O Exército comprou 128 Leopards 1Be + 250 Leopards 1A5BR + Vários veículos de engenharia da família Leopard 1 todos com o mesmo motor ou seja (+ ou - 400 motores). Ou esses veículos são impulsionados pelo poder da imaginação?gabriel219 escreveu: ↑Ter Abr 16, 2019 2:13 pm Sim, ok, mas e o motor, transmissão, suspensão...? Pacote de eletrônica e outros componentes qualquer um merda faz, até eu.
Ainda quero saber de onde tiraram o número de 400 MTU 838 que o Exército teria. O primeiro contrato de EU$7,985 milhões (Q/T43B/60062/6 B135/0001/2006) só previa aquisição das viaturas, não há nada expresso no contrato. Depois houve um segundo contrato de apoio logístico, em 2011, custando EU$ 21,701 milhões e nada constava a compra de motores MTU 838.Ou seja, já em 2011 as peças do 1A5 eram provenientes de unidades desmanchadas, depois recondicionadas e colocadas nos 1A5 que continuariam em operação.“01.1.1 Prestação de serviços de assistência técnica para a execução da manutenção preventiva e corretiva em veículos blindados e em equipamentos (simuladores, torres didáticas etc) adquiridos junto ao governo alemão, dentro do Projeto Leopard 1, relacionados no item Nr
01.1.6 a seguir;
Estabelecimento de um nível de disponibilidade média anual de, no mínimo, 70% desses equipamentos, nos termos da cláusula oitava do presente Termo de Contrato;
Manutenção corretiva de itens reparáveis;
Fornecimento de todo o suprimento (consumíveis e sobressalentes), nas especificações técnicas, periodicidade e quantidades previstas nos manuais, necessários à execução dos serviços anteriormente citados, excetuando-se o fornecimento de combustíveis, óleos, graxas e afins;
Desmontagem de 74 (setenta e quatro) VBCCC Leopard 1A1 e 06 (seis) VBCCC Leopard 1A5 e processamento de itens visando ao fornecimento de peças para a frota de VBCCC Leopard 1A5, nos termos do item 01.2.6.
ITENS AOS QUAIS SE APLICARÃO AS AÇÕES DESTE TERMO DE CONTRATO
- 220 (duzentos e vinte) Viaturas Blindadas de Combate Leopard 1 A5 BR;
- 74 (setenta e quatro) VBCCC Leopard 1A1 e 06 (seis) VBCCC Leopard 1A5 (desmontagem e processamento);
- 08 (oito) Viaturas Blindadas Especializadas Socorro Leopard 1 BR;
- 04 (quatro) Viaturas Blindadas Especializadas Lançadoras-de-Ponte Leopard 1A5 BR;
- 04 (quatro) Viaturas Blindadas de Combate de Engenharia Leopard 1 BR;
- 04 (quatro) Viaturas Blindadas Especializadas Escola de Motorista Leopard 1A5BR;
- 07 (sete) Torres Didáticas de Guarnição;
- 01 (uma) Torre Didática de Manutenção;
- 01 (uma) Torre Didática Especial;
- 01 (um) conjunto de quatro cabines de simuladores Leopard 1 A5 BR;
- 07 (sete) conjuntos de simuladores portáteis Leopard 1 A5 BR;
- 08 (oito) simuladores para motorista Leopard 1 A5 BR; e
- 02 (dois) conjuntos de simuladores portáteis para lançadora-de-ponte Leopard 1
Ainda houve um gênio que fechou um contrato que limitava o uso dos 1A5. Por que será?Chutar que "temos 400 motores MTU 838" tirados do além só faz empobrecer ainda mais o debate.“5.1 Para efeito de cálculo do suprimento necessário e das manutenções a serem realizadas a CONTRATANTE estabelece que os equipamentos serão utilizados de acordo com o perfil a seguir:
- deslocamento de até 200 Km (média) em diferentes tipos de terrenos e estradas, por veículo, por ano, para a frota de VBCCC Leopard 1 A5 BR e Veículos Especiais;
- Até 800 Km para cada uma das Viaturas Blindadas Especializadas Escola de Motorista Leopard 1 A5 BR;
- disparo de até 1,6 de desgaste no Equivalente de Carga Máxima (ECM), por ano, por VBCCC Leopard 1 A5.
- utiliza-se para fins de planejamento o seguinte fator:
* Tiro de munição não-cinética (Ex: HESH-T ou HEAT): Fator de desgaste 0,1 no ECM; ECM.
* Tiro de munição cinética (Ex: APDS ou APFSDS-T): Fator de desgaste 0,2 no
5.1.1 Admite-se que a CONTRATANTE realize disparos com qualquer outro tipo de munição, porém o fator de desgaste anual para esses tiros não deverá ultrapassar 1,6 tiros ECM/ano.
5.2 Os demais equipamentos previstos no item 01.1.6 não possuem limites em sua utilização.”
Os Leopard 1Be não estão operacionais porque não existe peças de reposição para a torre. Os motores desses veículos podiam ser os primeiros a serem recondicionados e trazidos a condição de 0Km e substituírem já com uma nova transmissão os motores dos Leopard 1A5BR. Os motores desses Leopards 1A5BR passariam pelo mesmo processo até completar toda a frota e no final sobrariam mais de 100 motores já retificados que poderiam ser usados como "spare". Esse processo é feito na Russia com os motores de T-72, nos EUA com os motores de M60 e Abrams e em vários outros países e não existe razão que não possa ser feito aqui com apoio de alguma empresa alemã. Tá bom assim ou quer que eu desenhe???
O que empobrece o debate é a tua falta de educação,respeito e a tua soberba para com os outros integrantes do fórum.