Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5356 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Nov 24, 2018 5:15 pm

A E5 é uma evolução da A5, pode até soar estranho uma evolução com menos potência, mas ela evoluiu de outras formas, em especial, como você já deve ter percebido, o KC-390 tem potência sobrando pro tamanho dele, precisava evoluir de outras formas.

E em relação a ele ter potência sobrando, não é bem, "sobrando", o A321 (e os E2 da Embraer, e praticamente todas as aeronaves comerciais) é um avião extremamente especializado, é uma especialização com demanda altíssima, ainda assim uma especialização extrema, ele cumpre a tarefa de decolar sem restrições de pista, subir até altitude de cruzeiro, voar em velocidade de cruzeiro por certa distância, descer, e pousar sem restrições de pista, qualquer kN nas turbinas além do mínimo necessário para essa rotina é desperdício de combustível, os motores estão dimensionados para essa rotina, as asas, fuselagem e tudo mais, e ele deve ser extremamente eficiente nessa rotina.

Já o KC-390, é mais "genérico", ele deve ser capaz de decolar de pistas boas e de pistas não tão boas, subir até altitude de cruzeiro, ou não, voar em velocidade de cruzeiro, ou não (imagine reabastecendo helicópteros, voo lento e a baixa altitude), e quando for pousar, talvezem pistas não tão boas, e ainda veículos devm ser capazes de embarcar nele por meios prórpios (quer dizer que asas e motores não podem ficar onde os engenheiros bem entenderem, não da para colocar trens de pouso muito altos que os veículos não conseguiriam embarcar).

Diante dessa diversidade de perfis de voo a Embraer precisou colocar motores um pouco mais potentes do que o mínimo necessário, asas com perfil que não é tão bom para cruzeiro, etc. O ponto é: não da para olhar para aeronaves comerciais e achar que as soluções se aplicam ao KC-390, é um perfil de missão muito diferente.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5728 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5357 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 27, 2018 5:54 pm

A minha curiosidade não foi nem no sentido de comparar as aeronaves, mas de saber de que forma a disposição de turbinas mais potentes, no caso a própria IAE V2500 ou outra similar, permitiria ampliar a performance já superlativa do KC390 no futuro, permitindo, ou não, eventuais alterações na sua estrutura atual.
Exemplo: os supostos requisitos da USAF para o substituto do Hércules que se comentou muito por aí estariam muito mais para uma aeronave como o A400M do que o KC390.
Um outro exemplo é mais simples. A FAB até hoje não possui uma aeronave de carga militar que ao menos igualasse as características dos vestutos KC-137,aposentados há mais de cinco anos e sem solução aparente em prazo previsível.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5358 Mensagem por Thor » Qui Nov 29, 2018 6:41 pm





Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5359 Mensagem por hotm » Qua Dez 12, 2018 5:45 pm

https://www.janes.com/article/85157/uk- ... ach-trials

para quando o KC-390 faz isto ou na antartida?
E o contrato com Portugal alguém faz ideia ?




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1332
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 51 vezes
Agradeceram: 477 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5360 Mensagem por Cassio » Dom Dez 16, 2018 10:29 pm

Atualização...





Avatar do usuário
tgcastilho
Sênior
Sênior
Mensagens: 932
Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 249 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5361 Mensagem por tgcastilho » Seg Dez 17, 2018 11:19 am

hotm escreveu: Qua Dez 12, 2018 5:45 pm
E o contrato com Portugal alguém faz ideia ?
O contrato vai ser assinado no dia de são nunca à tarde pela manhã. O marajá de são Bento é bom, mas é de letra... :roll: :mrgreen:




"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5362 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 17, 2018 1:18 pm

E o avião desenvolvido com dinheiro do.contribuinte brasileiro vai ser entregue de bandeja para a Boeing.

Que beleza!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
xatoux
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Jan 06, 2006 2:55 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5363 Mensagem por xatoux » Seg Dez 17, 2018 3:01 pm

Sao Jose dos Campos, a futura Detroit brasileira...




.
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2064
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5364 Mensagem por Frederico Vitor » Seg Dez 17, 2018 9:21 pm

KC-390, o cargueiro de guerra brasileiro que nasceu graças ao apoio do governo (PAC)

Imagem

*escrito com Gustavo Rojas

A dominância dos governos como clientes preponderantes no segmento militar é de grande importância no mundo todo. Os contratos de compras de aeronaves militares geralmente incluem contratos de “offsets”, contrapartidas em termos de transferências de tecnologias destinadas aos governos compradores. Estas condições diferenciadas do mercado de aeronaves militares podem reduzir as barreiras para o ingresso de novas empresas de países emergentes com forte respaldo governamental dentro das cadeias globais de valor. Estas características da indústria são importantes para entendermos as perspectivas do Projeto KC-390 da Embraer. A Embraer Defesa e Segurança foi criada em 2011 como o braço da empresa encarregado do desenvolvimento de projetos militares. Entre estes, encontra-se a principal aposta da empresa: o cargueiro militar KC 390. O projeto é fruto de contrato assinado em 2009 entre a Força Aérea Brasileira e a EMBRAER. Os investimentos requeridos para o seu desenvolvimento integraram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), garantindo priorização em sua execução orçamentária.

Com o KC-390, a Embraer busca ocupar um espaço importante no mercado mundial de transportes militares de 20 toneladas, passando a competir diretamente com empresas como a estadounidense Lockheed Martin, a européia AirBus e a ucraniana Antonov. Busca se inserir nesse novo nicho de mercado a partir de um modelo de baixo custo aquisitivo e operacional. Este elevado grau de competitividade apóia-se na ampla utilização de componentes da tradicional família de jets regionais da empresa. O custo de desenvolvimento do projeto custou à FAB apenas R$ 5 bilhões, valor correspondente a apenas um décimo quando comparado com os € 20 bilhões gastos pela Airbus no desenvolvimento de seu cargueiro A400M Atlas. O mercado potencial do KC-390 é extremamente atrativo, pois em muitos países do Ocidente a vida útil de seus cargueiros se aproxima do término. Os novos modelos do Hércules e do AirBus A400, seus concorrentes diretos, possuem custos significativamente superiores e a aquisição de cargueiros russos ou orientais é descartada por ampla parcela das Forças Armadas do Ocidente devido ao seu elevado custo de adaptação. Adicionalmente, a aeronave diferencia-se de seus competidores em outros pontos: 1) é um avião com propulsão a turbina, não a hélice como a maioria dos competidores dessa categoria, reduzindo o tempo de vôo das aeronaves; 2) menor custo e tempo de manutenção; 3) utiliza tecnologias e equipamentos conhecidos e disponíveis no mercado, reduzindo custos e riscos. A perspectiva da aquisição do segmento de aviação civil da Embraer pela Boing significaria, em termos simples, uma ruptura com o ciclo de difusão das inovações geradas no segmento militar e transferidas posteriormente, a baixo risco e maior escala, ao segmento civil. A complementariedade de ambos segmentos é a base da inovação da indústria aeronáutica e o KC-390, um passo inédito do Brasil na aquisição de conhecimentos para a construção de aeronaves de maior porte.

* notas de Vinicius Teixeira

O A-400 está em outra faixa de peso/capacidade. Os concorrentes diretos são o C-130J, que é uma aeronave modernizada, mas conta com 60 anos de projeto e 4 motores, o que implica em custos maiores de manutenção ao longo da vida útil, e uma aeronave russa ainda em desenvolvimento, proposta para ser feita em cooperação com a índia. O fato do KC ter motores turbofan pode ser uma vantagem em alguns cenários mas implica tbm em restrições em outros, como o pouso em pistas não preparadas e na neve, coisa que o C-130 executa sem muitos problemas. Porém o KC da Embraer pode reabastecer aeronaves voando mais rápido, chegar mais rápido, mais longe e com maior carga. Vai depender muito do operador e da doutrina de sua utilização. Tem funções que o C-130 não tem. A retirada do portfólio civil da Embraer pela Boeing, deixando apenas a área de defesa no Brasil certamente vai implicar na inanição desse segmento e falta de continuidade em projetos bancados pela FAB, dada a incerteza de que a tecnologia fique no país.

FONTE: http://www.paulogala.com.br/kc-390-o-ca ... L2xRTReges




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5365 Mensagem por Energys » Seg Dez 17, 2018 9:38 pm

Caso confirmado, foi assinado um dos maiores acordos "CARACÚ" de todos os Séculos; pior, com uso de fartas verbas públicas do Tesouro Nacional brasileiro! Dá asco!

Att.




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1332
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 51 vezes
Agradeceram: 477 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5366 Mensagem por Cassio » Seg Dez 17, 2018 10:03 pm

Finalmente parece que agora vai...




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5367 Mensagem por Energys » Seg Dez 17, 2018 10:16 pm

"Brasileiro é tão bonzinho..."

Att.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5728 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5368 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 17, 2018 11:32 pm

Ao que parece a Embraer está tentando se resguardar na sua área de defesa com outra joint venture com a Boeing no KC390, justamente porque ela sabe que essa aérea não irá sobreviver sem o apoio da gigante americana.
Do ponto de vista estritamente do negócio é um passo lógico.
Mas essas decisões não podem ser tomadas apenas olhando planilhas e retornos financeiros na bolsa.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
tgcastilho
Sênior
Sênior
Mensagens: 932
Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 249 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5369 Mensagem por tgcastilho » Qua Jan 16, 2019 10:32 am

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Manuel Rolo, revelou hoje que o Estado português admite abandonar o projeto de aquisição de aviões KC-390 caso a Embraer não baixe os valores pedidos.

"O Estado não quer ver ultrapassado para além deste montante [cerca de 830 ME], estamos numa negociação férrea e começa a prevalecer a opinião de que, se a Embraer não vier para este valor, o Estado português terá de ir para outras opções", afirmou o general Manuel Rolo no parlamento.

O CEMFA está a ser ouvido na comissão parlamentar de Defesa Nacional sobre a proposta de Lei de Programação Militar, que prevê investimentos de 4,74 mil milhões de euros, até 2030.

O valor previsto para o projeto de aquisição de aviões de transporte tático na proposta de Lei de Programação Militar (LPM) é de 827 milhões de euros no espaço de doze anos.

O general adiantou que a negociação "não está fácil" e que a Embraer "está a pedir muito mais do que razoavelmente" o Governo esperaria.

Segundo o general, está em cima da mesa e "esse é também o sentimento do ministro da Defesa Nacional [João Gomes Cravinho]", fazer "sentir à Embraer que podem ser pensadas outras opções".
https://www.rtp.pt/noticias/pais/estado ... o_n1123085


Eu só não acerto é no euromilhões. 8-]




"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55273
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2755 vezes
Agradeceram: 2436 vezes

Re: Sobre o KC-390

#5370 Mensagem por P44 » Qua Jan 16, 2019 12:01 pm





Triste sina ter nascido português 👎
Responder