TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18732
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A Força Aérea Sueca vai usar a tela WAD em todos os Gripens E dela. Não mais usará as 3 telas da Rockwell Collins. ( O capacete tambem)
E todos esses itens serao produzidos no Brasil para ambas forças aéreas.
A tela WAD será padrão para as exportações.
E todos esses itens serao produzidos no Brasil para ambas forças aéreas.
A tela WAD será padrão para as exportações.
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Representantes da Saab e da Força Aérea Sueca estiveram em Brasília para tratarem do programa Gripen
Por Anderson Gabino - 26 de novembro de 2018
Representantes da sueca Saab e da Força Aérea Sueca, mantiveram encontros em Brasília na semana passada com autoridades do governo e executivos da indústria do Brasil, na última reunião de alto nível do atual governo da parceria bilateral que culminará na renovação dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB). Os suecos já se preparam para retornar ao país após a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, num momento em que a gaúcha AEL Sistemas protagoniza o primeiro caso de transferência inversa de tecnologia da parceria.
“Sabemos que haverá outros indivíduos. É assim que é. Depois de 1º de janeiro vamos voltar, trabalhar com novos indivíduos nas diferentes posições”, disse o vice-presidente da Saab e chefe da área de negócios da Saab Aeronautics, Jonas Hjelm, lembrando que a Suécia também passa por um período de transição pós-eleitoral. “Mas isso não é tão estranho para nós. Fazemos isso o tempo todo ao redor do mundo.” Segundo o executivo, o cronograma do programa está respeitado.
A próxima reunião anual de alto nível será no fim de 2019, na Suécia. Antes, em meados do o primeiro Gripen será entregue, quando se começará os ensaios em voo na cidade sueca de Linkoping, pelos próprios pilotos brasileiros. Os demais caças serão entregues no Brasil a partir de 2021. Ao todo, serão 36 Gripen (28 monoposto e 8 biposto). Em 2024, o último caça será entregue à FAB ano de 2019 vai ser um ano muito importante para a parte brasileira do projeto”, comentou Hjelm.
O negócio foi anunciado pela FAB no fim de 2013, após longo processo de seleção. À época, foi estimado em US$ 4,5 bilhões. Segundo a Saab, o contrato foi feito na moeda sueca por 39,3 bilhões de coroas suecas. Pelo câmbio de sexta-feira, hoje o contrato estaria em US$ 4,3 bilhões. Essa visita ocorreu num momento em que, pela primeira vez, uma empresa brasileira tornou-se integrante da cadeia global de fornecedores da Saab.
A pedido FAB, a AEL já havia desenvolvido uma tela de última geração, sensível ao toque e de área maior que a versão original, que agradou aos militares suecos. Assim passará também a fazer parte dos 60 caças adquiridos pela Suécia e dos Gripen vendidos a outros países. “Quando a Suécia decidiu ter o mesmo equipamento, a mesma tela, que as aeronaves brasileiras, isso também significa que nós da Saab vemos a AEL Sistema como nossa parceira global. Eles vão fazer parte da nossa cadeia global de fornecimento”, explicou Hjelm.
“Esse equipamento vai estar em todos os Gripen que forem vendidos, não só nos brasileiros, como na ideia original. É algo enorme para a gente e para a AEL”, disse. Segundo ele, a tela é mais intuitiva e será mais fácil de operar pelos futuros pilotos dos caças, hoje jovens já habituados a manejar tablets. “A aeronave é muito fácil de pilotar, isso não é o grande desafio. O desafio é tomar a decisão certa em tempo, a partir da informação apresentada na tela. As telas são vitais, muito, muito importantes”, acrescentou ao Valor o tenente-coronel Rickard Nyström, chefe de relações internacionais da Força Aérea da Suécia.
O valor do negócio envolvendo Saab e AEL não foi divulgado devido a cláusulas de confidencialidade. Segundo seu presidente, no entanto, o projeto Gripen representa 20% do faturamento total da empresa e 50% das exportações. Números que podem alterar, caso os Gripen ampliem seu mercado. “Qualquer que s sucesso deles será o nosso sucesso”, afirmou Sergio Horta. Segundo Hjelm, a parceria entre Embraer e Boeing, outro tema que está no foco da empresa sueca devido à estreita parceria da Saab com Embraer, não foi comentado nos encontros de Brasília. Autoridades brasileiras têm prometido atualizar os suecos das novidades envolvendo a união das duas companhias.
Fonte: Valor Econômico
Publicado em: 26/11/18
Por: Fernando Exman
Fonte: http://defesa.tv.br/representantes-da-s ... ma-gripen/
Por Anderson Gabino - 26 de novembro de 2018
Representantes da sueca Saab e da Força Aérea Sueca, mantiveram encontros em Brasília na semana passada com autoridades do governo e executivos da indústria do Brasil, na última reunião de alto nível do atual governo da parceria bilateral que culminará na renovação dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB). Os suecos já se preparam para retornar ao país após a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, num momento em que a gaúcha AEL Sistemas protagoniza o primeiro caso de transferência inversa de tecnologia da parceria.
“Sabemos que haverá outros indivíduos. É assim que é. Depois de 1º de janeiro vamos voltar, trabalhar com novos indivíduos nas diferentes posições”, disse o vice-presidente da Saab e chefe da área de negócios da Saab Aeronautics, Jonas Hjelm, lembrando que a Suécia também passa por um período de transição pós-eleitoral. “Mas isso não é tão estranho para nós. Fazemos isso o tempo todo ao redor do mundo.” Segundo o executivo, o cronograma do programa está respeitado.
A próxima reunião anual de alto nível será no fim de 2019, na Suécia. Antes, em meados do o primeiro Gripen será entregue, quando se começará os ensaios em voo na cidade sueca de Linkoping, pelos próprios pilotos brasileiros. Os demais caças serão entregues no Brasil a partir de 2021. Ao todo, serão 36 Gripen (28 monoposto e 8 biposto). Em 2024, o último caça será entregue à FAB ano de 2019 vai ser um ano muito importante para a parte brasileira do projeto”, comentou Hjelm.
O negócio foi anunciado pela FAB no fim de 2013, após longo processo de seleção. À época, foi estimado em US$ 4,5 bilhões. Segundo a Saab, o contrato foi feito na moeda sueca por 39,3 bilhões de coroas suecas. Pelo câmbio de sexta-feira, hoje o contrato estaria em US$ 4,3 bilhões. Essa visita ocorreu num momento em que, pela primeira vez, uma empresa brasileira tornou-se integrante da cadeia global de fornecedores da Saab.
A pedido FAB, a AEL já havia desenvolvido uma tela de última geração, sensível ao toque e de área maior que a versão original, que agradou aos militares suecos. Assim passará também a fazer parte dos 60 caças adquiridos pela Suécia e dos Gripen vendidos a outros países. “Quando a Suécia decidiu ter o mesmo equipamento, a mesma tela, que as aeronaves brasileiras, isso também significa que nós da Saab vemos a AEL Sistema como nossa parceira global. Eles vão fazer parte da nossa cadeia global de fornecimento”, explicou Hjelm.
“Esse equipamento vai estar em todos os Gripen que forem vendidos, não só nos brasileiros, como na ideia original. É algo enorme para a gente e para a AEL”, disse. Segundo ele, a tela é mais intuitiva e será mais fácil de operar pelos futuros pilotos dos caças, hoje jovens já habituados a manejar tablets. “A aeronave é muito fácil de pilotar, isso não é o grande desafio. O desafio é tomar a decisão certa em tempo, a partir da informação apresentada na tela. As telas são vitais, muito, muito importantes”, acrescentou ao Valor o tenente-coronel Rickard Nyström, chefe de relações internacionais da Força Aérea da Suécia.
O valor do negócio envolvendo Saab e AEL não foi divulgado devido a cláusulas de confidencialidade. Segundo seu presidente, no entanto, o projeto Gripen representa 20% do faturamento total da empresa e 50% das exportações. Números que podem alterar, caso os Gripen ampliem seu mercado. “Qualquer que s sucesso deles será o nosso sucesso”, afirmou Sergio Horta. Segundo Hjelm, a parceria entre Embraer e Boeing, outro tema que está no foco da empresa sueca devido à estreita parceria da Saab com Embraer, não foi comentado nos encontros de Brasília. Autoridades brasileiras têm prometido atualizar os suecos das novidades envolvendo a união das duas companhias.
Fonte: Valor Econômico
Publicado em: 26/11/18
Por: Fernando Exman
Fonte: http://defesa.tv.br/representantes-da-s ... ma-gripen/
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Todos os Gripen E terão Wad, HMD, etc...da Elite/AEL.
http://www.defesaaereanaval.com.br/grip ... -pela-ael/
http://www.defesaaereanaval.com.br/grip ... -pela-ael/
.
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
26 de novembro de 2018
Voa o 39-9, segundo caça Saab Gripen E de testes
Saab Gripen E 39-9 decolando para o primeiro voo (clicar na imagem para ampliar)
No dia 26 de novembro, a Saab completou o primeiro voo de sucesso da segunda aeronave de teste Gripen E.
A segunda aeronave de teste Gripen E, designada 39-9, decolou em seu primeiro voo às 9h50 do dia 26 de novembro de 2018. O voo de teste foi operado no aeroporto de Saab em Linköping, na Suécia, com o piloto de testes Robin Nordlander da Saab nos controles.
“Algumas pessoas acham que ser um piloto de testes é o trabalho mais excitante do mundo e deveria ser. Voar o Gripen E significa trabalhar sem esforço, mesmo em um voo inaugural como este. O voo foi muito suave e o 39-9 é um verdadeiro prazer de pilotar. Estou ansioso para voltar a colocá-lo no ar e em breve colocar os novos sistemas em teste”, diz Robin Nordlander, Piloto Experimental de Testes da Saab.
Durante o voo de 33 minutos de duração, o piloto realizou várias ações para validar as características de voo e vários critérios de teste, como o software, o sistema de suporte de vida e o sistema de rádio.
“É muito gratificante ver a segunda aeronave Gripen E entrar no programa de testes de voo como planejado. Esta nova aeronave nos permite expandir as atividades experimentais à medida que testamos mais funcionalidades com sistemas a bordo, enquanto, com duas aeronaves voando agora, estamos aumentando o ritmo geral de testes. O programa continua a gerar bons progressos e gerar interesse, pois nossos clientes e outros estão ansiosos para ver e aprender mais sobre as capacidades que o Gripen E dará aos seus pilotos”, diz Jonas Hjelm, diretor da área de negócios da Saab Aeronáutica.
A próxima fase do programa de testes do Gripen 39-9 é o teste dos sistemas e sensores táticos.
DIVULGAÇÃO: Saab
https://www.aereo.jor.br/2018/11/26/voa ... de-testes/
abs.
arcanjo
Voa o 39-9, segundo caça Saab Gripen E de testes
Saab Gripen E 39-9 decolando para o primeiro voo (clicar na imagem para ampliar)
No dia 26 de novembro, a Saab completou o primeiro voo de sucesso da segunda aeronave de teste Gripen E.
A segunda aeronave de teste Gripen E, designada 39-9, decolou em seu primeiro voo às 9h50 do dia 26 de novembro de 2018. O voo de teste foi operado no aeroporto de Saab em Linköping, na Suécia, com o piloto de testes Robin Nordlander da Saab nos controles.
“Algumas pessoas acham que ser um piloto de testes é o trabalho mais excitante do mundo e deveria ser. Voar o Gripen E significa trabalhar sem esforço, mesmo em um voo inaugural como este. O voo foi muito suave e o 39-9 é um verdadeiro prazer de pilotar. Estou ansioso para voltar a colocá-lo no ar e em breve colocar os novos sistemas em teste”, diz Robin Nordlander, Piloto Experimental de Testes da Saab.
Durante o voo de 33 minutos de duração, o piloto realizou várias ações para validar as características de voo e vários critérios de teste, como o software, o sistema de suporte de vida e o sistema de rádio.
“É muito gratificante ver a segunda aeronave Gripen E entrar no programa de testes de voo como planejado. Esta nova aeronave nos permite expandir as atividades experimentais à medida que testamos mais funcionalidades com sistemas a bordo, enquanto, com duas aeronaves voando agora, estamos aumentando o ritmo geral de testes. O programa continua a gerar bons progressos e gerar interesse, pois nossos clientes e outros estão ansiosos para ver e aprender mais sobre as capacidades que o Gripen E dará aos seus pilotos”, diz Jonas Hjelm, diretor da área de negócios da Saab Aeronáutica.
A próxima fase do programa de testes do Gripen 39-9 é o teste dos sistemas e sensores táticos.
DIVULGAÇÃO: Saab
https://www.aereo.jor.br/2018/11/26/voa ... de-testes/
abs.
arcanjo
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Excelente!henriquejr escreveu: ↑Seg Nov 26, 2018 11:17 am Todos os Gripen E terão Wad, HMD, etc...da Elite/AEL.
http://www.defesaaereanaval.com.br/grip ... -pela-ael/
Leia a matéria completa: AEL Sistemas passa a integrar a cadeia global de produção do Gripen http://www.defesaaereanaval.com.br/ael- ... do-gripen/
abs.
arcanjo
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3262 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Boas notícias que só referenda a escolha da FAB pelo projeto do Gripen E.
Abs
Abs
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18732
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
E aquele OffSet que já era alto (USD 9,8bi) certamente será maior.
(e de tecnologias aeroespaciais, não carne)
(e de tecnologias aeroespaciais, não carne)
- Thor
- Sênior
- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Após um ano longe do fórum, vejo que temos boas notícias por aqui. Alguns criticavam o WAD...e eu sempre defendia que o combate de hoje é o de gerenciamento, e quanto maior a tela para gerenciar as aeronaves e espaço, melhor para aumentar a consciência situacional.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3262 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O bom filho à casa torna. Bem vindo de volta Thor. Sua presença é sempre muito salutar e contributiva.
abs.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3262 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Wide Area Display e suas funcionalidades.
Muito bom!
abs.
arcanjo
Muito bom!
abs.
arcanjo
- Zelhos
- Avançado
- Mensagens: 611
- Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
- Localização: Votorantim/SP
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O WAD também vai ser integrado aos Gripen C/D a serem modernizados?
- Thor
- Sênior
- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mais um vídeo do canal, com boas e práticas informações sobre o Gripen E, mostrando minha visão sobre o assunto.
Brasil acima de tudo!!!