CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2056 Mensagem por akivrx78 » Sex Jan 25, 2019 10:00 am

Analistas: Japão quer tensão militar com a Coreia do Sul para expandir poder militar

ByWooyoung Lee

O Japão quer aumentar a tensão militar com a Coréia do Sul para criar uma desculpa para revisar sua constituição antiguerra para fortalecer seu poder militar, disseram analistas.

As tensões diplomáticas entre dois países vizinhos aumentaram em uma série de incidentes envolvendo aviões de patrulha japoneses e navios de guerra sul-coreanos desde o mês passado.

O professor Hosaka Yuji, da Universidade de Sejong, disse que o Japão quer usar a tensão como alavanca para conseguir apoio interno para emendar sua constituição pacifista que proíbe o país de manter forças armadas, em entrevista à Rádio CBS na quinta-feira.

As Forças de Autodefesa do Japão, cujo papel é estritamente limitado para autodefesa, juntaram-se a exercícios militares com os EUA em resposta a ameaças norte-coreanas em meio aos testes nucleares e de mísseis da Coréia do Norte em 2017.

Abe também disse que o Japão pode se tornar um alvo para os mísseis norte-coreanos, segundo a CNN.

O Japão aumentou seu orçamento militar para este ano para US $ 47 bilhões (5,26 trilhões de ienes), o maior de todos os tempos, segundo o jornal Mainichi. Sob a administração atual, o orçamento de defesa japonês aumentou sete anos seguidos.

O governo japonês planeja gastar US $ 1,5 bilhão para implantar o sistema de defesa antimísseis Aegis desenvolvido em terra em 2023 e US $ 620 milhões para comprar seis dos caças furtivos F-35A dos EUA, segundo o jornal.

"Os políticos de direita do Japão viram favoravelmente a tensão da Guerra Fria na região usando a China e a Coréia do Norte", disse Yang Ki-ho, professor da Universidade Sungkonghoe, em Seul, em entrevista a Hankyoreh. No entanto, a situação mudou desde que as ameaças da Coreia do Norte diminuíram e os EUA mudaram seu foco para as negociações de desnuclearização com a Coréia do Norte, segundo Yang.

Abe e grupos de direita têm procurado fortalecer o poder militar do Japão e a aliança EUA-Japão contra o surgimento de ameaças da China e da Coréia do Norte, segundo Hankyoreh.

O Japão também está pressionando o governo sul-coreano a tomar medidas contra as decisões judiciais sul-coreanas que ordenaram que as empresas japonesas indenizem trabalhadores sul-coreanos de trabalho forçado durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais: https://www.upi.com/Top_News/World-News ... 1548391156 / # ixzz5dcRcXcEZ

Analista coreano.... os sul coreanos estão acostumados com os japoneses frouxos que abaixam a cabeça quando eles querem, mas os tempos estão mudando ...
https://translate.google.co.jp/translat ... _newsPhoto

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Lista do que o Japão pretende fazer para retalhar a Coreia do Sul.

1-Tentar resolver os problemas em um tribunal internacional, já que o dialogo não funciona.

2- Exigir vistos de entrada para Sul Coreanos.

3-Elevar impostos contra produtos coreanos

4-Cancelar linhas de credito para a Coreia do Sul e acordos de Swap de moedas.

5-Vetar a entrada da Coreia do Sul no TPP

6-Desapropriar fundos de empresas coreanas no Japão.

7-Parar a exportação de produtos semi industrializados para a Coreia do Sul.

8-Fechar a embaixada na Coreia do Sul.

Os números 2, 4 e 5 os japoneses deveriam aplicar somente como exemplo para evitar que governos futuros na Coreia do Sul voltem a criar problemas toda a vez que algum governante da Coreia do Sul perde apoio popular se procura criar problemas com o Japão.


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Por ter fácil acesso coreanos tentam entrar no Japão trazendo ouro escondido, quando se vende ouro no Japão se recebe de volta 8% do imposto sobre o consumo ou seja se vender US$100 mil em ouro se recebe US$108 mil a passagem de avião de ida e volta custa uns US$300 dólares.

O numero 7 seria o que talvez menos afete o Japão pelo contrario iria ajudar sua industria, mas iria afetar consumidores ao redor no mundo, pois a produção de semicondutores ficaria limitada, eles também importam o aço laminado para industria automotiva do Japão.




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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2057 Mensagem por akivrx78 » Sex Jan 25, 2019 10:05 am

China pode ganhar, EUA perdem das disputas entre Japão e Coreia do Sul, diz assessor de Abe

Hoje 06:00 am JST 11 Comentários
Por Linda Sieg
TÓQUIO

Pequim poderia ganhar e Washington perderia se as disputas persistissem entre os aliados dos EUA, Japão e Coréia do Sul, disse na quinta-feira um assessor de política externa do governo do país depois da última disputa envolvendo um avião de patrulha japonês e um navio de guerra sul-coreano.

As relações entre Seul e Tóquio arrefeceram devido às intensas discussões sobre a história da guerra, incluindo a colonização da península coreana entre 1910 e 1910 no Japão, ameaçando os esforços regionais para conter o programa nuclear norte-coreano.

Além das tensões, há alegações de movimentos arriscados dos militares de cada país.

No último episódio, militares da Coréia do Sul disseram na quarta-feira que um avião militar japonês fez um voo de baixa altitude sobre uma embarcação da Marinha sul-coreana nas águas da península coreana.

O Japão disse que a alegação de Seul é imprecisa.

"O país cujos interesses nacionais na região serão mais prejudicados se as relações bilaterais de nossos dois países forem prejudicadas é o dos Estados Unidos da América", disse à Reuters Katsuyuki Kawai, assessor especial de política externa do primeiro-ministro Shinzo Abe.

A China deve ganhar influência sobre a península coreana se Seul deixar o "campo democrático liberal" exemplificado pela cooperação EUA-Japão-Coréia do Sul, disse Kawai, um cenário que ele disse estar sendo apelidado de "Korexit".

"Korexit é um pesadelo", disse Kawai.

O episódio de quarta-feira segue uma discussão de dezembro sobre uma queixa japonesa de que um destróier sul-coreano trancou seu radar de mira em um avião de vigilância japonês. Seul rejeitou a acusação.

As relações também se deterioraram desde que o principal tribunal da Coreia do Sul decidiu no ano passado a favor dos sul-coreanos que buscavam indenização das empresas japonesas pelo trabalho forçado em tempos de guerra.

O governo japonês diz que todas as reparações de guerra foram tratadas em um tratado de 1965 que normalizou os laços entre os dois vizinhos.

Kawai disse que não via uma solução fácil para as tensões com Seul, que ele previu que provavelmente piorariam antes do centésimo aniversário do Movimento pela Primeira Independência de Março contra o domínio colonial japonês.

"É um impasse", disse ele.

O antecessor do presidente dos EUA, Donald Trump, Barack Obama, buscou melhorar os laços entre Seul e Tóquio em 2014, criando uma cúpula trilateral entre Abe e o então presidente sul-coreano Park Geun-hye.

Mas Kawai disse que a mudança de circunstâncias, incluindo o foco de Trump em uma planejada segunda cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un e a substituição do conservador Park por Moon Jae-in, de esquerda, dificultou uma intervenção semelhante.

https://japantoday.com/category/politic ... pm-adviser




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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2058 Mensagem por akivrx78 » Sex Jan 25, 2019 11:05 am

Coréia do Sul pede que o Japão apresente evidências para refutar a alegação de Seul de voo a baixa altitude

Escrito: 2019-01-25 14:11:15 / Update: 2019-01-25 14:16:26
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Militares da Coreia do Sul pediram ao Japão que apresente suas próprias evidências para combater a alegação de Seul de que seu avião de patrulha voou a uma altitude "ameaçadora" no início desta semana.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Choi Hyun-soo, disse na sexta-feira que, se Tóquio acredita que as fotos do vôo de Seul, divulgadas na quinta-feira, não servirão como prova, teria que fornecer provas para explicar sua posição.

A mídia japonesa citou um alto funcionário desacreditando as fotos do avião de patrulha japonês voando 60 a 70 metros acima do destróier Daejoyeong, nas águas perto da ilha de Jeju, na quarta-feira, dizendo que Tóquio tem provas "adequadas" para rejeitar a posição de Seul.

O porta-voz disse que outros países também acreditam que o Japão não possui evidências substanciais, ao mesmo tempo em que avalia positivamente a contenção da Coréia do Sul em sua resposta à série de sobrevoos de Tóquio nos últimos dias.

Ela acrescentou que Seul mantém sua posição de que a questão deveria ser resolvida por meio de conversações bilaterais em nível de trabalho.

O mais recente sobrevôo agravou ainda mais as tensões em meio a uma disputa bilateral persistente sobre a operação de radar naval de Seul no mês passado.
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Imagem feita em computador um P-3 voando a 150m de altitude a 1000 metros de distancia, fica difícil acreditar na foto da Coreia do Sul, para saber a altitude deveriam ter mostrado também a linha do mar.

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https://www3.nhk.or.jp/news/html/201901 ... 51000.html
Foi relatado que depois das conversas bilaterais em Singapura o comandante da Msdf não quer mais papo furado com a Rok Navy, isto vai além de politica nem os militares querem mais ter boas relações.




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#2059 Mensagem por akivrx78 » Sáb Jan 26, 2019 10:16 am

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Japan plans to cancel defense port call in South Korea amid soured ties

January 26, 2019 20:51 JST
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The Maritime Self-Defense Force was to dispatch several vessels including the Izumo destroyer to Busan for a joint exercise this spring, but plans to cancel a port call. © Kyodo

TOKYO (Kyodo) -- The Defense Ministry plans to cancel a port call by a destroyer in South Korea this spring amid growing tensions between the two countries over alleged risky moves by each of their militaries, a Japanese government source said Saturday.

The Maritime Self-Defense Force was to dispatch several vessels including the Izumo destroyer to Busan to take part in a joint exercise to be held when defense ministers from the Association of Southeast Asian Nations and its regional partners meet in the South Korean port city, the source said.

Defense Minister Takeshi Iwaya also indicated Japan's reduced contribution to exchanges with South Korean defense authorities.

While stressing the need for maintaining such exchanges, Iwaya told reporters in Oita Prefecture that Tokyo will "judge from time to time which way is the most appropriate."

A senior ministry official said, "There's no sign of improvement in relations with South Korea. Defense cooperation is likely to be restrained for the time being."

Japan and South Korea have remained in dispute over whether a South Korean navy destroyer locked its fire-control radar on a Japanese patrol aircraft in the Sea of Japan on Dec. 20.

The Japanese ministry concluded Monday that South Korea's denial is baseless and that it cannot continue bilateral defense talks on the incident.

In a separate case, South Korea released photos on Thursday, claiming that a Japanese patrol plane flew at a "threatening" low altitude over a South Korean navy ship in international waters the previous day.

The standoff added to bilateral tensions triggered by the recent rulings by South Korea's top court that ordered Japanese companies to compensate for wartime labor.

https://asia.nikkei.com/Politics/Intern ... oured-ties




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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2060 Mensagem por prp » Sáb Jan 26, 2019 5:16 pm

akivrx78 escreveu: Qui Jan 24, 2019 11:43 am A Coreia do Sul não quer que os japoneses peguem eles fazendo isto...

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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2061 Mensagem por akivrx78 » Dom Jan 27, 2019 8:30 am

A Coreia do Sul forneceu petróleo para a Coreia do Norte e não contou a ninguém

Por David Gilbert 23 de janeiro de 2019
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A Coreia do Sul violou as regras da ONU ao não divulgar mais de 300 toneladas de produtos petrolíferos enviados para a Coreia do Norte em 2018, segundo um relatório publicado na quarta-feira.

A discrepância foi revelada pelo site da NK News, que monitora e monitora a atividade norte-coreana.

Qualquer membro da ONU que esteja enviando produtos petrolíferos para a Coréia do Norte está sujeito a regulamentos rígidos e exigências de relatórios. Nos termos da resolução 2397 do Conselho de Segurança da ONU, adotada em 2017, os Estados membros devem notificar um comitê de sanções a cada 30 dias sobre a quantidade de produtos petrolíferos refinados fornecidos, vendidos ou transferidos para Pyongyang.

"Nós só usamos produtos petrolíferos para realizar projetos conjuntos inter-coreanos, e nossa visão é que isso não prejudica o propósito das sanções à Coréia do Norte", disse à Reuters o Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul.

O Conselho de Segurança da ONU disse que apenas a Rússia e a China - dois dos principais parceiros comerciais da Coréia do Norte - forneceram a documentação necessária em 2018.

A revelação ocorre em meio a um impasse nas negociações de desnuclearização entre Washington e Pyongyang, que Kim Jong Un culpa no governo Trump, que se recusa a afrouxar as sanções.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse na terça-feira que “ainda há muito trabalho a ser feito” sobre a desnuclearização, mas acrescentou que até o final do próximo mês “teremos outro bom marcador ao longo do caminho” com a Coréia do Norte.

Pompeo estava se referindo à notícia de que Trump realizará uma segunda reunião de cúpula com Kim no final de fevereiro, acrescentando que "coisas boas já aconteceram" desde a primeira reunião da dupla em junho.

Falando ao Fórum Econômico Mundial via link de vídeo, Pompeo disse que o setor privado teria um papel importante a desempenhar para ajudar a Coréia do Norte a se desenvolver.

"Se conseguirmos essa desnuclearização completa que eu sei que o mundo inteiro quer, o setor privado será um ator importante para alcançar os elementos finais do acordo também", disse Pompeo.

Separadamente, o Conselho de Segurança anunciou nesta semana que suspendeu as sanções para quatro agências humanitárias para visitar a Coréia do Norte, permitindo-lhes enviar suprimentos, como remédios, ambulâncias e computadores.

https://news.vice.com/en_us/article/43z ... ell-anyone

A Coreia do Sul diz que esta aplicando o embargo mas na verdade... talvez seja por isto que eles não querem que os japoneses fiquem na cola deles.

Estas fotos acima foram os japoneses que tiraram de navios da Coreia do Sul transferindo petróleo para navios da Coreia do Norte.




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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2062 Mensagem por akivrx78 » Dom Fev 10, 2019 10:33 pm

United States and South Korea reach stopgap deal on troop cost-sharing

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Chief U.S. negotiator Timothy Betts, left, and his South Korean counterpart, Jang Won-sam, sign documents at the Foreign Ministry in Seoul on Feb. 10. (South Korea Foreign Ministry/Yonhap via AP)

By Simon Denyer and
Min Joo Kim
February 10 at 3:37 AM

TOKYO — The United States and South Korea signed a preliminary deal to share the cost of the U.S. troop presence in the country Sunday, removing an irritant between the allies ahead of President Trump’s upcoming summit meeting with North Korean leader Kim Jong Un.

But the deal was a stopgap agreement, covering only one year, instead of the usual five, after drawn-out negotiations caused by Trump’s determination to get Seoul to pay substantially more.

The United States had initially demanded a doubling of the South Korean contribution, but in the end had to settle for an increase of 8.2 percent for the first year, equivalent to the rise in Seoul’s total defense budget this year. South Korea has agreed to pay 1.0389 trillion won, or around $920 million, up from the 960 billion won a year it paid from 2014 to 2018.

The United States and South Korea expressed satisfaction with the deal, known as the Special Measures Agreement, or SMA.

“The United States government realizes that Korea does a lot for our alliance and for peace and stability in this region, and the SMA is only a small part of that,” said Timothy Betts, the U.S. deputy assistant secretary of state for plans, programs and operations, who led the negotiations.

“But it’s an important part, and we are pleased that our consultations resulted in an agreement that I think will strengthen transparency and strengthen and deepen our cooperation in the alliance.”

The signing was labeled “preliminary” because the deal needs to be ratified by South Korea’s legislature. Foreign Minister Kang Kyung-wha expressed optimism that it would be approved.

“I think the response so far has been quite positive,” she told Betts. “Of course there are some points of criticism as well, and we will have to deal with them, but I think at this point we were able to close the gap on the total amount.”

The two sides held 10 rounds of negotiations last year, failing to reach agreement before the previous deal expired at the end of 2018.

They agreed to set up a working group to handle cost-sharing negotiations in the future, stipulating that if no new agreement is reached by the end of this year, “to prevent the absence of an agreement, the two sides can extend the previous agreement upon mutual consent.”

Opposition conservative lawmaker Won Yoo-chul said the two sides had reached a “wise” and reasonable compromise.

“It is fortunate that the deal was reached before the upcoming Trump-Kim summit in Vietnam, so that the troops card is off the table,” he said. “Defense cost-sharing is an issue between us two allies, not a bargaining chip with North Korea.”

But Won, a member of the parliamentary foreign affairs committee, warned that the short-term nature of the deal could cause friction.

“With renegotiation every year, the two sides will go through a standoff each time, which will look bad for the alliance,” he said. “The alliance between two countries should not be approached from an economic perspective alone.”

Ruling party lawmaker Song Young-gil said the two sides had little choice but to reach a deal before the summit. He said he expects the United States to push harder in the next round of negotiations, so that the president can declare a “win” ahead of elections in 2020.

“The way Washington views the alliance has changed since Trump took office,” he said. “With Trump’s isolationist pursuits, the United States is not taking the role of global policeman anymore.”

The deal has also been closely watched in Japan, which is next in line in Trump’s campaign against what he sees as “free-riders” taking advantage of U.S. defense spending.

Although senior members of his administration have repeatedly tried to convince Trump that the United States gains enormous national security benefits by stationing troops in Japan and South Korea, the president is determined to get more from both countries, especially because both run trade surpluses with the United States.

South Korea hosts about 28,500 U.S. troops on more than 20 sites, while Japan hosts around 54,000, about half on the island of Okinawa.

Michael Bosack, a special adviser at the Yokosuka Council on Asia-Pacific Studies in Japan, said the South Korea deal would reassure U.S. allies that a deal is possible with the Trump administration, But he warned that U.S. brinkmanship tactics have already fueled doubts about the country’s commitment to its allies.

“While in the short-term, this may mean allies pay more for things like cost-sharing measures, in the long-term it erodes trust in U.S. security guarantees, which bears far more significant costs,” he said.

If the United States is seen as “extortionist” in the negotiations, it could undermine public support for the alliance in South Korea, he said.

Japan is due to begin negotiations over defense cost-sharing at the end of this year or early next year. Tokyo will argue that it is anything but a “free-rider,” especially because it is making significant purchases of F-35s and the Aegis Ashore missile defense system from the United States. But Bosack said those purchases won’t show up directly in the troop cost-sharing balance sheet.

“If Japanese officials are counting on those things alone to carry them through cost-sharing negotiations, they are in for a rude awakening,” he said.

Meanwhile, the United States and North Korea plan to hold a new round of talks in another Asian nation next week, as they prepare for the Trump-Kim summit, South Korea’s presidential office announced Sunday.

Kim reported from Seoul.
https://www.washingtonpost.com/world/un ... 9e6f6709d7




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#2063 Mensagem por akivrx78 » Dom Fev 10, 2019 10:42 pm

A Coreia do Sul não responde ao pedido do Japão para conversações sobre a apreensão de ativos ligada à decisão trabalhista em tempo de guerra

KYODO
9 de fevereiro de 2019

SEUL (Reuters) - A Coréia do Sul não respondeu ao pedido do Japão para iniciar negociações sobre a apreensão iminente de ativos de uma importante siderúrgica japonesa em conexão com uma decisão judicial coreana sobre a questão do trabalho em tempo de guerra, disse uma autoridade do Ministério do Exterior.

Sexta-feira foi o prazo de 30 dias para que Seul responda se aceitará o pedido de Tóquio de consultas bilaterais para resolver a questão da apreensão de ativos.

A decisão veio depois que o Japão alertou a Coréia do Sul que tomará "contramedidas" se Seul avançar na venda de quaisquer bens apreendidos da companhia japonesa, que se recusou a pagar indenização por trabalho forçado em tempo de guerra.

Tóquio sustenta que a questão da compensação foi resolvida sob um acordo anexo ao tratado de 1965 que normalizou os laços entre o Japão e a Coréia do Sul, e vê a decisão como uma violação.

As opções do governo japonês incluem o aumento das tarifas sobre as importações sul-coreanas e a rememoração do embaixador do Japão em Seul, o que pioraria os laços bilaterais já prejudicados pelas disputas sobre a questão trabalhista, bem como os recentes incidentes militares.

A linha vem de uma decisão do Supremo Tribunal da Coréia do Sul, em outubro, que ordenou que a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp. pagasse uma indenização pelo trabalho forçado durante a guerra durante a colonização da península coreana entre 1910 e 1945.

A produtora de aço não seguiu a ordem de indenização e foi notificada em 9 de janeiro por um tribunal distrital sul-coreano sobre a apreensão de seus ativos.

O tribunal, no entanto, parou antes de ordenar qualquer venda dos ativos, uma vez que os demandantes sul-coreanos estão tentando chegar a um acordo extrajudicial.

https://www.japantimes.co.jp/news/2019/ ... GDEH7jgpnI




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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2064 Mensagem por akivrx78 » Dom Fev 10, 2019 10:55 pm

South Korean assembly speaker says Japanese emperor's apology needed

February 09, 2019

SEOUL (Kyodo) -- South Korean National Assembly Speaker Moon Hee Sang this week called on Japanese Emperor Akihito to apologize to women forced to work in Japan's wartime military brothels before his upcoming abdication, according to Bloomberg news service.

In an interview conducted on Thursday, Moon called Emperor Akihito "the son of the main culprit of war crimes," referring to his father, Emperor Hirohito, the monarch during World War II, Bloomberg reported Friday.

"If a person like that holds the hands of the elderly and says he's really sorry, then that one word will resolve matters once and for all," he said when asked how South Korea and Japan can end their long-running rows over wartime history.

"It only takes one word from the prime minister, who represents Japan -- I wish the emperor would do it since he will step down soon," Moon was quoted as saying.

Bilateral ties have long been strained over historical grievances related to Japan's colonial rule of the Korean Peninsula between 1910 and 1945.

They have been under added pressure following a string of court rulings in South Korea in favor of wartime forced laborers seeking damages.

The online version of South Korean newspaper JoongAng Ilbo said that by hurting Japanese national sentiment, Moon's remarks are "expected to cause repercussions." There is even the possibility of a further worsening of the feud between the two neighbors.

The 85-year-old Emperor Akihito is set to abdicate on April 30, which will make him the first living Japanese monarch to do so in about 200 years.

Moon, a member of the ruling Democratic Party, headed the federation of South Korean and Japanese lawmakers between 2004 and 2008. He was elected speaker of the National Assembly last year.

In May 2017, he visited Japan as a special presidential envoy and held talks with Japanese Prime Minister Shinzo Abe.

https://asia.nikkei.com/Politics/Intern ... ogy-needed




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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2065 Mensagem por akivrx78 » Dom Fev 10, 2019 10:56 pm

Coreano pede indenização por bônus de guerra, seguro adquirido à força durante a ocupação japonesa
Por Sohn Ji-young
Publicado: 07 de fevereiro de 2019 - 14:31

Um sul-coreano teria entrado com um processo por danos buscando compensação por títulos de guerra e produtos de seguro que seu pai foi forçado a comprar de companhias financeiras japonesas em 1943, durante o governo colonial japonês da Coréia.

De acordo com um relatório da emissora YTN na quinta-feira, Ahn Chul-woo, um homem de 80 anos que vive em Busan, está processando a Coréia contra o Japan Post Group, uma grande empresa financeira e operadora de correios no país vizinho. .

Ahn dirigiu seu processo contra o Japan Post sob o argumento de que a entidade era formada pela fusão de empresas financeiras japonesas que estavam presentes no momento da ocupação da Coréia no Japão e, portanto, é a parte responsável por títulos e produtos de seguro vendidos durante o período.

Imagem
(Cortesia de YTN)

Os títulos de guerra são títulos de dívida emitidos por um governo com o propósito de financiar operações militares e outros gastos em tempos de guerra, como a Guerra do Pacífico em que o Japão lutou contra as nações aliadas entre 1941 e 1945.

Produzindo provas de títulos de guerra e contratos de seguro como prova para o tribunal local, Ahn buscou compensação pelos títulos no valor monetário atual, argumentando que, considerando a natureza forçada e o montante da captação de recursos, o período de retorno deveria ser isentado.

O caso foi tentado duas vezes. O tribunal aliou-se à firma japonesa e aceitou a opinião de que, mesmo que as compras de títulos e seguros fossem legítimas, o período de retorno compulsório expirou. O tribunal também disse que há falta de evidências que sugiram que a unidade postal do governo japonês da Coréia do Sul é equivalente ao atual Posto do Japão.

A ação será ouvida no Supremo Tribunal da Coréia, o mais alto tribunal do país, para uma decisão final.

Enquanto isso, Chung Chae-won, um homem de 103 anos que trabalhou em uma companhia ferroviária durante o governo colonial japonês, forneceu testemunhos adicionais de que o governo japonês puniria ou se recusaria a contratar coreanos para cargos na época, a menos que eles se inscreveu para um acordo de seguro.

Por Sohn Ji-young ( jys@heraldcorp.com )
http://www.koreaherald.com/view.php?ud=20190207000581




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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2066 Mensagem por akivrx78 » Dom Fev 10, 2019 11:04 pm

Lessons of the Japan-South Korea maritime spat
by Mark J. Valencia
Feb 6, 2019

HAIKOU, CHINA - Several maritime incidents between military assets of U.S. allies Japan and South Korea and their aftermath have disrupted and damaged the Japan-South Korea relationship, and may have broader implications for the geopolitics of the region.

How did such relatively minor incidents turn so serious so swiftly? What lessons can be learned that are applicable to other nations that may find themselves in similar situations?

In late December, Japan accused a South Korean warship of locking its fire-control radar on one of Japan’s maritime surveillance aircraft overflying the area of overlap of their claimed exclusive economic zones (EEZ) in the Sea of Japan. Japan said that in doing so, South Korea had violated the Code for Unplanned Encounters at Sea (CUES); Tokyo called the incident “extremely dangerous.” In response, South Korea accused the Japanese aircraft of flying dangerously low over its warship.

Then on Jan. 23, South Korea accused a Japanese surveillance plane of making “provocative” and “threatening” passes over one of its naval vessels near Ieodo (Socotra) in the Yellow Sea, a submerged feature that China claims as part of its EEZ. South Korea said similar incidents occurred on Jan. 18 and 22. Ominously, South Korea added that “if such activity repeats again, our military will respond strongly.” Some interpreted this as a threat to use force.

Both sides have denied the accusations and demanded apologies. The rhetoric became ever more vitriolic. Scheduled military vessel visits and senior-level defense exchange programs were suspended. Some South Korean ruling party lawmakers called for the scrapping of an important intelligence-sharing agreement between the two. The dispute continues to simmer.

This flap must be viewed within its particular political context. Relations between Japan and South Korea have long been brittle, based on bitter history and visceral enmity stemming from Japan’s colonial rule of the peninsula from 1910 to 1945. Major issues have flared in recent years including over “comfort women”; wartime labor; chauvinistic Japanese textbook descriptions of Japan’s rule; and the sovereignty dispute over Takeshima/Dokdo. All these have aroused strong nationalist feelings on both sides and the relationship has sunk to its lowest point since the two countries normalized relations in 1965.

Thus the at-sea military encounter became a political pinprick that lanced the festering sore of nationalism, which then erupted and rapidly spilled over into the broader relationship.

While having some peculiarities particular to the Japan-South Korea relationship, the imbroglio has nevertheless generated some valuable lessons for the region.

First, such incidents can easily and quickly turn nasty — not just between enemies but even between “friends.” Military confrontations are very sensitive and can become infused with nationalist sentiments and domestic politics. Indeed, maritime disputes in particular have emerged as matters of national pride that warrant political and, if necessary, military action to defend the “motherland.” There are similar historical enmities and maritime disputes elsewhere in Asia. The U.S.-China military relationship has been stressed because of similar incidents resulting from U.S. intelligence probes and U.S. Navy challenges to China’s claims in the South China Sea.

Second, CUES is ineffective in such situations. CUES is a 2014 agreement to reduce incidents at sea and — if an incident occurs — to prevent it from escalating. Japan, China, South Korea and the United States are signatories to the voluntary agreement. The U.S. argues that if all adhere to CUES all will be well. But they do not and it will not prevent or mitigate such incidents. This is because many such encounters are not unintentional or even unexpected. Some are the result of intentional testing of limits and the sending of “messages.” Moreover, the voluntary nature of CUES and its application only to purely military forces limit its usefulness in Asia.

Third, the legal issues are complicated and there is no clear wrong or right. The military assets of both Japan and South Korea had the right to be where they were. The South Korean Navy said that in the December incident its warship was searching for a North Korean fishing vessel in distress. If so, it was actually required by the U.N. Charter and the U.N. Convention on the Law of the Sea (UNCLOS) to render such assistance to any ship in distress on the high seas. Since the December incident occurred in Japan’s claimed EEZ, its surveillance aircraft certainly had a right to check out what was going on. Indeed, the aircraft’s mission may have included monitoring possible violations of U.N. Security Council sanctions against trading with North Korea through ship-to-ship transfers. So the real questions are what did each side do and why — and this is where they vehemently disagree.

The issues involve different interpretations of the EEZ and air defense identification zone (ADIZ) regimes — as well as expected military practice in such areas and the threat of use of force. They also involve advances in military technology that have outpaced law and custom. This gap needs to be addressed, not just between the two immediate protagonists but by potential ones as well.

A case in point is the prohibition on the threat of use of force in UNCLOS. Some argue this includes the demonstrated intent to use armed force. But does this mean that locking fire-control radar on a plane or ship constitutes a threat of use of force? In 2013, Japan declared that the locking on of fire-control radar by Chinese warships on a Japanese military vessel and aircraft may have violated this prohibition. Meanwhile, South Korea said in regard to the provocative low passes by Japanese aircraft that “if the subject of the threat feels threatened, it is then a threat.”

There are other underlying jurisdictional issues that resonate internationally. Japan and South Korea have overlapping EEZs and ADIZs. In 2013 South Korea extended its ADIZ to include sensitive submerged rocks — Socotra — that are claimed by both South Korea and China. South Korea’s ADIZ also overlaps part of Japan’s ADIZ in the area and China’s 2013 declared ADIZ overlaps them both. The January incidents occurred in or near the overlap of the ADIZs. ADIZs are unilaterally declared and there is no international agreement governing their regulations or how to handle disputes that arise regarding them. For example, neither Japan nor the U.S. recognize China’s ADIZ in the East China Sea. Similar incidents could occur elsewhere and go unresolved — at least legally.

The South Korea-Japan relationship underpins the U.S. alliance system in Northeast Asia. Yet the U.S. has been publicly silent and seemingly impotent in tamping down the rising animosity between its two allies. The Trump administration is understaffed, preoccupied with other matters and has horse blinders regarding its preference for viewing foreign policy through a bilateral lens. Moreover, American policymakers may not want to get involved and risk the perception that Washington is taking sides, thus making matters worse. In any case, the U.S. has shown no inclination to intervene.

But if left to fester, the deteriorating Japan-South Korea relationship has the potential to undermine the U.S. alliance system. This U.S. ineffectiveness will not go unnoticed by its friends and foes alike. At the least, this lack of U.S. response may embolden China and North Korea to take more risks in the event of such incidents.

The point is that such seemingly minor incidents may have serious implications for relations between potential protagonists with interests and military forces operating in Asia. They need to be proactively addressed.

Mark J. Valencia is an adjunct senior scholar at the National Institute for South China Sea Studies in Haikou, China. © 2019, The Diplomat; distributed by Tribune Content Agency,

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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2067 Mensagem por akivrx78 » Dom Fev 10, 2019 11:20 pm

Um profundo desenvolvimento nas relações entre Tóquio e Seul
de Kan Kimura
10 de fevereiro de 2019

KOBE - As relações entre o Japão e a Coréia do Sul sofreram um golpe significativo após uma decisão contra o trabalho forçado em tempo de guerra de coreanos proferidos pela Suprema Corte da Coréia em 30 de outubro do ano passado. Em resposta à ação movida por aqueles comumente conhecidos pelo nome de “trabalhadores de fábricas recrutados”, a decisão do tribunal sul-coreana é baseada no entendimento de que “o domínio colonial japonês foi imposto pela força e como tal foi ilegal desde o início”. determinou que, sob o domínio colonial ilegal, as pessoas que foram mobilizadas para empresas japonesas têm o direito de buscar indenização.

Escusado será dizer que o Japão e a Coréia do Sul tiveram disputas no passado sobre as várias vítimas do domínio colonial, incluindo “confortar mulheres”. Nesse sentido, essa última decisão a respeito de operários recrutados é mais uma em uma série de disputas. No entanto, tem um significado que o diferencia de decisões anteriores tomadas pelo governo e tribunais sul-coreanos.

A razão está na lógica do julgamento. Pois se, como declara esta regra, o domínio colonial japonês era ilegal desde o início, e portanto aqueles mobilizados sob essa regra têm o direito de buscar compensação, então todos os atos praticados pelas autoridades coloniais japonesas naquela época eram ilegais e todas as pessoas sob sua responsabilidade. regra sem exceção - em maior ou menor grau - tem o direito de buscar indenização.

De acordo com um pesquisador sul-coreano, isso significa que “todos os 20 milhões de sul-coreanos que viviam sob o domínio colonial tinham o direito de pedir indenização” e, por meio da herança do direito de buscar indenização, esse direito será passado para 5 milhões de cidadãos que vivem hoje na Coreia do Sul. Deixando de lado a questão de até que ponto isso realmente será exercido, fica claro que o impacto dessa última decisão é enorme.

Além disso, o significado desta decisão proferida pelo tribunal sul-coreano não se limita às relações entre o Japão e a Coreia do Sul. Pois a decisão é provavelmente a primeira vez na história que a mais alta instituição judicial de um país declarou que o domínio colonial era ilegal. O tribunal sul-coreano atribuiu isso ao fato de que foi “imposto pela força”, mas o uso da força não é exclusivo do Japão e da Coreia do Sul.


Em quase todos os casos de colonização, está claro que os antigos estados do suserano usaram violência física. É exatamente por isso que as questões que cercam essa decisão, pelo menos logicamente falando, podem se transformar em problemas entre os antigos Estados do suserano e os países que eles colonizaram. De fato, um movimento surgiu para levar esse resultado para além da Coréia do Sul, com alguns ativistas sul-coreanos promovendo-o em outros países.

O que essa situação também nos oferece é uma visão potencial das questões que cercam o atual relacionamento entre o Japão e a Coréia do Sul, que nos ajudará a prever a situação em outras partes da Ásia e do resto do mundo. Isso ocorre porque as relações entre o Japão e a Coréia do Sul são um exemplo das relações de poder mais próximas entre um antigo estado de suserana e uma nação colonizada desde o século XIX.

Hoje, a Coréia do Sul é a 12ª maior economia do mundo, quase no mesmo nível da Rússia. Seu gasto militar anual é atualmente o décimo no mundo, e se a situação atual continuar, o país logo ultrapassará a Alemanha em nono lugar e o Japão em oitavo lugar.

Outro ponto importante a ter em mente é a experiência da Coréia do Sul com a “Terceira Onda da Democracia”. Para o povo da Coreia do Sul, os eventos da década de 1960, que os separaram do domínio colonial e normalizaram as relações com o Japão, passado distante sob um regime autoritário maligno. É precisamente por isso que eles consideram apropriado que os eventos ocorridos sob esse regime sejam investigados. E os tribunais estão baseando suas decisões nos novos valores de hoje não apenas em relação às relações com o Japão, mas em relação a muitas questões legais durante esse período de governo autoritário.

Situações semelhantes às da Coreia do Sul já estão ocorrendo em toda a Ásia. Os países asiáticos que experimentam um crescimento econômico contínuo estão se tornando afluentes e cada vez mais têm voz na comunidade internacional. A democratização leva à erradicação de práticas sociais anteriormente prejudiciais, incluindo a corrupção política nesses países. Em muitos países, as pessoas estão tomando as ruas e exigindo a reforma social e a erradicação do mal arraigado.

Em outras palavras, o caso da Coréia do Sul pode ser considerado um exemplo de um movimento para erradicar o mal arraigado na democratização dos países asiáticos, começando a estender sua influência para a esfera das relações internacionais. A Coréia do Sul é um favorito entre os ex-países em desenvolvimento e outros países asiáticos.

Olhando para trás, durante a Guerra Fria, uma grande disparidade de poder existia entre nações desenvolvidas, incluindo os Estados Unidos e o Japão, e outros países asiáticos, com a Ásia às vezes sendo pressionada a assinar tratados indesejados. Naturalmente, houve desigualdade e, da desigualdade, surgirá um retrocesso.

Como a comunidade internacional, especialmente os antigos países desenvolvidos, incluindo os antigos Estados do suserano, responderá a essa tendência? E como os antigos países colonizadores encontrarão um compromisso com o movimento interno pela reforma e o enorme impacto que isso terá na comunidade internacional?

O desafio que a Coreia do Sul, precursora dos antigos países colonizados, representa para o Japão, um país antigo e desenvolvido, poderia ser um importante teste decisivo que oferece um vislumbre dessa questão.

Kan Kimura é professor na Universidade de Kobe. © 2019, o diplomata; distribuído pela Tribune Content Agency
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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2068 Mensagem por akivrx78 » Ter Fev 12, 2019 7:39 am

Abe diz que o Japão quer desculpas por comentários sul-coreanos sobre o imperador

Isabel Reynolds
Emi Nobuhiro
e Youkyung Lee
20190212

Premier chama os comentários do legislador de "extremamente inapropriados"
O legislador pediu ao imperador que peça desculpas pelos "crimes de guerra" do pai

O primeiro-ministro Shinzo Abe denunciou os principais comentários de um parlamentar sul-coreano sobre o imperador japonês como "extremamente inapropriado", aumentando as tensões já existentes entre os dois vizinhos.

Abe disse ao parlamento na terça-feira que o Japão pediu à Coréia do Sul que pedisse desculpas pelas declarações de Moon Hee-Sang na semana passada descrevendo o imperador Akihito como "o filho do principal culpado dos crimes de guerra". Moon fez a declaração em uma entrevista à Bloomberg na quinta-feira. pediu uma desculpa imperial para resolver uma disputa sobre o tráfico colonial de mulheres coreanas para trabalhar em bordéis militares japoneses.

"Quando li esses comentários, fiquei realmente surpreso", disse Abe a legisladores em Tóquio. “Nosso país transmitiu imediatamente para a Coréia do Sul pela rota diplomática que os comentários do orador Moon eram extremamente inapropriados e muito lamentáveis. Nós protestamos fortemente e pedimos um pedido de desculpas e uma retratação.

Os dois países, que são os terceiros maiores parceiros comerciais, têm discutido questões decorrentes da ocupação da península coreana entre 1910 e 1945 no Japão. O atrito entre os dois aliados dos EUA levanta novas questões sobre os esforços de Washington para construir laços mais estreitos entre seus parceiros regionais para combater a Coreia do Norte e a China em ascensão.

Questionado sobre os comentários de Abe, o Ministério de Relações Exteriores da Coréia do Sul repetiu sua resposta anterior de que as observações de Moon pretendiam enfatizar o sofrimento das vítimas e que o país estava comprometido com laços "orientados para o futuro". "O Japão precisa mostrar sinceridade por honra, dignidade e curar a dor emocional das vítimas com base em uma abordagem centrada na vítima", disse o porta-voz do ministério em uma entrevista coletiva.

No domingo, o ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, advertiu Moon contra fazer comentários divisivos, sem exigir publicamente um pedido de desculpas. "Ainda não sabemos como a Coréia do Sul vai lidar com isso, mas esperamos uma resposta sincera", disse Kono ao Parlamento na terça-feira.

A maioria dos sul-coreanos acredita que o Japão não se desculpou suficientemente por suas ações durante a ocupação de 1910-45, enquanto muitos japoneses argumentam que as declarações passadas de arrependimento devem ter sido suficientes. Embora Akihito tenha expressado remorso pela colonização do Japão pela Coreia, sua posição reverenciada faz com que qualquer tentativa de envolvê-lo em disputas seja inaceitável para muitos japoneses.

Pedido imperial de desculpas do Japão

Um político da Coréia do Sul está exigindo uma desculpa imperial do Japão contra escravos sexuais durante a guerra.

O debate ressurgiu desde que Moon Jae-in foi eleito presidente em 2017 e mudou-se para desfazer o pacto de conforto das mulheres que seu antecessor alcançou com Abe. Após a morte do consolador Kim Bok-dong, que se tornou uma militante, no mês passado, Moon prometeu fazer todo o possível para "corrigir a história" das 23 sobreviventes.

"Leva apenas uma palavra do primeiro-ministro, que representa o Japão - eu gostaria que o imperador fizesse isso, pois ele deixará o cargo em breve", disse Moon Hee-sang, o porta-voz sul-coreano, que não é parente do presidente. semana. "Ele não é o filho do principal culpado dos crimes de guerra?"

Enquanto isso, Seul não respondeu à demanda de Tóquio no mês passado por conversações entre governos para discutir as decisões da corte sul-coreana contra empresas japonesas, alegando que eles usaram trabalho forçado durante a era colonial. O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul disse que ainda está revisando o pedido, apesar de o Japão ter estabelecido um prazo para o dia 8 de fevereiro.

Na segunda-feira, Moon Hee-sang esteve em Washington, onde se encontrou com o vice-secretário de Estado americano, John Sullivan. Eles prometeram fortalecer a cooperação trilateral com o Japão, disse o Departamento de Estado.

O Imperador não pode se envolver em questões politicas isto esta na constituição, o governo coreano sabe disto e joga lenha na fogueira somente para causar mais confusão.




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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2069 Mensagem por knigh7 » Sáb Mai 04, 2019 5:29 am





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Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#2070 Mensagem por P44 » Dom Jun 30, 2019 10:08 am

Trump, making history, steps into North Korea

https://www.militarytimes.com/news/your ... rth-korea/




Triste sina ter nascido português 👎
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