
Mas, infelizmente, camuflagem não tem que ser bonita. Tem que mimetizar com o ambiente operacional típico da operação.
Abraços,
Justin
Mas isso essa é uma dúvida que será tirada com o tempo.
E pelo pouco que vi, ela me pareceu bem interessante para defesa aérea, que é a principal missão do GDA.
Pode ser que variações sejam adotadas.
Só espero que não usem neles o padrão atual, que além de feio pra caramba, não ajuda em nada na seara ar-ar. Pelo contrário até.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Aqui o Gripen M ostentando o atual padrão de camuflagem do VF-1.
Não posso negar que dos vários que já vi, este é um dos mais bonitos.
abs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu gosto mais daquele Digicam da maquete; de qualquer modo, para um caça que supostamente será difícil como o inferno de encarar, precisamente pelo baixo RCS e baixa assinatura infravermelha, combinados com sensores e EW de última geração e AAMs BVR idem, não sei o quanto uma pequena fração de % mimética deste ou daquele tipo de camuflagem realmente iria fazer alguma diferença. Claro, é o Justin que falou, assim, expresso apenas minha curiosidade a respeito, eis que o PRO é ele, não eu.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Em tempos de combate ar-ar na padrão BVR como regra, ao menos para as ffaa's mais desenvolvidas, parece que falar de camuflagem de caças soa um tanto que fora da realidade.
Mas pode ser que tenha lá sua razão de ser.
Os israelitas usam o padrão areia e marrom em todos os modelos há décadas. Ai chega o F-35 e muda tudo...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Concordo, FCarvalho. A probabilidade de haver dogfight diminuiu bastante nos últimos tempos, como também aumentou a capacidade eletrônica de designar alvos no "look down". No entanto, a importância de a pintura ser bonita continua inalterada.FCarvalho escreveu: ↑Qua Ago 28, 2019 11:39 pm Em tempos de combate ar-ar na padrão BVR como regra, ao menos para as ffaa's mais desenvolvidas, parece que falar de camuflagem de caças soa um tanto que fora da realidade.
Mas pode ser que tenha lá sua razão de ser.
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Abraço,
Justin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Para mim a pintura sempre foi por beleza. Mas nos meus parcos e humildes conhecimentos eu penso que se fosse para camuflar alguma coisa tinha que ser como o F-5, camuflando com o ambiente terrestre em tom verde oliva. Considerando que o Gripen pode operar de estradas comuns isso vem a calhar em eventual conflito para evitar que a aeronave seja identificada enquanto em terra.
Eu nem sabia que existia camuflagem no ar
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Regra para aeronaves de 4ª geração, na guerra do golfo os F-117 bombardearam alvos dentro do alcance visual, acho provável que os F-35 ainda tenham missões assim.
Mas, vamos supor que a pintura fosse um vermelho com grande contraste com o céu, a quantas dezenas de quilômetros sensores de imagem modernos a localizariam? Já pensou que se, os sensores de imagem não conseguem detectar aeronaves antes dos sensores infravermelho e radares é justamente pelas aeronaves estarem camufladas?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom meu caro Justin, se formos falar na "buniteza" da pintura na lataria, a que aparece nas asas do primeiro F-39 da FAB ganha de lavada de todas as outras que eu já vi por aí.Justin Case escreveu: ↑Qui Ago 29, 2019 8:23 am Concordo, FCarvalho. A probabilidade de haver dogfight diminuiu bastante nos últimos tempos, como também aumentou a capacidade eletrônica de designar alvos no "look down". No entanto, a importância de a pintura ser bonita continua inalterada.
Abraço,
Justin
Se o formos por aí, a nossa frota será invencível. E muitíssimo melhor que aquele cinza chumbo dos F-22/35 americanos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá Marechal.Marechal-do-ar escreveu: ↑Qui Ago 29, 2019 12:01 pmRegra para aeronaves de 4ª geração, na guerra do golfo os F-117 bombardearam alvos dentro do alcance visual, acho provável que os F-35 ainda tenham missões assim.
Mas, vamos supor que a pintura fosse um vermelho com grande contraste com o céu, a quantas dezenas de quilômetros sensores de imagem modernos a localizariam? Já pensou que se, os sensores de imagem não conseguem detectar aeronaves antes dos sensores infravermelho e radares é justamente pelas aeronaves estarem camufladas?
Pois então, já pensei nisso sim. A questão da camuflagem continua sendo tão importante hoje quanto a capacidade de esquivar-se de ser percebido no céu por diversos tipos de sensores.
Neste aspecto creio estamos bem com o Gripen E, que pelo tamanho e design é bem furtivo a olho nu, e creio, também difícil de identificar mesmo por meios eletro-ópticos.
A camuflagem entra como um plus a mais para tentar mimetizar o caça com o ambiente em que se encontra.
No nosso caso, a principal missão dos F-39 vai sempre ser defesa aérea. E isso significa que a priori eles constantemente irão operar acima dos 15 mil pés.
Nesta altitude, difícil para os olhos eletrônicos, pior ainda para os humanos.
Penso que se a escolha for na direção do que vimos, então estamos no caminho certo.
abs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Apesar de poder ser a zebra do século, o Gripen E ainda tem uma chance - muito pequena é verdade - para vencer na Suíça.
Pelo menos do ponto de vista da força aérea deles. Já os políticos eu não sei.
abs.
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