Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#5491 Mensagem por arcanjo » Seg Jun 17, 2019 5:31 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jun 17, 2019 3:28 pm Segundo matéria divulgada no site aeroflap a Embraer confirmou que ira atrasar novamente a entrega do KC-390 para a FAB.
Está começando a ficar enrolada essa história.

Abs
Olá, Flávio.

A matéria divulgada no site aeroflap está distorcida. A expectativa é que o primeiro KC-390 seja entregue à FAB após o Paris Air Show.

Segue matéria correta.

abs.

arcanjo

16 JUNE, 2019
Embraer plans to deliver its first KC-390 transport to the Brazilian air force in the next few months, after a further slight delay from its original plan to hand over the aircraft at the end of 2018.

SOURCE: FLIGHTGLOBAL.COM BY: GARRETT REIM PARIS

The twin-turbofan military transport the company plans to deliver to Brazil was at the show on 16 June, conducting a demo flight for journalists and standing on static display.

Embraer's delivery delay is the result of an incident involving one of two KC-390 prototypes that overran its runway during a test in Gaviao Peixoto, Brazil in 2018. To complete its flight testing regime, the airframer decided to reassign its third production aircraft, which was intended to be the initial example delivered to the Brazilian air force. In July 2018, Embraer said it believed the incident would cause a six-month delay, although it is now likely to take a few months longer.

https://www.flightglobal.com/assets/getasset.aspx?itemid=77870
Max Kingsley-Jones / FlightGlobal

The firm says aircraft number nine is now in production. The company expects to produce military transports at a pace of 12 per year, but says with a third shift and some changes to its supply chain a higher production rate is possible. The Brazilian air force has ordered 28 examples of the aircraft.

"We are in the end of the process regarding the formal steps of acceptance with the Brazilian air force," said Jackson Schneider, chief executive of Embraer Defence & Security. "And, probably we will do it in the next couple of months."

Embraer has letters of intent for 38 KC-390s from six other potential customers. The company continues to hint that it is close to converting a letter of intent from the Portuguese air force for five of the aircraft, though it declined to say when a formal deal would be signed.

Key to the Brazilian manufacturer's ambitions for the KC-390 is a joint venture that it has formed with Boeing to sell and market the jet. Embraer is still in discussions with Boeing, but plans to begin marketing the aircraft through the joint venture at the beginning of 2020.

Schneider says that Embraer would consider opening final assembly facilities for the KC-390 not only in the USA, but in Asia, Europe or the Middle East should it make business sense. He says a civilian version of the KC-390 is also still of interest to the company, although it has no development schedule as yet.

https://www.flightglobal.com/news/artic ... -f-458970/

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#5492 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 17, 2019 9:47 pm

Valeu pelo esclarecimento Arcanjo.

Abs




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Re: Sobre o KC-390

#5493 Mensagem por Julio Cesar » Ter Jun 18, 2019 7:18 pm

Boa noite.

PTZNJ sobrevoando a Bolívia neste momento, segundo o flightradar24.com, sem destino indicado.

Alguma ideia para onde ele está indo?

Abs.

Chegou em Lima as 0034Z




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Re: Sobre o KC-390

#5494 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 19, 2019 12:16 am

Acho eu que com muita sorte a Embraer vai conseguir fechar esse ano a venda do KC-390 para Portugal e já está de bom tamanho.
Sem a certificação militar e o retorno operacional da FAB sobre o desempenho real do avião na rampa, talvez novas encomendas só ano que vem.
Até porque, tendo em vista o negócio da JV com a Boeing, é muito provável que os cinco países com cartas de intenções só façam algo de concreto quando e se a aeronave entrar no FMS.
De outro modo, acho muito difícil qualquer presunção de venda para eles, já que se tratam de paises com pouca capacidade econômica para gerar compras de vulto do mesmo.
Mas espero sinceramente poder estar redondamente enganado quanto a isso.

Abs




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Re: Sobre o KC-390

#5495 Mensagem por arcanjo » Qui Jun 20, 2019 2:48 pm

Julio Cesar escreveu: Ter Jun 18, 2019 7:18 pm Boa noite.

PTZNJ sobrevoando a Bolívia neste momento, segundo o flightradar24.com, sem destino indicado.

Alguma ideia para onde ele está indo?

Abs.

Chegou em Lima as 0034Z
19 de junho de 2019
Embraer KC-390 no Peru

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2018/05/KC-390-PT-ZNJ-apoia-Grupo-K-em-An%C3%A1polis-1-1-1024x682.jpg
O KC-390 PT-ZNJ fotografado em Anápolis

Por Guilherme Poggio

O segundo protótipo do KC-390 (matrícula PT-ZNJ), jato de transporte e reabastecimento em voo desenvolvido pela EDS, chegou à capital peruana ontem (18/6). A aeronave partiu de São José dos Campos (SP) e fez uma escala em Campo Grande antes de atravessar a Cordilheira dos Andes e pousar em Lima.

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2019/06/mapa-viagem-kc-390-para-o-peru.jpg

Essa movimentação da aeronave foi detectada pelo site Flightradar. Ainda segundo os dados do mesmo site o KC-390 pernoitou na parte noroeste do aeroporto, onde normalmente ficam estacionadas as aeronaves de transporte da Força Aérea Peruana pertencentes ao Grupos 3 e 8.

Deve-se destacar que naquele local está baseado o “Esquadron de Transporte 842” do Grupo Aéreo de Transporte 8 que possui em seu inventário duas aeronaves (FAP-382 e FAP-397) de transporte L-100-20 Hercules (versão com fuselagem alongada e mais comum no mercado civil).

Hoje o PT-ZNJ decolou para um voo de cerca de 30 minutos sobre a região costeira da cidade de Lima e acabou retornando para o aeródromo de partida (ver imagem abaixo retirada do site flightradar). É possível que este tenha sido um voo de demonstração da aeronave para as autoridades militares peruanas.

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2019/06/mapa-kc-390-sobre-Lima.jpg

Os Hercules peruanos são aeronaves que possuem quatro décadas de operação e necessitarão de um substituo em breve, assim como os Hercules portugueses. Acredita-se que a Força Aérea Peruana necessite de duas ou três aeronaves de transporte de médio porte.

https://www.aereo.jor.br/wp-content/upl ... -chile.jpg

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#5496 Mensagem por Julio Cesar » Qui Jun 20, 2019 6:30 pm

Boa noite.

PT-ZNJ pousou hoje em La Paz às 1445Z.

Mais um cliente em potencial?

Abs.

arcanjo escreveu: Qui Jun 20, 2019 2:48 pm
Julio Cesar escreveu: Ter Jun 18, 2019 7:18 pm Boa noite.

PTZNJ sobrevoando a Bolívia neste momento, segundo o flightradar24.com, sem destino indicado.

Alguma ideia para onde ele está indo?

Abs.

Chegou em Lima as 0034Z
19 de junho de 2019
Embraer KC-390 no Peru

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2018/05/KC-390-PT-ZNJ-apoia-Grupo-K-em-An%C3%A1polis-1-1-1024x682.jpg
O KC-390 PT-ZNJ fotografado em Anápolis

Por Guilherme Poggio

O segundo protótipo do KC-390 (matrícula PT-ZNJ), jato de transporte e reabastecimento em voo desenvolvido pela EDS, chegou à capital peruana ontem (18/6). A aeronave partiu de São José dos Campos (SP) e fez uma escala em Campo Grande antes de atravessar a Cordilheira dos Andes e pousar em Lima.

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2019/06/mapa-viagem-kc-390-para-o-peru.jpg

Essa movimentação da aeronave foi detectada pelo site Flightradar. Ainda segundo os dados do mesmo site o KC-390 pernoitou na parte noroeste do aeroporto, onde normalmente ficam estacionadas as aeronaves de transporte da Força Aérea Peruana pertencentes ao Grupos 3 e 8.

Deve-se destacar que naquele local está baseado o “Esquadron de Transporte 842” do Grupo Aéreo de Transporte 8 que possui em seu inventário duas aeronaves (FAP-382 e FAP-397) de transporte L-100-20 Hercules (versão com fuselagem alongada e mais comum no mercado civil).

Hoje o PT-ZNJ decolou para um voo de cerca de 30 minutos sobre a região costeira da cidade de Lima e acabou retornando para o aeródromo de partida (ver imagem abaixo retirada do site flightradar). É possível que este tenha sido um voo de demonstração da aeronave para as autoridades militares peruanas.

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2019/06/mapa-kc-390-sobre-Lima.jpg

Os Hercules peruanos são aeronaves que possuem quatro décadas de operação e necessitarão de um substituo em breve, assim como os Hercules portugueses. Acredita-se que a Força Aérea Peruana necessite de duas ou três aeronaves de transporte de médio porte.

https://www.aereo.jor.br/wp-content/upl ... -chile.jpg

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#5497 Mensagem por arcanjo » Qui Jun 20, 2019 7:26 pm

Julio Cesar escreveu: Qui Jun 20, 2019 6:30 pm Boa noite.

PT-ZNJ pousou hoje em La Paz às 1445Z.

Mais um cliente em potencial?

Abs.
Boa noite, Julio.

Acho pouco provável a Bolívia operando o KC-390, mas, ao que parece, a Embraer está indo demonstrar seu cargueiro para a Força Aérea Boliviana, que concentra uma linha de aparelhos Lockheed C-130A/B/H/L-100 Hercules na Força-Tarefa Diabos Negros, baseada em La Paz.

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#5498 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 21, 2019 2:00 am

Todos os países sul americanos que operam o Hércules são potenciais clientes para o K-390. Uns mais que os outros.
Bolívia, Paraguai e Uruguai, embora sejam países com sérias restrições de investimento, podem, se for o caso, obter tais aeronaves por meio de negociação governo a governo, como costuma acontecer habitualmente. O Peru não foge à regra. E para nós, isso seria muito importante, pois faz parte também da nossas relações estratégicas com a vizinhança.
Vale lembrar que os nossos vizinhos também podem, ou poderão, contar com a eventual benevolência do FMS do tio Sam, caso a aeronave venha mesmo a ter uma linha de produção por lá, já que as condições ofertadas seriam praticamente imbatíveis.
Suponho que a Embraer hoje esteja fazendo um esforço muito grande para ao menos tentar fechar vendas com os países com cartas de intenção, incluindo Chile e Colombia por aqui.
Isto feito, já seria um grande passo. Mas como disse no post anterior, acredito que tais vendas só venham a acontecer a partir do ano que vem quando houver um retorno do principal operador, a FAB.
A Africa do Sul abriu mão recentemente do A400M. Mais uma chance para o K390 em meio a uma nova aproximação com aquele país, que não por acaso, temos muitos negócios e interesses em comum na questão defesa.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5499 Mensagem por Julio Cesar » Sex Jun 21, 2019 11:26 am

Bom dia.

Você poderia me explicar quais são exatamente as vantagens do FMS na aquisição de equipamentos?

Eu realmente desconheço e tenho curiosidade em saber saber em quais pontos estão as famosas vantagens de uma compra eçaFMS.

É o preço? Financiamento? Quase de graça?
O que está escrito no link abaixo não diz nada
https://www.dsca.mil/programs/foreign-m ... -sales-fms

Agradeço antecipamente.

Abs
FCarvalho escreveu: Sex Jun 21, 2019 2:00 am Todos os países sul americanos que operam o Hércules são potenciais clientes para o K-390. Uns mais que os outros.
Bolívia, Paraguai e Uruguai, embora sejam países com sérias restrições de investimento, podem, se for o caso, obter tais aeronaves por meio de negociação governo a governo, como costuma acontecer habitualmente. O Peru não foge à regra. E para nós, isso seria muito importante, pois faz parte também da nossas relações estratégicas com a vizinhança.
Vale lembrar que os nossos vizinhos também podem, ou poderão, contar com a eventual benevolência do FMS do tio Sam, caso a aeronave venha mesmo a ter uma linha de produção por lá, já que as condições ofertadas seriam praticamente imbatíveis.
Suponho que a Embraer hoje esteja fazendo um esforço muito grande para ao menos tentar fechar vendas com os países com cartas de intenção, incluindo Chile e Colombia por aqui.
Isto feito, já seria um grande passo. Mas como disse no post anterior, acredito que tais vendas só venham a acontecer a partir do ano que vem quando houver um retorno do principal operador, a FAB.
A Africa do Sul abriu mão recentemente do A400M. Mais uma chance para o K390 em meio a uma nova aproximação com aquele país, que não por acaso, temos muitos negócios e interesses em comum na questão defesa.

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Re: Sobre o KC-390

#5500 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 21, 2019 5:31 pm

Olá Julio.

É tudo isso e mais um pouco que você citou. A principal vantagem do sistema FMS é financeiro, já que ele também se dispõe a oferecer material militar usado que o governo americano não utiliza mais em suas ffaa's. Lá esse ciclo novo e usado é muito mais curto do que os demais países, então sempre há muita disponibilidade de material moderno e ainda com muita vida útil pela frente.
Para países que não tem condições de comprar material novo, ou simplesmente não fazem parte do clube de compras privilegiados do Pentágono, é um meio de se equipar com material adequados as suas necessidades gastando relativamente pouco.
O FMS oferece inúmeras formas de crédito e prazos de pagamento, dependendo obviamente do tipo de relação e interesses que os americanos tenham em relação ao solicitante.
Via de regra, pode-se comprar desde um Apache ou um Abrams, até material de logística e apoio, caças e aviões de transporte, tudo novinho, para quem está disposto a pagar um pouco mais, ou simplesmente ir nos feirões do deserto de lá e escolher o que estiver disponível a si.
É um modo bem compensativo para prover aliados com material de ponta a preços e condições melhores do que o mercado regular, e também aqueles nem tão aliados assim, com o que for de interesse de acordo com as suas condições.
Países como o Brasil, que via de regra não tem orçamento e nem regularidade financeira em termos de investimento em defesa, aproveitam as vantagens do FMS para obter material que de outra forma não seria possível, tal como os CC, veículos de apoio e até mesmo helos de ataque e aviões de carga. Tudo isso oferecido a preços módicos e com apoio logístico de longo prazo.
Desde que, claro, nada do que seja negociado venha a contrapor os interesses americanos.
Nem tudo afinal são flores neste sistema.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#5501 Mensagem por Julio Cesar » Sáb Jun 22, 2019 6:49 pm

Boa noite.

PTZNX pousou na base da Força Aérea da Hungria em Magyar a poucos minutos atrás.
Mais um possível futuro cliente?

Abs.

Para um possível cliente reputado uma compra difícil por pouca condição financeira PTZNJ realizou 4 voos até agora nos arredores de La Paz.
Chegou dia 20, realizou uma saída dia 21 e 3 saídas no dia de hoje.

Estes eventos podem ser considerados um bom sinal?




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Re: Sobre o KC-390

#5502 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 22, 2019 7:27 pm

Julio Cesar escreveu: Sáb Jun 22, 2019 6:49 pm Boa noite.
PTZNX pousou na base da Força Aérea da Hungria em Magyar a poucos minutos atrás.
Mais um possível futuro cliente?
Abs.
Para um possível cliente reputado uma compra difícil por pouca condição financeira PTZNJ realizou 4 voos até agora nos arredores de La Paz.
Chegou dia 20, realizou uma saída dia 21 e 3 saídas no dia de hoje.
Estes eventos podem ser considerados um bom sinal?
Salvo engano no mês passado o ministro do MRE esteve em visita oficial a Polonia, Hungria e Itália, países alinhados ideologicamente com o governo atual do Brasil. Dentre os vários temas comerciais tratados, um deles foi a possível venda do KC-390. Então, como o primeiro da FAB já está na Europa mesmo, é possível que ele aproveite a oportunidade e faça um tour de demonstração nestes países.
Compras como essas demoram para acontecer e dependem de muitos fatores, inclusive externos aos países. Então, só o fato do avião estar lá pode sim ser considerado um bom sinal. Interesse é o primeiro passo para começar a negociar de fato a compra da aeronave.

Quanto a Bolívia, como se trata de um dos protótipos, ele também pode estar realizando atividades que fazem parte da certificação militar da aeronave. Nada incomum por aquelas bandas, já que praticamente o avião tem que provar ser capaz de cumprir missões sobre regras militares em todas as condições e ambientes. A Bolívia, e suas grandes altitudes é só um deles.

E se posteriormente rolar mais uma venda para nós, melhor ainda. É só oferecer as condições de custo, prazo e financiamento que seja adequada a eles, e ao erário público por aqui, diga-se de passagem.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5503 Mensagem por Julio Cesar » Ter Jun 25, 2019 10:56 am

Bom dia.

PTZNX chegou a pouco na Republica Checa.

Será que agora vai?




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Re: Sobre o KC-390

#5504 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 25, 2019 12:29 pm

Julio Cesar escreveu: Ter Jun 25, 2019 10:56 am Bom dia.
PTZNX chegou a pouco na Republica Checa.
Será que agora vai?
Tomara que sim. Esse pequeno tour pela Europa tem como finalidade, além de mostrar a aeronave operacional a clientes em potencial, demonstrar que o projeto está maduro e é capaz de entregar tudo o que promete na propaganda da Embraer.
Vamos aguardar para ver quantos países ainda serão visitados. Estimo que Polônia e Itália possam ser os destinos seguintes, e talvez a Suécia, pois são países que já direta ou indiretamente demonstraram interesse no avião, além de tratativas governamentais a despeito do mesmo.
O corpo técnico comercial do Itamarati sempre foi reconhecido por sua lisura e competência. A ver, mesmo com um chanceler inépto e passional como o que temos, ainda conseguem obter bons resultados. O MD está acompanhando de perto todas essas movimentações.
Por enquanto, na lista de prováveis compradores na Europa, segundo probabilidades de envolvimentos comerciais e militares públicas, temos:

1. Portugal;
2. Rep Checa;
3. Suécia;
4. Hungria;
5.Polônia;
6. Itália.

Correndo por fora, no leste europeu, mas com menos chances reais, temos também:

1. Romênia;
2. Bulgária;
3. Croácia;
4. Grécia.
5. Finlândia;
6. Áustria;
7. Suíça.

No mais, sobram na Europa alguns países da OTAN, mas sem previsão de curto prazo para trocar seus Hércules, ou pelo menos, com uma tradição mais afincada a substituir material americano por mais material americano.

1. Bélgica;
2. Holanda;
3. Noruega;
4. Dinamarca;
5. Espanha.


Este a priori é o mercado Europeu para o KC-390. Dos 18 países citados, menos da metade são efetivamente clientes em potencial para o avião da Embraer, com ou sem a Boeing. Além do próprio C-130J, a concorrência ainda apresenta o A-400M, que apesar de ser um vetor acima do nível do nosso, compõe a estrutural industrial e comercial européia. Isso por si só já lhe garante alguma vantagem sobre os demais, mesmo que, talvez, equivocada.
De qualquer forma, a Europa é um mercado extremamente seletivo e fechado. Se conseguirmos colocar o avião da Embraer naqueles 5 primeiros países já podemos nos considerar vencedores. Os demais, a briga de verdade é entre LM e Airbus Military.

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5505 Mensagem por Julio Cesar » Sex Jun 28, 2019 8:35 am

Bom dia.

Curiosidade do leigo não para.
Leigo no caso sou eu mesmo.

PTZNX chegou ontem em Portugal vindo de Praga e neste momento está no solo em Lisboa após uma saída que durou 01:21 h.
Será que foi mostrar o avião pronto para a FAP?

PTZNJ ainda em La Paz, realizando vários voos de curta duração desde sexta passada. Testes?

PTZNG voando para lá e para cá. Araraquara -->Campo Grande dia 24
Campo Grande--> RJ-->Campo Grande dia 25
Segundo o flightradar24.com permanece em Campo Grande.

Podemos deduzir que as intensas atividades podem ser bons sinais?

Votos de um excelente final de semana para todos

Abs.

Julio Cesar




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