NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Eu achei bem bonito!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
O Vettel é um bananinhas do crl
Mais valia terem corrido com ele ao invés do Raikonnen, e terem ido buscar o Alonso
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Triste sina ter nascido português
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
A batatinha do vettel está assando. Não vai ter os privilégios como contra o Leclerc em 2019. E tenho sérias dúvidas se fica para 2020.
O Hamilton tá do jeito que gosta. Ganhou as corridas, aproveitou as oportunidades mesmo com carro pior e fez a gordura. Agora ninguém segura. Se deixar ele ganha as seis corridas restantes.
Hoje me pergunto qual a diferença do Rosberg e Vettel?
O Rosberg corria em equipe média (Williams) e foi para Mercedes fazer parte do projeto. Ele foi fundamental para desenvolver o carro e passar as informações. Correu contra o Schumacher e chegou na frente. Brigou de igual para igual com Hamilton e venceu em 2016. Tanto que quando disse adeus tinha contrato para mais dois anos assinado.
O Vettel correu na RedBull como queridinho da equipe. O carro era feito para ele e o companheiro um bom piloto. Com o carrão foi tetra campeão e já dava os chiliquinhos. Em 2014, quando teve um companheiro jovem e rápido, o Ricciardo, perdeu e passou a colocar a culpa na equipe. Na Ferrari, começou bem, mas passou a cometer erros bizarros que jogam os campeonatos de 2017 e 2018 fora. Agora começa a reclamar da equipe, do carro, do companheiro e de todo mundo. Além do desequilíbrio emocional dentro da pista e fora.
É amigos. Talvez a diferença entre Rosberg e Vettel foi a redbull e aquele carrão. Se o Rosberg estivesse sozinho na Mercedes e com um companheiro semi-aposentado também era tetra campeão.
O Hamilton tá do jeito que gosta. Ganhou as corridas, aproveitou as oportunidades mesmo com carro pior e fez a gordura. Agora ninguém segura. Se deixar ele ganha as seis corridas restantes.
Hoje me pergunto qual a diferença do Rosberg e Vettel?
O Rosberg corria em equipe média (Williams) e foi para Mercedes fazer parte do projeto. Ele foi fundamental para desenvolver o carro e passar as informações. Correu contra o Schumacher e chegou na frente. Brigou de igual para igual com Hamilton e venceu em 2016. Tanto que quando disse adeus tinha contrato para mais dois anos assinado.
O Vettel correu na RedBull como queridinho da equipe. O carro era feito para ele e o companheiro um bom piloto. Com o carrão foi tetra campeão e já dava os chiliquinhos. Em 2014, quando teve um companheiro jovem e rápido, o Ricciardo, perdeu e passou a colocar a culpa na equipe. Na Ferrari, começou bem, mas passou a cometer erros bizarros que jogam os campeonatos de 2017 e 2018 fora. Agora começa a reclamar da equipe, do carro, do companheiro e de todo mundo. Além do desequilíbrio emocional dentro da pista e fora.
É amigos. Talvez a diferença entre Rosberg e Vettel foi a redbull e aquele carrão. Se o Rosberg estivesse sozinho na Mercedes e com um companheiro semi-aposentado também era tetra campeão.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Tou a imaginar a Ferrari no ano que vem, dois moleques chorões, a não ser que o Leclerc se torne a nova put@ do Vettel.
Vai dar Hexa para o Hamilton.
Vai dar Hexa para o Hamilton.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
a propósito do Hamilton, um artigo que achei interessante. Qual é a tua opinião Bourne?
Andrew Frankel: The trouble with Lewis Hamilton's public persona
It's possible to separate Lewis Hamilton from the PR machine that he's hooked up to, writes Andrew Frankel. The problem is that it's very difficult to do so...
I have a problem with Lewis Hamilton, have done for a while now, and have been perhaps less willing to accept it myself. That’s despite some or more of you being kind enough to point this out to me, every time I write about him in a less than flattering way.
I first saw Hamilton in action the thick end of 25 years ago. I was at some karting event and, during a break in proceedings, they sent the children out to show the old farts how it was done. And there was this boy, not just out front but destroying the class of ’93 or whenever it was.
And, yes, I guess because I thought how wonderful it would be if a black kid could break into and succeed in such an overwhelmingly white sport, I remembered his name: Lewis Hamilton.
The next time I saw him he was about 15, at a test track where Autocar magazine was holding its then-annual ‘Sideways Challenge’. The idea was a bunch of drivers from all areas of the industry – racers, rally drivers, chassis engineers and so on – would drive around an enormous steering pad in a BMW Z3M coupe, while a bunch of judges would award marks for technical accuracy and artistic interpretation. I was one of the judges.
By then Lewis was the man to beat in the karting world, but little known beyond, at least until he became a BRDC ‘Rising Star’ later that year.
Would the pure talent of the karting prodigy cancel out the fact he was still two years away from getting a driving licence? From memory, the answer was no. He certainly didn’t disgrace himself, but driving something weighing probably 10 times what he was used to, he understandably found it difficult.
He is a proper racer in the Stirling Moss and Gilles Villeneuve sense, insofar as he’ll fight as hard for 14th place as first
Others who were there recall that after the contest was over he asked if he could have another go and went round and round and round until he mastered it. I have no memory of this, so perhaps I’d left by then.
What I do recall is how well he carried himself – a little shy, but polite, interested in our silly game and without a trace of cockiness about him. I hoped he’d make it all the way and, when he had, I hoped even more he’d use his natural modesty and quietly endearing personality to show himself a true champion both on and off the track.
But while Lewis Hamilton the driver only got better as his star ascended to the heavens and the championships started piling up, Lewis Hamilton the person seemed, at least to me, to have forgotten how lucky he was to have been born with a talent so sublime as to have afforded him a life of which the rest of us could not possibly dream.
And yes, of course, the public persona may well be entirely different to how he is in private (when I briefly spent time alone with both Ayrton Senna and Sébastien Loeb I could scarcely believe how different, and how much nicer, they were than in public. And while I’ve never met him, I know plenty who have said the same of Michael Schumacher), but I’ve still not warmed to him, for a while now.
To me, being able to drive rather rapidly around in circles is no excuse for inelegant behaviour when it doesn’t go right for you. I’m always reminded of Jenson Button and all those years he spent dragging uncompetitive Hondas around the world remaining somehow able to smile, or at least look for what little was good in a usually pretty dire situation.
Now, however, I think I’ve let my view of the Lewis I see in public distort my view of Lewis the driver. Too often I’ve found myself looking for reasons why he won a race or recovered to salvage something from nothing. I’ve looked for bad luck that has befallen others in terms of mechanical misfortune, good luck that has happened to him when the safety car fell just right, the fact he drives for the best team in the pitlane, has the world’s best number two driver on his shoulder and so on. But those are all excuses.
I didn’t watch the Singapore Grand Prix because I was driving back from Spa on Sunday, but I did listen to every minute of it and I had already seen ‘that’ qualifying lap. And it occurred to me that not only is Hamilton better than Vettel, or anyone else out there; he might be better than anyone I’ve seen race. Because Senna and Schumacher were probably as talented, worked as hard and had the same steely focus, but both were vulnerable under pressure. You can say the same about Vettel, yet Lewis never cracks. Alain Prost was arguably the most clinically accomplished driver out there, but he wasn’t a racer like Lewis.
The point is, Hamilton is the perfect package: he is a proper racer in the Stirling Moss and Gilles Villeneuve sense, insofar as he’ll fight as hard for 14th place as first. He never gives up unless the situation is hopeless, yet he can see the long view and understands the risk/reward ratio better than anyone else I’ve seen. He hardly ever makes mistakes and when he does, he minimises their consequences. Too many times I’ve seen him get away with something, which would probably be disastrous for others, for it to be luck.
What I’d really like to do is spend a couple of hours alone with him, away from the entourage, the PR machine and the pressure, to see if the Lewis I saw all those years ago is still in there.
And yes, I know, me and about 10 million others too.
But it would be interesting. If anyone is listening, I can confirm my availability…
https://www.motorsportmagazine.com/opin ... ic-persona
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
https://www.motorsport.com/f1/news/lecl ... 1/3180606/
FORMULA 1 / BREAKING NEWS
Leclerc racks up Ferrari miles in Pirelli F1 tyre test
Ferrari’s new signing Charles Leclerc completed the equivalent of more than two race distances at Paul Ricard on Thursday, as part of Pirelli’s 2019 Formula 1 tyre evaluation programme.
Sauber star Leclerc, who joins Sebastian Vettel at the Scuderia in 2019, completed 129 laps behind the wheel of the SF71H at the French Grand Prix venue. Vettel will drive the car tomorrow.
It marked the first time Leclerc has driven for Ferrari since being announced as a race driver for next year.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Sauber fechou com Kimi e Giovinazzi. Oficialmente é a Ferrari B com marca alfa romeo. Vão brigar por top-5 ou podium em 2019. Já que o carro deve ser quase uma Ferrari 2018/2019
E os novos carrinhos da formula 1. Pela cara rompe com as frescuras da F1 do Tio Bernie. O carro é outro com novos objetivos e filosofia. os modelos de hoje são feios, grandões e desajeitados, mas já foram muito piores em 2010/2012. Naquele tempo o carro parecia de brinquedo de madeira, longo e estreito, rodas desproporcionais e o bico horroroso com degrau. O carro era muito desarmônico.
E os novos carrinhos da formula 1. Pela cara rompe com as frescuras da F1 do Tio Bernie. O carro é outro com novos objetivos e filosofia. os modelos de hoje são feios, grandões e desajeitados, mas já foram muito piores em 2010/2012. Naquele tempo o carro parecia de brinquedo de madeira, longo e estreito, rodas desproporcionais e o bico horroroso com degrau. O carro era muito desarmônico.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Fórmula 1 de 2021 vão ser mais lentos… mas com melhores corridas
Há muito que os adeptos ‘suspiravam’ por isto. Monolugares de Fórmula 1 bem mais bonitos, e também ‘aligeirados’ em termos aerodinâmicos, o que permitirá, tal como já se vai ‘tentar’ em 2019, que as corridas sejam melhores, devido ao facto dos carros poderem rodar bem mais perto uns dos outros.
Há duas semanas a FOM revelou imagens dos conceitos que pretende ver implementados nos carros de 2021 com o intuito de os tornar mais atrativos esteticamente, mas o seu aspeto pode divergir do evidenciado durante o Grande Prémio de Singapura.
A entidade que gere os destinos comerciais da categoria máxima e a FIA desejam que os monolugares do próximo ciclo regulamentar sejam capazes de competir de uma forma mais efetiva, permitindo que se possam seguir sem perdas significativas de apoio aerodinâmico, e tenham um aspeto mais atrativo.
Para isso Ross Brawn, responsável pela área técnica da FOM, tem vindo a desenvolver conceitos juntamente com as equipas com estas duas diretrizes em mente que foram reveladas na passada sexta-feira.
A apresentação não estava prevista, mas depois de o inglês ter mostrado as imagens num seminário para jovens sobre a técnica da Fórmula 1, estas apareceram nas redes sociais, obrigando o inglês a reagir.
A estética é uma das diretivas adotadas pela FOM, mas também o comportamento aerodinâmico é uma preocupação. Atualmente, sempre que um carro se aproxima de outro, perde 50% do seu apoio aerodinâmico, dificultando a tarefa dos pilotos em se manter em posição de poder atacar a posição do monolugar que o precede.
Para além disso, a proximidade entre dois carros contribui decisivamente para o desgaste acelerado dos pneumáticos, razão pela qual é normal verificar uma diferença em torno do segundo e meio entre os pilotos, dado que só assim podem defender a durabilidade das suas borrachas.
Para alterar este panorama, Brawn, juntamente com a sua equipa, encontrou soluções que permitem que os carros, quando estão a menos de três distâncias do monolugar que os precede, percam apenas 20% do seu apoio aerodinâmico.
A diminuição do impacto das asas foi determinante para que este número fosse alcançado, passando a maior parte do apoio aerodinâmico a ser gerado pelo fundo plano, através do efeito de solo.
No entanto, haverá uma queda de performance, devendo os monolugares de 2021 ser menos performantes que os atuais. Contudo, os responsáveis da FOM não se mostram preocupados com essa situação, uma vez que, segundo eles, os atuais carros estão a chegar a limites indesejados, sendo obrigatório cortar as suas prestações.
A estética acaba por ser condicionada pelos objetivos aerodinâmicos, mas ainda assim, nos conceitos apresentados, a FOM revelou monolugares com um aspeto distinto do atual. A área de maior impacto poderá ser as jantes que cresceram das 13 polegadas presentemente para as 18 que serão usadas a partir de 2020.
No entanto, também as asas passam a ter uma aspeto mais dinâmico, deixando de ter tantos elementos como nos dias de hoje, ao passo que a o Halo terá também uma versão mais estilizada e integrada no chassis de modo a estar mais em linha com a estética dos carros.
A asa traseira terá extensões até às rodas de modo a que estas fiquem cobertas. Com estes apêndices, pretende-se que os pneus traseiros produzam menos turbulência, mantendo o ar mais limpo para que os carros atrás possam manter a distância para o que o precede.
Apesar da apresentação destes três conceitos, que basicamente são muito parecidos entre si, existem fortes possibilidades de os carros de 2021 diferirem das imagens apresentadas. Como está profundamente documentado, as equipas fazem interpretações muito próprias dos regulamentos, chegando a diferentes soluções. Contudo, os homens da FOM consideram estes conceitos como um ponto de partida que será melhorado consistentemente com a ajuda das equipas.
O regulamento técnico que dará corpo aos carros de 2021 deverá estar pronto no final do próximo ano, de modo a que todas as equipas tenham tempo para conceber os seus monolugares com tempo, sem que sejam as estruturas maiores a ficar mais bem preparadas para a temporada de estreia das novas máquinas.
https://www.autosport.pt/formula1/formu ... -corridas/
Há muito que os adeptos ‘suspiravam’ por isto. Monolugares de Fórmula 1 bem mais bonitos, e também ‘aligeirados’ em termos aerodinâmicos, o que permitirá, tal como já se vai ‘tentar’ em 2019, que as corridas sejam melhores, devido ao facto dos carros poderem rodar bem mais perto uns dos outros.
Há duas semanas a FOM revelou imagens dos conceitos que pretende ver implementados nos carros de 2021 com o intuito de os tornar mais atrativos esteticamente, mas o seu aspeto pode divergir do evidenciado durante o Grande Prémio de Singapura.
A entidade que gere os destinos comerciais da categoria máxima e a FIA desejam que os monolugares do próximo ciclo regulamentar sejam capazes de competir de uma forma mais efetiva, permitindo que se possam seguir sem perdas significativas de apoio aerodinâmico, e tenham um aspeto mais atrativo.
Para isso Ross Brawn, responsável pela área técnica da FOM, tem vindo a desenvolver conceitos juntamente com as equipas com estas duas diretrizes em mente que foram reveladas na passada sexta-feira.
A apresentação não estava prevista, mas depois de o inglês ter mostrado as imagens num seminário para jovens sobre a técnica da Fórmula 1, estas apareceram nas redes sociais, obrigando o inglês a reagir.
A estética é uma das diretivas adotadas pela FOM, mas também o comportamento aerodinâmico é uma preocupação. Atualmente, sempre que um carro se aproxima de outro, perde 50% do seu apoio aerodinâmico, dificultando a tarefa dos pilotos em se manter em posição de poder atacar a posição do monolugar que o precede.
Para além disso, a proximidade entre dois carros contribui decisivamente para o desgaste acelerado dos pneumáticos, razão pela qual é normal verificar uma diferença em torno do segundo e meio entre os pilotos, dado que só assim podem defender a durabilidade das suas borrachas.
Para alterar este panorama, Brawn, juntamente com a sua equipa, encontrou soluções que permitem que os carros, quando estão a menos de três distâncias do monolugar que os precede, percam apenas 20% do seu apoio aerodinâmico.
A diminuição do impacto das asas foi determinante para que este número fosse alcançado, passando a maior parte do apoio aerodinâmico a ser gerado pelo fundo plano, através do efeito de solo.
No entanto, haverá uma queda de performance, devendo os monolugares de 2021 ser menos performantes que os atuais. Contudo, os responsáveis da FOM não se mostram preocupados com essa situação, uma vez que, segundo eles, os atuais carros estão a chegar a limites indesejados, sendo obrigatório cortar as suas prestações.
A estética acaba por ser condicionada pelos objetivos aerodinâmicos, mas ainda assim, nos conceitos apresentados, a FOM revelou monolugares com um aspeto distinto do atual. A área de maior impacto poderá ser as jantes que cresceram das 13 polegadas presentemente para as 18 que serão usadas a partir de 2020.
No entanto, também as asas passam a ter uma aspeto mais dinâmico, deixando de ter tantos elementos como nos dias de hoje, ao passo que a o Halo terá também uma versão mais estilizada e integrada no chassis de modo a estar mais em linha com a estética dos carros.
A asa traseira terá extensões até às rodas de modo a que estas fiquem cobertas. Com estes apêndices, pretende-se que os pneus traseiros produzam menos turbulência, mantendo o ar mais limpo para que os carros atrás possam manter a distância para o que o precede.
Apesar da apresentação destes três conceitos, que basicamente são muito parecidos entre si, existem fortes possibilidades de os carros de 2021 diferirem das imagens apresentadas. Como está profundamente documentado, as equipas fazem interpretações muito próprias dos regulamentos, chegando a diferentes soluções. Contudo, os homens da FOM consideram estes conceitos como um ponto de partida que será melhorado consistentemente com a ajuda das equipas.
O regulamento técnico que dará corpo aos carros de 2021 deverá estar pronto no final do próximo ano, de modo a que todas as equipas tenham tempo para conceber os seus monolugares com tempo, sem que sejam as estruturas maiores a ficar mais bem preparadas para a temporada de estreia das novas máquinas.
https://www.autosport.pt/formula1/formu ... -corridas/
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Agora sabemos que o carro de 2017 não tinha sentido. Porque as regras foram no sentido de terem carros rápidos e muita pressão aerodinâmica. Assim, aconteceu o esperado, mataram as disputas e ultrapassagem. Iguais aos carros do meio da década de 2000. Será que a FIA e equipes não desconfiaram? Nem que um carro grandalhão seria muito estranho? O carro parece um caminhão.
Antes dessas regras de atuais os carros eram nanicos, especialmente até a primeira metade da década de 2010. Os carros compactos com piloto, motorzão e quatro pneus. Assim o carro era muito mais nervoso e a velocidade aparecia mais. Não sei se por causa do motor hibrido ou porque as regras exigem.
Antes dessas regras de atuais os carros eram nanicos, especialmente até a primeira metade da década de 2010. Os carros compactos com piloto, motorzão e quatro pneus. Assim o carro era muito mais nervoso e a velocidade aparecia mais. Não sei se por causa do motor hibrido ou porque as regras exigem.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
MEU DEUS DO CÉU!!!!
A classificação da F1 e as corridas da F2 foram horrorosas. Essa russa pista é deplorável. A largada é ás 8 horas de Brasília. Até o horário é ruim.
Forte indicação de passeio da Mercedes e do Hamilton. Quem sabe o Vettel salve um podium se não fizer besteira. Já que a Ferrari, Mercedes e Redbull estão tão a frente dos demais que se largar em último termina no top-5.
Acho que no México o Hamilton abre os 50 pontos e acaba.
A classificação da F1 e as corridas da F2 foram horrorosas. Essa russa pista é deplorável. A largada é ás 8 horas de Brasília. Até o horário é ruim.
Forte indicação de passeio da Mercedes e do Hamilton. Quem sabe o Vettel salve um podium se não fizer besteira. Já que a Ferrari, Mercedes e Redbull estão tão a frente dos demais que se largar em último termina no top-5.
Acho que no México o Hamilton abre os 50 pontos e acaba.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Opinião GP: 16 anos depois, Mercedes faz 'remake' de teatro da Ferrari. E ao ser igual, ganha para perder
A Mercedes e Lewis Hamilton tiveram nas mãos a chance de reescrever a história e dar ainda mais valor a seus nomes. Mas ambos escolheram o caminho tão aceito na F1. Só que, ao decidirem por ele, optaram por um comportamento pouco genuíno e a emenda fez mais mal do que bem.
É CLARO QUE TUDO é devidamente acertado nos vários briefings que as equipes marcam durante o fim de semana de uma corrida. Absolutamente todas as situações são analisadas para discussão de estratégias, e daí surgem os planos A, B ou C. Assim que as luzes vermelhas se apagam, as situações começam a se desenrolar — na F1 de hoje, nem se pode dizer que se trata de uma infinidade porque muitas das coisas são previsíveis — e as cabeças teoricamente pensantes apertam botões para indicarem as decisões.
As decisões englobam informações, indicações e, no topo da pirâmide, ordens. As ordens geralmente se dão em detrimento de algo ou alguém e podem ser tomadas de súbito ou não. O rádio não é o local mais propício para discussões e insubordinações, então cabe aos pilotos afetados como devem agir. A F1 de hoje tem esportistas que não têm personalidade firme e acatam tudo muito facilmente, mesmo quando a ordem que escutam não surge de uma decisão digna. Aí, quando pulam do carro e analisam o cenário, demonstram um descontentamento teatral — quem vence alega que não queria aquilo e fala que o outro é o vencedor moral; quem perde fecha a cara e demonstra vitimismo.
Schumacher e Barrichello 'vermelhos' de vergonha no GP da Áustria de 2002
A corrida deste domingo em Sóchi se deu como havia acontecido 5.985 dias em Zeltweg. A troca de posição entre Valtteri Bottas e Lewis Hamilton não era necessária. Embora se entenda que ambos fazem parte de uma equipe que deseja fechar qualquer lacuna para neutralizar uma eventual reação da rival, a diferença na tabela de pontos e a significativa vantagem técnica na pista já anulam qualquer tentativa de justificativa. Hamilton será pentacampeão. Mas se esperava mais dele, fundamentalmente.
O britânico de 33 anos possui uma carreira única na F1. Primeiro negro do esporte, quebrou paradigmas, tem uma imagem que vai além das pistas, é um dos maiores de todos os tempos e poderia ter dado um grande exemplo de sua magnitude. Cabia a ele também questionar a equipe, cabia a ele também mudar as regras do jogo. Peso e poder para isso já não lhe faltam. Esperava-se dele algo como um "eu não preciso desta vitória e não vou ultrapassá-lo". Ou, se tivesse, um "vou devolver a posição porque eu sou grande".
Mas foi mais do mesmo. E piorou o cenário quando deixou o carro visivelmente incomodado com a situação, diante de um triunfo que não fez por merecer, ainda que venha em uma temporada espetacular. Tentou argumentar, defender a equipe e até trocar troféus com o companheiro de equipe. Horrível. É uma pena diante do que ele representa para o esporte. Ainda, ao aceitar a ordem e não devolver a colocação, Hamilton, então, deveria defender o que fez, celebrar a vitória e os 25 pontos na tabela.
Da Áustria-2002 para cá, a grande diferença é, naturalmente, a internet e o quanto o mundo se conectou para comentar, analisar e julgar. A reação contrária foi instantânea, e também isso fez com que o discurso das personagens envolvidas após a prova fosse alinhado na tentativa de minimizar os riscos. Mas os danos são muito mais expressivos que os de 16 anos atrás. Stories virão. Threads no Twitter explicarão. Mas a real é que Rússia-2018 tem seu Schumacher, seu Barrichello e seu Jean Todt.
Os atores mudam, o roteiro é o mesmo. O resultado é a tragédia e a degradação do esporte. Tudo em tempo real. Mas que o tempo vai demorar para apagar.
Assumir a bronca também é um sinal dos grandes. É preciso também entender as consequências e encará-las.
Semanas atrás, a Nike usou Colin Kaepernick em campanha linda demais, exaltando a coragem do jogador em enfrentar o status quo. Kaepernick joga mais na NFL, mas se tornou algo maior que o esporte pelo que ele defende. Sem entrar no mérito do seu ato, a Nike manteve o apoio e a marca cresceu em valor de mercado.
Lewis Hamilton e Valtteri Bottas 'celebram' dobradinha
A Mercedes está na F1 para vencer, mas, acima de tudo, é uma marca que está no mercado para, simultaneamente, ter valor e vender seus produtos. E tem dois esportistas na ativa, ou seja, não precisariam ser 'abandonados' para atrelar seu nome a eles. Seria nobre e valioso se sequer tivesse cogitado isso. Ou se, no fim da corrida, chegasse e falasse: "Lewis, trate de devolver a posição a quem merece vencer".
Então, hoje estaríamos falando da mudança desse establishment. Mesmo que venha a perder o campeonato — coisa que não vai —, esse ato seria bem lembrado. Às vezes, perde-se e ganha-se muito mais. A Mercedes preferiu ser mais do mesmo: ganhou e perdeu.
https://www.grandepremio.com.br/f1/noti ... ara-perder
A Mercedes e Lewis Hamilton tiveram nas mãos a chance de reescrever a história e dar ainda mais valor a seus nomes. Mas ambos escolheram o caminho tão aceito na F1. Só que, ao decidirem por ele, optaram por um comportamento pouco genuíno e a emenda fez mais mal do que bem.
É CLARO QUE TUDO é devidamente acertado nos vários briefings que as equipes marcam durante o fim de semana de uma corrida. Absolutamente todas as situações são analisadas para discussão de estratégias, e daí surgem os planos A, B ou C. Assim que as luzes vermelhas se apagam, as situações começam a se desenrolar — na F1 de hoje, nem se pode dizer que se trata de uma infinidade porque muitas das coisas são previsíveis — e as cabeças teoricamente pensantes apertam botões para indicarem as decisões.
As decisões englobam informações, indicações e, no topo da pirâmide, ordens. As ordens geralmente se dão em detrimento de algo ou alguém e podem ser tomadas de súbito ou não. O rádio não é o local mais propício para discussões e insubordinações, então cabe aos pilotos afetados como devem agir. A F1 de hoje tem esportistas que não têm personalidade firme e acatam tudo muito facilmente, mesmo quando a ordem que escutam não surge de uma decisão digna. Aí, quando pulam do carro e analisam o cenário, demonstram um descontentamento teatral — quem vence alega que não queria aquilo e fala que o outro é o vencedor moral; quem perde fecha a cara e demonstra vitimismo.
Schumacher e Barrichello 'vermelhos' de vergonha no GP da Áustria de 2002
A corrida deste domingo em Sóchi se deu como havia acontecido 5.985 dias em Zeltweg. A troca de posição entre Valtteri Bottas e Lewis Hamilton não era necessária. Embora se entenda que ambos fazem parte de uma equipe que deseja fechar qualquer lacuna para neutralizar uma eventual reação da rival, a diferença na tabela de pontos e a significativa vantagem técnica na pista já anulam qualquer tentativa de justificativa. Hamilton será pentacampeão. Mas se esperava mais dele, fundamentalmente.
O britânico de 33 anos possui uma carreira única na F1. Primeiro negro do esporte, quebrou paradigmas, tem uma imagem que vai além das pistas, é um dos maiores de todos os tempos e poderia ter dado um grande exemplo de sua magnitude. Cabia a ele também questionar a equipe, cabia a ele também mudar as regras do jogo. Peso e poder para isso já não lhe faltam. Esperava-se dele algo como um "eu não preciso desta vitória e não vou ultrapassá-lo". Ou, se tivesse, um "vou devolver a posição porque eu sou grande".
Mas foi mais do mesmo. E piorou o cenário quando deixou o carro visivelmente incomodado com a situação, diante de um triunfo que não fez por merecer, ainda que venha em uma temporada espetacular. Tentou argumentar, defender a equipe e até trocar troféus com o companheiro de equipe. Horrível. É uma pena diante do que ele representa para o esporte. Ainda, ao aceitar a ordem e não devolver a colocação, Hamilton, então, deveria defender o que fez, celebrar a vitória e os 25 pontos na tabela.
Da Áustria-2002 para cá, a grande diferença é, naturalmente, a internet e o quanto o mundo se conectou para comentar, analisar e julgar. A reação contrária foi instantânea, e também isso fez com que o discurso das personagens envolvidas após a prova fosse alinhado na tentativa de minimizar os riscos. Mas os danos são muito mais expressivos que os de 16 anos atrás. Stories virão. Threads no Twitter explicarão. Mas a real é que Rússia-2018 tem seu Schumacher, seu Barrichello e seu Jean Todt.
Os atores mudam, o roteiro é o mesmo. O resultado é a tragédia e a degradação do esporte. Tudo em tempo real. Mas que o tempo vai demorar para apagar.
Assumir a bronca também é um sinal dos grandes. É preciso também entender as consequências e encará-las.
Semanas atrás, a Nike usou Colin Kaepernick em campanha linda demais, exaltando a coragem do jogador em enfrentar o status quo. Kaepernick joga mais na NFL, mas se tornou algo maior que o esporte pelo que ele defende. Sem entrar no mérito do seu ato, a Nike manteve o apoio e a marca cresceu em valor de mercado.
Lewis Hamilton e Valtteri Bottas 'celebram' dobradinha
A Mercedes está na F1 para vencer, mas, acima de tudo, é uma marca que está no mercado para, simultaneamente, ter valor e vender seus produtos. E tem dois esportistas na ativa, ou seja, não precisariam ser 'abandonados' para atrelar seu nome a eles. Seria nobre e valioso se sequer tivesse cogitado isso. Ou se, no fim da corrida, chegasse e falasse: "Lewis, trate de devolver a posição a quem merece vencer".
Então, hoje estaríamos falando da mudança desse establishment. Mesmo que venha a perder o campeonato — coisa que não vai —, esse ato seria bem lembrado. Às vezes, perde-se e ganha-se muito mais. A Mercedes preferiu ser mais do mesmo: ganhou e perdeu.
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Triste sina ter nascido português
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1
Ferrari unveils new F1 livery ahead of the Japanese GP
https://www.motorsport.com/f1/news/ferr ... p/3188225/
MW= Mercedes Wins
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