FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB NEWS

#4861 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 03, 2018 10:17 pm

O planejamento inicial ainda é de três lotes de 36 unidades cada para o Gripen E/F. Não houve mudança oficial quanto a estes números.
E penso que só haverá se a FAB perceber um ambiente propício a introdução seja de caça de 5a G ou ucav.
A opção vai depender do que nos acontecer até 2025.

Abs




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Re: FAB NEWS

#4862 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 11, 2018 12:26 pm

Do Junker no FDP... com relacao `a FAB temos:
Junker escreveu:Alguns destaques:


05Q2 - Desenvolvimento e aquisição de aeronaves de caça multimissão e sistemas afins - Projeto F-X2.
Individualizada:Sim
Análise Situacional da Iniciativa
O Projeto F-X2 é constituído do contrato de Despesa nº 003/DCTA-COPAC/2014, Desenvolvimento e aquisição de 36 aeronaves Gripen NG, assinado em 24 Out 14; do contrato de Despesa nº 004/DCTA-COPAC/2014 – Contrato de Suporte Logístico - CLS, assinado em 18 Dez 2014; do Contrato de Despesa 001/DCTA-COPAC/2015 – aquisição de lote inicial de armamento, firmado em 23 Abr 15; e do Acordo de Compensação nº 004/DCTA-COPAC/2014 – Offset, assinado em 24 Out 14. Todos os contratos encontram-se em eficácia, exceto o contrato de CLS, que deverá entrar em eficácia apenas após o recebimento da 1º aeronave.
Para o ano de 2017, foi aprovado o Plano de Ação com o LOA-2017 no valor de R$ 1.567.013.470,00, entretanto, a MSG 93/SCCO/4790, de 26 Abr 17, do DCTA, e seu anexo MSG 10/5SC1/5312 – EMAER, informou que houve um contingenciamento de R$ 371.457.695 para o F-X2, com disponibilidade imediata de R$ 1.120.692.028,00. No 3º Termo Aditivo ao CT 003/DCTA-COPAC/2014, assinado em outubro de 2017, houve um replanejamento de pacotes de trabalho e entrega de etapas e, considerando o novo Cronograma Físico- financeiro em vigor, o valor empenhado de R$ 1.120.692.028,00 foi suficiente para o pagamento das etapas contratuais no exercício de 2017.
Com relação ao andamento do Projeto relacionado aos Contratos de Despesa, durante o exercício 2017, até o presente momento foram recebidas 46 etapas, sendo 43 (quarenta e três) do Contrato nº 003/DCTA-COPAC/2014 e 03 (três) do CT 001/DCTA-COPAC/2015.
No tocante ao Acordo de Compensação, este prevê 62 Projetos a serem executados ao longo do desenvolvimento, sendo 20 concluídos e 22 em andamento até a presente data. Até o presente momento, já houve 04 reconhecimentos de créditos. Houve a inauguração do Gripen Design Development Network – GDDN, em Nov 2016, em Gavião Peixoto/SP, que é o local, na EMBRAER, onde ocorrerá, principalmente, todo o processo de desenvolvimento e transferência de tecnologia da aeronave, no Brasil. Além disso, existe previsão contratual para que a fabricação de aeronaves em futuras vendas, em especial para a América Latina, seja efetuada no Brasil. Um memorando de entendimento entre a SAAB e as empresas beneficiárias prevê a fabricação ao longo do ciclo de vida de diversos componentes, beneficiando a indústria nacional no longo prazo. Um estudo efetuado pela Price Waterhouse Coopers realizado em Junho de 2015 aponta que haverá a geração de 2300 empregos diretos no setor aeroespacial e 14650 indiretos em outros setores da economia.
Para 2018, a previsão da PLOA (R$ 1.050.133.500,00) não atende todos os cronogramas físico-financeiro previstos para os contratos em vigor. Além disso, eventuais variações cambiais podem agravar o cenário, tendo em vista que os Contratos estão celebrados em Coroas Suecas (SEK) e Dólar Americano (USD). Caso os recursos necessários não sejam disponibilizados durante o projeto podem ocorrer impactos na entrega do objeto contratado.
O desenvolvimento do Projeto tem ocorrido conforme o planejamento efetuado até o presente momento, tendo ocorrido o 1º voo do protótipo Sueco em junho de 2017, marco do início da campanha de ensaios da aeronave. Atualmente, a 1ª aeronave brasileira encontra-se na linha de montagem, tendo seu 1º voo previsto para 2019.

06NR - Obtenção e adequação de aeronaves militares
Individualizada:Sim
Análise Situacional da Iniciativa
Esta iniciativa tem por finalidade viabilizar a implementação dos projetos bélicos da Força Aérea Brasileira, ao longo do PPA. Para 2017, foram abrangidos os seguintes sistemas bélicos, a saber:
a) Armamento do P-3AM;
b) POD reccelite e litening;
c) Armamento terrestre; e
d) Projeto Derby
No final do ano de 2016 finalizou-se a execução do contrato com o recebimento dos últimos Kit Lizard, e com isso, não houve a necessidade de inserir este projeto para 2017. Em contrapartida, foi inserido, para este ano, os projetos Derby e armamento terrestre.
No processo de elaboração da Proposta Orçamentária de 2017, com o objetivo de atender na íntegra esses quatro sistemas bélicos, a verba concedida atendeu apenas 30,23%, comparando o valor realmente necessário (PLOA – R$ 66.153.196,00) com o valor a ser liberado (LOA - R$ 20.000.000,00). Em 2017, a meta física se procedeu da seguinte forma:
Projeto armamento do P-3AM – A dotação prevista do ano de 2017 para esse projeto foi totalmente descentralizada. Assim foi executada a etapa, junto ao FMS, da Case BR-P-ASP.
Pod Reccelite e Litening – Nesse projeto já foram adquiridas as quantidades previstas dos itens, porém a EMBRAER ainda não executou a última fase desse projeto.
Projeto Armamento Terrestre – No momento, o Parque de Material Bélico aguarda o recebimento do quantitativo total de pistolas 9mm. Para proceder à entrega do armamento para a FAB, a Empresa Taurus aguarda a certificação desses itens pelo Exército Brasileiro. Em relação os fuzis, a aquisição desse item ainda está em fase de estudo e análise. Portanto, ainda não há contrato vigente.
Projeto Derby – Devido a entraves logísticos, a meta física ainda não foi executada. No entanto, A FAB está realizando gestões junto à empresa RAFAEL, visando à execução do serviço de modificação.
Para o ano de 2018, ainda estão suspensos os projetos: Míssil Mar-1 (aquisição) e Conjunto de Guiagem GPS para Bombas de Fins Gerais (aquisição). Como ainda não chegou verba para esses sistemas e, além disso conforme PCA 11-1 (plano setorial do COMGAP 2017 – 2020), tais projetos não estão contemplados para o período 2017-2020.
Em relação ao Míssil A-Darter, há o Projeto de desenvolvimento tecnológico da FAB, em parceria com 02 empresas brasileiras (Avibrás e Denel do Brasil), e 01 empresa sulafricana (Armscor), contratante da design authority naquele país (a empresa Denel Dynamics). Como evento significativo, cabe destacar que no mês de novembro de 2017, o DCTA, em conjunto com a Armscor, iniciou a campanha de certificação do Projeto A-Darter, a fim de finalizar o último milestone significativo do Projeto. Por fim, todas as atividades relativas ao Projeto estão previstas para serem concluídas em 2018."
Em relação ao conjunto de guiagem GPS não houve a iniciação do projeto por falta de verbas. Além disso, na PLOA de 2017 não foi solicitado recursos para esse projeto. Em relação ao Míssil Mar-1, o projeto ainda se encontra suspenso, visto que não houve descentralização de recursos. Além disso, não houve solicitação de recursos na PLOA de 2017. Como expectativas para o próximo ano, na pré-proposta orçamentária de 2018, foi solicitado recursos para atende os projetos Pod Reccelite e Litening, Armamento do P-3AM, Derby, Aquisição de Míssil Python 4, Armamento Terrestre, e Aquisição de Sistema de Computo de Tiro. Contudo, o EMAER, conforme mensagem fax nº68/5SCI/16377, de 08.11.2017, informou a esta Diretoria, que devido aos limites orçamentários impostos pelo Governo Federal, tornou-se necessário realizar a compatibilização entre as necessidades apresentadas na pré-propostas e as limitações estabelecidas na PLOA 2018. No intuito de equilibrar a demanda inicialmente apresentada com a disponibilidade de valores, o EMAER informou, que foi solicitado o valor de R$ 25.000.000,00 para o sistema Armamento P-3. É importante frisar que o sistema POD reccelite/litening, para 2018 migrou da ação 14TH para a 20XA. Nesta ação, na PLOA 2018, em relação ao projeto POD reccelite/litening, foi solicitado R$ 1.070.083,00, para fins de dar continuidade ao projeto. Portanto não houve solicitação de recursos na PLOA 2018, para os Projetos Derby e Armamento Terrestre.
Para a alteração da mudança de título da Iniciativa, o nome sugerido Obtenção e adequação de Sistemas Bélicos, para emprego em aeronaves militares.
Super interessante o fato do "Armamento do P-3" (provavelmente Harpoon) receber $$ e enquanto isso as asas continuam apodrecendo, a integracao com o FITS nao ocorre e principalmente o projeto MAR-1 vai morrendo.

:|

A nossa ideia de prioridades 'e espantosa. :|

Valorizar e investir no desenvolvimento do missil nacional (nem estou falando do MAN nesse caso!!) ou investir no missil 'da moda' que o vetor mal e porcamente poderia eventualmente usar (com a devida autorizacao da coleira)?

:|

[]s
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Re: FAB NEWS

#4863 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 11, 2018 12:54 pm

Seria no mínimo prudente priorizar o investimento na P&D nacional.
Mas sem gestão centralizada e metas de longo prazo, o cada um por si vai continuar imperando na defesa.
E f... - se quem não gostar.
Fácil e prático já que ninguém aqui dá a mínima mesmo.

Abs




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Re: FAB NEWS

#4864 Mensagem por jambockrs » Qua Jul 11, 2018 2:48 pm

knigh7 escreveu: Sáb Jun 02, 2018 3:07 pm ...
Além do mais haverá o apoio sueco a partir do ano que vem na formação dos nossos pilotos. Serão mandados em 2019 8 pilotos do GDA e 2 de ensaios de voo.
Relaxa.
Valeria a pena, para a FAB, ver o que a Força Aérea de Israel está fazendo nos treinamentos dos novos pilotos (desde 2014!).
https://www.defensa.com/edio-brasil/for ... s-do-m-346




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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Re: FAB NEWS

#4865 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 12, 2018 12:35 am

Qualquer ideia que ajude a cortar custos desnecessários e tornar a FAB mais focada e eficiente na sua missão primária será muito bem vinda.
Os israelitas encontraram uma forma interessante.
Bom conversar e saber como funciona.

Abs




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Re: FAB NEWS

#4866 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 12, 2018 12:28 pm

FCarvalho escreveu: Qui Jul 12, 2018 12:35 am Qualquer ideia que ajude a cortar custos desnecessários e tornar a FAB mais focada e eficiente na sua missão primária será muito bem vinda.
Os israelitas encontraram uma forma interessante.
Bom conversar e saber como funciona.

Abs
O que nao falta sao metodos para cortar os custos, mas isso reduziria as mamatas.

O problema nosso nunca ser'a resolvido com conversas com Israel sobre reducao de custos.

Nao vamos nos iludir.

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Re: FAB NEWS

#4867 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 12, 2018 8:39 pm

Isso depende de uma mudança de dentro para fora. A começar por nós mesmos.
Com uma sociedade que continua crente no famoso jeitinho, que nada mais é do que mamata de pobre, tá difícil cobrar que políticos e militares saiam do status quo.
As coisas mudam quando a gente muda.
Mas isso só é possível com educação.
Vou me aposentar, ficar velho e comer grama pela raiz sem ver algo assim no Brasil.
Infelizmente.

Abs




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Re: FAB NEWS

#4868 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 13, 2018 12:27 am

Pois é,

Então não adianta gastar saliva com Israel e suas 'estratégias'.

Não é esse o nosso problema.

[]s
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Re: FAB NEWS

#4869 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 13, 2018 10:45 am

Carlos Lima escreveu: Sex Jul 13, 2018 12:27 am Pois é,
Então não adianta gastar saliva com Israel e suas 'estratégias'.
Não é esse o nosso problema.
[]s
CB
Em termos práticos Carlos, uma coisa não impede a outra.
Não vamos esquecer que a maioria dos integrantes da FAB é gente boa, gosta do que faz, quer e trabalha pelo melhor para a sua instituição.
Medir tudo e todos por baixo não é algo sensato ou lícito.
O atual programa que visa levar a FAB ao seu centenário pode ser considerado um indicador do que falo.
Vai resolver todos os problemas? Não. Mas ao menos traça um rumo pelo qual se deve caminhar.
Ele não é perfeito, e nem pode, mas vai ajudar a mudar muitas coisas, como disse, a partir de dentro.
Aí é acompanhar, cobrar, corrigir e torcer para que dê certo.

Abs




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Re: FAB NEWS

#4870 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 13, 2018 1:38 pm

Gente boa 'e claro que todos sao.

Mas enquanto os 'gente boa' deixam os 'nao gente boa' dando as cartas. Nada feito.

[]s
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Re: FAB NEWS

#4871 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 13, 2018 7:21 pm

Carlos Lima escreveu: Sex Jul 13, 2018 1:38 pm Gente boa 'e claro que todos sao.
Mas enquanto os 'gente boa' deixam os 'nao gente boa' dando as cartas. Nada feito.

[]s
CB
Esse é um problema mais difícil de resolver, já que caráter não tem como avaliar na hora que o sujeito faz as provas de ingresso. Pode até se medir durante a formação, mas este é um dado tão complexo e invariável que não é possível separar o joio do trigo facilmente.
Aí acaba sempre no tal do "pagar pra ver".
Neste sentido, boa sorte pra todos nós.

Abs




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Re: FAB NEWS

#4872 Mensagem por arcanjo » Seg Out 22, 2018 12:38 pm



abs.

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Re: FAB NEWS

#4873 Mensagem por arcanjo » Qua Out 24, 2018 12:28 pm

Publicado: 22/10/2018 23:50
Após 51 anos, aeronave multimissão H-1H encerra suas atividades na FAB
Aeronave também é conhecida como "Sapão" e "Hzão"

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/37389/i18102219474656959.jpg

Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger


Após 51 anos, a aeronave multimissão H-1H Iroquois encerrou suas atividades na Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia de despedida ocorreu nesta segunda-feira (22/10), na Ala 5, em Campo Grande (MS). O FAB 8703, representando todas as aeronaves H-1H da FAB, realizou o último corte de motor, encerrando um ciclo que teve início em junho de 1967.

Durante a cerimônia, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou a importância daqueles que um dia tripularam a aeronave.

“Todos que um dia tripularam essa máquina, certamente guardam em suas memórias pequenas parcelas, das milhares de emocionantes histórias, das quais este ícone da aviação participou. Esse guerreiro presenciou a coragem e a abnegação de várias gerações de tripulantes. Homens de valor que deixaram guardados no interior dessa aeronave um pouco dos melhores sentimentos que um ser humano pode apresentar”, disse.

O piloto mais antigo do H-1H na ativa, Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, foi homenageado durante a desativação da aeronave. “Foi um helicóptero lendário e muito importante para a FAB. De 1967 até a data de hoje, muitas gerações de tripulantes, mecânicos, pilotos, homens de resgate passaram por este helicóptero. Alguns diriam que a máquina não consegue se expressar e não tem sentimentos, mas se o H-1H pudesse se expressar hoje, ele diria que está muito satisfeito e muito feliz", afirmou.

Na despedida o Coronel Aviador da Reserva Edmundo Ferreira Messeder Filho (piloto), o Suboficial da Reserva João Sussumo Yoshizawa (mecânico) e o Suboficial da Reserva Benedito Nascimento (operador) receberam honras durante a formatura por serem os militares mais veteranos que tripularam o H-1H.

O homem de resgate da primeira missão operacional do H-1H - busca do FAB 2068 - Tenente-Coronel Médico Reformado Rubens Marques dos Santos, e o tripulante mais voado na aeronave H-1H (6.500 horas), Suboficial da reserva Cláudio Nunes de Almeida Júnior, também receberam agradecimentos e homenagens.

Versatilidade

Um dos helicópteros mais produzidos e versáteis do mundo, o "Sapão" ou "Hzão", como foi apelidado, realizou pela Força Aérea inúmeras missões, de norte a sul do país e também no exterior.

A história da aeronave começou em 25 de junho de 1967 e hoje encerra as atividades com um currículo de resgates históricos e marcantes. O resgate do FAB 2068, em 1967, foi seu primeiro grande teste. Outras missões vieram, como o auxílio prestado às vítimas do terremoto no Peru, em 1970, onde foram evacuados 577 desabrigados e 211 feridos; o incêndio no Edifício Joelma, em 1974; as enchentes em Santa Catarina, nos anos 1974, 1982 e 2008; o resgate das vítimas do Boeing da Transbrasil; o resgate das vítimas do Varig 254, em 1989, e o resgate das vítimas do Gol 1907, em 2006, completam o currículo da aeronave.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/37389/i181022194813145390.jpg

Dentre muitas outras, o H-1H realizou missões de busca e salvamento (SAR, do inglês, Search And Rescue), de emprego armado, operações de vacinação no interior da Amazônia, demarcações de fronteira, apoio à população em catástrofes naturais, apoios à Polícia Federal e ações cívico-sociais.

Ao todo, a FAB recebeu 68 "Hzões", adquiridos em cinco lotes distintos, entre 1967 e 1997. Atualmente apenas dois H-1H, o FAB 8684 e o FAB 8703, permaneciam em atividade, ambos lotados no Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), unidade que deu início às atividades da aeronave.

Confira como foi a cerimônia de despedida do "Sapão".



Fotos: Sargento Johnson Barros/CECOMSAER

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... 20na%20FAB

abs.

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Re: FAB NEWS

#4874 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 15, 2018 10:40 pm





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Re: FAB NEWS

#4875 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 16, 2018 11:53 am

Eu já tinha lido essa matéria. Mas fiquei curioso por saber qual a ideia por trás de uma base aérea com tanta gente em Palmas.
Sendo que nenhuma unidade operacional ficará, até onde se sabe, lá baseada.
Se for uma base de desdobramento, porque não utilizar o próprio aeroporto de Palmas?
Afinal, por quê uma base aérea exclusiva?

Abs




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