TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82186 Mensagem por gusmano » Ter Ago 14, 2018 11:26 am

knigh7 escreveu: Ter Ago 14, 2018 2:23 am Pessoal,

Minha mãe, que não estava bem de saúde (eu até chegui a comentar com o Túlio há 2 meses atrás) teve hoje um AVC sério. Está em estado de coma (não induzido, ela convulcionou e depois entrou em coma).

Eu vou pedir para vocês orações para o restabelecimento dela. O nome é Nilda Manso Vieira. Serei bastante grato.

Hoje eu passei boa parte do tempo no hospital refletindo sobre a vida e as coisas que se dão um grau de importancia que não se deve.

Nós somos aqui meros debatedores entusiastas em defesa e geopolítica, com ideias divergentes que não vão mudar nada (a não ser que alguém aqui seja um 4 estrelas e nãos sabemos...). Eu mesmo já briguei demais. Dando um grau de importância que não merece. Enquanto que vivem próximo (minha mãe, minha irmã, meus sobrinhos, bons amigos não damos a importância que se deve dar. Até porque as decisões sobre defesa passam longe dos fóruns.

Até mesmo brigas por questões políticas. Será que vale a penas a gente bater boca e desprezar a oportunidade de amizade por causa de políticos de merdas?

Eu acho que se a gente (incluindo EU) não desse tanta importância a essas coisas que não deveriam, o DB poderia ser um grupo de amigos que tem meras opiniões distintas. Afinal, estamos todos juntos querendo que as nossas FFAA melhores, cada um com ideias diferentes,e não há problema em ter ideias diferentes, até porque, como já frisei, nossas ideias não vão mudar nada.

Infelizmente, minha mãe tem uma alta probabilidade de morrer. Morrendo, ou não, essa situação está servindo para eu refletir e avaliar melhor o que é de fato importante na vida.

Estou cansado pela tensão do dia de hoje, então vou parar por aqui. (vou passar a noite numa sala próxima a UTI).

Abraços a amigos e aos inimigos, pois estes se tornarão meus amigos também.


Manuel Flávio Vieira
P.S.: por favor rezem para ela. Depois de se aposentar, dedicou-se a trabalhos voluntários nas paróquias de ajuda aos necessitados. Agora ela está incapaz, é ela que precisa receber ajuda.
E caso ela morra, rezem por mim. Perdi meu pai há alguns anos. Vai ser difícil viver sem a minha mãezinha. Eu amo ela demais.
Força!

abs




Avatar do usuário
vargasem
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Sex Set 08, 2006 2:03 pm
Agradeceram: 24 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82187 Mensagem por vargasem » Ter Ago 14, 2018 11:37 am

knigh7 escreveu: Ter Ago 14, 2018 2:23 am Pessoal,

Minha mãe, que não estava bem de saúde (eu até chegui a comentar com o Túlio há 2 meses atrás) teve hoje um AVC sério. Está em estado de coma (não induzido, ela convulcionou e depois entrou em coma).

Eu vou pedir para vocês orações para o restabelecimento dela. O nome é Nilda Manso Vieira. Serei bastante grato.

Hoje eu passei boa parte do tempo no hospital refletindo sobre a vida e as coisas que se dão um grau de importancia que não se deve.

Nós somos aqui meros debatedores entusiastas em defesa e geopolítica, com ideias divergentes que não vão mudar nada (a não ser que alguém aqui seja um 4 estrelas e nãos sabemos...). Eu mesmo já briguei demais. Dando um grau de importância que não merece. Enquanto que vivem próximo (minha mãe, minha irmã, meus sobrinhos, bons amigos não damos a importância que se deve dar. Até porque as decisões sobre defesa passam longe dos fóruns.

Até mesmo brigas por questões políticas. Será que vale a penas a gente bater boca e desprezar a oportunidade de amizade por causa de políticos de merdas?

Eu acho que se a gente (incluindo EU) não desse tanta importância a essas coisas que não deveriam, o DB poderia ser um grupo de amigos que tem meras opiniões distintas. Afinal, estamos todos juntos querendo que as nossas FFAA melhores, cada um com ideias diferentes,e não há problema em ter ideias diferentes, até porque, como já frisei, nossas ideias não vão mudar nada.

Infelizmente, minha mãe tem uma alta probabilidade de morrer. Morrendo, ou não, essa situação está servindo para eu refletir e avaliar melhor o que é de fato importante na vida.

Estou cansado pela tensão do dia de hoje, então vou parar por aqui. (vou passar a noite numa sala próxima a UTI).

Abraços a amigos e aos inimigos, pois estes se tornarão meus amigos também.


Manuel Flávio Vieira
P.S.: por favor rezem para ela. Depois de se aposentar, dedicou-se a trabalhos voluntários nas paróquias de ajuda aos necessitados. Agora ela está incapaz, é ela que precisa receber ajuda.
E caso ela morra, rezem por mim. Perdi meu pai há alguns anos. Vai ser difícil viver sem a minha mãezinha. Eu amo ela demais.
Força Manuel. Tenha certeza que Dona Nilda está em minhas orações.
Abraços,
Estevão.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82188 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 14, 2018 11:45 am

knigh7 escreveu: Ter Ago 14, 2018 2:23 am Pessoal,

Minha mãe, que não estava bem de saúde (eu até chegui a comentar com o Túlio há 2 meses atrás) teve hoje um AVC sério. Está em estado de coma (não induzido, ela convulcionou e depois entrou em coma).

Eu vou pedir para vocês orações para o restabelecimento dela. O nome é Nilda Manso Vieira. Serei bastante grato.

Hoje eu passei boa parte do tempo no hospital refletindo sobre a vida e as coisas que se dão um grau de importancia que não se deve.

Nós somos aqui meros debatedores entusiastas em defesa e geopolítica, com ideias divergentes que não vão mudar nada (a não ser que alguém aqui seja um 4 estrelas e nãos sabemos...). Eu mesmo já briguei demais. Dando um grau de importância que não merece. Enquanto que vivem próximo (minha mãe, minha irmã, meus sobrinhos, bons amigos não damos a importância que se deve dar. Até porque as decisões sobre defesa passam longe dos fóruns.

Até mesmo brigas por questões políticas. Será que vale a penas a gente bater boca e desprezar a oportunidade de amizade por causa de políticos de merdas?

Eu acho que se a gente (incluindo EU) não desse tanta importância a essas coisas que não deveriam, o DB poderia ser um grupo de amigos que tem meras opiniões distintas. Afinal, estamos todos juntos querendo que as nossas FFAA melhores, cada um com ideias diferentes,e não há problema em ter ideias diferentes, até porque, como já frisei, nossas ideias não vão mudar nada.

Infelizmente, minha mãe tem uma alta probabilidade de morrer. Morrendo, ou não, essa situação está servindo para eu refletir e avaliar melhor o que é de fato importante na vida.

Estou cansado pela tensão do dia de hoje, então vou parar por aqui. (vou passar a noite numa sala próxima a UTI).

Abraços a amigos e aos inimigos, pois estes se tornarão meus amigos também.


Manuel Flávio Vieira
P.S.: por favor rezem para ela. Depois de se aposentar, dedicou-se a trabalhos voluntários nas paróquias de ajuda aos necessitados. Agora ela está incapaz, é ela que precisa receber ajuda.
E caso ela morra, rezem por mim. Perdi meu pai há alguns anos. Vai ser difícil viver sem a minha mãezinha. Eu amo ela demais.
Manuel

Acabei de ler sobre o ocorrido. Lamento demais que vocês estejam passando por isso! Vocês estão nas minhas orações e espero que ela se recupere! Força e Deus te Abençoe!

[]s
Carlos Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60622
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82189 Mensagem por Túlio » Ter Ago 14, 2018 12:19 pm

@knigh7, minhas simpatias - aliás, estamos no mesmo barco: o véio já foi em 2011 e a Mãe está pela bola 8. Sei que parece frieza mas é minha maneira de lidar com este tipo de desgraça, apenas me afasto, e isso vale para minha própria família - e desejos de melhoras.

De qualquer modo, o mais interessante no teu post - e isso parece ter passado em branco - foi o reconhecimento de que picuinhas não ajudam a ninguém, ficar de ranzinzice por coisas que não podemos sequer dar palpite a quem tem a caneta é ilógico.

Expresso aqui meu desejo de que TODOS releiam esta parte do que escreveste - uma parte dos Colegas nem precisa porque não é disso - e revisem seu próprio comportamento nos debates: vale mesmo a pena estragar ou mesmo deixar de começar o que pode ser uma bela Amizade por uma coisa que, em última análise, não passa de BESTEIRA?
Eu sempre tentei escrever algo assim, simples e fácil de entender, mas nunca consegui, assim, OBRIGADO!

Que ao menos este lado positivo resulte da tragédia de uma Mãe em uma cama de hospital e do sofrimento de seu filho. São meus votos, além de melhoras, naturalmente.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37885
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2609 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82190 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Ago 14, 2018 12:25 pm

knigh7 escreveu: Ter Ago 14, 2018 2:23 am Pessoal,

Minha mãe, que não estava bem de saúde (eu até chegui a comentar com o Túlio há 2 meses atrás) teve hoje um AVC sério. Está em estado de coma (não induzido, ela convulcionou e depois entrou em coma).
Recentemente eu perdi uma das pessoas mais importantes da minha vida e sei o que passei. Espero que quando estiveres a ler estas linhas a tua mãe já esteja estabilizada e com sinais de recuperação. Gostei da forma como relativizaste isto tudo, porque na prática não sou ou qualquer um de nós por aqui que vai decidir seja o que for.

Força aí!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6741
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82191 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Ago 14, 2018 2:21 pm

Caralho, me sangra o coração ver um colega de fórum passando por isso. Embora já tive altas tretas com muita gente aqui, e de vez em quando ainda perco minha paciência que já é escassa, um AVC é algo pelo que nenhum ser humano merece passar, não importando quem seja.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82192 Mensagem por Tikuna » Ter Ago 14, 2018 3:15 pm

Boa tarde caro amigo Knigth
Forças a sua mãe!
Eu participei de um acidente sério meses atrás, comentei com o Túlio também. vi meus primos morrerem na frente de meus olhos... a vida parece só um passo. No final a gente sabe que cruzou a estrada, e fica a vontade de viver mais. Ela sem dúvidas tem essa vontade.

Grande abraço e melhoras para ela




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82193 Mensagem por Lord Nauta » Qua Ago 15, 2018 4:12 am

Prezado Amigo Manuel,


Desejo sinceramente o restabelecimento da saúde de sua digníssima mãe. Estamos unidos através da oração rogando ao nosso Pai Celeste pela plena melhoria da saúde dela.
Que o Pai Celeste os abençoe e os proteja.


Sinceramente,


Paulo Maia




Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82194 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Ago 15, 2018 9:30 am

Tenho falado com nosso amigo Manuel pelo Whatsapp, tentado de alguma forma conforta-lo. Mas fiquei muito feliz com as manifestações dos amigos do grupo e da reflexão que ele nos obrigou a fazer... Espero que com esse episódio as relações dentro do fórum sejam diferentes. Podemos e devemos ter nossas próprias opiniões, mas sempre com a cordialidade acima de tudo.

Manuel o que for melhor para sua mãe já está sendo preparado. Se lance nos braços do Pai e confie.




Tutankhamon
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Mai 11, 2018 4:46 pm
Agradeceram: 69 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82195 Mensagem por Tutankhamon » Qua Ago 15, 2018 10:42 am

Lord Nauta escreveu: Qua Ago 15, 2018 4:12 am Prezado Amigo Manuel,


Desejo sinceramente o restabelecimento da saúde de sua digníssima mãe. Estamos unidos através da oração rogando ao nosso Pai Celeste pela plena melhoria da saúde dela.
Que o Pai Celeste os abençoe e os proteja.


Sinceramente,


Paulo Maia
Me somo às orações e aos desejos de melhora a mãe do Manuel

Força Aí rapaz!




felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82196 Mensagem por felipexion » Qui Ago 16, 2018 1:33 pm

knigh7 escreveu: Ter Ago 14, 2018 2:23 am Pessoal,

Minha mãe, que não estava bem de saúde (eu até chegui a comentar com o Túlio há 2 meses atrás) teve hoje um AVC sério. Está em estado de coma (não induzido, ela convulcionou e depois entrou em coma).

Eu vou pedir para vocês orações para o restabelecimento dela. O nome é Nilda Manso Vieira. Serei bastante grato.

Hoje eu passei boa parte do tempo no hospital refletindo sobre a vida e as coisas que se dão um grau de importancia que não se deve.

Nós somos aqui meros debatedores entusiastas em defesa e geopolítica, com ideias divergentes que não vão mudar nada (a não ser que alguém aqui seja um 4 estrelas e nãos sabemos...). As decisões sobre Defesa passam longe dos fóruns. Eu mesmo já briguei demais, dando um grau de importância que não merece. Enquanto os que vivem próximo (minha mãe, minha irmã, meus sobrinhos, bons amigos) não dei a importância e atenção que se deve dar.

Até mesmo brigas por questões políticas. Será que vale a pena a gente bater boca e desprezar a oportunidade de amizade por causa de políticos de merdas?

Eu acho que se a gente (incluindo EU) não desse tanta importância a essas coisas que não deveriam, o DB poderia ser um grupo de amigos onde se troca informações, ocorre debates com meras opiniões distintas. Afinal, estamos todos juntos querendo que as nossas FFAA melhorem, cada um com ideias diferentes,e não há problema em ter ideias diferentes, até porque, antes de tudo, como já frisei, nossas ideias não vão mudar nada.

Infelizmente, minha mãe tem uma alta probabilidade de morrer. Morrendo, ou não, essa situação está servindo para eu refletir e avaliar melhor o que é de fato importante na vida.

Estou cansado pela tensão do dia de hoje, então vou parar por aqui. (vou passar a noite numa sala próxima a UTI).

Abraços a amigos e aos inimigos, pois estes se tornarão meus amigos também.


Manuel Flávio Vieira
P.S.: por favor rezem para ela. Depois de se aposentar, dedicou-se nas paróquias a trabalhos de ajuda aos necessitados. Agora, incapaz, é ela que precisa receber ajuda.
E caso ela morra, rezem por mim. Perdi meu pai há alguns anos. Vai ser difícil viver sem a minha mãezinha. Eu amo ela demais.
Prezado Manuel,

Estarei orando tanto pela recuperação da sua mãe quanto para que Deus te dê forças nesse momento de provação.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82197 Mensagem por Tikuna » Sex Ago 24, 2018 3:30 pm

Gostaria de postar um ponto sobre a questão do Gripen de 2019, Que vem amplamente sendo divulgado como o primeiro entregue:
Segundo pedido de informações registrado no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação
ao Cidadão (e-SIC), foi esclarecido que esta entrega inicial programada para 2019 se trata de uma
primeira aeronave “equipada com a instrumentação para testes e ensaios em voo, e que será usada
durante o desenrolar do projeto, devendo ser entregue ao operador da FAB, para entrada em serviço
operacional, somente ao final do Programa

No contexto do mesmo pedido de informação, foi respondido que tanto a primeira
estimativa (2013) quanto a atual do ano de entrada em serviço operacional das primeiras aeronaves
Gripen NG na FAB é 2021.

4 E-SIC, 60502000621201559 (Protocolo). Data de resposta (após recurso em 2ª instancia): 01/06/2015
Eu logo questionei a aeronáutica sobre isso, e eis a resposta:
MINISTÉRIO DA DEFESA
COMANDO DA AERONÁUTICA
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Agradecemos seu contato com o Comando da Aeronáutica pelo sistema e-SIC. Sobre a solicitação em comento, cumpre-nos informar a V.Sª. que até a presente data a informação referente as aeronaves Gripen NG permanece a mesma que já lhe foi referida no Protocolo 60502000621201559.
Por fim, cabe ressaltar que, nos termos do art. 21, do Decreto nº 7.724/2012, eventual recurso sobre esta resposta poderá ser dirigido ao Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, no prazo de dez dias, a contar da data desta resposta
Serviço de Informações ao Cidadão
COMANDO DA AERONÁUTICA
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Esplanada dos Ministérios – Bloco M - 7º andar – Brasília – Distrito Federal
CEP 70.045-900.
Abraços




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36258
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82198 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 24, 2018 11:18 pm

Até aí nenhuma novidade. O FOC do modelo só em 2024.
As aeronaves serão entregues conforme o cronograma acordado no contrato.
Por outro lado, isso precisa ser equacionado em função da retirada dos F-5, que já abriram o bico faz tempo.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82199 Mensagem por felipexion » Sáb Ago 25, 2018 1:13 am

Tikuna escreveu: Sex Ago 24, 2018 3:30 pm Gostaria de postar um ponto sobre a questão do Gripen de 2019, Que vem amplamente sendo divulgado como o primeiro entregue:
Segundo pedido de informações registrado no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação
ao Cidadão (e-SIC), foi esclarecido que esta entrega inicial programada para 2019 se trata de uma
primeira aeronave “equipada com a instrumentação para testes e ensaios em voo, e que será usada
durante o desenrolar do projeto, devendo ser entregue ao operador da FAB, para entrada em serviço
operacional, somente ao final do Programa

No contexto do mesmo pedido de informação, foi respondido que tanto a primeira
estimativa (2013) quanto a atual do ano de entrada em serviço operacional das primeiras aeronaves
Gripen NG na FAB é 2021.

4 E-SIC, 60502000621201559 (Protocolo). Data de resposta (após recurso em 2ª instancia): 01/06/2015
Eu logo questionei a aeronáutica sobre isso, e eis a resposta:
MINISTÉRIO DA DEFESA
COMANDO DA AERONÁUTICA
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Agradecemos seu contato com o Comando da Aeronáutica pelo sistema e-SIC. Sobre a solicitação em comento, cumpre-nos informar a V.Sª. que até a presente data a informação referente as aeronaves Gripen NG permanece a mesma que já lhe foi referida no Protocolo 60502000621201559.
Por fim, cabe ressaltar que, nos termos do art. 21, do Decreto nº 7.724/2012, eventual recurso sobre esta resposta poderá ser dirigido ao Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, no prazo de dez dias, a contar da data desta resposta
Serviço de Informações ao Cidadão
COMANDO DA AERONÁUTICA
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Esplanada dos Ministérios – Bloco M - 7º andar – Brasília – Distrito Federal
CEP 70.045-900.
Abraços
Como conseguiu esta forma de contato? Questionei a FAB sobre o P-3 e recebi um não bem pesado (até para as perguntas mais simples) com a justificativa que eu não era jornalista. Depois simplesmente ignoraram todas as minhas formas de contato.
O EB vive na guerra fria. Já a MB sempre é bem receptiva e responde tudo.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82200 Mensagem por Tikuna » Sáb Ago 25, 2018 4:33 am

felipexion escreveu: Sáb Ago 25, 2018 1:13 am Como conseguiu esta forma de contato?
Pelo SISTEMA ELETRÔNICO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO:
Aqui amigo:

https://esic.cgu.gov.br/




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Responder