Tikuna escreveu: ↑Sáb Jul 28, 2018 4:25 pm
Túlio escreveu: ↑Qua Jul 25, 2018 5:53 pm
NOTA
1 - Nunca vou entender como o MANSUP é útil mas vive sendo prejudicado pelo Harpoon, só que não pelo Exocet AM-39 (notar, são ambos
aerolançados e o MANSUP não)...[/Justificar]
Essa e bem simples tulio:
o AM-39 e o manmanaer sao quase a mesma coisa, deixando de lado as gerações posteriores
Visto isso os últimos lotes de AM-39 servirão para homologar as aeronaves para o lançamento do manaer (o ultimo lote de am-39 comprado servira para homologar o H225M e o motor do manaer )
Ou seja, tudo o que esta sendo comprado tem o objetivo de ter a família completa produzida aqui, similares ao AM SM e MM Exocets. E inclusive com a TOT .
Já no caso do Harpoon isso não acontece nem nunca acontecerá.
Abraços
FATO! Harpoon ou se importa ou se esquece.
Mas há também outro fato: Exocet expõe o vetor à retaliação direta por SAMs relativamente comuns (ou seja, nem precisa ser aqueles supermísseis dos Russos), por causa do alcance curto proporcionado pelo obsoleto motor a foguete.
Ambos sabemos que não é de graça que os mísseis de ponta são todos a turbina (se não me engano tem até RAMJET/SCRAMJET no meio) e com centenas de km de alcance; a AAAe tem que se limitar à defesa contra a munição, não tem como atacar o vetor, que é mais caro e tem gente dentro.
Assim, quem teria mais chance contra um alvo defendido por Aster 30 (que, embora caro pra burro, nem é o que há de melhor por aí): -225 com versão do AM-39 ou Orion com Harpoon*? Óbvio, né? Sobrevive quem consegue lançar o Msl sem ficar ao alcance da Flak!
Outra: não vi uma só menção da MB sobre alguma versão aerolançada do MANSUP. Até concedo que seja uma decorrência natural do Programa mas, se olharmos de perto, não te lembra nada? Tipo o MSS 1.2, produto de outro projeto estrangeiro que levou anos e mais anos e toneladas de dinheiro até ficar pronto, só para se ver com clareza que já tinha nascido obsoleto e, portanto, deixou-se de lado. Até quando vamos seguir fazendo o que sabemos que não tem como dar certo?
NOTA
* - Relendo vários posts meus, parece ter ficado para alguns a impressão de que morro de amores por Harpoon e/ou Orion: nada mais ERRADO! Detesto a ambos, um por ser obsoleto de per si (não é fabricado faz décadas) e outro pela obsolescência do conceito, que é o tão adorado pela MB "tiro de danificação" ou sei lá como chamam isso hoje. POWS, cupincha, só olhar o que estão desenvolvendo hoje para usar na década que vem, é tudo para Tiro de Destruição, mísseis velozes, manobráveis, alguns até furtivos e/ou com capacidades ECM físicas e/ou eletrônicas, e todos com umas ogivas enormes! Já o caso com o Orion é outro: botar o que no lugar? Comprar P-8 é pra rico, desenvolver algo parecido também, haja dinheiro. Assim, Orion ou nada!