P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Os P-3 estão se mostrando uma aeronave valiosa para o treinamento e formação de tripulação, além de proporcionar efetivamente uma capacidade ASW e ASupW que há décadas não se tinha.
Mas tudo isso tem um custo, e a FAB já percebeu isso há tempos. Para não falar das limitações estruturais já mais que comentadas e debatidas aqui. Falou-se até mesmo na transferência deles para a MB, que não os aceitou.
Dito isso, a FAB não opera os P-3 em sua plenitude operacional desde que chegaram há +- uns dez anos atrás. E nunca se soube exatamente o porquê. Os motivos a FAB não revela e os guarda só para si.
Enfim, até o final da próxima década essas aeronaves já terão completado vinte anos de serviço na força aérea. Tempo mais que suficiente para atingir os objetivos a que se propuseram quando da sua aquisição, que era devolver a FAB uma capacidade real de patrulha naval, e paralelamente formar doutrina e pessoal especializado.
É sabido que a MB nunca abriu mão de ter em sua aviação naval a asa fixa. E neste aspecto a patrulha aérea naval é um componente indispensável e complementar à organização e capacidade da sua aviação. É ela só não foi retomada agora por pura e simples falta de condições da própria MB absorver a operação dos P-3 e seus custos, envolvida que está com o atraso dos vários projetos da AN hoje.
Mas esse quadro deve mudar ao longo da próxima década com a finalização dos projetos de modernização e recebimento dos A-4 e C-2. Uma vez vencida essa etapa a MB irá se concentrar na organização da patrulha naval, e por incrível que pareça em conjunto é cooperação com a FAB. Isso é fato, não sou eu que estou dizendo ou inventando.
Se a questão orçamentária permitir, ao longo dos anos 2020 a MB junto com a FAB irá começar a fomentar o longo caminho para a retomada da patrulha naval. É se tudo der certo, o plano é dispor de uma nova aeronave de patrulha a partir da década de 2030.
Se será um avião da Embraer ou outro, o tempo dirá.
E sim, ao mesmo tempo a MB irá definir na próxima década qual será o substituto dos Skyhawk, assim que houver a definição do modelo para o novo Nae que se espera receber até 2035.
Tudo são planos. Se irão de fato vir à luz da realidade, essa já é uma outra história.
Abs
Mas tudo isso tem um custo, e a FAB já percebeu isso há tempos. Para não falar das limitações estruturais já mais que comentadas e debatidas aqui. Falou-se até mesmo na transferência deles para a MB, que não os aceitou.
Dito isso, a FAB não opera os P-3 em sua plenitude operacional desde que chegaram há +- uns dez anos atrás. E nunca se soube exatamente o porquê. Os motivos a FAB não revela e os guarda só para si.
Enfim, até o final da próxima década essas aeronaves já terão completado vinte anos de serviço na força aérea. Tempo mais que suficiente para atingir os objetivos a que se propuseram quando da sua aquisição, que era devolver a FAB uma capacidade real de patrulha naval, e paralelamente formar doutrina e pessoal especializado.
É sabido que a MB nunca abriu mão de ter em sua aviação naval a asa fixa. E neste aspecto a patrulha aérea naval é um componente indispensável e complementar à organização e capacidade da sua aviação. É ela só não foi retomada agora por pura e simples falta de condições da própria MB absorver a operação dos P-3 e seus custos, envolvida que está com o atraso dos vários projetos da AN hoje.
Mas esse quadro deve mudar ao longo da próxima década com a finalização dos projetos de modernização e recebimento dos A-4 e C-2. Uma vez vencida essa etapa a MB irá se concentrar na organização da patrulha naval, e por incrível que pareça em conjunto é cooperação com a FAB. Isso é fato, não sou eu que estou dizendo ou inventando.
Se a questão orçamentária permitir, ao longo dos anos 2020 a MB junto com a FAB irá começar a fomentar o longo caminho para a retomada da patrulha naval. É se tudo der certo, o plano é dispor de uma nova aeronave de patrulha a partir da década de 2030.
Se será um avião da Embraer ou outro, o tempo dirá.
E sim, ao mesmo tempo a MB irá definir na próxima década qual será o substituto dos Skyhawk, assim que houver a definição do modelo para o novo Nae que se espera receber até 2035.
Tudo são planos. Se irão de fato vir à luz da realidade, essa já é uma outra história.
Abs
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Não enrola.
De onde vc tirou aquela afirmação que vc fez?
De onde vc tirou aquela afirmação que vc fez?
- FCarvalho
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Eu não leio só o DB.
O resto é como expus acima.
Ninguém é obrigado a acreditar ou aceitar o que escrevi.
Abs
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Olha aquela afirmação tácita sua poderia ser de fonte oficial, de jornalista, achismo, fonte reservada, delírio, etc.
Cada origem tem a sua importância distinta.
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- FCarvalho
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Olha, não é verdade que os P-3 serão desativados em 2020. Não há nenhuma fonte séria que indique que os P-3 serão desativados nessa data ou qq outra próxima a isso.
Eu não tinha dado bola para o que vc havia escrito. Mas como posteriormente teve um apedeuta que deu bola, eu resolvi voltar te questionar para indicar que não há nada sério.
Eu não tinha dado bola para o que vc havia escrito. Mas como posteriormente teve um apedeuta que deu bola, eu resolvi voltar te questionar para indicar que não há nada sério.
- FCarvalho
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Eu particularmente não acredito também que os P-3 sejam apontados em data conhecida.
Existe o fator custo e logística que não são baratos, e a dependências do arbitrio e as limitações impostas pelos americano para empregar o avião, mas fato é que não dá pra saber exatamente se sera em 2020, 2025 ou 2030 ou no ano que vem ou daqui dez anos.
As informações que há e que podem ser juntadas daqui e dali dão margens a várias interpretações.
O que eu escrevi é a interpretação que fiz de fatos e relatos lidos de diversas fontes.
E depois é aquele negócio: publicidade nunca foi o forte dos militares.
De concreto mesmo é que MB e FAB estão de acordo em relação a transferência da patrulha naval para aquela.
O problema como sempre é que precisa de $$ pra isso.
Por enquanto nenhuma e nem outra tem como resolver esta parte.
Então, até que resolvam seus problemas e prioridades os P-3 e o retorno da patrulha naval a MB vão ficar na longa fila de espera de projetos que precisam de um começo, meio e fim nas ffaa's.
Boa sorte para MB e FAB. Vão precisar e muito.
Abs
Existe o fator custo e logística que não são baratos, e a dependências do arbitrio e as limitações impostas pelos americano para empregar o avião, mas fato é que não dá pra saber exatamente se sera em 2020, 2025 ou 2030 ou no ano que vem ou daqui dez anos.
As informações que há e que podem ser juntadas daqui e dali dão margens a várias interpretações.
O que eu escrevi é a interpretação que fiz de fatos e relatos lidos de diversas fontes.
E depois é aquele negócio: publicidade nunca foi o forte dos militares.
De concreto mesmo é que MB e FAB estão de acordo em relação a transferência da patrulha naval para aquela.
O problema como sempre é que precisa de $$ pra isso.
Por enquanto nenhuma e nem outra tem como resolver esta parte.
Então, até que resolvam seus problemas e prioridades os P-3 e o retorno da patrulha naval a MB vão ficar na longa fila de espera de projetos que precisam de um começo, meio e fim nas ffaa's.
Boa sorte para MB e FAB. Vão precisar e muito.
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
AKAER - Revitaliza aeronaves P-3AM da FAB
Projeto, que estende a vida útil das aeronaves, será destaque da empresa durante a LAAD 2019
A Akaer – empresa certificada como EED (Empresa Estratégica de Defesa), com controle acionário nacional e gestão independente – participa da LAAD Defence & Security 2019, que acontece de 2 a 5 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ). A empresa, que está no estande H55, localizado no Pavilhão 3, destaca o projeto de revitalização das aeronaves P-3AM, da FAB (Força Aérea Brasileira).
O projeto de revitalização iniciou-se no final de 2018, quando equipes da Akaer participaram de treinamentos em uma empresa americana, parceira da ação. Os primeiros conjuntos de asas a serem revitalizadas serão levados para as modernas instalações da Akaer, localizada no complexo industrial da empresa em São José dos Campos (SP). Desmontagem e montagem serão realizadas na Base Aérea da FAB no Rio de Janeiro (RJ).
A revitalização estenderá a vida útil das aeronaves. Para isso, a Akaer fará a substituição de diversos elementos da asa – revestimentos superiores, longarinas dianteiras e traseiras, painéis superiores dos caixões centrais asa/fuselagem – entre outras ações. Esse projeto evita a fadiga estrutural das asas, o que limitaria o tempo de uso das aeronaves.
As aeronaves P-3AM de patrulha marítima são empregadas na vigilância das águas territoriais brasileiras e utilizam os mais modernos sensores eletrônicos embarcados. Conhecido como o “guardião do pré-sal”, o avião P-3AM possui capacidade de detectar, localizar, identificar e, quando necessário, atacar alvos de superfície e submarinos, contribuindo na manutenção da soberania nacional. Além do patrulhamento, o P-3AM é o único vetor aéreo capaz de desempenhar as atividades de busca e salvamento em toda área marítima sob a responsabilidade do Brasil além de realizar importante papel na defesa do meio ambiente, identificando crimes ambientais.
“As Forças Armadas precisam cumprir suas missões e para isso necessitam de equipamentos operacionais. Num cenário de restrição orçamentária, a solução de melhor custo benefício é a Modernização & Revitalização que estende a vida útil e aumenta a disponibilidade dos equipamentos que as Forças Armadas já possuem. A Akaer traz também uma abordagem diferente da normalmente trazida pelas OEM’s e/ou fornecedores de equipamentos isolados. No caso da Akaer, as soluções adotadas são focadas nas análises de engenharia que, em um primeiro momento, permitam a revitalização e/ou extensão da vida operacional das soluções existentes, com um mínimo de intervenção”, destaca o presidente e CEO da Akaer, Cesar Augusto Teixeira Andrade e Silva.
http://www.defesanet.com.br/p3/noticia/ ... AM-da-FAB/
Projeto, que estende a vida útil das aeronaves, será destaque da empresa durante a LAAD 2019
A Akaer – empresa certificada como EED (Empresa Estratégica de Defesa), com controle acionário nacional e gestão independente – participa da LAAD Defence & Security 2019, que acontece de 2 a 5 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ). A empresa, que está no estande H55, localizado no Pavilhão 3, destaca o projeto de revitalização das aeronaves P-3AM, da FAB (Força Aérea Brasileira).
O projeto de revitalização iniciou-se no final de 2018, quando equipes da Akaer participaram de treinamentos em uma empresa americana, parceira da ação. Os primeiros conjuntos de asas a serem revitalizadas serão levados para as modernas instalações da Akaer, localizada no complexo industrial da empresa em São José dos Campos (SP). Desmontagem e montagem serão realizadas na Base Aérea da FAB no Rio de Janeiro (RJ).
A revitalização estenderá a vida útil das aeronaves. Para isso, a Akaer fará a substituição de diversos elementos da asa – revestimentos superiores, longarinas dianteiras e traseiras, painéis superiores dos caixões centrais asa/fuselagem – entre outras ações. Esse projeto evita a fadiga estrutural das asas, o que limitaria o tempo de uso das aeronaves.
As aeronaves P-3AM de patrulha marítima são empregadas na vigilância das águas territoriais brasileiras e utilizam os mais modernos sensores eletrônicos embarcados. Conhecido como o “guardião do pré-sal”, o avião P-3AM possui capacidade de detectar, localizar, identificar e, quando necessário, atacar alvos de superfície e submarinos, contribuindo na manutenção da soberania nacional. Além do patrulhamento, o P-3AM é o único vetor aéreo capaz de desempenhar as atividades de busca e salvamento em toda área marítima sob a responsabilidade do Brasil além de realizar importante papel na defesa do meio ambiente, identificando crimes ambientais.
“As Forças Armadas precisam cumprir suas missões e para isso necessitam de equipamentos operacionais. Num cenário de restrição orçamentária, a solução de melhor custo benefício é a Modernização & Revitalização que estende a vida útil e aumenta a disponibilidade dos equipamentos que as Forças Armadas já possuem. A Akaer traz também uma abordagem diferente da normalmente trazida pelas OEM’s e/ou fornecedores de equipamentos isolados. No caso da Akaer, as soluções adotadas são focadas nas análises de engenharia que, em um primeiro momento, permitam a revitalização e/ou extensão da vida operacional das soluções existentes, com um mínimo de intervenção”, destaca o presidente e CEO da Akaer, Cesar Augusto Teixeira Andrade e Silva.
http://www.defesanet.com.br/p3/noticia/ ... AM-da-FAB/
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Essa é uma notícia para se comemorar.
Mas é preciso saber se este processo tera condições de alongar a vida útil das asas por mais 5 ou 10 anos ou se deixará as aeronaves operacionais até bem depois de 2030.
A possibilidade de substituição perdeu o prazo de vista.
E tanto MB como FAB não tem interesse de mexer com eles tão cedo. E mesmo que quisessem não teriam condições.
Abs
Mas é preciso saber se este processo tera condições de alongar a vida útil das asas por mais 5 ou 10 anos ou se deixará as aeronaves operacionais até bem depois de 2030.
A possibilidade de substituição perdeu o prazo de vista.
E tanto MB como FAB não tem interesse de mexer com eles tão cedo. E mesmo que quisessem não teriam condições.
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Notícia interessante.
Na RFA em banca, há um informe de que a Akaer vai trocar as asas dos 9 P-3AM da FAB, dado que a empresa comprou da L3 americana todo o ferramental e logística necessário ao serviço, além de kits já prontos.
Esse serviço levará, segundo a notícia, a vida útil dos aviões até 2028. Ou seja, apenas mais nove anos.
Em se confirmando tais prazos. isso pode significar que a FAB, ou MB, terão de decidir - ou iniciar o processo de seleção, se houver um - qual será o substituto daquelas aeronaves nos próximos 5 anos.
É o tempo que teremos para esclarecer também se a EDS, será capaz de prover as futuras necessidades das ffaa's.
Vamos aguardar e ver.
abs
Na RFA em banca, há um informe de que a Akaer vai trocar as asas dos 9 P-3AM da FAB, dado que a empresa comprou da L3 americana todo o ferramental e logística necessário ao serviço, além de kits já prontos.
Esse serviço levará, segundo a notícia, a vida útil dos aviões até 2028. Ou seja, apenas mais nove anos.
Em se confirmando tais prazos. isso pode significar que a FAB, ou MB, terão de decidir - ou iniciar o processo de seleção, se houver um - qual será o substituto daquelas aeronaves nos próximos 5 anos.
É o tempo que teremos para esclarecer também se a EDS, será capaz de prover as futuras necessidades das ffaa's.
Vamos aguardar e ver.
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Com certeza. Seria um passo natural.
abs
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
É nada. A FAB vai é casar com uma versão de patrulheiro baseado em alguma plataforma da Embraer. Possivelmente, a futura versão do KC-390. Podem ver que a FAB deixa no ar que pode ser uma das aplicações do KC-390.
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Eu julgo muito difícil se prever que o KC-390 venha a se tornar uma aeronave ASW por aqui. Não pela plataforma em si, mas pelos custos envolvidos na transformação de um cargo em patrulheiro. Ademais, os C-295 já estão aí e operam, dentro do que sabemos, no projeto de baixo custo e efetividade operacional da FAB até 2041.
Os E-2 seriam uma solução mais lógica, mas com a venda do projeto para a Boeing, praticamente é carta fora do baralho.
Me parece ser uma boa oportunidade conversar com os japoneses em relação ao P-1, que apesar se ser caríssimo, poderia ser customizado por aqui, além de podermos realizar um processo de trocas militares e tecnológicas entre os dois países que atenderia às necessidades de ambos.
Nem P-8 e muito menos A320 ASW que a Airbus propõe já faz uns anos tem chance por aqui. Não pelo menos no curto prazo.
Por mim, particularmente, se decidirmos gastar o necessário nessa área, o P-1 seria a minha escolha, tanto pelo avião em si como pelas possibilidades de off set e tot que podemos ganhar com os japoneses.
abs
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...
Se tem uma missão que eu creio ser mandatória nós termos por aqui no Brasil em relação ao desenvolvimento de versões para o KC-390 é essa aqui:
Seja com uma guarda costeira ou na MB, e até mesmo na FAB, a versão SAR/C-SAR é um impositivo operacional que temos de dispor cedo ou tarde, visto que o Brasil é signatário de vários acordos internacionais que nos responsabilizam pela proteção e salvaguarda das vidas ao longo de 15 milhões de km2 do Atlântico Sul, mais os 8,5 milhões de território nacional. É um grande trabalho que precisa de soluções efetivas e credíveis, e não de quebra galhos do tipo 'já que só tem tu, então vai tu mesmo'.
Diga-se de passagem que esta versão nem de longe concorreria com os C-295 SAR da FAB. Pelo contrário, seriam complementares a estes.
Quem sabe mais para frente.
abs
Seja com uma guarda costeira ou na MB, e até mesmo na FAB, a versão SAR/C-SAR é um impositivo operacional que temos de dispor cedo ou tarde, visto que o Brasil é signatário de vários acordos internacionais que nos responsabilizam pela proteção e salvaguarda das vidas ao longo de 15 milhões de km2 do Atlântico Sul, mais os 8,5 milhões de território nacional. É um grande trabalho que precisa de soluções efetivas e credíveis, e não de quebra galhos do tipo 'já que só tem tu, então vai tu mesmo'.
Diga-se de passagem que esta versão nem de longe concorreria com os C-295 SAR da FAB. Pelo contrário, seriam complementares a estes.
Quem sabe mais para frente.
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