EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1591 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 17, 2018 9:33 am

Estes tempos são muito estranhos.
De um lado a MB tentando segurar o pouco que sobrou da indústria naval e a BID ligada a ela e seus projetos.
De outro a FAB investindo tudo e mais um pouco em P&D no desenvolvimento do Gripen E, ao mesmo tempo que entrega de bandeja por míseros trocados a maior indústria aeroespacial do país.
Pará completar, o EB insiste na família Guarani e faz projetos para mísseis e sistemas ISR terrestres enquanto faz compras no sucatão do tio Sam.
Não sei se sou eu que estou ficando velho, ou simplesmente é apenas mais do mesmo de sempre e a gente não viu, embriagados e auto enganados que estávamos.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1592 Mensagem por vplemes » Ter Jul 17, 2018 9:49 am

Pablo Maica escreveu: Seg Jul 16, 2018 11:19 pm
alex escreveu: Seg Jul 16, 2018 7:08 pm A MB corre contra o tempo. A economia piorou este mes e este projeto pode ter seu orcamento novamente diminuido. Se em setembro nao assinar nada nenhum novo presidente vai encarar esta aquisicao em seu primeiro ano de mandato.
E a bolha chinesa está por estourar, vai ser mais uma pedrada na nossa fragilizada economia. O relógio esta correndo cada vez mais rápido.



Um abraço e t+ :)
Quando isso acontecer (E vai acontecer! É só questão de tempo.), não vai ser uma simples bolha, vai ser uma Krakatoa econômica. É melhor mesmo a MB se apressar.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18535
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2391 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1593 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 17, 2018 3:13 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jul 17, 2018 9:33 am Estes tempos são muito estranhos.
..
Pará completar, o EB insiste na família Guarani e faz projetos para mísseis e sistemas ISR terrestres enquanto faz compras no sucatão do tio Sam.
Não sei se sou eu que estou ficando velho, ou simplesmente é apenas mais do mesmo de sempre e a gente não viu, embriagados e auto enganados que estávamos.

Abs
Mas espera aí, Carvalho.

Só vc pegar a edição 150 da T&D do final do ano passado que fizeram das unidades blindadas do EB: segundo os jornalistas todos os oficiais ouvidos eram favoráveis ao desenvolvimento de uma nova família de blindados sobre lagartas.

O EB está encomendando e recebendo material excedente do Tio Sam porque não tinha, não tem (e nem perspectiva) de GRANA.

Quanto a Embraer, a divisão militar não vai passar (a FAB não deixaria) para a mão da Boeing.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1594 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 17, 2018 7:20 pm

Apenas quis apontar as contradições de nossa realidade na defesa.
De um lado o desejo é a busca por desenvolvimento de novas tecnologias e do outro a manutenção dos velhos hábitos de sempre, que quando não prejudicam, impedem a evolução da nossa P&D.
Acho que deveríamos escolher uma coisa ou outra.
As duas não dá.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1595 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 22, 2018 11:42 pm

Do Poder Naval

Análise da lista tríplice projeto CCT
Por Roberto Lopes

Custo é o maior problema da MB nesse certame.
BAE, Fincantieri e Damen/Saab se destacam em suas propostas.
Os demais correm por fora.

Abs




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1596 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 23, 2018 3:57 pm

Classe Tamandaré: breve reflexão antes do anúncio da short list

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

https://www.naval.com.br/blog/2018/07/2 ... hort-list/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1597 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 23, 2018 9:59 pm

Lord, o que acha dos comentários do articulista?
Realidade ou torcida?

Abs




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1598 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 24, 2018 3:47 am

FCarvalho escreveu: Seg Jul 23, 2018 9:59 pm Lord, o que acha dos comentários do articulista?
Realidade ou torcida?

Abs

Em minha opinião a analise tem alguns pontos interessantes entretanto a mesma esta contaminada pela torcida do articulista.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1599 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 24, 2018 1:51 pm

Posso estar sendo ufanista mas a GOA e o INACE estão sendo subestimados neste processo. Já que o problema é preço, o que nos garante que os indianos não ofereçam a CCT do CPN de acordo com as condições financeiras da MB?
Ademais, a possibilidade de insumos nacionais serem reforçados na proposta deles é bem grande, dado que o INACE ter experiencia nesta seara com a marinha. E eles conhecem bem os projetos de P&D hora em desenvolvimento. Então, a adoção massiva desses projetos na proposta pode ser um diferencial.
Os demais ofertantes não tem ou a disposição ou o espaço necessário em seus navios para aportar tudo que a MB vem desenvolvendo em tecnologia por agora.
A ver.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18535
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2391 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1600 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 24, 2018 2:19 pm

Eu acho que ele conhece o DB...





Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1601 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 24, 2018 4:47 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jul 24, 2018 1:51 pm Posso estar sendo ufanista mas a GOA e o INACE estão sendo subestimados neste processo. Já que o problema é preço, o que nos garante que os indianos não ofereçam a CCT do CPN de acordo com as condições financeiras da MB?
Ademais, a possibilidade de insumos nacionais serem reforçados na proposta deles é bem grande, dado que o INACE ter experiencia nesta seara com a marinha. E eles conhecem bem os projetos de P&D hora em desenvolvimento. Então, a adoção massiva desses projetos na proposta pode ser um diferencial.
Os demais ofertantes não tem ou a disposição ou o espaço necessário em seus navios para aportar tudo que a MB vem desenvolvendo em tecnologia por agora.
A ver.

abs

Eu, salvo melhor analise, acredito que os indianos estarão entre os finalistas.


Sds


Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1602 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jul 24, 2018 4:48 pm

Programa da Fragata Type 31e é suspenso


https://www.naval.com.br/blog/2018/07/2 ... -suspenso/




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1603 Mensagem por FABIO » Ter Jul 24, 2018 5:08 pm

Olha que o estaleiro indiano Goa junto com o Inace tem grande chance de vencer a concorrencia para construçao das Tamandares.




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1604 Mensagem por pmicchi » Ter Jul 24, 2018 7:30 pm

Qual seria o beneficio de dobrar o número de unidades mas constuirmos 4 unidades como navios patrulha e outros 4 como escoltas?

Por um lado gastaríamos um pouco mais nos NaPaOc pois seriam um pouco maiores e resistentes (construidos no padroes de navios de primeira linha), de outro a maior escala reduziria os custos unitários. Uma segunda vantagem seria a padronizaçao da plataforma e possibilidade de fazer upgrades de meia vida no futuro.

Se for um projeto compacto vencedor (abaixo de 3mil tons), acredito que as vantagens compensam.




Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1605 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Jul 24, 2018 7:57 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jul 24, 2018 1:51 pm Posso estar sendo ufanista mas a GOA e o INACE estão sendo subestimados neste processo. Já que o problema é preço, o que nos garante que os indianos não ofereçam a CCT do CPN de acordo com as condições financeiras da MB?
Ademais, a possibilidade de insumos nacionais serem reforçados na proposta deles é bem grande, dado que o INACE ter experiencia nesta seara com a marinha. E eles conhecem bem os projetos de P&D hora em desenvolvimento. Então, a adoção massiva desses projetos na proposta pode ser um diferencial.
Os demais ofertantes não tem ou a disposição ou o espaço necessário em seus navios para aportar tudo que a MB vem desenvolvendo em tecnologia por agora.
A ver.

abs
Eu já estou considerando a vitória dos Indianos como uma realidade muito forte.

Era previsível que as grandes (Bae, Damen e etc) iriam da NAPIP.

A incógnita era preço e condições. Agora sabemos que preço é um problema sério. Se os indianos oferecerem o projeto da MB com preço exequível eles levam.

A única coisa que me deixa em dúvida é se os indianos também foram de NAPIP. Salvo engano, as entrevistas que li do presidente da Goa davam conta que eles iriam oferecer um navio patrulha indiano.

Esperar para ver.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Responder