Apenas um toque sobre o mar (que aliás é o verdadeiro "pulmão do mundo", graças às algas): não tem como controlar nem uma parte razoável do que acontece lá nem como tomar de ninguém e dizer "no oceano mando eu", lembres que representa 3/4 da superfície do planeta. Assim, a opinião pública mundial tem sido orientada faz mais de meio século para a AMZ, que de "green hell" virou "rainforest", afinal, quem iria se interessar por um "inferno", ainda que "verde"?
Assim, tudo tri se achas que não precisa cuidar nada porque ninguém quer mesmo*...
EDIT
* - Mas aí eu me pergunto: para que então torrar bilhões e bilhões com SIVAM/SIPAM, Mi-35, R-99 e Super Tucano e montes de BIS e PEFs? Droga e arma vêm para cá da Bolívia para baixo, ou seja, as fronteiras a proteger são de parte do CO até o S. Como daí pra cima a kôza toda se rula sozinha, imagines a baita economia que faríamos retirando tudo o que tem lá e movendo (bem) mais para o sul o que está projetado para botar. Uma coisa te digo, ia ficar encascurrado de passar droga por/para o S e SE e ainda ajudaria o NE. Penses nisso, tem ou não tem lógica? Se ninguém tem interesse em nos tomar, por que se dar ao trabalho de defender? Teus argumentos são muito bons, especialmente para justificar uma internacionalização VOLUNTÁRIA, na qual o Brasil cedesse ao menos parcialmente a soberania em troca de pagamentos periódicos, que aumentariam a receita para as províncias que interessam e, portanto, se precisa defender. Win-win, portanto...