FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36494
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3154 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Olha, apenas 36 Gripen E/F por mais fuderosos que sejam, não são suficientes para manter a defesa aérea do país, seja na paz ou em eventual conflito.
A FAB ainda trabalha com a ideia de equipar 3 bases com estes caças, com um grupo em cada uma delas.
Não sei se isso será possível, na verdade é, mas, enfim, depende da vontade essencialmente do governo de querer disponibilizar os caças.
Se o atual governo durar até 2022, suponho que um segundo lote poderá ser envidado caso ele não se prolongue nas próximas eleições, garantindo assim a linha de produção na Embraer e a substituição dos F-5EM.
De outra forma, embora o A-29 continue fazendo o papel de LIFT em Natal, ainda há na FAB quem entenda ser necessário um jato para esta função, principalmente agora com a entrada dos Gripen. Mas acho que essa discussão só será retomada após 2025 quando todos os caças estiverem entregues e o FOC estiver em dia. Aí haverá parâmetros mais concretos e seguros para decidir sobre a sua real necessidade, ou se o A-29 vai continuar dando conta do recado.
Os suecos que não são bobos e nem nada já andaram se mexendo no sentido de conversar com a FAB sobre projetos futuros. Isso significa que em algum momento o AT-X da Boeing/SAAB vai entrar na sala e ser o assunto do cafezinho.
abs
A FAB ainda trabalha com a ideia de equipar 3 bases com estes caças, com um grupo em cada uma delas.
Não sei se isso será possível, na verdade é, mas, enfim, depende da vontade essencialmente do governo de querer disponibilizar os caças.
Se o atual governo durar até 2022, suponho que um segundo lote poderá ser envidado caso ele não se prolongue nas próximas eleições, garantindo assim a linha de produção na Embraer e a substituição dos F-5EM.
De outra forma, embora o A-29 continue fazendo o papel de LIFT em Natal, ainda há na FAB quem entenda ser necessário um jato para esta função, principalmente agora com a entrada dos Gripen. Mas acho que essa discussão só será retomada após 2025 quando todos os caças estiverem entregues e o FOC estiver em dia. Aí haverá parâmetros mais concretos e seguros para decidir sobre a sua real necessidade, ou se o A-29 vai continuar dando conta do recado.
Os suecos que não são bobos e nem nada já andaram se mexendo no sentido de conversar com a FAB sobre projetos futuros. Isso significa que em algum momento o AT-X da Boeing/SAAB vai entrar na sala e ser o assunto do cafezinho.
abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36494
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3154 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Boeing vê mercado para 2.600 T-X e derivados
16 de maio de 2019
https://www.aereo.jor.br/2019/05/16/boe ... -uAPnC9HAY
16 de maio de 2019
https://www.aereo.jor.br/2019/05/16/boe ... -uAPnC9HAY
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Que aviãozinho bacana! Seria legal ver ele em conjunto com os A29 fazer a função de treinamento e interceptação/Cas
Editado pela última vez por Matheus em Sáb Mai 18, 2019 10:20 am, em um total de 1 vez.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36494
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3154 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Não duvido que os suecos já estejam trabalhando nisso.
abs
abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Eu preferiria o FA-50, esse é "baixo custo" mesmo, tanto que será feito de alumínio.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36494
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3154 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
A depender de como fique realmente a situação da Embraer Defesa, e a compra da empresa pela Boeing, o AT-X vai acabar sendo um negócio quase que inevitável, se a situação econõmica do país não melhorar nos próximos anos.
Se bobear o avião da SAAB/ Boeing vai acabar virando o novo Xavante do séc XXI na FAB.
A ver.
abs
Se bobear o avião da SAAB/ Boeing vai acabar virando o novo Xavante do séc XXI na FAB.
A ver.
abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36494
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3154 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Por acaso encontrei essa matéria do Poder Aéreo, de pouco mais de um ano atrás, mas mesmo assim ela é bem ilustrativa da situação atual, e mais para a frente, quanto à complexidade da questão dos aviões LIFT na FAB.
Segundo Jane’s, FAB quer jatos de treinamento e mais caças Gripen
1 de dezembro de 2016
https://www.aereo.jor.br/2016/12/01/seg ... as-gripen/
abs
Segundo Jane’s, FAB quer jatos de treinamento e mais caças Gripen
1 de dezembro de 2016
https://www.aereo.jor.br/2016/12/01/seg ... as-gripen/
abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Dos comentários...FCarvalho escreveu: ↑Sex Jul 26, 2019 8:51 pm Por acaso encontrei essa matéria do Poder Aéreo, de pouco mais de um ano atrás, mas mesmo assim ela é bem ilustrativa da situação atual, e mais para a frente, quanto à complexidade da questão dos aviões LIFT na FAB.
Segundo Jane’s, FAB quer jatos de treinamento e mais caças Gripen
1 de dezembro de 2016
https://www.aereo.jor.br/2016/12/01/seg ... as-gripen/
abs
"Rinaldo Nery
Verifiquei. A notícia não procede."
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36494
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3154 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Olá Fab-wan.
Cheguei a ler esse comentário, mas, não conheço o autor e menos ainda suas fontes para afirmar categoricamente o que diz.
Não estou dizendo que ele esteja errado ou certo, mas aludindo ao fato de que o assunto ainda é bastante contencioso dentro da própria FAB.
Aliás, até onde eu sei, não há e não houve até o momento uma posição oficial da FAB em relação ao tema jato LIFT. Ou seja, todas as opções ainda estão na mesa.
Até ordem em contrário.
Abs
Cheguei a ler esse comentário, mas, não conheço o autor e menos ainda suas fontes para afirmar categoricamente o que diz.
Não estou dizendo que ele esteja errado ou certo, mas aludindo ao fato de que o assunto ainda é bastante contencioso dentro da própria FAB.
Aliás, até onde eu sei, não há e não houve até o momento uma posição oficial da FAB em relação ao tema jato LIFT. Ou seja, todas as opções ainda estão na mesa.
Até ordem em contrário.
Abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Conheço o autor do comentário. É pessoa séria com trânsito no alto comando da FAB. Já foi comandante do esquadrão dos E-99 na FAB.
Conversei com ele sobre isso... E o que me disse foi que o treinamento hoje é feito no A-29 e continuará assim. Depois vai para o Gripen biplace (por isso pedimos está versão).
Segundo ele a FAB não cogita adquirir um LIFT.
Conversei com ele sobre isso... E o que me disse foi que o treinamento hoje é feito no A-29 e continuará assim. Depois vai para o Gripen biplace (por isso pedimos está versão).
Segundo ele a FAB não cogita adquirir um LIFT.
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Desculpe, achei que acompanhasse a Trilogia.FCarvalho escreveu: ↑Seg Jul 29, 2019 1:37 pm Olá Fab-wan.
Cheguei a ler esse comentário, mas, não conheço o autor e menos ainda suas fontes para afirmar categoricamente o que diz.
Não estou dizendo que ele esteja errado ou certo, mas aludindo ao fato de que o assunto ainda é bastante contencioso dentro da própria FAB.
Aliás, até onde eu sei, não há e não houve até o momento uma posição oficial da FAB em relação ao tema jato LIFT. Ou seja, todas as opções ainda estão na mesa.
Até ordem em contrário.
Abs
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36494
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3154 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Sem problemas, não precisa se desculpar Fab-wan.
Tem muita gente na trilogia acompanhando esse processo, e lá como cá tem suas fontes.
Eu costumo ler apenas as matérias postadas.
De qualquer forma, particularmente estou na expectativa de que este assunto só será definitivamente encerrado na FAB quando os Gripen E/F estiverem voando por aí e o pessoal dos 3o Gav começarem a migrar para o mesmo. Aí vamos ter uma noção real e objetiva se o ST é suficiente para dar conta da transição.
Entendo que a FAB também pensa assim. Daí o processo estar em suspenso em termos de decisão e discussão.
Os suecos, que devem adotar com quase toda certeza os T-X em substituição aos seus SK-105, só devem começar a fazer isso a partir da segunda metade da próxima década. Ao menos essa é a expectativa que se tem por lá.
Com mais certeza ainda, a SAAB, que não é boba e nem nada, e pretendendo aumentar e assegurar os investimentos feitos na parceria com a Embraer/FAB, já estão conjecturando junto a ambas essa ampliação. Tanto que já houve e há continuas conversas entre as partes sobre vários projetos de interesse comum, como o KC-390, que provavelmente deve ser adotado também pelos suecos também no pós-2025.
Existem muitas sinergias entre as industrias de defesa e P&D nesta área entre os dois países. Nada melhor do que aprofundar onde e quando for interessante o processo. Todos só tem a ganhar.
E muito provavelmente, o T-X será um dos temas. Falo isso porque nada está exatamente assegurado. O ST também está sendo analisado como um possível substituto dos SK-105, dado que a força aérea sueca ainda ainda estuda todas as alternativas possíveis. Inclusive de concorrentes do T-X e do ST.
Vamos ter de aguardar ainda mais um pouco para saber afinal se um jato lift é realmente necessário ou se os ST, em seu processo evolutivo. podem dar conta aqui, lá, e sabe-se onde mais couber, da transição e formação dos novos caçadores.
A ver.
abs
Tem muita gente na trilogia acompanhando esse processo, e lá como cá tem suas fontes.
Eu costumo ler apenas as matérias postadas.
De qualquer forma, particularmente estou na expectativa de que este assunto só será definitivamente encerrado na FAB quando os Gripen E/F estiverem voando por aí e o pessoal dos 3o Gav começarem a migrar para o mesmo. Aí vamos ter uma noção real e objetiva se o ST é suficiente para dar conta da transição.
Entendo que a FAB também pensa assim. Daí o processo estar em suspenso em termos de decisão e discussão.
Os suecos, que devem adotar com quase toda certeza os T-X em substituição aos seus SK-105, só devem começar a fazer isso a partir da segunda metade da próxima década. Ao menos essa é a expectativa que se tem por lá.
Com mais certeza ainda, a SAAB, que não é boba e nem nada, e pretendendo aumentar e assegurar os investimentos feitos na parceria com a Embraer/FAB, já estão conjecturando junto a ambas essa ampliação. Tanto que já houve e há continuas conversas entre as partes sobre vários projetos de interesse comum, como o KC-390, que provavelmente deve ser adotado também pelos suecos também no pós-2025.
Existem muitas sinergias entre as industrias de defesa e P&D nesta área entre os dois países. Nada melhor do que aprofundar onde e quando for interessante o processo. Todos só tem a ganhar.
E muito provavelmente, o T-X será um dos temas. Falo isso porque nada está exatamente assegurado. O ST também está sendo analisado como um possível substituto dos SK-105, dado que a força aérea sueca ainda ainda estuda todas as alternativas possíveis. Inclusive de concorrentes do T-X e do ST.
Vamos ter de aguardar ainda mais um pouco para saber afinal se um jato lift é realmente necessário ou se os ST, em seu processo evolutivo. podem dar conta aqui, lá, e sabe-se onde mais couber, da transição e formação dos novos caçadores.
A ver.
abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Do futuro ninguém sabe... O que sabemos é que no momento não existe interesse por parte da FAB.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36494
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3154 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Pois é. Como disse, o assunto está em suspenso. Mas o tempo dirá se eventualmente o ST será capaz ou não se suprir todas as necessidades futuras de treinamento e formação da FAB.
Daqui uns dez anos, talvez, saberemos.
abs
Daqui uns dez anos, talvez, saberemos.
abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)