Direita ou Esquerda: por quê?

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Direita ou Esquerda: por quê?

#31 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jun 17, 2018 9:18 am

gingerfish escreveu: Dom Jun 17, 2018 2:17 am E o que seria, formalmente, a direita e esquerda no contexto específico da segurança pública, o que eles pensam com relação a direitos humanos fundamentais, 'truculência' etc?
No contexto da segurança pública direita e esquerda não tem qualquer significado, há exemplos de partidos mais a esquerda que pregam direitos humanos e gentileza da polícia (partidos que se dizem de esquerda no Brasil, por exemplo) assim como partidos de esquerda que estão cagando para os direitos humanos, defendem polícias violêntas e arbitrárias e aplicam penas muito rigorosas como por exemplo na URSS, Cuba, Venezuela e toda ditadura de esquerda.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Direita ou Esquerda: por quê?

#32 Mensagem por Túlio » Dom Jun 17, 2018 12:59 pm

Marechal-do-ar escreveu: Dom Jun 17, 2018 9:18 am
gingerfish escreveu: Dom Jun 17, 2018 2:17 am E o que seria, formalmente, a direita e esquerda no contexto específico da segurança pública, o que eles pensam com relação a direitos humanos fundamentais, 'truculência' etc?
No contexto da segurança pública direita e esquerda não tem qualquer significado, há exemplos de partidos mais a esquerda que pregam direitos humanos e gentileza da polícia (partidos que se dizem de esquerda no Brasil, por exemplo) assim como partidos de esquerda que estão cagando para os direitos humanos, defendem polícias violêntas e arbitrárias e aplicam penas muito rigorosas como por exemplo na URSS, Cuba, Venezuela e toda ditadura de esquerda.
Totalmente de acordo, acrescentando apenas que qualquer tirania, seja de que cariz for, vai ter de tudo, menos Polícia "boazinha". Há outras questões, no entanto: ninguém vai para uma Academia ou Escola e é programado para deixar de ser Humano e agir como um robô, todo mundo tem seus maus dias. Devemos lembrar que um Operador da SegPub é uma pessoa cujo trabalho implica em risco de vida pela simples proximidade de outras pessoas, e ninguém tem escrito na testa suas intenções. Abordar um veículo, por exemplo, é uma das coisas mais arriscadas, especialmente à noite ou em locais desabitados/"mal-habitados", e há uma inteira metodologia para fazer isso; se for classificado como "alto risco" (moto pequena - 125 a 200 cc - com dois tripulantes, p ex) e estiver num local e horário como mencionei, nem me pagando o dobro eu abordaria com a arma no coldre ou mesmo apontada para o chão, ia estar o tempo todo apontada para o carona. Lembres, aqui no RS nós treinamos e eventualmente atuamos integrados, ou seja, estou falando do que sei e fiz. Mil vezes abordar um SUV lotado do que uma motinho com 2 caras.

Além do que as pessoas deveriam saber que o cara não está ali para se divertir, está é com o dele na reta direto; e sempre é bom, aqui ou em Los Angeles, evitar gestos bruscos e moderar o tom da voz. Os caras não estão ali para zoar ninguém, se fazem algo é porque sabem que deve ser feito, e pouca coisa irrita mais do que estar numa tarefa estressante e um espertinho começar a pagar de "meus direitos" ou os do vago que está indo em cana: POWS, o cara sabe os teus direitos e está ali para assegurá-los, só que existem Direitos e "direitos", nunca é aconselhável tentar argumentar com quem tem coisa mais importante para fazer...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Algus
Avançado
Avançado
Mensagens: 507
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 2:17 pm
Agradeceram: 48 vezes

Re: Direita ou Esquerda: por quê?

#33 Mensagem por Algus » Qua Jul 18, 2018 3:14 pm

Colega Tulio, desculpe a demora em responder.

Essa conclusão eu tirei do livro "Direita e Esquerda: Razões e Significados de uma Distinção Política". Não sei se posso postar aqui o link em PDF, mas não é difícil encontrá-lo na internet.

O autor trata especificamente deste tema, mas em vez de enfatizar uma conclusão específica no início e defendê-la no decorrer da obra ele opta por analisar as definições e características atribuídas a estes termos por outros autores. Por volta da página 80 ele começa a abordar a obra de Laponce. Não li o trabalho da Laponce, mas de acordo com ele esta autora conclui que a esquerda luta pela igualdade e a direita defende a hierarquização social. Aí Bobbio levanta o questionamento "por que não dizer que se trata de igualdade x desigualdade?" A autora talvez estivesse preocupada que o uso do termo "desigualdade" poderia impactar negativamente em relação aos liberais, ressaltando que ela nunca escondeu sua simpatia pelo pensamento liberal.

Na página 88 ele comenta o seguinte:
"[...] fico tentado a concluir que deve-se pôr em dúvida a oportunidade de substituir um critério de contraposição simples e claro como igualdade-desigualdade por outro critério menos compreensivo e, portanto, menos convincente, como igualdade-hierarquia, unicamente para salvar de um juízo negativo a ideologia predileta"

No capítulo seguinte, Bobbio aprofunda essa questão da igualdade x desigualdade.




Responder