TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82321 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 23, 2018 3:11 pm

Entendo a aminesia coletiva com relação ao snowden e fazer o que? Tudo bem.

Quanto ao revo a coisa não é tão traumática assim porque da Austrália ao UK e mesmo o Chile você pode fazer Revo com tanto a lança quanto a Cesta utilizando o Kc135, kc330, kc767, etc.

Ou seja, novo ou velho existem aeronaves disponíveis para esse tipo de operacao.

Enfim, se o problema fosse o tipo de reabastecimento isso deveria estar no RFP.

Meu ponto desse papo todo e que a algumas páginas atrás a coisa ficou entre caro e barato e acho que para termos mais vantagens comerciais deveríamos ter colocado aeronaves que nos proporcionassem maior barganha (monomotores e fora da zona do euro seria ideal) e assim quem sabe mesmo com a escolha do Gripen teríamos muito mais vantagens na negociação.

E o que penso

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82322 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 23, 2018 3:28 pm

Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 am
Bolovo escreveu: Sáb Dez 22, 2018 7:03 pm
É ideologia. A FAB tem uma admiração imensa pelos EUA. Sendo americano, pode fazer de tudo. Não é a toa que a Boeing terá 80% da JV, mas poderá comprar os 20% restantes se quiser. E vc acha que alguém irá vetar isso?
Sinceramente, não há esse sentimento generalizado na Força, não é a toa que o Gripen foi o escolhido pela Força, em detrimento ao F-18 SH,
Foi escolhido porque tinha um Snowden no meio do caminho e uma Presidente que não gostou de ser espionada.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 ambem como fomos de Mirage 2000 por um tempo,
O melhor caça que a FAB já teve, que você mesmo disse nos ensinou BVR e voar a 9G, e que foi aposentado por birra pra apressar o FX2.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 ambuscamos produtos russos (AAe e Mi35),
Tudo lixo comunista empurrado goela abaixo, dito aqui repetidas vezes e jamais desmentida por nenhum fabiano.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 ammaterial israelense em vez de americanos, etc.
Porque material israelense é o que sobrou. Vai colocar um AIM-120 ou um JSOW no F-5, não vai dar né?
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amMas por outro lado existem algumas características quando se comercializa com os americanos que são muito melhores que outros países, tais como o controle de qualidade na produção, as publicações técnicas e o pós-venda.
Me diga UM, somente UM equipamento americano de ponta que a FAB tenha que justifique isso. Não vale falar do Blackhawk, o helicóptero que não tem RWR, não tem MAWS, não tem IRCM, não tem flares, não tem porra nenhuma que faça esse helicóptero sobreviver 30 segundos num TO moderno.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amAcho uma falácia muito grande falar isso, basta ver todos os projetos recentes da FAB: Gripen,
Gripen foi o que sobrou. Depois do Saito enquadrar o barbudo comunista, o caminho ficou livre pro Hornet. Pena que tinha o homem de neve no caminho.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 am modernização F-5,
Modernizar F-5 até o Irã faz, bicho.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amarmamentos F-5/A-1,
Tudo Israel. Os EUA liberaram algo?
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amVANT,
Israelense idem.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amMi-35,
Tralha comunista que dispara o único míssil ar-terra da FAB.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 ammodernização do P-3AM (Espanha, plataforma foi sobra do deserto),
Programa desastroso onde o avião tem asas podres e o sistema de combate não conversa com o Harpoon.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amA-1M,
Apenas 14.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amsistema Erieye e modernização do E-99,
Programa que veio a reboque do Sivam. Bom lembrar que no mesmo programa, houve aquele famoso escândalo que a Raytheon só ganhou da Thales na concorrência dos radares terrestres porque mais uma vez houve espionagem americana.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amSatélites,
O satélite francês (olha lá, os malditos franceses novamente) que o governo Temer já mandou privatizar.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amSistema comunicação segura de todas aeronaves (R& S alemão), e por ai vai.
Querer usar um sistema de rádio que é padrão na OTAN pra provar a independência é demais né.
Thor escreveu: Dom Dez 23, 2018 12:34 amSerá mesmo que a FAB tem esse amor todo pelos EUA? Quantas bases dos EUA temos aqui? Olhem os projetos e reflitam sobre essas afirmações preconceituosas...
Quantas bases? Todas, vide a demostração de afeto e carinho que foi o Super Hornet em Pirassununga em 2013, eu tava lá pra ver a babação que foi.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82323 Mensagem por Túlio » Dom Dez 23, 2018 3:32 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

AUSTRÁLIA (RAAF): P&D (F-18).
CHILE (FACh): FB (F-16 + KC-135).
UK (RAF): P&D (Typhoon).
UK (RN): P&D (F-35B).


Próximo! [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82324 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 23, 2018 3:45 pm

Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 3:32 pm :lol: :lol: :lol: :lol:
AUSTRÁLIA (RAAF): P&D (F-18).
E o F-35? Já tem alguns voando por lá bicho.

https://i.pinimg.com/originals/43/1e/b9/431eb97456fc7c941932c80724ce8ced.jpg

Sem esquecer que eles também tem o C-17 e o E-7. Não é a toa que o KC-330 é padronizado para os dois tipos.

https://pbs.twimg.com/media/DQjWgoWUQAAffde.jpg:large
Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 3:32 pmCHILE (FACh): FB (F-16 + KC-135).
E o F-5? Aqui reabastecendo no KC-135:

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2013/03/F-5F-Tiger-III-do-Chile-em-forma%C3%A7%C3%A3o-para-REVO-foto-FACh.jpghttps://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2013/03/F-5F-Tiger-III-do-Chile-em-REVO-foto-FACh.jpghttps://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2013/03/F-5E-Tiger-III-do-Chile-nos-100-anos-da-Avia%C3%A7%C3%A3o-Militar-no-Uruguai-foto-FACh.jpg
Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 3:32 pmUK (RAF): P&D (Typhoon).
UK (RN): P&D (F-35B).
Os primeiros F-35B do Reino Unido estão no 617 Squadron da RAF.

https://www.raf.mod.uk/aircraft/lightning/

Além disso o compartilhamento das aeronaves por lá é comum. Vai ter F-35B da RAF voando nos porta-aviões. Nenhum F-35A por enquanto.
Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 3:32 pm Próximo! [003] [003] [003] [003]
No aguardo. Essa foi muito fácil.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82325 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 23, 2018 3:55 pm

Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 2:29 pm :arrow: Sempre vou estranhar essa charla de "se não fosse o Snowden", não vejo sustentação séria nisso. O caso do espião foi POLÍTICO, a escolha da COPAC foi TÉCNICA. Por exemplo, a FAB queria IRST orgânico, onde botar isso no F-18? Tem um Vulcan e seu tambor de munições no lugar, daí começam as escolhas: ou reposiciona (onde for colocado é combustível interno a menos), usa em pod (problemas de pontaria por distorções de montagem durante manobras) ou simplesmente fica sem (não-opção aqui); depois escolhe um IRST no mercado, instala e integra. Tudo isso não vai ajudar a baratear o preço final, pelo contrário, e quem pede paga. Lembrar ainda que IRST em pod (que é o que o F-18 pode usar) não é orgânico da aeronave. O WAD também seria problema com os ianques, que o cogitavam apenas para o F-35 e a FAB não arredava pé. Neste ponto me parece que as coisa estava entre o Rafale (Política, o que pode ser confirmado pelo "gópi do Lula", que tentou passar por cima de tudo na caradura e comprar direto do Françuá, sendo logo a seguir desmentido por seus próprios subordinados, incluindo o MinDef Jobim, francófilo de carteirinha) e o Gripen (Técnica, lembrar que desde o FX-1 o escolhido pela COPAC era o C/D), agora NG.
F/A-18 sem IRST interno?

https://imgproc.airliners.net/photos/airliners/5/4/8/1866845.jpg?v=v40


O IRST em pod é uma solução mais simples barata para a USN não ter que mexer na estrutura de 500+ aviões. E o WAD? Em 2011 a Boeing já falava disso (https://www.aereo.jor.br/2011/04/13/laa ... t-com-pcd/) e os próximos Block III da USN todos terão (http://www.thedrive.com/the-war-zone/21 ... ets-future).




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82326 Mensagem por Túlio » Dom Dez 23, 2018 4:06 pm

Bolovo escreveu: Dom Dez 23, 2018 3:45 pm
No aguardo. Essa foi muito fácil.
Só se eu estivesse DOIDO! F-35 pode vir com Probe retrátil, como os da RN. Já F-16 é sodas, vejas os da PAF, que só fazem exercício com REVO quando a USAF tá junto, os Tankers deles são P&D. :mrgreen:

F-5 reabastecendo com P&D é óbvio, queria ver enfiarem o FB nele; idem F-16 sendo reabastecido com Drogue, onde fica a Probe dele? :lol:

Finalizando, para variar vi que não leste meu post anterior, ou terias notado que mencionei como é simples para um -135 ou posterior, originalmente com FB, ter também P&D; o inverso é pura complicação e custo.

Faltou ainda me mostrarem como se bota IRST orgânico em F-18 sem tirar o Vulcan & quetales, mas tá, vi que o lance é obliterar o THOR, vai vendo... :roll: :roll: :roll: :roll:

EDIT - Vi o novo post, onde sai uma charla nadavê sobre o que posso resumir como "se é bom para USN e USMC é bom para a FAB". Nem vou comentar, era IRST ORGÂNICO, não pod. E os ianques podem FALAR o que quiserem desde quando quiserem, quem FEZ foi a FAB, tendo até os Suecos não demonstrado nenhum interesse. Até que sim.

Próximo! :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82327 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 23, 2018 4:15 pm

Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:06 pm
Bolovo escreveu: Dom Dez 23, 2018 3:45 pm
No aguardo. Essa foi muito fácil.
Só se eu estivesse DOIDO! F-35 pode vir com Probe retrátil, como os da RN.
O F-35B e F-35C são PB e ponto final, não dá pra trocar. Todos os F-35 encomendados pelo Reino Unido, independente se é pra RN ou pra RAF, são da versão B.
Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:06 pmJá F-16 é sodas, vejas os da PAF, que só fazem exercício com REVO quando a USAF tá junto, os Tankers deles são P&D. :mrgreen:
F-5 reabastecendo com P&D é óbvio, queria ver enfiarem o FB nele; idem F-16 sendo reabastecido com Drogue, onde fica a Probe dele? :lol:
Até tem opção para o F-16, foi ofertado para exportação, mas ninguém nunca se interessou:

Imagem
Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:06 pmFinalizando, para variar vi que não leste meu post anterior, ou terias notado que mencionei como é simples para um -135 ou posterior, originalmente com FB, ter também P&D; o inverso é pura complicação e custo.
Não, isso não existe. O F-35A é FB e o F-35B e F-35C são PB. Não dá pra mudar o sistema de reabastecimento de uma versão para a outra.
Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:06 pmFaltou ainda me mostrarem como se bota IRST orgânico em F-18 sem tirar o Vulcan & quetales, mas tá, vi que o lance é obliterar o THOR, vai vendo... :roll: :roll: :roll: :roll:

EDIT - Vi o novo post, onde sai uma charla nadavê sobre o que posso resumir como "se é bom para USN e USMC é bom para a FAB. Nem vou comentar, era IRST ORGÂNICO, não pod. E os ianques podem FALAR op que quiserem desde quando quiserem, quem FEZ foi a FAB, tendo até os Suecos não demonstrado nenhum interesse. Até que sim.
Acho que não fui claro, agora fiz uma versão Túlio friendly da mesma imagem:

Imagem
Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:06 pmPróximo! :lol: :lol: :lol: :lol:
No aguardo, essa foi ainda mais fácil.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82328 Mensagem por Túlio » Dom Dez 23, 2018 4:27 pm

Bolovo escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:15 pm
O F-35B e F-35C são PB e ponto final, não dá pra trocar. Todos os F-35 encomendados pelo Reino Unido, independente se é pra RN ou pra RAF, são da versão B.
Whatever. O que importa é que não usam FB.
Bolovo escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:15 pm Até tem opção para o F-16, foi ofertado para exportação, mas ninguém nunca se interessou:

Imagem
Verdade, é o CFT alternativo da Cobham que, aliás, EU fui o primeiro a mostrar aqui no DB e no ZM, bem como mencionar que não estava em uso por ninguém, igual aos CFTs dos Rafales. No caso do Cobham, pode ser porque a sonda retrátil e sistemas associados comem cerca de metade da capacidade do tanque de estibordo...

Bolovo escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:15 pm Não, isso não existe. O F-35A é FB e o F-35B e F-35C são PB. Não dá pra mudar o sistema de reabastecimento de uma versão para a outra.
Tem vez que penso estar falando com O BOURNE, alegadamente disléxico: basta leres outra vez o que quotaste e verás que me refiro a possibilidades DOS TANKERS, não dos caças. :mrgreen:

Bolovo escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:15 pm Acho que não fui claro, agora fiz uma versão Túlio friendly da mesma imagem:

Imagem

IH, agora sim, escangalhou de vez: o planeta inteiro está errado em botar IRST no topo, o lugar certo é EMBAIXO! [003] [003] [003] [003]

Bolovo escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:15 pm No aguardo, essa foi ainda mais fácil.

É, né? PRÓXIMOOOOOOOO!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82329 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 23, 2018 4:47 pm

Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:27 pmIH, agora sim, escangalhou de vez: o planeta inteiro está errado em botar IRST no topo, o lugar certo é EMBAIXO! [003] [003] [003] [003]
De onde você tirou essa BRILHANTE conclusão?

O maior caça de todos os tempos - pelo menos na minha opinião - tinha IRST na mesma posição e isso nunca foi um problema:

Imagem


Outro avião, FRAQUÍSSIMO diga-se de passagem, com um IRST retrátil na mesma posição, a tralha comunista MiG-31:

ImagemImagem


Mas já sei, JÁ SEI. Os americanos e os russos são sabem de P NENHUMA!!! Quem sabe de TUDO são os SUECOZZZZZ!!!!!!

Adivinha onde fica o IRST do Draken?!! :twisted: :twisted: :twisted:

Imagem
Imagem

Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 4:27 pmÉ, né? PRÓXIMOOOOOOOO!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Tá muito fácil, Túlio! Complica aí, pows...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Tutankhamon
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Mai 11, 2018 4:46 pm
Agradeceram: 69 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82330 Mensagem por Tutankhamon » Dom Dez 23, 2018 5:23 pm

Eu peço vênia na discussão e desejo a todos os amigos que , fortuitamente lerem este post, uma ótimo Natal , paz, saude, dindin e qualquer outra coisa que o faça feliz!

Grande abraço.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82331 Mensagem por Túlio » Dom Dez 23, 2018 6:20 pm

Tutankhamon escreveu: Dom Dez 23, 2018 5:23 pm Eu peço vênia na discussão e desejo a todos os amigos que , fortuitamente lerem este post, uma ótimo Natal , paz, saude, dindin e qualquer outra coisa que o faça feliz!

Grande abraço.
Da mesma forma, FARAÓ véio, acrescentando que o meu Ano Novo começa legal, já no dia 1º assume o Presidente que elegi e pelo qual fiz campanha. Mas, e agora ON topic, 2019 é também o ano em que...TCHAM TCHAM.. o GRIPEN começa a voar entre nós!!! :D :D :D :D

Haja Budweiser... [009] [009] [009] [009]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82332 Mensagem por Túlio » Dom Dez 23, 2018 6:33 pm

Ah, tinha esquecido: Colega @Bolovo, nem preciso complicar, já estás fazendo por mim e todo mundo vendo o quanto te enredas: Interceptador de Bombardeiros a grande altitude como o MiG-31, F-14, Draken, tudo última geração, né? Faltou F-8, Phantom, Viggen...errrr...perae, parece que o IRST que experimentaram no Viggen não ficava exatamente EMBAIXO. PUTZ, parece que no F-8 também não.. :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas por certo NÃO entendeste que, como falava em guerra moderna, tipo século XXI, por certo eu deveria estar me referindo a sistemas igualmente modernos, não? FLANKER, FULCRUM, PAK-FA, esses Russos, só INVOLUEM mesmo, tudo foi tirado lá de baixo, onde é CERTO, e botado pra cima, o que é ERRADO.

Boa sorte em tua próxima batalha aérea.

Vais precisar. [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82333 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 23, 2018 8:28 pm

Túlio escreveu: Dom Dez 23, 2018 6:33 pm
Ah, tinha esquecido: Colega @Bolovo, nem preciso complicar, já estás fazendo por mim e todo mundo vendo o quanto te enredas: Interceptador de Bombardeiros a grande altitude como o MiG-31, F-14, Draken, tudo última geração, né? Faltou F-8, Phantom, Viggen...errrr...perae, parece que o IRST que experimentaram no Viggen não ficava exatamente EMBAIXO. PUTZ, parece que no F-8 também não.. :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas por certo NÃO entendeste que, como falava em guerra moderna, tipo século XXI, por certo eu deveria estar me referindo a sistemas igualmente modernos, não? FLANKER, FULCRUM, PAK-FA, esses Russos, só INVOLUEM mesmo, tudo foi tirado lá de baixo, onde é CERTO, e botado pra cima, o que é ERRADO.

Boa sorte em tua próxima batalha aérea.

Vais precisar. [003] [003] [003] [003]
Meu amigo, você que está se complicando. Não existe "certo ou errado" nesses casos. São soluções diferentes. É você que está aferindo isso segundo a sua certificação aeronáutica em o que? Ah, é, em nada, talvez em "eu acho". Veja que o próprio EOTS do F-35, que fica debaixo do nariz, também tem função ar-ar. Coisa que o J-20 chinês copiou e tem um igualzinho lá. Mas eu acho que tá todo mundo errado também, quem tá certo é o Túlio, o sábio. :lol: :lol: :lol:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82334 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Dez 23, 2018 8:41 pm

Bem... O EOTS fica embaixo do nariz, mas em relação ao IRST o F-35 tem 6 sensores, em baixo, em cima, atrás em baixo e em cima e nos lados, garantindo cobertura 360º.

A propósito, será que o Túlio sabe os motivos para instalar o IRST em cima ou em baixo? O campo de visão? A utilização de cada um?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6358 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82335 Mensagem por Túlio » Dom Dez 23, 2018 8:56 pm

Bolovo escreveu: Dom Dez 23, 2018 8:28 pm
Meu amigo, você que está se complicando. Não existe "certo ou errado" nesses casos. São soluções diferentes. É você que está aferindo isso segundo a sua certificação aeronáutica em o que? Ah, é, em nada, talvez em "eu acho". Veja que o próprio EOTS do F-35, que fica debaixo do nariz, também tem função ar-ar. Coisa que o J-20 chinês copiou e tem um igualzinho lá. Mas eu acho que tá todo mundo errado também, quem tá certo é o Túlio, o sábio. :lol: :lol: :lol:

Ué, agora sou teu amigo de novo? Meio AUTORITÁRIO isso, não? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder