Noticias de Portugal

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40612
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3034 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9091 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 06, 2018 8:09 am

Túlio escreveu: Qui Out 04, 2018 7:00 pm
cabeça de martelo escreveu: Qui Out 04, 2018 11:43 am
2 — Delego no Chefe do Estado -Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rollo
No duro? É esse?

Imagem
Menos túlio, menos...

Imagem

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40612
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3034 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9092 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 06, 2018 10:27 am

Os magos do défice zero

Imagem

Mário Centeno prepara-se para ser o primeiro ministro das Finanças em mais de quatro décadas a chegar a um défice de 0%. Vai ficar na companhia de António de Oliveira Salazar, que governou as Finanças com mão de ferro a partir de 1928, e também de figuras da Monarquia e da Primeira República

m economista mais distraído que aterrasse no Portugal dos anos 30 iria facilmente surpreender-se com a terminologia fiscal da época. Sempre houve e sempre haverá eufemismos quando se trata de cobrar impostos. Mas, naquele tempo, a semântica era levada ao extremo, e os portugueses pagavam coisas com nomes tão sugestivos como taxa de salvação nacional ou imposto de salvação pública. Denominações que, por mais voltas que se dê aos compêndios de finanças públicas, é impossível encontrar. Simplesmente não existem. Porque uma coisa são conceitos técnicos. Outra, completamente diferente, são narrativas políticas. Para os economistas, há impostos diretos (que incidem diretamente sobre o rendimento, como o IRC ou o IRS) e indiretos (que tributam o consumo, como o IVA ou o imposto sobre o álcool). E tudo o que o Estado arrecada serve para pagar despesas e não para salvar a nação ou o público.

Só que, como dizia a velha frase de António de Oliveira Salazar, “em política, o que parece é”. E o homem que conduziu os destinos do país durante quase quatro décadas apurou a técnica. Salazar foi recordista das contas equilibradas mas também um campeão a dourar a pílula. Uma boa narrativa, já se sabe, pode fazer toda a diferença. E, muito antes do debate sobre a boa e a má austeridade que tem dividido esquerda e direita em Portugal nos últimos anos, já o professor de Finanças de Santa Comba Dão usava com mestria as palavras para disfarçar a verdadeira natureza das coisas. Porque impostos são só isso mesmo: impostos. É dinheiro que as pessoas — os contribuintes, como se diz na terminologia anglo-saxónica — pagam sobre os rendimentos que ganham ou sobre as despesas que fazem. E, como dizia o norte-americano Benjamin Franklin, são a outra única certeza depois da morte.

...

https://expresso.sapo.pt/economia/2018- ... gs.nltok2U




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40612
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3034 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9093 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Out 09, 2018 8:58 am

Governo admite défice em 2019 entre 0% a 0,2% e crescimento de 2,2%

Mário Centeno revelou ao PAN que o desemprego deverá descer até aos 6% e a dívida pública poderá ficar nos 117% do PIB. O líder da bancada do PSD mostrou-se satisfeito com a redução do défice, mas afirmou estar preocupado com a subida das taxas de juro.

O ministro das Finanças admite que o défice de 2019 possa ficar entre 0% e 0,2%, ou seja, pode até ser abaixo do que o previsto no Programa de Estabilidade enviado a Bruxelas em Abril. E a economia deverá crescer 2,2% - uma revisão em baixa de 0,1 pontos em relação ao comunicado no programa. Mário Centeno comunicou estes números esta terça-feira de manhã, no Parlamento, ao deputado André Silva, do PAN - Pessoas, Animais, Natureza. No final da segunda reunião, que estava marcada para o PSD, o líder da bancada social-democrata Fernando Negrão mostrou satisfação com a redução do défice e da taxa de desemprego, mas expressou preocupação com a subida das taxas de juro.

No final da reunião com o PAN, o primeiro a ser recebido por Mário Centeno, André Silva contou aos jornalistas que as previsões do Governo colocam a taxa de desemprego nos 6% e a dívida pública em 117% do PIB em 2019. O crescimento da economia deverá ser de 2,2%. E apesar de Mário Centeno não ter sido específico no valor do défice, afirmou que deverá andar entre zero e 0,2%.

O ministro das Finanças adiantou ainda que as pensões serão aumentadas pela lei, ou seja, ligeiramente acima da inflação mas não mencionou qualquer aumento extraordinário de dez euros, como reclamam os partidos à esquerda do PS. "O ministro das Finanças não falou num aumento extraordinário mas disse que 85% das pensões vão ser aumentadas num valor superior à inflação.

"É, de facto, um orçamento de fim de legislatura, que segue a mesma linha orçamental de anos anteriores: mantém a trajectória de redução da dívida, a reposição de rendimentos e um aparente equilíbrio na medida em que doseia a satisfação das necessidades com a contenção", descreveu André Silva.

Ou seja, é um orçamento "claramente virado para os grandes grupos sociais". O que leva o deputado do PAN a lamentar que "continue a não priorizar áreas tão importantes como o ambiente e a inclusão". "Não há medidas de fundo para a protecção e conservação da natureza; não há medidas que visem travar a expansão da área do eucalipto que continua a grassar; e não há medidas que visem corrigir o deficiente tratamento de resíduos em Portugal. As metas de reciclagem não estão a ser cumpridas e a maior parte dos resíduos urbanos continua a ser aterrada ou incinerada com elevados custos ambientais."

Mas o deputado congratulou-se com a "aproximação do PS" ao PAN por a proposta inicial do OE2019 incluir o fim da isenção da taxa do IVA para os artistas tauromáquicos. André Silva realçou que vai continuar a insistir com o Governo para que "introduza também algumas medidas no âmbito da mobilidade eléctrica, da inclusão no SNS e no ensino superior (com a criação de gabinetes de apoio aos estudantes com necessidades educativas especiais), com a contratação de intérpretes de língua gestual portuguesa".

Apesar de admitir que este é um orçamento que "agrada" à função pública, aos pensionistas e a uma "fatia muito grande da população", em especial a quem reside nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (por causa dos passes sociais), e a Bruxelas, André Silva não quis dizer se lhe agrada o suficiente para votar a favor - como fez no deste ano. "Ainda não está fechado; até ao final da semana queremos introduzir mais medidas", afirmou o deputado.

O ministro das Finanças está nesta terça-feira na Assembleia da República a apresentar as linhas principais do OE2019 aos partidos com assento parlamentar. Depois do PAN seguiu-se o PSD. No final da reunião, de cerca de uma hora, Fernando Negrão revelou estar preocupado com a subida das taxas de juro e que o "próprio ministro [das Finanças] reconheceu isso". Questionado sobre se o PSD está satisfeito com a redução do défice e com a taxa de desemprego, o líder da bancada social-democrata respondeu positivamente. No caso da redução do défice, Negrão lembrou que se "trata de uma exigência da União Europeia", mas que no caso do emprego "tem um problema de qualidade".

Fernando Negrão manteve em aberto o sentido de voto do PSD, lembrando que o presidente do partido só decide depois de "analisar a proposta" de OE. Mas garantiu que a bancada irá apresentar propostas de alteração que não quis detalhar.

Depois do PAN e PSD, seguem-se o PEV, BE, PCP e CDS. O PS não está na agenda porque esta apresentação é uma prerrogativa do estatuto dos partidos da oposição.

https://www.publico.pt/2018/10/09/polit ... 02-1846667




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55686
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2550 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9094 Mensagem por P44 » Qua Out 10, 2018 6:13 am

A SÉRIO? NUNCA IMAGINARIA TAL COISA :!: :!: :!: :!: :!: :!:

'Vistos gold' em Portugal permitem uso "abusivo" por criminosos e corruptos

O programa de ‘vistos gold’ em Portugal apresenta um sério risco de ser usado de forma “abusiva” por corruptos ou criminosos, por carecer de “critérios claros”, segundo o relatório publicado hoje pela Transparência Internacional.

O relatório, divulgado hoje em Bruxelas e denominado “Escapadela Europeia – Dentro do Obscuro Mundo dos ‘Vistos Gold’, salienta que devido à falta de “critérios claros” e “requisitos de diligência devida”, o programa apresenta “um maior risco de ser usado de forma abusiva por corruptos ou por indivíduos que possam estar a investir o produto de um crime ou a esconder-se da justiça”.

“Uma pobre gestão operacional e a falta de controlos internos podem incrementar as oportunidades para a corrupção em Portugal, permitindo que agentes públicos peçam subornos em troca de uma conclusão bem-sucedida do processo de aplicação”, pode ler-se no texto resultante da investigação conjunta com a organização não-governamental Global Witness.

A Transparência Internacional (TI) insta o Governo português a permitir o escrutínio público do processo de atribuição de ‘vistos gold’ e a aumentar “a transparência e a responsabilização na gestão do programa, a informação sobre as Autorização de Residência para a Atividade de Investimento [ARI] – incluindo, pelo menos, o número de pedidos recebidos (e os países de origem), os concedidos e os recusados”, publicando informações numa base regular.

“O Governo também deveria considerar publicar os nomes daqueles cuja candidatura foi bem-sucedida”, acrescenta.

A investigação, que incidiu sobre os programas de Chipre, Malta e Portugal no espetro da União Europeia (UE), revela que a Transparência e Integridade, a representação em Portugal da TI, pediu acesso à informação sobre os pedidos de ARI “às autoridades competentes”, para esclarecer dúvidas, mas “as autoridades portuguesas responderam que toda a informação disponível sobre o programa já tinha sido publicada”.

A organização alerta ainda que, desde a última revisão do programa, em 2017, não foram feitos esforços “significativos” para dar resposta aos problemas identificados no relatório hoje divulgado, elencando uma série de falhas.

“Os candidatos têm apenas de apresentar uma certidão de registo criminal do país de origem ou, caso já não residam neste, do país onde residiram por mais de um ano. Tal significa que quando o candidato deixa o seu país após ter sido condenado por um crime, pode facilmente providenciar um certificado do país de residência de modo a que as autoridades portuguesas não tomem conhecimento do seu registo criminal”, nota.

A TI aponta ainda como lacunas do programa português a falta de independência na verificação dos documentos e informação apresentadas pelos candidatos, a possibilidade de o solicitante principal servir como “cavalo de Troia” para outros membros da família que teriam mais dificuldade em “passar a inspeção”, e a ausência de investigação quanto à fonte de riqueza ou aos fundos usados para investimento no país.

“É responsabilidade do Estado verificar o ‘backgroud’ e a fonte de riqueza dos candidatos e dos seus dependentes de acordo com os critérios predefinidos”, defende o relatório.

Transparência e Integridade entrega 'kit' de alerta sobre 'vistos gold' a políticos

A organização Transparência e Integridade entrega hoje aos ministros Adjunto, dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, e a deputados de todos os grupos parlamentares, um ‘kit’ que visa alertar para os perigos do programa de ‘vistos gold’.

O ‘kit’, sugerindo uma mala de viagem, é constituído por diversos elementos, entre os quais um passaporte, uma ‘pen’ em formato de chave – uma referência ao facto de “95% das ARI atribuídas em Portugal resultarem do investimento imobiliário - e um postal ou uma brochura “Vistos Dourados. Investimento ou Branqueamento?”.

“Desde o início, o programa tem estado sob suspeita, não só no que diz respeito à corrupção de funcionários com responsabilidades na gestão do sistema, mas também no que toca aos riscos reais de lavagem de dinheiro e crime económico associado, alegou a vice-presidente da Transparência e Integridade, Susana Coroado, citada em comunicado.

“Agora que a própria União Europeia se prepara para intervir neste negócio de venda de passaportes, Portugal não pode continuar a adiar a discussão e o escrutínio público sobre os ‘vistos gold’, defende.

A representação portuguesa da TI vai entregar o ‘kit’ ao ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, bem como aos deputados Helena Roseta e João Galamba (PS), António Filipe (PCP), José Manuel Pureza (BE), Cecília Meireles (CDS), Margarida Balseiro Lopes (PSD), José Luís Ferreira (Os Verdes) e André Silva (PAN), e ao presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e de Cascais, Carlos Carreiras.

Desde a criação do programa de ARI, em outubro de 2012, e agosto deste ano, já foram atribuídas 6.498 autorizações de residência, 3.936 dos quais a cidadãos chineses, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

De acordo com os dados do SEF, os ‘vistos gold’ já renderam aos cofres do Estado 3,967 mil milhões de euros, com cerca de 3,600 mil milhões a resultarem da aquisição de bens imóveis, e pouco mais de 370 mil de transferência de capital.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/v ... -corruptos




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40612
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3034 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9095 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 10, 2018 7:12 am

“Azerelho” Lopes: uma vergonha para Portugal e uma afronta para os militares portugueses

A última revelação sobre a trama do roubo de material militar de Tancos é gravíssima. Afinal, o ministro da Defesa terá (alegadamente) participado na encenação da recuperação do material, cirurgicamente colocado na Chamusca. Para quê? Para que o assunto ficasse encerrado, não deixando prolongar a discussão política em seu torno com o consequente desgaste político para o PS

1. Escrevemos no nosso último artigo aqui no i que os jornalistas e políticos portugueses são sempre deveras audazes na formulação de lições de cidadania e de decência política aos povos estrangeiros – esquecendo-se, no entanto, de praticar tal doutrina entre nós. Se exigem que os jornalistas brasileiros sejam especialmente implacáveis no escrutínio das posições políticas de Jair Bolsonaro, já preferem que a incompetência de António Costa seja tratada com especial reverência; se exigem uma revolta dos jornalistas americanos contra o presidente Donald Trump, já optam por manter um estilo de pura propaganda em benefício da geringonça cá no burgo. É o ancestral problema das elites portuguesas – falam muito, doutrinam demais; fazem muito pouco (ou mesmo nada). Esta realidade ficou (uma vez mais!) bem visível no passado fim de semana: enquanto os portugueses ficavam a saber que, afinal, o caso Tancos ainda pode ser mais tragicamente patético do que já é, os média portugueses divertiam-se a cobrir o convívio envolvendo os ícones do esquerdismo irresponsável europeu, António Costa e Pedro Sánchez.



2. Na verdade, temos dúvidas se o caso de Tancos deve ser qualificado como tragicamente patético ou pateticamente trágico. Temos, no entanto, uma certeza: Azeredo Lopes é a personalidade política mais desastrada que o Portugal democrático já conheceu. O Partido Socialista conseguiu bater um novo recorde: comparado com Azeredo Lopes, Mário Lino até se assemelha a algo parecido com um estadista. É assim: em países normais, com um mínimo de sentido de exigência e de rigor políticos, alguém que manipulou uma entidade reguladora (a ERC!) em benefício partidário seria excluído de qualquer cogitação para ocupar cargos públicos, muito menos de natureza ministerial. Pois bem, em Portugal, graças à cultura de impunidade e de prepotência que grassa no PS, Azeredo Lopes fez fretes a militantes socialistas e protegeu o PS, absolvendo-o de verdadeiros ataques ao Estado de direito democrático – logo, o PS só poderia agraciar tal personagem. Agora conhecemos a explicação para as inexplicáveis decisões da ERC, liderada por Azeredo, nos casos que envolveram a perseguição que o ex-primeiro-ministro José Sócrates moveu contra jornais e jornalistas livres (com destaque para o “Sol”): Azeredo Lopes queria ser ministro. E, aquando do regresso dos socialistas ao poder, a fatura política foi paga.



3. E que fatura! O PS – e o homem que nunca deixa de utilizar a máquina do Estado para agraciar amigos, frequentemente com estatutos jurídicos dúbios, António Costa – presenteou Azeredo Lopes com a liderança de uma pasta que se encontra no âmago da autoridade do Estado. Se há ministério que exige uma personalidade de respeito, com competência reconhecida e um passado imaculado, esse é o Ministério da Defesa – e isso é tudo aquilo que o atual ministro não tem. Aliás, Azeredo Lopes já é conhecido, nas esferas militares e do Estado, como o “Azarelho” Lopes: porque, de facto, o senhor é excessivamente azarado. Por onde passa, só acontecem tragédias. Efetivamente, Azeredo Lopes faz-nos lembrar aquelas pessoas que passam por um incêndio e julgam que nada está acontecendo – ou que se trata apenas de um barbecue mais animado. Azeredo Lopes tem uma capacidade singular para ignorar o óbvio – e permanecer na óbvia ignorância sobre tudo. E este senhor trata da proteção do território nacional contra ameaças externas – está tudo dito sobre a decadência política nacional em tempos de geringonça. Na nossa opinião, Azeredo é sobretudo um “Azerelho” Lopes – como dizia a minha avó, é um verdadeiro aselha. É a personificação da mais pura da aselhice política (não cuidaremos aqui de tratar dessa questão magna que tem dividido linguistas sobre saber se se escreve “aselhice” ou “azelhice” – por nós, nos tempos que correm, é claramente com “z”… de Azeredo).



4. Ora, a última revelação sobre a trama do roubo de material militar de Tancos é gravíssima. Afinal, o ministro da Defesa terá (alegadamente) participado na encenação da recuperação do material, cirurgicamente colocado na Chamusca. Para quê? Para que o assunto ficasse encerrado, não deixando prolongar a discussão política em seu torno com o consequente desgaste político para o PS. Estamos, pois, perante um novo nível de sofisticação de propaganda política: um ministro que tutela uma pasta crucial para a afirmação da autoridade do Estado aceita branquear um ato criminoso para evitar o ruído negativo para a imagem do Partido Socialista. Isto demonstra exemplarmente o modo de atuação do governo socialista: tudo se resume à gestão da sua imagem, à difusão da sua propaganda – e ao controlo absoluto da máquina do Estado. Um projeto de desenvolvimento sustentável para o nosso país? Absolutamente irrelevante para o PS. Para os socialistas, só interessa conquistar, manter e controlar o poder. E os privilégios próprios que só o poder proporciona.



5. Exige-se, de imediato, a demissão de Azeredo Lopes, sob pena de descrédito completo do Estado português. Como é que este senhor vai representar Portugal nas reuniões da NATO e mostrar que o nosso país é um parceiro confiável, competente e sério – quando este é o mesmo ministro que terá participado numa ação de encobrimento de roubo de material militar? Em vez de repor a autoridade, Azeredo Lopes agravou a desautoridade. Este episódio já circula nos meios diplomáticos internacionais e tornou Portugal uma paródia internacional. De aliado de confiança passámos a aliado da desconfiança (e da comédia!). Sempre que Azeredo abrir a boca em reuniões internacionais será tão cómico quanto ouvir George Costanza (a icónica personagem da série “Seinfeld”) discorrer sobre geoestratégia política e segurança.



6. No dia 5 de outubro, os jornalistas poderiam ter exigido uma explicação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, como seria expetável numa democracia saudável e com vitalidade. Ao invés, quedámo- -nos pelas doutas apreciações do chefe de Estado (e comandante supremo das Forças Armadas) e do chefe de governo sobre um assunto central para a afirmação da autoridade do Estado e da sua competência funcional: a alegada violação de Cristiano Ronaldo em Las Vegas! Enfim, parece que os nossos políticos persistem é em violar, diariamente, a (pouca) decência que ainda resta à República Portuguesa… Os portugueses terão de decidir: ou querem uma República a sério, ou tornar Portugal uma República socialista, liderada pelos “Azerelhos” Lopes desta vida…



joaolemosesteves@gmail.com

https://ionline.sapo.pt/artigo/629129/- ... =Opiniao_i




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40612
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3034 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9096 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Out 12, 2018 2:14 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55686
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2550 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9097 Mensagem por P44 » Sex Out 12, 2018 2:51 pm

Mas demitiu-se mesmo ou desapareceu?




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Viper PT
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Sex Jan 26, 2018 10:28 pm
Agradeceu: 37 vezes
Agradeceram: 3 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9098 Mensagem por Viper PT » Sex Out 12, 2018 5:14 pm

Post repetido




Editado pela última vez por Viper PT em Sex Out 12, 2018 5:21 pm, em um total de 1 vez.
EX DSA
Avatar do usuário
Viper PT
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Sex Jan 26, 2018 10:28 pm
Agradeceu: 37 vezes
Agradeceram: 3 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9099 Mensagem por Viper PT » Sex Out 12, 2018 5:17 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Out 06, 2018 10:27 am Os magos do défice zero

Imagem

Mário Centeno prepara-se para ser o primeiro ministro das Finanças em mais de quatro décadas a chegar a um défice de 0%. Vai ficar na companhia de António de Oliveira Salazar, que governou as Finanças com mão de ferro a partir de 1928, e também de figuras da Monarquia e da Primeira República

m economista mais distraído que aterrasse no Portugal dos anos 30 iria facilmente surpreender-se com a terminologia fiscal da época. Sempre houve e sempre haverá eufemismos quando se trata de cobrar impostos. Mas, naquele tempo, a semântica era levada ao extremo, e os portugueses pagavam coisas com nomes tão sugestivos como taxa de salvação nacional ou imposto de salvação pública. Denominações que, por mais voltas que se dê aos compêndios de finanças públicas, é impossível encontrar. Simplesmente não existem. Porque uma coisa são conceitos técnicos. Outra, completamente diferente, são narrativas políticas. Para os economistas, há impostos diretos (que incidem diretamente sobre o rendimento, como o IRC ou o IRS) e indiretos (que tributam o consumo, como o IVA ou o imposto sobre o álcool). E tudo o que o Estado arrecada serve para pagar despesas e não para salvar a nação ou o público.

Só que, como dizia a velha frase de António de Oliveira Salazar, “em política, o que parece é”. E o homem que conduziu os destinos do país durante quase quatro décadas apurou a técnica. Salazar foi recordista das contas equilibradas mas também um campeão a dourar a pílula. Uma boa narrativa, já se sabe, pode fazer toda a diferença. E, muito antes do debate sobre a boa e a má austeridade que tem dividido esquerda e direita em Portugal nos últimos anos, já o professor de Finanças de Santa Comba Dão usava com mestria as palavras para disfarçar a verdadeira natureza das coisas. Porque impostos são só isso mesmo: impostos. É dinheiro que as pessoas — os contribuintes, como se diz na terminologia anglo-saxónica — pagam sobre os rendimentos que ganham ou sobre as despesas que fazem. E, como dizia o norte-americano Benjamin Franklin, são a outra única certeza depois da morte.

...

https://expresso.sapo.pt/economia/2018- ... gs.nltok2U

Déficit Zero! Tá bem tá!
Diz-me uma coisa Cabeça de martelo:
Como conseguem viver aí com a gasolina e os bens de primeira necessidade mais caros que nos outros países, com ordenados 2 e 3 vezes superiores???

Eu emigrei aos 40 e só me arrependo de não o ter feito mais cedo!

Quando vou de Férias e tenho o azar de cair num supermercado ou encher o depósito e olho para a conta até me assusto!
Só penso nisso: como conseguem viver com estes preços e com os estes ordenados?????

A lógica é simples: aumentam as reformas e salários 10 euros mas depois sacam 20 em impostos nos combustíveis e outros bens, dizem que acabou a austeridade e os otários que não sabem fazer contas batem palmas!
Assim também eu governava!




EX DSA
Avatar do usuário
tgcastilho
Sênior
Sênior
Mensagens: 932
Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 249 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9100 Mensagem por tgcastilho » Sex Out 12, 2018 6:01 pm

Viper PT escreveu: Sex Out 12, 2018 5:17 pm

Déficit Zero! Tá bem tá!
Diz-me uma coisa Cabeça de martelo:
Como conseguem viver aí com a gasolina e os bens de primeira necessidade mais caros que nos outros países, com ordenados 2 e 3 vezes superiores???

Eu emigrei aos 40 e só me arrependo de não o ter feito mais cedo!

Quando vou de Férias e tenho o azar de cair num supermercado ou encher o depósito e olho para a conta até me assusto!
Só penso nisso: como conseguem viver com estes preços e com os estes ordenados?????

A lógica é simples: aumentam as reformas e salários 10 euros mas depois sacam 20 em impostos nos combustíveis e outros bens, dizem que acabou a austeridade e os otários que não sabem fazer contas batem palmas!
Assim também eu governava!
É o "rigor". Reclamavam da troika, mas fazem pior e ainda são os maiores! E o pior é que com estes métodos quem se fode mais é a raia pequena, mas fica toda contente pq aumenta o salário em dez euros! O pior é que a politica foi desfazer o que foi feito pela troika, mas medidas construtivas zero...




"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40612
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3034 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9101 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 13, 2018 10:19 am

Viper PT escreveu: Sex Out 12, 2018 5:17 pm Déficit Zero! Tá bem tá!
Diz-me uma coisa Cabeça de martelo:
Como conseguem viver aí com a gasolina e os bens de primeira necessidade mais caros que nos outros países, com ordenados 2 e 3 vezes superiores???

Eu emigrei aos 40 e só me arrependo de não o ter feito mais cedo!

Quando vou de Férias e tenho o azar de cair num supermercado ou encher o depósito e olho para a conta até me assusto!
Só penso nisso: como conseguem viver com estes preços e com os estes ordenados?????

A lógica é simples: aumentam as reformas e salários 10 euros mas depois sacam 20 em impostos nos combustíveis e outros bens, dizem que acabou a austeridade e os otários que não sabem fazer contas batem palmas!
Assim também eu governava!

Da última vez que sai do país à uns dois anos foi apenas para ir a Badajoz levar a minha irmã que precisava de uns papéis. Vi combustíveis relativamente mais baratos, de resto não vi mais nada a preços de amigo, mas presumo que os salários mais altos de Espanha também cobram essa diferença. De resto depende de país para país, tenho amigos na Alemanha que não querem outra coisa, tenho amigos no RU que vieram embora porque segundo eles não compensava, a minha própria irmã já trabalhou no RU e Noruega e está com uma qualidade de vida muito melhor agora que está em Espanha. Tudo depende dos salários que tinham cá, versus os que têm lá em comparação com a qualidade de vida que obtém em cada lado.

A austeridade não acabou, apenas mudou de nome (cativações), mas neste momento estou a viver melhor do que vivia à apenas dois anos atrás, disso não tenhas dúvidas.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
tgcastilho
Sênior
Sênior
Mensagens: 932
Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 249 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9102 Mensagem por tgcastilho » Sáb Out 13, 2018 10:42 am

IVA das actividades culturais de 13% para 6%, porreiro pá! Um gajo quando tiver fome vai ao teatro e até se esquece o que tinha!
Menos 212€ de propinas por ano, porreiro pá! E quem é que vai pagar a diferença às faculdades? A Venezuela da Europa...




"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40612
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3034 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9103 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Out 13, 2018 10:59 am

Estranho eu quando vou a um hipermercado vejo as estantes cheias, quando vou às bombas de gasolina as mesmas têm combustível e quando vou a uma farmácia eles têm medicamentos.

Pessoal, mais dialéctica e menos populismos sff.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
tgcastilho
Sênior
Sênior
Mensagens: 932
Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 249 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9104 Mensagem por tgcastilho » Sáb Out 13, 2018 11:25 am

cabeça de martelo escreveu: Sáb Out 13, 2018 10:59 am Estranho eu quando vou a um hipermercado vejo as estantes cheias, quando vou às bombas de gasolina as mesmas têm combustível e quando vou a uma farmácia eles têm medicamentos.

Pessoal, mais dialéctica e menos populismos sff.
Misturar alhos com bugalhos, isso é que é populismo. Estou a falar da imposição de tectos máximos arbitrários. Que aliás é o que leva à falta de gasolina, comida e papel.

Populistas são as medidas! As propinas são uma das maiores fontes de receitas das universidades. Decretar unilateralmente o valor a pagar e depois não compensar as faculdades é demagogia. E sim é isso que a Venezuela faz, ignora a estrutura de custos e financiamento da instituições e decreta unilateralmente os preços. Penso que seja fácil de perceber: A cobra X e paga Y. O estado vem e diz que A só vai cobrar X/2, mas A continua a ter de pagar Y. Acho que não preciso desenho, mas porreiro pá! Mas 2009 foi tão bom, venha outra vez!




"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55686
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2550 vezes

Re: Noticias de Portugal

#9105 Mensagem por P44 » Sáb Out 13, 2018 11:34 am

cabeça de martelo escreveu: Sáb Out 13, 2018 10:19 am

A austeridade não acabou, apenas mudou de nome (cativações), mas neste momento estou a viver melhor do que vivia à apenas dois anos atrás, disso não tenhas dúvidas.
x2

Se calhar é melhor abandonar Espanha, esse antro comunista onde o ordenado mínimo vai aumentar 164 €!!!!!!! :roll: :roll:

Avé João César das Neves!!!!! [002]




*Turn on the news and eat their lies*
Responder