Programa de mísseis da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#781 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 01, 2019 12:21 am

Em um dos grupos que participo estão falando que a MB já tem encaminhado também o desenvolvimento do Mansub lançado por submarino. Não sei se é verdade ou não, pois não há fontes fiáveis, mas eu não acharia estranho que, talvez esse valor acima esteja ligado ao fato de a MB estar desenvolvendo ao mesmo tempo mais de uma versão do Mansup.

Mas essa é apenas uma suposição minha. Do ponto de vista técnico não há nenhum problema nisso já que a base do míssil é a mesma, o Exocet e suas versões utilizadas por aqui.

Notar que a Avibras, salvo engano, estave trabalhando na remotorização dos AM-39 que a MB tem.

A ver.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2081
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#782 Mensagem por gogogas » Ter Jan 01, 2019 5:59 pm

Serão 3 versões , Mansup ,Mansub ,Manaer
http://www.defesaaereanaval.com.br/voo- ... po-seleto/




Gogogas !
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13493
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#783 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 01, 2019 8:59 pm

Deixa eu ver se entendi, ainda irão desenvolver as outras duas versões? Se sim, é pior ainda.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#784 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 01, 2019 11:29 pm

Como disse acima, parece que o dinheiro gasto até agora refere-se à família e não apenas ao Mansup. Este saiu primeiro, os demais devem vir na sequência.
Não há mistério. Os mísseis da MB são uma versão melhorada do Exocet e não um produto novo.
Isso deve possibilitar o desenvolvimento mais rápido de todos eles, caso as verbas não sejam cortadas, como sempre.
No futuro haverá espaço para evoluir a partit de bases bem definidas e testadas.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13493
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#785 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 02, 2019 12:18 am

FCarvalho escreveu: Ter Jan 01, 2019 11:29 pm Como disse acima, parece que o dinheiro gasto até agora refere-se à família e não apenas ao Mansup. Este saiu primeiro, os demais devem vir na sequência.
Não há mistério. Os mísseis da MB são uma versão melhorada do Exocet e não um produto novo.
Isso deve possibilitar o desenvolvimento mais rápido de todos eles, caso as verbas não sejam cortadas, como sempre.
No futuro haverá espaço para evoluir a partit de bases bem definidas e testadas.

Abs
Nada disso, o dinheiro gasto até agora foi tão e somente no Mansup. Se fosse gasto com outras versões, estariam apresentando ao menos Mockup deles.

Vamos ter que gastar mais pra colocar esse lixo em outras plataformas.

Ser versão melhorada do Exocet BI não significa que seja algo bom. É a mesma coisa de ser uma versão melhorada do míssil Cobra e achar que é coisa boa em pleno 2019.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#786 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 02, 2019 12:50 am

FCarvalho escreveu: Ter Jan 01, 2019 11:29 pm Como disse acima, parece que o dinheiro gasto até agora refere-se à família e não apenas ao Mansup. Este saiu primeiro, os demais devem vir na sequência.
Não há mistério. Os mísseis da MB são uma versão melhorada do Exocet e não um produto novo.
Isso deve possibilitar o desenvolvimento mais rápido de todos eles, caso as verbas não sejam cortadas, como sempre.
No futuro haverá espaço para evoluir a partit de bases bem definidas e testadas.

Abs
Exato.

O investimento até agora está relacionado à família de mísseis.

3 versões.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13493
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#787 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 02, 2019 12:55 pm

Carlos Lima escreveu: Qua Jan 02, 2019 12:50 am
FCarvalho escreveu: Ter Jan 01, 2019 11:29 pm Como disse acima, parece que o dinheiro gasto até agora refere-se à família e não apenas ao Mansup. Este saiu primeiro, os demais devem vir na sequência.
Não há mistério. Os mísseis da MB são uma versão melhorada do Exocet e não um produto novo.
Isso deve possibilitar o desenvolvimento mais rápido de todos eles, caso as verbas não sejam cortadas, como sempre.
No futuro haverá espaço para evoluir a partit de bases bem definidas e testadas.

Abs
Exato.

O investimento até agora está relacionado à família de mísseis.

3 versões.

[]s
CB
É mesmo? Cadê o Mockup? Detalhes? Imagens?

Só há falatório e imagens sobre o MANSUP, necas sobre outras versões. Logo não há se quer protótipo e teremos que gastar para construí-los, depois testa-los.

Ou seja, mais $$$.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#788 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 02, 2019 1:43 pm

Gabriel, as ffaa's não são o melhor exemplo de publicidade que se tem no governo.
E o texto acima destaca o sigilo com que este projeto vem sendo conduzido pela MB.
Enfim, o resultado a priori é o que foi apresentado agora na forma do Mansup.
Os demais virão a seu tempo.
Com ou sem propaganda.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#789 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 02, 2019 2:23 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 02, 2019 1:43 pm Gabriel, as ffaa's não são o melhor exemplo de publicidade que se tem no governo.
E o texto acima destaca o sigilo com que este projeto vem sendo conduzido pela MB.
Enfim, o resultado a priori é o que foi apresentado agora na forma do Mansup.
Os demais virão a seu tempo.
Com ou sem propaganda.

Abs
Exato.

Na verdade se procurar por aí existem sinais, mas a coisa não é explícita.

Aguardar, pois a prioridade é terminar o MANSUP.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#790 Mensagem por alex » Qua Jan 02, 2019 2:29 pm

Pelas informações esse programa levou até agora 100 milhões de dólares. Se é muito ou não sei mas está caminhando e é um dos raros casos de pesquisa e desenvolvimento neste país. Levo mais fé neste programa do que no fodastico submarino nuclear.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13493
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#791 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 02, 2019 2:42 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 02, 2019 1:43 pm Gabriel, as ffaa's não são o melhor exemplo de publicidade que se tem no governo.
E o texto acima destaca o sigilo com que este projeto vem sendo conduzido pela MB.
Enfim, o resultado a priori é o que foi apresentado agora na forma do Mansup.
Os demais virão a seu tempo.
Com ou sem propaganda.

Abs
Velho, fala sério kkkkk.

Vão esconder o desenvolvimento de um míssil dos anos 70?

É uma desculpa mais esfarrapada que outra pra defender essa bosta.
alex escreveu: Qua Jan 02, 2019 2:29 pm Pelas informações esse programa levou até agora 100 milhões de dólares. Se é muito ou não sei mas está caminhando e é um dos raros casos de pesquisa e desenvolvimento neste país. Levo mais fé neste programa do que no fodastico submarino nuclear.
Gastamos R$ 195 milhões para desenvolver o MTC-X, com 100 unidades já encomendadas no contrato, contra R$ 380 milhões no Mansup sem nenhum contrato de encomenda.

Tire a partir desse ponto e veja se não foi caro.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#792 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 03, 2019 8:47 pm

A base do Mansup é o Exocet, mas definitivamente ele não é a mesma coisa que o Exocet.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#793 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 03, 2019 9:18 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jan 03, 2019 8:47 pm A base do Mansup é o Exocet, mas definitivamente ele não é a mesma coisa que o Exocet.

Abs
Exatamente.

Todo país com programas de mísseis começou mais ou menos assim. Ninguém ensina um montão de coisas e só pesquisando e investindo e aproveitando oportunidades aqui e ali que se aprende. Quem quer barato compra pronto e ajuda o País vendedor e suas industrias sem contar as coleiradas.

Cada um faz a sua escolha.

Com a família do MAN... a MB fez a escolha dela.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#794 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 03, 2019 9:56 pm

Uma escolha racional e lógica que só não trouxe resultados mais cedo devido a inépcia orçamentária de sempre.
É torcer agora para que esse programa não tenha o mesmo destino de outros das demais forças, relegados à míngua e ao ostracismo esperando que um dia as coisas mudem.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: Programa de mísseis da MB

#795 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Mar 21, 2019 4:21 pm

Dia 20/03 a MB testou o segundo protótipo do MANSUP:

https://www.naval.com.br/blog/2019/03/2 ... uperficie/
O lançamento foi realizado a bordo da Fragata “Independência“ e confirmou o correto funcionamento de vários subsistemas e de alguns aperfeiçoamentos realizados após o primeiro teste, ocorrido em novembro de 2018 a bordo da Corveta “Barroso”. Durante o lançamento, foram feitas verificações adicionais no sistema de navegação, controle e guiamento do MANSUP, cumprindo com êxito a trajetória esperada, conforme verificado por meio dos dados da telemetria, também nacional, instalada no míssil e em unidades participantes da operação. Tais dados serão empregados adicionalmente como subsídios para o aperfeiçoamento do protótipo.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Responder