tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 768 vezes
Agradeceram: 2386 vezes

Re: tanques e blindados

#3856 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 11, 2018 11:20 am

Bom, mas ai é minha opinião.

Quando eu passei pelos Pampas, foi no extremo Sul, na faixa de fronteira e só vi espasmos de florestas e campos abertos, em terreno plano. Não vi grandes locais para realizar emboscadas igual é na Suécia.

O resto do estado, desconheço, mas duvido que um conflito seja tão grande ao ponto de entrarem no interior do estado. Hoje mesmo, nem precisaríamos dos RCC's, bastam os AMX com bombas guiadas á laser e acaba com qualquer empreitada, fora a artilharia 155 mm.

Isso se nossos RCC's tiverem capacidade de se mobilizar, provavelmente um RCC vai atuar e o outro vai ser canibalizado pra alimentar o primeiro.

gabriel219
Sênior
Sênior

#3857 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 11, 2018 7:38 pm

Olha que absurdo:

Isso permite que o comandante escravize o sistema de tiro da torre e possa "travar no alvo" (provavaelmente adicionando capacidade autotracking) ou mesmo disparar utilizando o Iron Vision, sem falar na possibilidade de ver imagens de drones ou outras informações.

Me parece o Game Changer das batalhas de carros de combate!

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3264 vezes

#3858 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 11, 2018 9:23 pm

Um dia, em um futuro 'tão tão distante' perto de você. :mrgreen:

Abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6309 vezes
Agradeceram: 6658 vezes
Contato:

#3859 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 11, 2018 9:49 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Ago 11, 2018 7:38 pm Olha que absurdo:

Isso permite que o comandante escravize o sistema de tiro da torre e possa "travar no alvo" (provavaelmente adicionando capacidade autotracking) ou mesmo disparar utilizando o Iron Vision, sem falar na possibilidade de ver imagens de drones ou outras informações.

De fato. Agora vai FLANQUEAR uma FT com o IS... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gabriel219
Sênior
Sênior

#3860 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 12, 2018 3:55 am

Túlio escreveu: Sáb Ago 11, 2018 9:49 pm
gabriel219 escreveu: Sáb Ago 11, 2018 7:38 pm Olha que absurdo:

De fato. Agora vai FLANQUEAR uma FT com o IS... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Se aquete, pois o S-Tank não vai virar com a cabeça do comandante :twisted: :twisted:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3861 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2018 12:42 pm

gabriel219 escreveu: Dom Ago 12, 2018 3:55 am
Túlio escreveu: Sáb Ago 11, 2018 9:49 pm

Se aquete, pois o S-Tank não vai virar com a cabeça do comandante :twisted: :twisted:
[018] [018] [018] [018]

Tá, fora de brincadeira agora:

De fato, o S-Tank que existe/existiu não tem torre para girar; notemos, não obstante, que o Iron Sight escraviza os sensores ao HMD, não necessariamente a peça; esta segunda parte, pelo que entendi, é opcional, ou seja, depende do quadro tático.

Quando falei sobre flanqueamento deverias ter percebido que isso não pode ser feito contra quem tenha consciência situacional (e lembres, há drones no ar) de tale nível: no que o IN se aproxima é detectado (venha de onde vier), e toma-se as medidas necessárias para detê-lo e/ou retrair. Um MBT da categoria do S-Tank (e PELAMOR, não estou postulando nenhum revival brazuca, eu mesmo escrevi que isso foi considerado caro demais até pelos próprios Suecos!!!), numa improvável ocasião em que não dispusessem de unidades dedicadas à proteção dos flancos, sempre poderiam pivotar e aí sim, o motorista/atirador teria alvos para engajar.

Vejas bem, um a cada quatro possuía uma pá de conteira, de modo a poder fazer - se necessário - trincheiras para si e para os outros três mas - ATENÇÃO! - não o fazia à maneira soviética da época, que consistia em enterrar o carro todo, deixando apenas a torre de fora; não, havia apenas o necessário à frente de cada MBT e com espaço para pivotar para qualquer lado (além da fantástica marcha-à-ré que mencionei antes, permitindo rápido reposicionamento) sem risco de colidir com os demais e todos possuíam rádios a bordo (os soviéticos não); bastava UM notar que havia um flanqueamento (ou receber aviso de uma aeronave de reconhecimento, hoje desempenhado pelos minidrones, entre outros meios) em curso e avisava todo o resto da tigrada, que passava a se reposicionar para preparar uma "surpresinha" pros COMUNAZZZ.

Uma versão atual BASEADA no S-Tank seria osso duríssimo de encarar, ainda mais se usando as táticas certas, nos dias atuais, com a vantagem extra de pesar menos e ser muito difícil de detectar e pior ainda de botar fora de combate.

Mas claro, custos falam bem alto e, por conseguinte, penso que (e te encorajo a) seguir procurando um lote de algumas centenas de Leo2A4 em ótimas condições de bobeira em algum deserto da vida e depois gastar um Leopard2A7V++ para cobri-lo de produtos da IBD, além de trocar o L44 pelo L55, ainda sairia mais em conta.

Grande abraço, cupincha véio!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

gabriel219
Sênior
Sênior

#3862 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 12, 2018 2:08 pm

Túlio véio, se ele escraviza os sensores da torre (não o periscópio do comandante), ele eacraviza também a torre oras! O sistema de mira do atirador é fixo! Kkkkkk.

Eu sei doidão, que é baseado no S-Tank, falo S-Tank com preguiça de escrever (CC sem torre).

Mas a questão não é somente flanqueamento defensivo, mas também ofensivo. Os combates no Sul do país, serão para tomada das cidades fronteiriças. Deixar Uruguaiana pra trás seria um problema enorme, principalmente pelas unidades presentes na cidade.

Seria fatal se algum dos 3 países (Paraguai, Uruguai ou Argentina) avançar numa Blitzkrieg e esquecer a cidade, neste caso, um blindado sem torre não serve. É um problema gigante pra fazer pivoteamento em área urbana, toda vez que precisará disparar, sem falar no tempo de engajamento ser consideravelmente maior.

A capacidade de não poder disparar em movimento também é um problema se precisar avançar, pra colocar um sistema de estabilização, teria que fazer uma "mini-torre".

Esse conceito é o melhor para países como Paraguai, onde há muitas matas no interior do país ou mesmo Uruguai, países que basicamente se defenderiam de um ataque. Nós não, precisamos ser protagonistas até num ataque.

Estoques de 2A4 existem: Espanha, Finlândia, Alemanha... basta vontade e dinheiro!

Se não tiver o suficiente daqui pra lá, há centenas de M1A1 em Sierra, Aniston e entre outros.

Nem precisa daquela modernização toda de USD 3-4 mi que sugeri, basta trocar o APU, atualizar controle de tiro e trocar a turbina AGT1500 pelo MTU 883, que diminui 50% do custo de operação do mesmo.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3863 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2018 2:47 pm

Grande @gabriel219 véio

:arrow: A blindagem natural do M1/M1A1* só segura APFSDS 105 (e não são todas, a da MECAR é ruim de segurar a menos de 2 km) e não de perto (menos de 1 km para as mais véias, como a do Leo1A5), além de ser penetrável até pelas versões mais antigas do AT-4, inclusive aquele monstrengo chamado ALAC; botou 120/125 ou HEAT moderna e é tchau! Não foi à toa que, nas versões posteriores, adotaram DU...

:arrow: Creio que entendeste mal o vídeo: o "gaijo" diz que, SE PRECISAR, pode acrescentar giro da torre e elevação/rebaixamento da peça, ou seja, não é só ligar o equipamento e, se ele se virar para falar com o Atdr ou o Aux Atdr, a torre gira junto e se ele baixar ou elevar a cabeça por qualquer razão que seja a peça rebaixa/eleva junto. Um vídeo com isso seria engraçadíssimo, aliás, obrigatório numa possível Sitcom militar... :lol: :lol: :lol: :lol:

:arrow: Desculpes, cupincha, mas Blitzkrieg com Argentina, Uruguay e ainda levando junto os paraguas é de rir; assim, nem vou comentar... [003] [003] [003] [003]

:arrow: Por fim, sobre estabilização, devemos recordar que, quando o S-Tank foi criado, isso não existia para ninguém! Com as tecnologias de hoje, isso poderia ser feito na própria suspensão, o que já existe até em carros e caminhões comuns; claro que, para um MBT, custaria os tubos (e repito pela trocentésima vez: não estou propondo nada, pelo menos não para cá, aqui é mais ou menos o que disseste, Leo véio ou M1 que nem os ianques querem mais) mas está muito mas MUITO longe de ser impossível...

* - Falo dos M1A1 que estariam à venda ou até doação; outros, que receberam DU e sei lá mais o quê que os ianques consideram secreto, necas. E outra vez tenho que ser meio irreverente: imaginemos que eles topassem vender e a mídia descobrisse que tem DU na blindagem, imagines só a gritaria contra os "tanques radioativos que causam câncer só de chegar perto"...

gabriel219
Sênior
Sênior

#3864 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 12, 2018 3:57 pm

Mas é pra rir mesmo, quem jura que teremos Blitzkrieg desses 3 países são os Comandantes do EB, que querem quase todas as forças blindadas e mecanizadas lá, inclusive o pavor se você falar em mover algumas :lol: .

Sobre o M1A1, a atualização que eu proponho é utilizar um novo "recheio" de DU e ADS (AMAP-ADS). O Marrocos pagou por R$ 2,34 mi por cada um M1A1SA, todos de estoques, doados + o custo se modernização (AIM SA, que inclui blindagem de DU de 3a geração) e de transporte, munição e treinamento. Já eu proponho algo do tipo, porém com o gasto maior na troca de motor, blindagen ADS e entre outros.

Mas ora, se ele tem a capacidade de travar o alvo cok sistemas da torre, mesmo que SE PRECISAR, ele tem essa capacidade, não? Não entendi a contestação...

Me entendeste mal, não falei a torre girar igual um HDTS de um helicóptero, mas sim uma capacidade "hunter-killer" no Iron Vision, direcionando a torre pro alvo e ai escravizar os sensores da torre pra realizar o disparo.

Sobre a estabilização da torre num S-Tank do século XXI, não neguei, apenas alavanquei o fato de que necessitaria uma "pequena torre", mesmo que fixa, para o sistema de estabilização de tiro.

Crisaman
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 42 vezes
Agradeceram: 46 vezes

#3865 Mensagem por Crisaman » Dom Ago 12, 2018 4:36 pm

O contrato com o Marrocos foi de 19 milhões de reais por carro (carro+atualização+treinamento+munição+peças) ou 5 milhões de dólares. Isso sem trocar motor ou usar blindagem ADS.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3866 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2018 4:42 pm

Crisaman escreveu: Dom Ago 12, 2018 4:36 pm O contrato com o Marrocos foi de 19 milhões de reais por carro (carro+atualização+treinamento+munição+peças) ou 5 milhões de dólares. Isso sem trocar motor ou usar blindagem ADS.
Taí: a tigrada geralmente acha que basta ir lá nos cafundós e pegar um SdA qualquer que vai estar todo limpinho e preservadinho (ao invés de ser um monte de ferrugem, o que normalmente é), gastar uns trocados de nada e PRESTO: estado-da-arte! :lol: :lol: :lol: :lol:

gabriel219
Sênior
Sênior

#3867 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 12, 2018 6:42 pm

Crisaman escreveu: Dom Ago 12, 2018 4:36 pm O contrato com o Marrocos foi de 19 milhões de reais por carro (carro+atualização+treinamento+munição+peças) ou 5 milhões de dólares. Isso sem trocar motor ou usar blindagem ADS.
Errado, mas MUITO errado!
The United States Department of Defence on 28 September announced that the US Army Contracting Command had awarded General Dynamics Land Systems a $358 000 000 firm-fixed-price undefinitised foreign military sales contract for Morocco for the conversion of 150 M1A1 vehicles to the M1A1 situational awareness configuration
Houve um contrato separado de USD 358 milhões pelos 150 M1A1.
http://www.defenceweb.co.za/mobilesite/ ... _id-40885/

Esses USD 1 Bi SE QUER foi contrato, mas uma intenção de compra em Junho de 2012 e naquela época eram mais de 200 Carros de combate, entre M1A2 e M1A1.
In June 2012 the US Defense Security Cooperation Agency notified Congress of a possible Foreign Military Sale (FMS) to the Government of the Kingdom of Morocco for enhancement and refurbishment of 200 M1A1 Abrams tanks and associated parts, equipment, logistical support and training for an estimated cost of $1.015 billion.
Ou seja, os únicos contratos assinados foram de USD 358 milhões pela modernização dos M1A1 para AIM-SA, com mais USD 17 mi para retirada da blindagem de 50 M1A1 para receberem DU de 3a geração, o que leva a crer que os demais 100 já deviam possuir.

Aliás não apenas modernização, mas recondicionamento e transporte até o Marrocos, que estão já com 127 M1A1SA em seu solo.

Esse são os únicos dois contratos confirmados do Reino do Marrocos, via FMS, esclusivamente para os carros de combate.

Junto com aqueles USD 1 Bi - que não foi fechado, estariam em negrito:
The upgrade covers the provision and installation of 150 AN/VRC-87E and 50 AN/VRC-89E Exportable Single Channel Ground and Airborne Radio Systems (SINCGARS), 200 M2 Chrysler Mount Machine Guns, and 400 7.62MM M240 Machine Guns. The POSSIBLE sale also included 12 049 842 ammunition rounds (including 1400 C785 SABOT, 1800 CA31 HEAT, and 5400 AA38 SLAP-T), 200 M250 Smoke Grenade Launchers, support equipment, spares and training.
http://www.dsca.mil/major-arms-sales/ki ... -equipment

Essa quantidade horrenda de munição, aqui seria descatada, pois poderíamos adquirir munição da Alemanha ou mesmo fazer uma parceria com a Ruag/Rheinmetal e produzir aqui, comprando poucas munições do EUA para treinamento.

Editado pela última vez por gabriel219 em Dom Ago 12, 2018 7:28 pm, em um total de 6 vezes.
gabriel219
Sênior
Sênior

#3868 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 12, 2018 6:44 pm

Túlio escreveu: Dom Ago 12, 2018 4:42 pm
Taí: a tigrada geralmente acha que basta ir lá nos cafundós e pegar um SdA qualquer que vai estar todo limpinho e preservadinho (ao invés de ser um monte de ferrugem, o que normalmente é), gastar uns trocados de nada e PRESTO: estado-da-arte! :lol: :lol: :lol: :lol:
Túlio, ai fica difícil...
http://www.defenceweb.co.za/mobilesite/ ... _id-40885/

Parece que foi cedo demais ao pote, sem chegar no devido contrato. Eu não falaria um absurdo desse, se não conhecesse o contrato.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3869 Mensagem por Túlio » Dom Ago 12, 2018 7:01 pm

OK, OK, cupincha véio, já tomei umas CERVAZZZ mesmo, nem deveria estar postando mas estou de muito bom humor, fica nas buenas, ainda mais contigo, que és dos buenos. Pior, tomei coragem para ligar e começar a fuçar no meu novo PC, vou levar dias só para deixar "com a minha cara", claro que vou priorizar isso, não farias o mesmo, tigre véio?

Mas eu volto e vou seguir te torrando por causa de MBT ferrugento... :lol: :lol: :lol: :lol:

gabriel219
Sênior
Sênior

#3870 Mensagem por gabriel219 » Dom Ago 12, 2018 7:21 pm

Túlio escreveu: Dom Ago 12, 2018 7:01 pm OK, OK, cupincha véio, já tomei umas CERVAZZZ mesmo, nem deveria estar postando mas estou de muito bom humor, fica nas buenas, ainda mais contigo, que és dos buenos. Pior, tomei coragem para ligar e começar a fuçar no meu novo PC, vou levar dias só para deixar "com a minha cara", claro que vou priorizar isso, não farias o mesmo, tigre véio?

Mas eu volto e vou seguir te torrando por causa de MBT ferrugento... :lol: :lol: :lol: :lol:
Minha frase não foi pra ti, pescoço imóvel (se me entende)...

Mas é estranho gostar tanto de coisas paradas e duras, como S-Tank... nada contra! :mrgreen:

Falando sério, quem dera ter grana pra desenvolver o mesmo coceito do Armata, M1 TTB... mas, M1A1 e Leo 2A4 é o que sobra, com M60 correndo por fora.

Responder