INVESTIR EM?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6308 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: INVESTIR EM?

#61 Mensagem por Túlio » Qui Mar 14, 2019 3:09 pm

felipexion escreveu: Qui Mar 14, 2019 12:25 am
Você acabou de dar mais um motivo para criptomoedas não comprarem bens de consumo: a sua alta volatilidade.
Se fores ver com calma, nem todas: se queres hoje mesmo uma com instabilidade quase zero e que faça parte das "12 Grandes", há sempre a USDT (Thether), atrelada ao dólar. Acompanhando a variação dele próprio (e sem considerar OUTRA variação, que é inflação/deflação), podemos ver que a variação da citada alt em relação a ele é menor do que a dele em relação a qualquer outra FIAT (só nos últimos 30 dias vi o USD variar de BRL 3,70 a 3,87, estando agora pouco acima de 3,83), mas isso impediria uma pessoa de gastar o equivalente a USD 10, pouco mais, pouco menos, numa lanchonete? Estarão o STARBUCKS e a SAMSUNG dando bobeira juntos?
felipexion escreveu: Qui Mar 14, 2019 12:25 am Tão sólido que exatas 680 criptos deixaram de existir e 640 bi e USD foram perdidos apenas ano passado.
Volto ao meu exemplo predileto: o Cartão de Crédito! Dos primeiros lançamentos à adoção em massa no planeta levou décadas, com montes de fraudes e calotes no caminho (e não parou, se tem coisa que eu gostaria de saber foi quanto custou o boom de crédito no Brasil (e os consequentes calotes, que levaram metade da população ao SPC/SERASA) às operadoras de CC. Não deve ter sido pouco. Mas quem pode - pagou em dia - continua tendo. A chave da questão me parece estar na relação do CC com o poder de compra: ele NÃO É FIAT, ele REPRESENTA FIAT! As cryptos neste momento me parecem isso, optar-se por comprar/receber em uma currency ou outra, dependendo de um dos conceitos-chave da Blockchain: o consenso! Se é bueno para uma parte e para a outra...
felipexion escreveu: Qui Mar 14, 2019 12:25 am Não confunda blockchain com criptomoedas. Você está confundindo os termos. A aplicação da blockchain vai muito além do mercado financeiro. Criptomoedas estão atreladas a blockchain mas o inverso não é verdadeiro.
Sugiro leitura para esse caso do uniforme do EB. De certa forma dá para extrapolar as ideias dos autores:
:arrow: https://www.sciencedirect.com/science/a ... 2118307184
:arrow: https://www.wired.co.uk/article/microgrids-wired-energy
Na verdade não confundi, apenas não deixei claro que para existir BTC e alt teve (e tem) que existir Blockchain, já o contrário não é verdade. Como referi anteriormente, a citada Blockchain está no core da iniciante 5ª Revolução Industrial. Sobre esta, quem estiver vivo daqui a uns 10/20
anos, ao recordar suas próprias posições naquele debate sobre a Boeing/Embraer (que abandonei e não foi de graça*) vai dar risada do que falou, porque ambas (mais Airbus & quetales, como as grandes desenvolvedoras/fábricas/montadoras de veículos) representam um conceito obsolescente de negócio; deveríamos prestar mais atenção às startups que estão surgindo e morrendo pelo desconhecimento de que são o futuro, e novamente, isso é INEVITÁVEL! Como diria o FCarvalho, "é mais um trem que vamos perder"... :lol: :lol: :lol: :lol:
felipexion escreveu: Qui Mar 14, 2019 12:25 am Eu concordo contigo, mas sob outra perspectiva. Eu vejo a blockchain como o futuro e criptomoedas como forma de especular, ultrapassar divisas, porém não tem estabilidade de valor nem liquidez. E em breve farei o mesmo que você. Só que serei agressivo na compra e venda.
A Blockchain é o futuro até o MimbleWimble ou algo parecido a substituir mas acho que entendi, falas de DEX, OK, de acordo, a Revolução já passou do point of no return. Já nas cryptos tendo a discordar, pois AGORA se comportam como ações, com grandes altas e grandes baixas, por serem muitas. Só que ações são baseadas na multiplicidade de empresas que as vendem no mercado, isso ao invés de se reduzir só vai aumentar; já a proposta das cryptos é outra, paralela (por enquanto) à FIAT. O Mercado se auto-ajusta e, voltando aos CCs, já houve montanhas de tipos e bandeiras, daí foi afunilando (o VISA, p ex, nasceu da fusão de milhares de serviços semelhantes em um só, e olhes o tamanho hoje) até chegar a um pequeno punhado. Não creio que estarei ainda por aí para ver umas poucas e seletas cryptos se tornando tão Estable Coins quanto o USD ou EUR, a ponto de lhes fazerem concorrência fortíssima até as ultrapassarem. Hoje a proporção é mais ou menos uma unidade de crypto contra mil de FIAT (pegando todas as que existem na Terra e as convertendo em USD, que é o "dinheiro do mundo"); um ano atrás eram umas 1500 FIAT por crypto...
felipexion escreveu: Qui Mar 14, 2019 12:25 am Fontes dizem por si mesmo: :
:arrow: https://www.cnbc.com/2018/06/13/much-of ... -says.html
"University of Texas finance professor John Griffin, who has a 10-year track record of spotting financial fraud, and graduate student Amin Shams examined millions of transactions " O cara tem um currículo na área.
E existem outras formas de manipular o mercado:
:arrow: https://www.forbes.com/sites/francescop ... 1750ad25cd
Há muitas maneiras de manipular QUALQUER Mercado ou mesmo moeda mas ainda está por ser demonstrada uma só - confiável - para rastrear transações DEX, com o requinte de discernir entre cold, fake e hot wallets e ainda por cima saber o que pertence a quem e poder abrir para saber o valor. Recordo-te um caso recente, quando o CEO (não consigo lembrar o nome, desculpes) de uma Exchange deu a caradura de morrer sem deixar qualquer rastro sobre a hot wallet da empresa, onde estavam as cryptos da custódia, tanto as que "garantiam a saúde" quanto as dos Investidores que estavam transacionando. Avaliavam como uns USD 700M mas isso é informação pública, à qual pouco valor dou. Mas onde estão essas pessoas que descobrem dados hiper-ultra-mega-sigilosos para produzir relatórios? Se é tão fácil achar o que quiserem, por que não acham este tesouro perdido nos abismos da Blockchain?

Entendas, não sou tão seletivo em infos, apenas muito cauteloso...

* - Talvez hoje, talvez outro dia, irei discorrer a respeito no tópico, só para dar risada da quantidade de pedradas que vou levar... :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#62 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Mar 14, 2019 3:14 pm

Bourne escreveu: Qui Mar 14, 2019 6:07 am Cuidado, Túlio e outros!!! As criptomoedas são ápice do estilo de negócio de "day trade". É um tipo de produto financeiro tão estável quando nitroglicerina. A mini bolha que ocorreu quebrou muita gente, especialmente aqueles que se achavam os espertões e entraram depois que a bolha estava inflada. Muitas empresas deixaram de operar com criptomoedas por isso.

Existe um infinidade de produtos e tipos de instituições surgindo no mercado devido a tecnologia, inteligência artificial, comunicações e outras. Por exemplo, ter cartão de crédito ou débito sem estar veiculado aos bancos, empréstimos on-line sem necessidade de banco, cartão sem precisar de cartão físico, entre outras. Aí que entram as fintechs que está com um boom de inovações, principalmente na Ásia e China.

Os blockchain surgiram nessa onda de inovações. E é muito maior que as criptomoedas como disse felipexion. Porque o pessoal do mercado financeiro e cientistas de dados descobriram diversas aplicações que reduzem custos, aumentam velocidade e fornecem muitos dados para todo tipo de operações. É uma mina de ouro para rodar os modelos que falei no post anterior.
Apesar de estar dando pitaco aqui sobre ações, eu apliquei em fundos de investimento imobiliário, o que é bem mais conservador. Mas como é pouco dinheiro também rende bem pouco. FIIs compensam em torno de 300k, pelo menos, onde é possível receber uma renda passiva semelhante ao valor de aluguel de um imóvel.

Mas sobre ações eu fiz umas contas, se eu tivesse no início do ano aplicado em algumas ações para especular em Swing Trade teria ganhado muito mais. Em janeiro comecei a acompanhar algumas ações cujo valor estão em torno de 5 reais para baixo, isso para facilitar a compra dos lotes múltiplos de 100 e não ter que entrar no mercado fracionário. Em geral essas ações possuem o preço baixo porque são arriscadas. É o caso da Oi, que está em recuperação judicial. Em janeiro a Oi ordinária estava na casa dos R$ 1,30 e agora estão em R$ 1,70, valorizou em torno de 30%. 5 mil aplicado entre final de dezembro e início de janeiro hoje seriam vendidos por 6500, um ganho de 1500 em três meses. 30% em três meses cobre com folga a inflação do período e dá uma ganho real considerável. Qualquer investimento, se não pagar a inflação, não é investimento.

Day trade eu nem cogito, é besteira pensar que podemos competir com robôs de grandes investidores. Mas swing trade é algo bem possível e palatável sem maiores dificuldades. De todo modo não quis arriscar sem antes estudar o tema. Até o fim do ano pretendo especular com ST.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#63 Mensagem por Túlio » Qui Mar 14, 2019 7:18 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Qui Mar 14, 2019 3:14 pm
Bourne escreveu: Qui Mar 14, 2019 6:07 am Cuidado, Túlio e outros!!! As criptomoedas são ápice do estilo de negócio de "day trade". É um tipo de produto financeiro tão estável quando nitroglicerina. A mini bolha que ocorreu quebrou muita gente, especialmente aqueles que se achavam os espertões e entraram depois que a bolha estava inflada. Muitas empresas deixaram de operar com criptomoedas por isso.

Existe um infinidade de produtos e tipos de instituições surgindo no mercado devido a tecnologia, inteligência artificial, comunicações e outras. Por exemplo, ter cartão de crédito ou débito sem estar veiculado aos bancos, empréstimos on-line sem necessidade de banco, cartão sem precisar de cartão físico, entre outras. Aí que entram as fintechs que está com um boom de inovações, principalmente na Ásia e China.

Os blockchain surgiram nessa onda de inovações. E é muito maior que as criptomoedas como disse felipexion. Porque o pessoal do mercado financeiro e cientistas de dados descobriram diversas aplicações que reduzem custos, aumentam velocidade e fornecem muitos dados para todo tipo de operações. É uma mina de ouro para rodar os modelos que falei no post anterior.
Apesar de estar dando pitaco aqui sobre ações, eu apliquei em fundos de investimento imobiliário, o que é bem mais conservador. Mas como é pouco dinheiro também rende bem pouco. FIIs compensam em torno de 300k, pelo menos, onde é possível receber uma renda passiva semelhante ao valor de aluguel de um imóvel.

Mas sobre ações eu fiz umas contas, se eu tivesse no início do ano aplicado em algumas ações para especular em Swing Trade teria ganhado muito mais. Em janeiro comecei a acompanhar algumas ações cujo valor estão em torno de 5 reais para baixo, isso para facilitar a compra dos lotes múltiplos de 100 e não ter que entrar no mercado fracionário. Em geral essas ações possuem o preço baixo porque são arriscadas. É o caso da Oi, que está em recuperação judicial. Em janeiro a Oi ordinária estava na casa dos R$ 1,30 e agora estão em R$ 1,70, valorizou em torno de 30%. 5 mil aplicado entre final de dezembro e início de janeiro hoje seriam vendidos por 6500, um ganho de 1500 em três meses. 30% em três meses cobre com folga a inflação do período e dá uma ganho real considerável. Qualquer investimento, se não pagar a inflação, não é investimento.

Day trade eu nem cogito, é besteira pensar que podemos competir com robôs de grandes investidores. Mas swing trade é algo bem possível e palatável sem maiores dificuldades. De todo modo não quis arriscar sem antes estudar o tema. Até o fim do ano pretendo especular com ST.
Eu ia responder apenas ao Bourne mas, já que entraste na charla e com infos legais, Marcelo véio, aproveito e respondo aos dois:

:arrow: Sobre os bots e sua AI, mesmo sendo esta produzida e supervisionada por gente do primeiro time (até certo ponto, pois quem é PRIMEIRO TIME MESMO não vai trabalhar para outro lucrar, podendo ganhar muito mai$ $ozinho), volta e meia dá bug e quem sabe (AINDA não é o meu caso, vou "no faro") quando e como isso acontece acaba dando um nó na robozada e saindo bem $ati$feito. Caras do calibre do Warren Buffet não me deixam mentir sozinho... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

:arrow: Os valores que elencaste, citando a Oi como exemplo, não me parecem líquidos, pois ainda temos que descontar taxa de corretagem, retirada e, cereja do bolo, IR. Claro, foi mais pra fazer nojinho :mrgreen: mesmo, que até no worst case scenario (todas as taxas e impostos lá em cima) ainda seria um ótimo negócio, a meu ver.

:arrow: Sobre Day Trade (e especialmente sobre sua versão mais hardcore, o Scalp), concordo com ambos, apenas com uma pequena ressalva (duas, aliás):

1 - Não se investe um penny a mais do que se está plenamente disposto a PERDER! No meu caso - e não escondi, está nos começos do tópico - investi apenas o que nem botava mais na Poupança de pura raiva, e ela continua muito mais gordinha do que preciso mas menos do que gostaria. Após o Rally que tenho certeza de que está vindo, possivelmente "estourando" ainda neste FDS, é retrancar (sem Trade, ao menos por enquanto) na alta em USD (lembrar, a barreira final de contenção sempre é esta FIAT, secundada pelo ouro) e aguardar o Mercado aplicar a inevitável correção para comprar de novo na baixa, que pode durar até algumas semanas. E recomeçar o ciclo...

2 - Aplica-se sempre a maior parte do $ no que é mais seguro e a menor no que é mais arriscado, para evitar/reduzir surpre$as de$agradáveis. Como NOOB, por enquanto, minha posição mais forte (uns 2/3) é em ETH que realmente tenho na Wallet e que sobe e desce ao sabor do Mercado, mas sempre estacionando num valor mais alto que o anterior (isso só muda após uma - [081] PELAMOR, NÃO! [081] - Bull Run); a mais modesta (1/3) é em BTC com alavancagem BEM conservadora, apenas 2X. Neste ponto minha visão é MUITO diferente do nosso véio Doc @felipexion, ele parece se ver como Hard Trader; já eu me vejo como Holder, ou seja, basicamente um Poupador Turbo, que é um cara que idealiza ver seu $ remunerado consistentemente algo acima da SELIC mas sem cair nas garras daquele simpático felino que habita as Savanas Africanas e de vez em quando enfia a bocarra do bolso dos desprevenidos...

:arrow: Por fim, sobre bancos e CCs online, coisas tipo NuBank, nem vou comentar, ainda estou compilando infos, comentários e reviews; se parecer bom - mas vai demorar ainda, me parece coisa sobre a qual eu deva me debruçar apenas na década vindoura, creio - pode ser que eu comece com, digamos, 1% do que tenho. O tempo dirá se fiz um bom negócio e ganhei algo ou se foi mau mas perdi pouco...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

#64 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Mar 15, 2019 12:03 pm

Túlio escreveu: Qui Mar 14, 2019 7:18 pm
Eu ia responder apenas ao Bourne mas, já que entraste na charla e com infos legais, Marcelo véio, aproveito e respondo aos dois:

:arrow: Sobre os bots e sua AI, mesmo sendo esta produzida e supervisionada por gente do primeiro time (até certo ponto, pois quem é PRIMEIRO TIME MESMO não vai trabalhar para outro lucrar, podendo ganhar muito mai$ $ozinho), volta e meia dá bug e quem sabe (AINDA não é o meu caso, vou "no faro") quando e como isso acontece acaba dando um nó na robozada e saindo bem $ati$feito. Caras do calibre do Warren Buffet não me deixam mentir sozinho... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

:arrow: Os valores que elencaste, citando a Oi como exemplo, não me parecem líquidos, pois ainda temos que descontar taxa de corretagem, retirada e, cereja do bolo, IR. Claro, foi mais pra fazer nojinho :mrgreen: mesmo, que até no worst case scenario (todas as taxas e impostos lá em cima) ainda seria um ótimo negócio, a meu ver.

:arrow: Sobre Day Trade (e especialmente sobre sua versão mais hardcore, o Scalp), concordo com ambos, apenas com uma pequena ressalva (duas, aliás):

1 - Não se investe um penny a mais do que se está plenamente disposto a PERDER! No meu caso - e não escondi, está nos começos do tópico - investi apenas o que nem botava mais na Poupança de pura raiva, e ela continua muito mais gordinha do que preciso mas menos do que gostaria. Após o Rally que tenho certeza de que está vindo, possivelmente "estourando" ainda neste FDS, é retrancar (sem Trade, ao menos por enquanto) na alta em USD (lembrar, a barreira final de contenção sempre é esta FIAT, secundada pelo ouro) e aguardar o Mercado aplicar a inevitável correção para comprar de novo na baixa, que pode durar até algumas semanas. E recomeçar o ciclo...

2 - Aplica-se sempre a maior parte do $ no que é mais seguro e a menor no que é mais arriscado, para evitar/reduzir surpre$as de$agradáveis. Como NOOB, por enquanto, minha posição mais forte (uns 2/3) é em ETH que realmente tenho na Wallet e que sobe e desce ao sabor do Mercado, mas sempre estacionando num valor mais alto que o anterior (isso só muda após uma - [081] PELAMOR, NÃO! [081] - Bull Run); a mais modesta (1/3) é em BTC com alavancagem BEM conservadora, apenas 2X. Neste ponto minha visão é MUITO diferente do nosso véio Doc @felipexion, ele parece se ver como Hard Trader; já eu me vejo como Holder, ou seja, basicamente um Poupador Turbo, que é um cara que idealiza ver seu $ remunerado consistentemente algo acima da SELIC mas sem cair nas garras daquele simpático felino que habita as Savanas Africanas e de vez em quando enfia a bocarra do bolso dos desprevenidos...

:arrow: Por fim, sobre bancos e CCs online, coisas tipo NuBank, nem vou comentar, ainda estou compilando infos, comentários e reviews; se parecer bom - mas vai demorar ainda, me parece coisa sobre a qual eu deva me debruçar apenas na década vindoura, creio - pode ser que eu comece com, digamos, 1% do que tenho. O tempo dirá se fiz um bom negócio e ganhei algo ou se foi mau mas perdi pouco...

Eu concordo com quase tudo Túlio veio, exceto pela parte em que se acredita que podemos vencer os robôs no day trade. Penso que a única forma seria ter um insider que passasse informações privilegiadas antes do mercado saber, mas aí é crime e a CVM pode ir atrás (no caso específico das ações, acho que não existe o mesmo para bitcoins)

Sobre a tributação, ainda estou devendo aqui neste tópico esclarecimento sobre isso como eu havia prometido no passado. Eu ia ver com um amigo meu que entende mais de tributário e já investiu em ações, mas pretendo fazer isso quando ele estiver devendo favores para mim :lol:

Mas o que estudei de forma autodidata sobre a tributação de ações funciona da seguinte maneira (em linhas bem gerais):

1- O IR é de 15% sobre o lucro apurado nas vendas do mês, ou seja, só incide o imposto no momento da venda;
2- Se for day trade o IR é de 20%;
3 - Porém, se as vendas não ultrapassarem no mês o valor de 20 mil não incide qualquer IR, ou seja, é isento de IR vendas menores que 20 mil;
4- Mas a regra acima não vale se for day trade, em day trade qualquer valor, mesmo que inferior a 20 mil, incide IR;
5- Em caso de venda com prejuízo, é possível que esse valor do prejuízo seja usado para compensar (ou seja, abater) imposto de renda em transações futuras, desde que esses impostos futuros tenham o mesmo fato gerador (em outras palavras, sejam impostos oriundos de vendas de ações).

O que não sei exatamente é como operacionalizar isso tudo na prática. É isso que quero aprender para passar aqui. Ainda fico devendo isso para o futuro.

Mas podemos cogitar como seria em tese. No exemplo da Oi acima, se essa fosse a única venda do mês, e não sendo day trade, entraria na isenção de IR. Ou seja, só teria que descontar as taxas de corretagem. Hoje a maioria das corretoras cobram em média 10 reais para entrar em uma posição e 10 reais para sair, e a maioria não está cobrando mais taxa de manutenção da carteira.

Então, no exemplo hipotético ficaria assim:
5000/1,30 na compra = 3846 (como os lotes são múltiplos de 100 só daria para comprar 3800 ações, descartando os 46)
3800 X 1,70 na venda = 6460 reais

Para apurar o lucro é só subtrair 5000 de 6460:

6460-5000: 1460

1460 - 20 (corretagem, ela é cobrada 10 reais na hora de comprar e 10 na hora de vender)

R$ 1.440,00 de lucro.

Como a transação toda é menor que 20 mil não incide IR.

Agora vamos fazer uma análise inflacional:

A Inflação para março ainda não está disponível, então só posso corrigir o valor pela inflação de de janeiro e fevereiro. Eu utilizo a calculadora do banco central (disponível aqui: https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publ ... caoValores) e por convenção vamos adotar o INPC como índice de inflação (poderia ser o IPCA também).

O resultado é o seguinte:

Dados básicos da correção pelo INPC (IBGE)
Data inicial: 01/2019
Data final: 02/2019
Valor nominal: R$ 5.000,00 ( REAL )
Dados calculados
Índice de correção no período: 1,0090194
Valor percentual correspondente: 0,9019400 %
Valor corrigido na data final: R$ 5.045,10 ( REAL )

Ou seja, no período o percentual de inflação foi 0,90%. Para eu manter o poder real de compra dos 5 mil entre janeiro e fevereiro (lembrando que o índice de março ainda não saiu) eu teria que ganhar com o investimento o valor de R$ 45,10. O lucro (já descontado a corretagem) foi de R$ 1440,00, portanto, eu cobriria a inflação com bastante folga.

Para efeitos de agregação de valor o patrimônio (e não para efeitos de tributação) podemos pensar da seguinte forma: O meu ganho real de patrimônio seria de R$ 1.394,10, pois é o resultado da subtração do lucro de 1440 menos os 45,10 da inflação.

Bom, algumas ressalvas:
a) esses resultados foram obtidos por estudos autodidatas realizados por mim mesmo sozinho na pessoa de eu só ( :lol: :lol: ), vale destacar que não sou economista e nem contador. Pode ser que nessas minhas contas tenha algo errado;
b) A isenção de IR para transações inferiores a 20 mil só vale para mercado de ações, certamente não vale par bitcoins. Isso porque a lei tributária diz que as isenções não comportam interpretação extensiva, ou seja, não é possível estender os efeitos dela para situações semelhantes, por isso a isenção de 20 mil não vale nem para day trade, muito menos para bitcoins.

Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#65 Mensagem por Bourne » Ter Mar 19, 2019 10:14 am

Oras pois, Túlio qualquer um pode vencer um IA e todo um exército de técnicos que montou os modelos e a base de dados. Só que vence uma vez ou duas na sorte. No médio e longo prazo tende a perde porque o sistema é como um grande CR7: uma máquina, uma besta enjaulada com ódio que não para nunca!!!! Que vence, vence e vence. E quando perdem derrubam o mercado inteiro e geram mega crises financeiras.

Voltemos ao Brasil 2019.

O mercado financeiro está bombando e descolado da economia real. A indústria financeira está bombando no Brasil. O espaço de crescimento é enorme e altamente intensiva em tecnologia.

O motivo principal é que desde o governo Dilma/2015 e aprofundado no governo Temer o crédito de bancos públicos e subsídios despencou. A resposta das empresas estão recorrendo ao mercado financeiro para manter capital de curto prazo e realizar investimentos em que os fundos estão em mãos privadas e não passam pelo governo. inclusive com aumento da participação do agronegócio que precisa de fundos para manter os negócios em funcionamento na medida em que os empréstimos e subsídios começaram a serem reduzidos substancialmente.

Outros dois motivos são maior competição e o cenário internacional. A maior competição provocada pela reestruturação de regras durante o governo Temer para ter maior participação de consultorias e corretoras, surgimento de novos produtos financeiros e tipos de instituições para facilitar o acesso ao crédito e reduzir custos. Por exemplo, os cartões de crédito sem conta bancária e a proliferação de corretoras que oferecem todo tipo de produto para investimento no mercado de capital e de títulos públicos. O cenário internacional porque está sobrando poupança no mundo e uma pequena parte vem para o Brasil e passa a bombar o mercado de capital, aumento dos fundos e crédito.

A indicação é que se comprar ações de boas empresas e ficar longo tempo tende a valorizar e ganhar dinheiro. Pelo menos nesses primeiros anos ou até que o crescimento do mercado financeiro se estabilize ou acompanhe a economia real.

Exemplos das multinacionais que trazem dinheiro de fora mais barato. E acaba mexendo indiretamente com mercado de capitais.
Multinacionais trazem R$ 120 bilhões em empréstimos para filiais no Brasil
No ano passado, montante de dinheiro que veio do exterior para ajudar empresas, conhecido como empréstimo intercompanhia, saltou de US$ 6,2 bi, em 2017, para US$ 32,3 bi; dois terços dos recursos vieram para o setor industrial

Douglas Gavras, O Estado de S.Paulo

18 de março de 2019

As dificuldades enfrentadas pela economia brasileira fizeram com que as multinacionais tivessem de se valer, no ano passado, de um “socorro” bilionário das suas matrizes (ou das filiais de empresas do Brasil no exterior). Em 2018, o dinheiro que veio de fora para ajudar as empresas, o chamado empréstimo intercompanhia, quintuplicou: foi de US$ 6,2 bilhões, em 2017, para US$ 32,3 bilhões (R$ 123,40 bilhões).

Esse tipo de empréstimo costuma aumentar em momentos em que é preciso ajudar uma empresa em dificuldades ou quando as companhias precisam ter acesso a crédito mais barato para se prepararem para uma oportunidade de investimento.

Os dados de 2018 do Investimento Direto no País (IDP), do Banco Central, apontam que a entrada maior desses recursos no ano passado foi impulsionada pelo “socorro” às empresas, segundo analistas. Isso aconteceu, principalmente, pelas dificuldades que a indústria e o setor de serviços enfrentam, com a lenta recuperação do País e a demanda interna reprimida.

Nesse período, enquanto o empréstimo intercompanhia crescia, a participação no capital — os recursos que incluem compras, fusões ou expansão de empresas no Brasil — caiu 12,5%, indo de US$ 64 bilhões para US$ 56 bilhões em um ano. “Os investimentos estrangeiros em participação de capital das empresas são, no fim das contas, aportes em produção. Ainda que esse aumento não se efetive, o investidor faz um aporte em expansão ou fusão de uma companhia para que a produção cresça’, avalia Fábio Silveira, da consultoria Macrosector.

“A operação intercompanhia pode crescer tanto em momentos de crise quanto de bonança na economia. Antes da recessão, os juros no Brasil estavam elevados e as empresas tomaram crédito mais barato lá fora para crescer. Nos últimos anos, se percebe um movimento de entrada de recursos maior para manter o que já está instalado no País do que para novos projetos”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas (Sobeet), Luis Afonso Lima.

Ele lembra que a crise e a necessidade de reposicionamento de mercado ajudam a explicar a redução da atividade de algumas empresas estrangeiras no Brasil, com parte delas até deixando o País. Recentemente, a rede de farmácias norte-americana CVS e a varejista francesa Fnac deixaram o mercado nacional e a rede americana Walmart vendeu 80% dos seus negócios no Brasil.

Afetada pelo desaquecimento do mercado e ainda tendo de lidar com a alta ociosidade, a indústria recebeu mais de dois terços dos recursos vindos de operações intercompanhia em 2018. A indústria geralmente é o principal destino desse dinheiro, seguida pelo setor de serviços, mas o seu peso nos empréstimos era menor.

“As empresas internacionais não estão desistindo do Brasil, mas o investidor estrangeiro trabalha com um sinal amarelo”, diz o economista Mauro Rochlin, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

https://economia.estadao.com.br/noticia ... xuFij5eCew

NettoBR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

#66 Mensagem por NettoBR » Ter Mar 19, 2019 3:30 pm

Túlio e Bourne... comprem OURO!!!

De nada... 8-)

"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#67 Mensagem por Túlio » Qua Mar 20, 2019 4:21 pm

NettoBR escreveu: Ter Mar 19, 2019 3:30 pm Túlio e Bourne... comprem OURO!!!

De nada... 8-)
Comprar ouro é fácil, brabo é GUARDAR!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

E @Bourne, tua descrição do cenário BR é a melhor razão que tenho para me manter fora das ações e mesmo commodities no médio/longo prazo (no curto é ser NOOB demais para sair fazendo DT e mesmo Scalp): descreveste uma BOLHA, e em crescimento acelerado! 2007 (no exterior) mandou lembrança...

Vou continuar no Hold com as ETH da minha Wallet e apostando outras cryptos contra o USD em Exchange (no momento reparti meus recursos por 5, BTC, BNC, LTC, XLM e BCHABC, sem alavancagem para escapar de outras taxas, tipo overnight). Até agora já bati a primeira meta (ficar líquido acima do ágio e taxas estrangeiras que paguei), a segunda estou perto (ficar líquido acima do maldito IOF de 6,38% que tive que pagar), a terceira será mera consequência da segunda, ou seja, começar a ganhar líquido sempre acima da SELIC (todo dia 1º) mas em USD e sem intenção de "repatriar" (palavra idiota, paguei impostos bem salgados para comprar USD, onde está a "expatriação"?) um só cent.

Para a quarta ainda tenho que comer muito feijão, que é quando vou começar a tirar da Wallet e fazer Trade de crypto vs crypto e, quando pronto, espero só então ganhar $$$ de verdade, sem essas ilusões de "vou me alavancar todo porque vai ter Bull Run e aí tô milionário"; pelo contrário, é exatamente de umas lascas do $$$ desses "Warren Buffets de laptop" que estou atrás... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#68 Mensagem por Túlio » Dom Mar 24, 2019 12:53 pm

PARA QUEM SABE

DÚVIDA: comprei posições na eToro com meu Cartão de Crédito. Eles informam que, se quiser resgatar os USD, será pelo mesmo meio em que se depositou.

A QUESTÃO: se é um cartão de CRÉDITO, ele pode receber e repassar aportes, como se fosse de DÉBITO?

PS.: impressionante como as Exchanges variam as cotações; a citada parece ter uma predileção pela ADA e - incrível! :o - pela BNB, que é a crypto de outra Exchange, a Binance. Ambas sobem o tempo todo lá, nem a BTC é tão sólida!

PS.: contagem regressiva pro Prepe véio postar um clip e botar este post pra baixo... :twisted: :lol:

gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#69 Mensagem por gusmano » Ter Mar 26, 2019 5:46 pm

Não seria algo como quando se solicita extorno de alguma compra é lançado o "crédito" que compensa o "débito" anterior? Só que no seu caso, o crédito seria maior que o débito original..abatendo assim o valor da fatura. naõ?

abs

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#70 Mensagem por Bourne » Seg Abr 01, 2019 4:17 am

Abri uma conta Nubank e demorou uns 5 minutos. Os 5minutos porque tive que baixar o app, ler as condições e preencher os dados.

Parece um produto interessante devido não tem burocracia e ser tudo por app, não tem tarifas e é uma conta mesmo que aceita até receber salário.

Talvez seja a alternativa para me livrar do Banco do Brasil em definitivo. Aqueles desavergonhados me forçam a ir na agência no centro para atualizar cadastro e cobrar 20 reais por mês por serviços que nunca uso. Vou testar as funcionalidades nos próximos meses e veremos.

É um sinal de como os bancos tradicionais (privados e públicos) estão defasados em produtos e serviços. Os bancos não entenderam as demandas dos clientes e que tem concorrência pesada como da Nubank, pagseguro e outros que começam a crescer como bancos, mercado de crédito e produtos financeiros em geral.

E também deve entrar na conta em relação a necessidade (ou não) do tamanho e abrangência de bancos públicos(Caixa e BB). Por exemplo, se tudo pode ser feito on-line não há necessidade de tantas agências e pode reduzir o número de empregados burocráticos. Ou até mesmo serem desmembradas e terem as estruturas vendidas.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 117 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#71 Mensagem por prp » Ter Abr 02, 2019 6:39 pm

Bourne escreveu: Seg Abr 01, 2019 4:17 am Abri uma conta Nubank e demorou uns 5 minutos. Os 5minutos porque tive que baixar o app, ler as condições e preencher os dados.

Parece um produto interessante devido não tem burocracia e ser tudo por app, não tem tarifas e é uma conta mesmo que aceita até receber salário.

Talvez seja a alternativa para me livrar do Banco do Brasil em definitivo. Aqueles desavergonhados me forçam a ir na agência no centro para atualizar cadastro e cobrar 20 reais por mês por serviços que nunca uso. Vou testar as funcionalidades nos próximos meses e veremos.

É um sinal de como os bancos tradicionais (privados e públicos) estão defasados em produtos e serviços. Os bancos não entenderam as demandas dos clientes e que tem concorrência pesada como da Nubank, pagseguro e outros que começam a crescer como bancos, mercado de crédito e produtos financeiros em geral.

E também deve entrar na conta em relação a necessidade (ou não) do tamanho e abrangência de bancos públicos(Caixa e BB). Por exemplo, se tudo pode ser feito on-line não há necessidade de tantas agências e pode reduzir o número de empregados burocráticos. Ou até mesmo serem desmembradas e terem as estruturas vendidas.
Uso o Nubank já algum tempo, uns 3 anos.
Outra vantagem é que é containvestimento em renda fixa, rendendo 100% CDI (maior que 99% das rendas fixas dos grandes bancos).

Existem outros bancos digitais, não tão famosos, como o Banco Inter.

A corretora MODAL está virando banco, recebi um comunicado para migrar, segue a linha do Nubank e Banco Inter, mas focado em investimentos. A vantagem: não há cobranças de manutenção.

Alias, para quem quer fugir de taxas, a opção melhor é NUBANK, de lá você transfere para qualquer banco ou corretora sem pagar um centavo. E os depósitos podem ser feitos através de boleto bancário. Utilizo muito para transferir para corretora.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#72 Mensagem por Túlio » Ter Abr 02, 2019 7:02 pm

prp escreveu: Ter Abr 02, 2019 6:39 pm
Bourne escreveu: Seg Abr 01, 2019 4:17 am Abri uma conta Nubank e demorou uns 5 minutos. Os 5minutos porque tive que baixar o app, ler as condições e preencher os dados.

Outra vantagem é que é containvestimento em renda fixa, rendendo 100% CDI (maior que 99% das rendas fixas dos grandes bancos).

A corretora MODAL está virando banco, recebi um comunicado para migrar, segue a linha do Nubank e Banco Inter, mas focado em investimentos. A vantagem: não há cobranças de manutenção.

Alias, para quem quer fugir de taxas, a opção melhor é NUBANK, de lá você transfere para qualquer banco ou corretora sem pagar um centavo. E os depósitos podem ser feitos através de boleto bancário. Utilizo muito para transferir para corretora.
Grato aos que puxaram a charla para esse lado de NuBank. Para quem sabe mais sobre e/ou quem já tem bastante experiência com, pergunto (após ter pesquisado ao longo do dia):

:arrow: Vi que oferecem Cartão de Crédito de bandeira MASTER, que é uma das duas que uso, mas parece que isso ainda é, ao menos de certa forma, um porvir. Já há ou não CC?

:arrow: A conta oferece portabilidade, ou seja, receber o salário através dela? Li que é um BANCO DE PAGAMENTOS, seja lá isso o que for, daí a dúvida...

:arrow: Vi também que é uma banco brazuca: como fica para usar no exterior (débito/crédito), é possível? Em sendo, IOF igual? Tipo renovo meu Antivírus e na fatura do meu CC atual vem o valor do AV + 6,38%. Ou seria melhor manter minha conta atual no Itaú e usar apenas alguns serviços do NuBank, já que muda pouco no que me interessa?

Sobre o Inter, já tinha lido alguma coisa a respeito, vou dar uma pesquisada amanhã, se e quando der tempo.

Grato novamente.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 117 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#73 Mensagem por prp » Qua Abr 03, 2019 5:10 pm

Túlio escreveu: Ter Abr 02, 2019 7:02 pm
prp escreveu: Ter Abr 02, 2019 6:39 pm

Grato aos que puxaram a charla para esse lado de NuBank. Para quem sabe mais sobre e/ou quem já tem bastante experiência com, pergunto (após ter pesquisado ao longo do dia):

:arrow: Vi que oferecem Cartão de Crédito de bandeira MASTER, que é uma das duas que uso, mas parece que isso ainda é, ao menos de certa forma, um porvir. Já há ou não CC?

:arrow: Na verdade era uma operadora de cartão de crédito que virou banco, e não o contrário.
Então o cartão de crédito funciona normalmente, sem anuidade, e é INTERNACIONAL.

:arrow: A conta oferece portabilidade, ou seja, receber o salário através dela? Li que é um BANCO DE PAGAMENTOS, seja lá isso o que for, daí a dúvida...

Não me lembro bem se já disponibilizaram a portabilidade, até meados do ano passado não tinha. Outra coisa era o saque em caixa eletrônico que não estava disponível, não sei se já liberaram.

:arrow: Vi também que é uma banco brazuca: como fica para usar no exterior (débito/crédito), é possível? Em sendo, IOF igual? Tipo renovo meu Antivírus e na fatura do meu CC atual vem o valor do AV + 6,38%. Ou seria melhor manter minha conta atual no Itaú e usar apenas alguns serviços do NuBank, já que muda pouco no que me interessa?

É um C/C internacional, pode-se utilizar em compras no exterior normalmente. Quanto ao IOF, permanece o mesmo, já que é um imposto e não tem relação com o CC.
Se não me engano ele utiliza o câmbio do dólar comercial como parâmetro, que é um pouco mais alto que o oficial, mas é no momento da compra, sem surpresinhas na fatura. rsrrs
Todavia não há programa de pontos, até há, mas é pago.

Sobre o Inter, já tinha lido alguma coisa a respeito, vou dar uma pesquisada amanhã, se e quando der tempo.

O Inter só sei que também é gratuito, em tem mais produtos de banco.

Grato novamente.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#74 Mensagem por Túlio » Qua Abr 03, 2019 7:07 pm

Tks, grande @prp, mas nem precisas te dar ao trabalho: fui ver e tem portabilidade SIM (ótimo) mas andou tropeçando num dos famigerados "vazamentos", estando o Inter ainda sub-judice. Encaro esse tipo de coisa como altamente provável de ser inside job, daí nem pensar! De qualquer modo, o lance do NuBank parece tri mas, como tinha dito acima, não preciso de DOIS bancos, teria que ter a portabilidade. Vai que resolvem botar (se for legalmente possível, claro, o que me faria sair irreversivelmente do Itaú, com salário, poupança e tudo, sem problemas em ter que reconquistar, p ex, meu confortável - pra POBRE que nem eu - limite no VISA), só que há duas coisas curiosas e - para mim - interessantíssimas em andamento:

:arrow: SAMSUNG - Já no pré-lançamento do Galaxy S10 - que está chegando às lojas a valores bem acima do aceitável - foi confirmado que mais adiante terá uma hot wallet para cryptos, inicialmente para umas poucas da plataforma ETH mas, segundo os caras, expansível para outras no futuro, como BTC e talvez até Nano, ADA, ONT, etc. Não está claro se o software fará a conversão de crypto em FIAT na hora da compra;

:arrow: APPLE - Anunciado o APPLE CARD, em parceria com o banco Goldman-Sachs (se não me falha a memória é esse) e a bandeira MASTERCARD, com um cartão branco e com apenas o nome do cliente e o indefectível chip, o resto é feito na leitura biométrica do iPhone. Altíssima privacidade, pois a própria Apple anunciou que não terá acesso ao que os usuários vão fazer com o cartão (BELIEVERS WILL BELIEVE :lol: ) mas essas duas notícias juntas me deixam intrigado:

E se, como considero inevitável, uma marca copiar da outra o que lhe falta? Tipo Iphone com hot wallet e S10 com cartão (VISA???), como será que fica? A meu ver, quem botar conversibilidade em FIAT, especialmente para as periferias do mundo (como AQUI! :evil: ), grandes consumidoras de gadgets tecnológicos, ganha a corrida. Mas acho que vai ser brabo de a SAMSUNG fazer uma coisa tão escancaradamente LINDA:

Imagem

Em adição, o coitadinho do meu iPhone 6 está na unha do capeta, só ligo quando preciso, pois a bateria já descarrega sozinha em poucas horas, do 100% ao 10%; ainda este ano vou ter que comprar algo que o substitua, mesmo usando pouco, ou vai ser APPLE (e ainda vendem iPhone 6 novinho) de novo ou, mesmo tendo que me readaptar ao Android, S10. Claro, outra marca pode oferecer algo ainda mais tri por menos em breve, ao longo do ano eu decido. Mas de uma coisa tenho CERTEZA:

A próxima década será simplesmente EXCITANTE!!! [009] [009] [009] [009]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#75 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 11, 2019 5:55 pm

BTC a USD 7k e com Marketcap a mais de USD 123B!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

E tudo isso sem Bull Run!!! :D :D :D :D

(((Para entender, lembrem que comprei minhas primeiras cryptos em meados de fev/2019; a BTC estava em uns USD 3,2k e seu Marketcap ali por METADE DO ATUAL)))

Responder