O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13496
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10246 Mensagem por gabriel219 » Qua Abr 17, 2019 12:50 pm

E não haveria problemas para conseguir nacionalizar isso, já que temos empresas Israelenses aqui, incluindo a IAI. Agora mais do que nunca com as relações entre Brasil e Israel.

Mas ainda sinto falta de um canhão aqui.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10247 Mensagem por denilson » Qua Abr 17, 2019 9:50 pm

....




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36274
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10248 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 25, 2019 11:18 am





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 764 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10249 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Abr 25, 2019 9:07 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 25, 2019 11:18 am Um pouco da capacidade turca na área de AAe.

https://www.aselsan.com.tr/en-us/capabi ... esystems|1

https://www.aselsan.com.tr/en-us/press- ... NS_ENG.pdf

abs.
Que canhão auto-propulsado é esse que a Aselsan oferece?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13496
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10250 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 26, 2019 12:51 am

Provavelmente o Oerlikon, pela aparência.

Os sistemas Turcos, exceto um, são praticamente plataformas para disparar Stinger. Isso podemos fazer aqui com o RBS-70NG (prefiro ele ao Igla, até pelo alcance, deixando Igla como Manpads somente). Mas cada vez mais acho que será inequívoca a escolha dos Israelenses pra essa área.

Se eu fosse a Avibrás, ao invés de eu ir de parceria com a MBDA para oferecer o Land Ceptor, que custa o preço de um míssil de cruzeiro e tem baixo alcance - praticamente, como eu disse antes, uma arma Anti-PGM que será mais cara que a grande maioria das armas PGM existentes, é até mais caro que alguns mísseis de cruzeiro - e iria atrás de parceria com os Israelenses, principalmente agora.

A Avibrás pode até tentar oferecer um pacote completo baseado nesta parceria, indo de Iron Dome, Barak e até ATMOS 2000. Conteúdo nacional com armamentos Israelenses (mísseis e tubos), é o conjunto perfeito tanto em ganhos pra END, quanto custos para nós.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36274
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10251 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 27, 2019 9:40 pm

Eu tenho cá para mim que no que compete ao novo obuseiro AP SR e a AAe, a Avibrás vai comer quieto. De uma forma ou outra, a não ser que os requisitos determinem isso, a dupla Tectran/Tatra vai levar ambos, seja lá quem for o ganhador. Pelo menos no caso dos obuseiros a tendência é essa, quando se lê os requisitos.

Além do que, a empresa é uma das raras aqui no Brasil com capacidade real de integração e desenvolvimento de sistemas ISR em artilharia.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10252 Mensagem por Zelhos » Dom Abr 28, 2019 2:22 pm

Sobre o Iron Dome, achei bem interessante.





Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13496
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10253 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 29, 2019 1:13 am

Bom, o Bamse atingia os requisitos e não significa que ele seja um sistema bom.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36274
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10254 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2019 10:23 am

O mais difícil desse processo de formatação da AAe para o Brasil será a definição de requisitos que encampem as mais diferentes necessidades e condições das três forças. Até agora o que vem sendo comentado é que existe dentro da COPAC a gestão para o fornecimento desses requisitos.
Agora, se um único sistema fará isso, ou se vamos precisar de mais de um, o que para mim me parece óbvio, o tempo dirá.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10255 Mensagem por knigh7 » Qua Mai 01, 2019 10:36 pm

No início de 2018 o EB já havia atingido a 85% das necessidades da artilharia antiaérea de mísseis de baixa altura.

E adquiriu um lote de RBS70NG.

Com a eventual compra desse outro lote, é possível que chegue próximo a atingir o planejado:
Imagem
https://www.janes.com/article/88156/bra ... rbs-70-ngs




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10256 Mensagem por Brasileiro » Qui Mai 02, 2019 11:17 am

Vou dar um palpite: o EB deveria criar uma versão da TORC30 com RBS-70NG.

Outra coisa também seria a modernização do Gepard. Eletrônica nova, radares novos e nacionais, visão termal e reparo adicional para Igla-S ou RBS-70.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10257 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mai 02, 2019 1:23 pm

Brasileiro escreveu: Qui Mai 02, 2019 11:17 am Vou dar um palpite: o EB deveria criar uma versão da TORC30 com RBS-70NG.

Outra coisa também seria a modernização do Gepard. Eletrônica nova, radares novos e nacionais, visão termal e reparo adicional para Igla-S ou RBS-70.
Mas o Guepard não é praticamente o chassi leo 1A mas com torre AA?
ele não vai ter os mesmo problemas de manutenção que já está rendendo muito debate aqui no DB?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36274
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10258 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 02, 2019 2:46 pm

Pelo que vi na apresentação da EPEx, quanto ao projeto de AAe, o exército planeja adquirir vários sistemas de AAe de baixa altura até 2023. Não cista sistemas de média altura. Ainda dispões sobre a aquisição de material de C2 e radares. Apenas isso. Mas é tudo previsão de compras. Se vai acontecer ou não, só o tempo dirá. Nada é mencionado sobre os Guepard.

É provável que os sistemas de média altura só venham à luz quando houver uma decisão a nível de MD sobre os estudos de um sistema para as ffaa's. Se é que é possível adotar um único sistema para todas.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36274
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10259 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 06, 2019 12:25 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Fab-Wan
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 11:17 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10260 Mensagem por Fab-Wan » Seg Mai 06, 2019 12:51 pm

Que fumaceira preta...




Responder